quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dica de leitura: O poder da Confiança


“ Nada é tão rápido quanto a velocidade da confiança, e nada é mais gratificante do que um relacionamento de confiança.” 

Stephen R. Covey.





Olá, tudo bem

Recentemente, participei de um curso muito interessante, na busca por melhorar meus conhecimentos, técnicas e me capacitar eficientemente na área de treinamento e, o que me chamou mais atenção em todo o evento, além do know-how dos facilitadores, foi a confiança gerada no grupo participante, o que proporcionou a todos os presentes uma verdadeira integração e, particularmente, resultados muito positivos.



Você já havia pensado neste tema, na importância da confiança? 

Então, voltei para casa refletindo: “O que conseguiu levar um grupo de pessoas tão diferentes e com interesses diversos a se unirem em torno de um evento como este, fazendo trocas ricas e gratificantes e saírem visivelmente satisfeitas?”.

Cheguei a conclusão de que a palavra chave é – Confiança.


Naturalmente, me lembrei da belíssima obra de Stephen M. R. Covey (filho) “O poder da confiança”. Acredito que  vale a pena rememorar e compartilhar neste post.

A releitura da confiança feita por Covey é um zelo e fruto da sua grande experiência como CEO da Covey Leadership Center! Na realidade, o autor que leva o mesmo nome do pai, o conhecidíssimo Stephen Covey autor de “Os sete hábitos”, prova matematicamente que a falta da confiança e sua subestimação é a razão de todos nós – organizações e pessoas – perdermos negócios, obtermos fracos resultados com clientes, impede-nos de ter boas relações pessoais e, muitas vezes, nos levando a falir nos nossos empreendimentos profissionais.

Com efeito, no segmento corporativo, segundo o autor, apenas 12% dos colaboradores confiam na empresa em que trabalham, e 36% acreditam que seus líderes agem com honestidade e integridade.

A equação é muito simples – quando existe alto nível de confiança, a velocidade de respostas é rápida e os custos de uma operação (seja ela qual for) irão cair. Agora, ao contrário - quando o nível de confiança entre as pessoas é baixo, a operação acaba sendo onerosas para ambas as partes e a tendência é a de que os custos operacionais aumentem e, em muitos casos, chegam a ser prejudiciais para os envolvidos.

O livro traz cases interessantes que faz com reflitamos até que ponto estamos gerando confiança em nossos relacionamentos. Seja diante dos nossos clientes, com nossos colaboradores, com as pessoas que trabalham ao nosso lado, nossos parceiros ou mesmo com as pessoas com quem convivemos no nosso dia-a-dia.

Resumindo, quando não geramos confiança nas pessoas perdemos o essencial – a possibilidade de ganhar umas com as outras.  

E você, já pensou de que forma gera confiança nas pessoas que são importantes na sua vida profissional e pessoal?

Espero que essa dica básica de leitura possa ser de grande ajuda e contribua para melhorar e agregar valor nos seus relacionamentos.

Um abraço e pense nisso.

Vera Lucia Silva

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