Olá amigos, tudo bem.
Um dos primeiros princípios que aprendi com a prática da Programação Neurolinguística
- PNL e tenho levado para o meu dia a dia e tem trago novos resultados, no contato com clientes e pessoas
com quem me relaciono é a técnica do rapport,
também conhecido como “espelhamento”.
Você já ouvir falar sobre este assunto?
Então, gostaria de compartilhar, pois esta técnica tem me ajudado e facilitado na
minha comunicação, melhorando e muito, os meus relacionamentos e pode te ajudar também ;)
Segundo a ABPN - Academia Brasileira de Programação
Neurolinguística - rapport é uma
palavra francesa que significa
literalmente relação, tem sido traduzida para o português pelos vocábulos:
Entendimento, Harmonia, Ressonância afetiva e Empatia.
O rapport considera as
premissas da comunicação como um processo de condução. Quando acompanhamos
nosso cliente (praticando o rapport),
significa que estamos prestando atenção aos sinais da sua fisiologia e do seu
comportamento. Seja na postura corporal, pelo semblante, seus movimentos, à sua
respiração e, principalmente, escutando com o coração, mente e corpo, o que o
cliente está nos falando.
Só depois de seguir os passos para acompanhar... Acompanhar, passamos
para um segundo processo, muito utilizado em área de vendas, que é conduzir o cliente.
No Atendimento ao Cliente, podemos dizer que conduzir é entrar em total sintonia,
ganhando a confiança do cliente.
A confiança é um dos elementos mais importantes para se iniciar qualquer
relacionamento.
Numa interação, onde a confiança esteja presente, tanto ganha o cliente
como o atendente, pois permite uma comunicação mais inteira, mais presente, e
isso aproxima as duas partes muito mais rapidamente.
Na realidade, a técnica do rapport (espelhamento) pode e dever ser usada
em todos os momentos em que tivermos contatos profissionais e pessoais. Quando
estamos com colegas de trabalho, participando de reuniões, de algum projeto ou
de encontros casuais, a técnica do rapport nos ajuda a conciliar ideias e entrar
em consenso harmonioso, sempre criando uma experiência positiva em clima de
integração.
Resumindo, a prática do rapport certamente ajuda a melhorar performances e
potencializa a comunicação com clientes, superiores e, claro, com todos os seus relacionamentos. Seus resultados poderão ser bem melhores. ;)
E você, tem acompanhado, prestado atenção nas pessoas que estão ao seu lado,
ouvindo o que elas estão realmente falando antes de tecer opiniões ou
julgamentos?
Agora que você conhece esta técnica, como você tem feito para ter uma comunicação de sucesso com seus parceiros?
Faça você
mesmo o teste: pratique o rapport
(acompanhamento) que é uma técnica essencial para melhorar o seu relacionamento
profissional e pessoal.
Espero que este post tenha te ajudado. Comente com a gente e compartilhe nas suas redes sociais.
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Vera Lucia silva
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