sábado, 9 de junho de 2012

As oportunidades surgem quando fazemos o melhor

As melhores oportunidades surgem, quando fazemos o nosso trabalho da melhor forma.



Olá, tudo bem 

Hoje,  vamos falar sobre um tema importante, sobre sermos proativos no trabalho, aprendermos a nos relacionar com as pessoas, buscar aprender sobre o negócio da nossa empresa e fazer tudo com profissionalismo, criando assim, oportunidades!

Você tem lido alguma coisa sobre este tema?



Então, este post foi inspirado no filme “O Diabo veste Prada”, para fazermos uma analogia bem legal, focando sobre o comportamento no trabalho.  



Lançado em 2006, o filme foi realizado por David Frankel e baseado no livro bestt-sellers de Lauren Weisberger, que tem o mesmo título. O elenco principal contou com as belíssimas atrizes Meryl Streep, Anne Hathaway.  A comédia romântica, com uma trama bem simples, mostra a trajetória de uma jovem estagiária e jornalista, Andrea (Anne Hathaway), que começa a trabalhar assessorando a editora principal da revista Runaway – uma das mais importantes revistas de moda de Nova York - a pragmática Miranda Priestly (Mery Streep), que por sinal, teve um excelente desempenho e aparece jogando bolsas Prada e casacos belíssimos para todos os lados.  

Na estória, a estagiária (Andrea) é contratada para assessorar (Miranda) e inicialmente desdenha o trabalho desenvolvido pela empresa do mundo glamoroso da moda, se mostra totalmente desinformada do mercado no qual está inserida, e, nem sequer conhece o status e fama da sua chefa.  Na realidade, o que ela realmente quer é ser uma respeitada jornalista e trabalhar num grande jornal. Afinal, ela se formou com este propósito! E quantos jovens profissionais não fazem a mesma coisa? - As pessoas estão dentro das empresas, nem sempre pelos mesmos motivos que as levaram a ser contratadas, mas pelos seus próprios sonhos e ambições.

O que acho realmente interessante refletirmos desse comentário e trazermos para a realidade de um setor de atendimento ou call center, onde muitos agentes de atendimento vivem estórias quase parecidas, pelo menos até a primeira parte do filme.

Hoje, o segmento de call center é um dos setores que mais contrata jovens sem experiência ou qualquer qualificação. São 300 mil vagas abertas no Brasil, que detém sozinho 60% do mercado da América Latina.  Ou seja, muitos jovens encontram as portas abertas e vivem suas primeiras experiências no mercado de trabalho na área de atendimento, porem, são poucos que tomam atitudes positivas e demonstram interesse em aprender, pensam em crescer, ou quiçá, seguir uma carreira promissora. Claro, não se pretende aqui criar um quadro cor-de-rosa para a área de atendimento. Trata-se de um setor dinâmico, considerado por especialistas como um dos mais estressantes e desafiantes, em consequência, uma das áreas que mantem uma alta rotatividade. Porventura, muitas vezes, faz com que jovens deixem escapar oportunidades por não adotar atitudes mais proativas em relação ao seu trabalho.  


No caso da estagiária do filme, ela fez o contrário, melhorou seu estilo de apresentação, passou a se integrar com as pessoas certas na empresa e a mostrar para a chefa autoritária que tinha competência suficiente e muitos outros atributos profissionais.

Bom, não vou contar todo o filme para estimular você assistir e tirar suas próprias conclusões. Com certeza, quem conhece o filme, sabe no que resultou a estagiária se auto motivar, mostrar interesse no trabalho que estava fazendo e buscar aprender, ao mesmo tempo em que acreditou nos seus valores e os manteve com determinação.

Em resumo, tomando atitudes como essas, qualquer profissional pode criar oportunidades no trabalho, independente se o lugar ou função que esteja desempenhando no momento, de fato, não seja o que ambiciona para sua vida profissional. Porem pode ser sua primeira oportunidade para mostrar que tem talento e de sobra.

As melhores oportunidades surgem, quando fazemos o nosso trabalho da melhor forma.

Pense nisso.

Um forte abraço e sucesso.


Vera Lucia Silva



Saiba mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário