segunda-feira, 18 de junho de 2012

5 dicas para ambientes de atendimento bem cuidados


Quando a ideia é fazer os clientes voltarem, sempre há algo que possa ser feito para melhorar o atendimento presencial, pensando na conforto do ambiente, bem-estar e satisfação do cliente.




 Olá, tudo bem

Hoje, vamos falar sobre o ambiente físico de atendimento da sua empresa e como pensar nos detalhes para diferenciá-lo.

Você já pensou sobre isso?

Se você presta algum meio atendimento, onde recebe presencialmente seus clientes e que, pelo tipo de serviço seja necessário esperar para ser atendido, temos aqui algumas dicas que podem ser úteis para promover um ambiente mais agradável, manter a qualidade dos serviços e ajudar a impressioná-los positivamente.


Alguém já falou que o ambiente onde o cliente é recebido deve estar sempre limpo, bem arejado e muito bem organizado? 

De verdade, isso é básico e todo mundo já sabe.

Além disso é preciso pensar também em outros detalhes.

“A atenção aos detalhes é a característica principal das organizações que têm alto padrão de desempenho” segundo o Atendimento nota 10. Performance research Associatyes. (2008, pg. 112).

Confira, agora, nossas 5 dicas, que podem fazer a diferença no seu atendimento. 

  1.         Para começar preste atenção ao fluxo de movimentação de seus clientes em cada período de atendimento, visto que qualquer melhora que queira fazer terá que ter essas informações claras e atualizadas. Por exemplo, aferir a intensidade; horários de picos, tipos de clientes, idades, etc;
  2. ·        Avalie a disposição e a ergonomia de mesas, cadeiras e balcões, se tiverem no local, para que flua bem o atendimento – esta atenção, também afere a segurança dos usuários e dos atendentes do local;
  3. ·        Verifique onde está localizado o serviço de água e café. Repare se está adequado (bandeja, xícaras, copos descartáveis, garrafas de café - Esta última, verificar se está limpa e sinalizada - com açúcar, sem açúcar, ou somente água quente, para o caso do chá).
  4. ·        Atenção especial aos banheiros - evitando acúmulo de lixo nos sextos, mantendo pia e vaso sanitário sempre bem limpo e toalhas em ordem. Sugestão: De preferência às toalhas descartáveis e mantenha um cesto só para este tipo de descarte. Mantenha no local um desses perfumes de spray para ambiente ou saches apropriado. Sugestão: mantenha uma planta para embelezar o local. Pouco entendo desta parte, porem já li a respeito de que existem plantas adequadas para serem cultivadas em ambientes fechados, que além de deixar o local com uma atmosfera mais agradável, também cuida para manter as energias positivas.  
  5. ·        Se o espaço permite dispor revistas e jornais, procure manter edições mais atualizadas e em bom estado. Existe cliente que já passou pela experiência desagradável de ter que aguardar numa recepção, interessar em ler uma revista e ficar frustrado no final ao ver que a última página do artigo havia sido arrancada.  



São pequenos detalhes que conferem diferencial na atenção com seu

      Cliente.

·        Havendo condições de manter um som ambiente verifique qual o tom e gêneros são mais apropriados.

·        Atenção ao termostato. Por exemplo, evite deixar a climatização a gosto do boy que chega apressado e acalorado da rua ou do segurança da noite que é de idade e sente muito frio.  

O cliente sente um desconforto quando o som e a temperatura do local não lhe agradam.  Uma vez que o cliente de hoje tem mais pressa de ser atendido, percebe o tempo mais curto e diversos compromissos, estará mais propenso a ficar mais impaciente. Caso seja um consumidor eventual certamente procurará outro comercio que lhe deixe mais a vontade para ser atendido.

Uma última dica, não importa o tipo do comércio ou serviços que sua empresa ofereça, sempre há algo que possa ser feito para melhorar o atendimento presencial, pensando na conforto do ambiente, bem-estar e satisfação do cliente.

Portanto, busque diferenciar seu atendimento presencial prestando mais atenção aos detalhes.  Essa é uma estratégia assertiva para fazer seus clientes voltarem sempre.


E você, já está atentando aos detalhes para deixar seu ambiente mais agradável para os clientes? 

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Um abraço e até a próxima.

Vera Lucia Silva

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