As melhores oportunidades surgem, quando fazemos o nosso trabalho da melhor forma.
Olá, tudo bem
Hoje, vamos falar sobre um tema importante, sobre sermos proativos no
trabalho, aprendermos a nos relacionar com as pessoas, buscar aprender sobre o
negócio da nossa empresa e fazer tudo com profissionalismo, criando assim, oportunidades!
Você tem lido alguma coisa sobre este tema?
Então, este
post foi inspirado no filme “O Diabo veste Prada”, para fazermos uma analogia
bem legal, focando sobre o comportamento no trabalho.
Lançado
em 2006, o filme foi realizado por David Frankel e baseado no livro bestt-sellers
de Lauren Weisberger, que tem o mesmo título. O elenco principal contou com as belíssimas atrizes Meryl Streep,
Anne Hathaway.
A comédia romântica, com uma
trama bem simples, mostra a trajetória de uma jovem estagiária e jornalista, Andrea
(Anne Hathaway), que começa a trabalhar assessorando a editora principal da
revista Runaway – uma das mais importantes revistas de moda de
Nova York - a pragmática Miranda Priestly (Mery
Streep), que por sinal, teve um excelente desempenho e aparece jogando bolsas
Prada e casacos belíssimos para todos os lados.
Na
estória, a estagiária (Andrea) é contratada para assessorar (Miranda) e inicialmente
desdenha o trabalho desenvolvido pela empresa do mundo glamoroso da moda, se
mostra totalmente desinformada do mercado no qual está inserida, e, nem sequer
conhece o status e fama da sua chefa. Na
realidade, o que ela realmente quer é ser uma respeitada jornalista e trabalhar
num grande jornal. Afinal, ela se formou com este propósito! E quantos jovens
profissionais não fazem a mesma coisa? - As pessoas estão dentro das empresas,
nem sempre pelos mesmos motivos que as levaram a ser contratadas, mas pelos
seus próprios sonhos e ambições.
O
que acho realmente interessante refletirmos desse comentário e trazermos para a
realidade de um setor de atendimento ou call center, onde muitos agentes de
atendimento vivem estórias quase parecidas, pelo menos até a primeira parte do
filme.
Hoje,
o segmento de call center é um dos setores que mais contrata jovens sem
experiência ou qualquer qualificação. São 300 mil vagas abertas no Brasil, que
detém sozinho 60% do mercado da América Latina. Ou seja, muitos jovens encontram as portas
abertas e vivem suas primeiras experiências no mercado de trabalho na área de
atendimento, porem, são poucos que tomam atitudes positivas e demonstram
interesse em aprender, pensam em crescer, ou quiçá, seguir uma carreira
promissora. Claro, não se pretende aqui criar um quadro cor-de-rosa para a área
de atendimento. Trata-se de um setor dinâmico, considerado por especialistas
como um dos mais estressantes e desafiantes, em consequência, uma das áreas que
mantem uma alta rotatividade. Porventura, muitas vezes, faz com que jovens
deixem escapar oportunidades por não adotar atitudes mais proativas em relação
ao seu trabalho.
No
caso da estagiária do filme, ela fez o contrário, melhorou seu estilo de
apresentação, passou a se integrar com as pessoas certas na empresa e a mostrar
para a chefa autoritária que tinha competência suficiente e muitos outros
atributos profissionais.
Bom,
não vou contar todo o filme para estimular você assistir e tirar suas próprias
conclusões. Com certeza, quem conhece o filme, sabe no que resultou a estagiária se auto
motivar, mostrar interesse no trabalho que estava fazendo e buscar aprender, ao
mesmo tempo em que acreditou nos seus valores e os manteve com determinação.
Em
resumo, tomando atitudes como essas, qualquer profissional pode criar oportunidades
no trabalho, independente se o lugar ou função que esteja desempenhando no
momento, de fato, não seja o que ambiciona para sua vida profissional. Porem
pode ser sua primeira oportunidade para mostrar que tem talento e de sobra.
As
melhores oportunidades surgem, quando fazemos o nosso trabalho da melhor forma.
Pense nisso.
Um
forte abraço e sucesso.
Vera Lucia Silva
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário