quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ouvidoria – canal de respeito no relacionamento com o cliente


A ouvidoria quando levada a sério traz ganhos exponencial para toda a empresa e beneficia significativamente sua comunidade.     


Olá, tudo bem

Achei importante escrever este post e fazer uma breve introdução sobre a Ouvidoria, sendo que cada vez mais o mercado caminha sendo mais transparênte nas suas relações com consumidores e clientes e o nosso foco aqui também é contribuir, refletindo os  instrumentos para alcance deste objetivo.

Aproveitei para resgatar um artigo interessante, e  lido já há algum tempo, com o tema  Ouvidoria na prática”, foi publicado no Blog da Clienteza (25.02.2009), pelo articulista Alessandro Jean.


Quer saber mais sobre este tema?
Continue lendo nosso post até o final ;)


Jean elenca alguns motivos que levam as empresas a criarem suas ouvidorias e que muitas delas, abrem seus canais devido a modismo, desespero, preocupação real com o cliente e pelo fanatismo.

Um dos argumentos que concordo com o articulista da Clienteza é que, de fato, qualquer um dos motivos citados por ele pode muito bem levar uma empresa a interessar-se e abrir seu canal de ouvidoria e contratar um ombudsman.

Minha experiência como ouvidora, atuando durante seis anos no segmento educacional me proporcionou algumas vivências muito gratificantes na área que faço questão de compartilhar.

Aprendi que a ouvidoria – na ótica de um canal de relacionamento - tem diversos conceitos e seguindo, em cada segmento organizacional ela apresenta modelos diferentes e com definições diferentes também.

Em muitas empresas, o canal da Ouvidoria é visto com um mecanismo para melhorar a comunicação e a imagem dela com seus diversos públicos, inclusive contando com o forte apoio da área de marketing nessas estratégias. Nessas mesmas empresas é possível encontrar a ouvidoria com outras denominações, como: canal de contato, canal de relacionamento, canal aberto, entre outras.

Assim como, a finalidade da Ouvidoria na iniciativa privada é exercida como instrumento de defesa de consumidores e clientes, as atribuições, perfis e competências exigidos daqueles que assumem o papel de ouvir o cliente também são singulares e operam de mudus únicos, conforme as diretrizes de seus diretores e proprietários.


Por exemplo, como procedimento em algumas instituições, os ouvidores são contratados por um tempo determinado, quando assumem a responsabilidade por acompanhar e avaliar os procedimentos internos da empresa, com total autonomia e imparcialidade. Após o término do período, o ouvidor apresenta um diagnóstico com pontos fracos e fortes da instituição e sugestões de melhorias. Um trabalho feito com total isenção e imparcialidade permite uma radiografia mais clara da instituição, no qual se recomenda que a diretoria adote uma estratégia corretiva para os problemas apontados.


Uma referência profissional do segmento corporativo e comercial foi Vera Giangrande (outro ponto que concordo com o Jean). Giangrande foi a primeira ouvidora do Pão de Açúcar, registrando sua passagem com muita competência, profissionalismo e impetuosidade. Sempre agindo com imparcialidade, contribuindo para resolução de muitos conflitos com consumidores e clientes. Ela de fato foi um ícone e uma das primeiras Ombudswomen a trazer a voz do cliente para dentro da empresa.

No segmento educacional, encarei algumas discussões interessantes sobre o papel que desempenhava como Ouvidora e muitos questionamentos sobre os procedimentos do canal. Na minha visão, diferentemente de “defesa”, o papel de uma ouvidoria educacional trabalha com a finalidade mais mediadora, ajudando na resolução dos conflitos da comunidade acadêmica. Fortemente assentada nas diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078- em vigor desde 11 de março de 1991).  Igualmente. recebia todo tipo de manifestação (reclamação, crítica, sugestão e diversas consultas) e redirecionava para providências e respostas pelas áreas de competência e as cobrava mediante relatórios estatísticos de manifestações mensais. Na educação, a ouvidoria tem um compromisso mais pedagógico, embora não fosse da academia, era desta forma que atuava assessorando diretamente a reitoria.


Um dos grandes aprendizados que trouxe para minha vida profissional como gestora de relacionamento, na função de ouvidora, foi a de que muitas pessoas que procuram o canal, grande parte delas esperam encontrar alguém que tenha interesse apenas em ouvi-las. Certamente, ter alguém que de fato lhes deem atenção e tenha mobilidade de ação para ajuda-las a resolver o problema. Igualmente, entendi que o ouvidor atua como um agente facilitador do diálogo entre o cliente e os departamentos e setores internos da empresa, que também precisam deste órgão como aliado.


Em minha opinião, a ouvidoria não é o fim em si mesmo, e sim, um instrumento totalmente integralizador.

A ouvidoria pode trazer enormes benefícios para toda a empresa, quando enxerga nas reclamações ou criticas dos seus clientes, consumidores e públicos de modo geral, a oportunidade para aperfeiçoar e corrigir seus procedimentos. Igualmente, beneficia significativamente sua comunidade.

Em suma, considerando o relacionamento com consumidores e clientes, sendo aluno, pais ou um usuário comum, de algum outro tipo de serviço, é essencial que o canal da Ouvidoria tenha um espaço acolhedor, proporcione um ambiente de confiança e permita uma escuta mais qualificada. Com efeito, as bases e os procedimentos que fundam o alicerce de uma Ouvidoria devem primar sempre pelos princípios éticos e da integridade de todos os envolvidos: a empresa, a instituição, o cliente e o cidadão que dela participa.


E na sua empresa, tem o canal da Ouvidoria? Quais os benefícios que você enxerga nesta relação para seus clientes e para a empresa? Já pensou no que a sua empresa está perdendo por não criar um espaço de mediação com o cliente?

Pense nisso.

Um forte abraço fica aqui as nossas considerações e aguardamos sua opinião que também é muito importante para o crescimento do nosso blog.  


Forte abraço.

Vera Lucia Silva

Saiba Mais: 

http://www.abonacional.org.br/
Livros:
  • Ombudsman – A face da empresa cidadã
    Autor:
    Alberto Centurião Editora: Educator
  • A ouvidoria no Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Ouvidores, 2001.   (vários autores)           

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