Um bom programa de treinamento tem entre diversas finalidades, a função de capacitar, aperfeiçoar e desenvolver pessoas, beneficiando-as com promoção social dentro da empresa e na vida pessoal.
Olá, tudo bem
Olá, tudo bem
Este é o nosso
primeiro post sobre “Treinamento” e vamos trazer este assunto muitas vezes, dada a sua importância para funcionários, atendentes da linha de frente e de
grande interesse para toda empresa de modo geral. Principalmente, para refletir o tipo de relacionamento que se espera ter com o cliente.
Você tem lido alguma coisa sobre este tema?
Você tem lido alguma coisa sobre este tema?
Para alcançar a excelência do atendimento, a empresa depende de um conjunto de fatores,
entre alguns podemos citar: produto de qualidade, processo de venda eficiente, ambiente
de atendimento adequado, tecnologia, cumprir as promessas do marketing – e para
que tudo isso funcione corretamente temos que colocar no centro das atenções o
elemento principal - As Pessoas.
Saiba, agora, quais são os quatro fatores porque treinar potencializa sua equipe de atendimento.
Saiba, agora, quais são os quatro fatores porque treinar potencializa sua equipe de atendimento.
1- Fator estratégico
O fator
estratégico de uma organização, que pensa em manter-se na dianteira frente um
mercado cada vez mais competitivo, foca em desenvolver seus talentos - funcionários
e colaboradores - que idealizam e realizam todos os serviços que são prestados
ao cliente.
Para
ilustrar melhor esta ideia, no começo de 2008 participei ativamente da
estruturação de uma central de atendimento ao cliente, trabalho desenvolvido por
uma consultoria externa com profissionais gabaritados e com grande expertise. Foi uma experiência bastante enriquecedora e
uma das etapas relevantes de todo o processo foi justamente o treinamento feito
visando deixar a equipe bem preparada.
Garanto,
não foi nada fácil, porém, uma etapa necessária e decisiva para o nível da
qualidade de serviços que a empresa ambicionava.
É necessário refletir sempre que possível o tema do treinamento, sendo que ainda tem
muita empresa achando que seu funcionário não precisa de treinamento e que ele
vai aprender tudo na prática.
Você conhece empresas assim?
Concordo, em parte, que o dia a dia vai agregar aprendizado para a equipe que atua na linha de frente, porém colocar pessoas despreparadas ou mal preparadas diante do seu cliente, certamente vai gerar duas situações: insatisfação para o cliente, que não tolera mais ineficiência na hora do atendimento e criar insegurança no funcionário que percebe não estar adequado para o atendimento.
Você conhece empresas assim?
Concordo, em parte, que o dia a dia vai agregar aprendizado para a equipe que atua na linha de frente, porém colocar pessoas despreparadas ou mal preparadas diante do seu cliente, certamente vai gerar duas situações: insatisfação para o cliente, que não tolera mais ineficiência na hora do atendimento e criar insegurança no funcionário que percebe não estar adequado para o atendimento.
O treinamento desenvolve e prepara o funcionário para encantar o cliente.
Ao
contrário do “adestramento”, modelo muito usado no começo da era da
industrialização, hoje, um programa de treinamento tem entre diversas
finalidades, a função de capacitar, aperfeiçoar e desenvolver pessoas, beneficiando-as
com promoção social dentro da empresa e na vida pessoal. Da mesma forma, o treinamento pode ser visto como uma ferramenta estratégica, que prepara o funcionário atendente, com que há de melhor para trazer mais excelência e superar as expectativas do cliente. Encantar o cliente.
O treinamento
é uma das formas que a empresa tem para investir no seu capital humano.
Na visão de Gustavo Andrade, especialista
em gestão comercial e de pessoas, sócio diretor do Training Performance
expressou opinião bem parecida através do seu artigo publicado pela SoluçãoLink
- “VALORIZANDO O RECURSO HUMANO”. Diz ele: “Treinamento e Desenvolvimento valorizam e
motivam os funcionários. Ganham as empresas que apresentam isto como uma
cultura e não como eventos isolados, ou seja, oferecer a informação e a
capacitação sem fronteiras para seus colaboradores através de programas
contínuos de treinamento bem elaborados.”.
4- Fator Cliente digital
Último fator, que também é importante, que reforça a
necessidade do treinamento vem do acesso cada vez maior por parte do cliente às
diversas tecnologias, mídias, equipamentos eletrônicos de última geração, que
lhe confere status bem informado sobre quase tudo. Novidades, inovação,
tendências de mercado, redes sociais, enfim, o cliente tem alto nível de conectividade,
informação e se transformou num ser global.
Portanto, é preciso
desenvolver nos profissionais de atendimento outras capacidades e habilidades
para alcançar níveis mais eficientes e eficazes, ampliando seu potencial e
características adequadas na função de atender, se relacionar e encantar cada vez mais o cliente. E isso
se consegue por meio de um bom programa de treinamento e desenvolvimento.
Pense sobre isso.
Forte abraço e até o próximo.
Vera Lucia Silva
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
VALORIZANDO
O RECURSO HUMANO: Funcionário desmotivado = Ex-funcionário insatisfeito (Por
Gustavo Andrade)
http://www.solucaolinks.com.br/news.asp?h=1&id=36Crédito de Imagem - Pixabay
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