sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rapport: potencialize a sua comunicação e seus resultados

Polegares Para Cima, Tudo Bem, Boa


Olá amigos, tudo bem.  



Um dos primeiros princípios que aprendi com a prática da Programação Neurolinguística - PNL e tenho levado para o meu dia a dia e tem trago novos resultados, no contato com clientes e pessoas com quem me relaciono é a técnica do rapport, também conhecido como “espelhamento”.

Você já ouvir falar sobre este assunto? 

Então, gostaria de compartilhar, pois esta técnica tem me ajudado e facilitado na minha comunicação, melhorando e muito, os meus relacionamentos e pode te ajudar também ;) 

Segundo a ABPN - Academia Brasileira de Programação Neurolinguística - rapport é uma palavra francesa que significa literalmente relação, tem sido traduzida para o português pelos vocábulos: Entendimento, Harmonia, Ressonância afetiva e Empatia.

O rapport considera as premissas da comunicação como um processo de condução. Quando acompanhamos nosso cliente (praticando o rapport), significa que estamos prestando atenção aos sinais da sua fisiologia e do seu comportamento. Seja na postura corporal, pelo semblante, seus movimentos, à sua respiração e, principalmente, escutando com o coração, mente e corpo, o que o cliente está nos falando.

Só depois de seguir os passos para acompanhar... Acompanhar, passamos para um segundo processo, muito utilizado em área de vendas, que é conduzir o cliente.

No Atendimento ao Cliente, podemos dizer que conduzir é entrar em total sintonia, ganhando a confiança do cliente.

A confiança é um dos elementos mais importantes para se iniciar qualquer relacionamento.

Numa interação, onde a confiança esteja presente, tanto ganha o cliente como o atendente, pois permite uma comunicação mais inteira, mais presente, e isso aproxima as duas partes muito mais rapidamente.

Empresários, Equipe, Aperto De MãoNa realidade, a técnica do rapport (espelhamento) pode e dever ser usada em todos os momentos em que tivermos contatos profissionais e pessoais. Quando estamos com colegas de trabalho, participando de reuniões, de algum projeto ou de encontros casuais, a técnica do rapport nos ajuda a conciliar ideias e entrar em consenso harmonioso, sempre criando uma experiência positiva em clima de integração.   

Resumindo, a prática do rapport certamente ajuda a melhorar performances e potencializa a comunicação com clientes, superiores e, claro, com todos os seus relacionamentos.   Seus resultados poderão ser bem melhores. ;) 

Perguntas que te movem: 

E você, tem acompanhado, prestado atenção nas pessoas que estão ao seu lado, ouvindo o que elas estão realmente falando antes de tecer opiniões ou julgamentos? 

Agora que você conhece esta técnica, como você tem feito para ter uma comunicação de sucesso com seus parceiros?

Faça você mesmo o teste: pratique o rapport (acompanhamento) que é uma técnica essencial para melhorar o seu relacionamento profissional e pessoal.

Espero que este post tenha te ajudado. Comente com a gente e compartilhe nas suas redes sociais. 
Forte  abraço e sucesso!

Vera Lucia silva 

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