Relacionamento requer pensar nos detalhes e garantir uma comunicação clara e correta, facilitando a vida do cliente.
Olá, tudo bem
Um case, pra gente refletir juntos.
Outro
dia levei minha filha num laboratório de radiografia, por indicação da sua
dentista, para fazer alguns exames e, então colocar um aparelho dentário. Esses
modelos que servem para corrigir os dentes, muito usados pelos jovens, crianças
e até pelos adultos. Tenho uma amiga que usou um aparelho desses durante algum
tempo e ficou com um sorriso muito mais bonito e estético.
Bem,
chegando ao local, passamos por um primeiro procedimento em uma sala e fomos orientados
a seguir para uma segunda sala em frente e colocar nosso protocolo que estava
numa pasta – na caixa da porta – e aguardar o chamado pelo nome.
Dirigimo-nos para a tal sala indicada e ao entrar, vimos que estava vazia, e que a suposta
porta, onde deveríamos encontrar a tal caixa, estava aberta. Como era um modelo
de porta corrediça, não consegui alcançar a abertura da caixa e colocar a o
protocolo da minha filha dentro.
Resolvi
sentar – com a pasta na mão - aguardando até que alguém aparecesse e pudéssemos
entregar o protocolo.
Logo
em seguida, saiu da sala que estava com a porta aberta uma senhora, que pela
vestimenta e apetrechos na mão (um balde e um pano), considerei ser da limpeza.
A senhora quando me viu, muito solicita
foi logo perguntando: _ A senhora já foi
atendida¿ Respondi que já havíamos passado pela recepção e de que aguardava
alguém para entregar a pasta com o protocolo.
O
que aconteceu a seguir me deixou desconcertada. A mesma senhora me respondeu: _ É só colocar a
pasta na caixa da porta, olha está bem aqui e sinalizada. Apontou com o dedo.
Podia jurar (puro achismo meu) que ela pensou: – É simples, viu?
De
fato, quando a porta estava fechada, podia ver que realmente havia uma
sinalização de bom tamanho e uma abertura frontal, indicando o local para a entrada
da caixa, onde deveria colocar a pasta com o protocolo.
Prossegui,
colocando lá minha pastinha delicadamente na – caixa da porta.
Não
muito satisfeita com a chamada de atenção e desnecessária da senhora, tentei
esboçar algo como: – Se a porta estivesse fechada ou não fosse corrediça, certamente
eu teria visto a sinalização e o local exato de entrada da caixa - Mas a
senhora já estava se afastado, não sem antes fazer um comentário em voz alta: _
O brasileiro precisa ler mais.
Eu
sentada já estava e sentada fiquei – contrariada e a pensar:_ como alguém
coloca uma sinalização em uma porta corrediça e, ainda indica o local para se
colocar alguma coisa, numa abertura que nem sequer fica visível¿.
Logo
minha filha foi chamada, pois alguém do outro lado já havia pegado a tal pasta
e fiquei aguardando o término dos exames.
Antes
de sair, passei na recepção e perguntei a mesma recepcionista que havia nos
atendido, se havia algum papel impresso ou algum meio eletrônico para deixar
uma sugestão sobre os serviços. Ao que ela me informou que não existia. (Eu
tinha certeza de que não!). Em todo o
caso, falei da minha sugestão para que a caixa de entrega de protocolo e a
sinalização da sala de radiografia fossem afixadas numa das paredes ao lado da
porta, num lugar onde sinalização e caixa não desaparecessem, caso a porta
fosse aberta e não fosse fechada em seguida. Isso certamente evitaria problemas
para outros clientes.
Tenho
dúvidas se a recepcionista entendeu a minha crítica ou se levou adiante a minha
sugestão, pois nem sequer fez alguma anotação.
Na
volta, fiquei refletindo o ocorrido e imaginando quantas pessoas já haviam
passado pelo mesmo desconforto que passei e, quantas outras também passam em outros
locais e ambientes de recepção, onde a sinalização e procedimentos são
equivocados.
Em
muitas vezes, os procedimentos e a sinalização dos ambientes parecem óbvios
para quem está do lado de dentro da empresa, mas não são para o cliente, que
está do lado de fora.
Resumindo,
relacionamento requer pensar nos detalhes e garantir uma comunicação clara e
correta, facilitando a vida do cliente.
Pode
ser que nem todos os lugares tenha uma senhora simpática, para nos indicar
- que a caixa de fato está na porta e sugerir - mais leitura da próxima vez.
Pense sobre isso. Atente aos detalhes do seu atendimento. Você só tem a ganhar.
Espero que este post tenha te ajudado.
Vera Lucia Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário