“ Nada é tão rápido quanto a velocidade da confiança, e nada é mais gratificante do que um relacionamento de confiança.”
Stephen R. Covey.
Olá, tudo bem
Recentemente, participei de um curso muito interessante, na busca
por melhorar meus conhecimentos, técnicas e me capacitar eficientemente na área
de treinamento e, o que me chamou mais atenção em todo o evento, além do
know-how dos facilitadores, foi a confiança gerada no grupo participante, o que
proporcionou a todos os presentes uma verdadeira integração e, particularmente,
resultados muito positivos.
Você já havia pensado neste tema, na importância da
confiança?
Então, voltei para casa refletindo: “O que conseguiu levar um
grupo de pessoas tão diferentes e com interesses diversos a se unirem em torno
de um evento como este, fazendo trocas ricas e gratificantes e saírem
visivelmente satisfeitas?”.
Cheguei a conclusão de que a palavra chave é – Confiança.
Naturalmente, me lembrei da belíssima obra de Stephen M. R. Covey
(filho) “O poder da
confiança”. Acredito que vale a pena rememorar e
compartilhar neste post.
A releitura da confiança feita por Covey é um zelo
e fruto da sua grande experiência como CEO da Covey Leadership
Center! Na realidade, o autor que leva o mesmo nome do pai, o
conhecidíssimo Stephen Covey autor de “Os sete hábitos”, prova
matematicamente que a falta da confiança e sua subestimação é a razão de todos
nós – organizações e pessoas – perdermos negócios, obtermos fracos resultados
com clientes, impede-nos de ter boas relações pessoais e, muitas vezes, nos
levando a falir nos nossos empreendimentos profissionais.
Com efeito, no segmento corporativo, segundo o
autor, apenas 12% dos colaboradores confiam na empresa em que trabalham, e 36%
acreditam que seus líderes agem com honestidade e integridade.
A equação é muito
simples – quando existe alto nível de confiança, a velocidade de respostas é
rápida e os custos de uma operação (seja ela qual for) irão cair. Agora, ao
contrário - quando o nível de confiança entre as pessoas é baixo, a operação
acaba sendo onerosas para ambas as partes e a tendência é a de que os custos
operacionais aumentem e, em muitos casos, chegam a ser prejudiciais para os
envolvidos.
O livro traz cases
interessantes que faz com reflitamos até que ponto estamos gerando confiança em
nossos relacionamentos. Seja diante dos nossos clientes, com nossos
colaboradores, com as pessoas que trabalham ao nosso lado, nossos parceiros ou
mesmo com as pessoas com quem convivemos no nosso dia-a-dia.
Resumindo, quando
não geramos confiança nas pessoas perdemos o essencial – a possibilidade de
ganhar umas com as outras.
E você, já pensou
de que forma gera confiança nas pessoas que são importantes na sua vida
profissional e pessoal?
Espero que essa dica básica de leitura possa
ser de grande ajuda e contribua para melhorar e agregar valor nos seus
relacionamentos.
Um abraço e pense nisso.
Vera Lucia Silva
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