quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Sabedoria de Jim Rohn

MOTIVAÇÃO

                                                                  Imagem da Pexels

 “Não deseje que fosse mais fácil, deseje que você seja melhor. Não deseje menos problemas, deseje mais habilidades. Não deseje um desafio menor, deseje mais sabedoria.”

Jim Rohn 

Considerado o pai do Desenvolvimento Pessoal


Depois de refletir essa frase fantástica acima, que tal a gente explorar um pouco mais, indo mais além? 

Quais caracterísitcas ou habilidades você já tem, que faz com que você sinta que já está diante da sua melhor versão? 

Você se considera uma pessoa: autodisciplinada; que tem foco; sabe controlar a raiva e tende a ser mais assertiva?

O que faz com que você se sinta mais feliz consigo mesmo? 

Que hábito conseguiu mudar, que fez toda a diferença pra você? 


Posts Relacionados: 

Perguntas Poderosas: Comece o ano fazendo mudanças em sua vida






Espero que essas dicas possam te ajudar a seguir em frente. 

Você pode ser melhor. Você consegue. Você merece. 

Forte abraço!

Vera Lucia 


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

10 Livros que transformam 5/10 - Mindset: A Psicologia do Sucesso

 

                                                                Imagem arquivo pessoal


Imagine seu cérebro formando novas conexões

 quando enfrenta um desafio e aprende. 

Vá em frente.

Carol Dweck

 Olá, tudo bem! (desculpa pelo texto enorme)

... E justamente por causa do nosso cérebro estar formando essas novas conexões, que a gente está resgatando essa série fantástica sobre – 10 livros que transformam – que a gente começou em 2023 e, confesso, este trabalho foi interrompido e ficou parado, devido aos problemas pessoais e de família..., contudo, estamos voltando e dando andamento neste lindo projeto.

E pra gente deixar bem claro, eu e você sabemos que existem zilhões de livros, que poderíamos sugerir aqui, quando a gente tá buscando ler algo que nos propicie benefícios de mudanças internas, na nossa forma de pensar, sentir e agir... ou seja, nas nossas atitudes e comportamentos.

Pensando nisso, essa relação proposta, são de livros que, realmente causaram impactos no meu autoconhecimento, me despertaram sobre o meu comportamento e me incentivaram a um auto trabalho, a fim de reconfigurar o meu padrão mental e partir daí, provocar minhas mudanças.

Muitas áreas da minha vida tiveram reflexos positivos, depois do aprofundamento teórico, abertura aos conceitos ensinados e aplicação prática do que aprendi nessas obras.

Continuando... lembrando também, que não perdemos o hábito de fazer perguntas. rsrs

E você, que livro leu nos últimos dias, nos últimos tempos e meses , que provocaram grandes transformações em você? Que impactos criaram?

Melhor ainda, como você costuma reagir diante de problemas e desafios? Você é daquelas pessoas que acredita que já nasceu pronto, e que não pode fazer muita coisa, quando a coisa aperta? Ou você encara problemas e desafios como oportunidades de aprendizados e tenta fazer novas escolhas?

Se você optou pela primeira resposta, de que muitas das suas habilidades são inatas, e que pessoas de sucesso já nascem prontas, você pode ter uma qualidade da mente fixa. Seu mindset é fixo.

Ao contrário, diante dos mesmos desafios, quando encara, que – hoje é o seu dia de sorte, para aprender coisas novas, você pode estar diante de um - mindset de crescimento.

O que vem a ser mindset?

A psicóloga Carol S. Dweck, ph.D. de origem americana (1946), da Lewis e Virginia Eaton na Universidade de Stanford, autora desse livro incrível – Mindset: A nova psicologia do sucesso - ficou conhecida por seu trabalho, sobre o traço psicológico da mentalidade e manifestou grande determinação e interesse em pesquisas sobre a área da motivação, incluindo a personalidade e desenvolvimento. Dweck, ela queria compreender como as pessoas lidavam com o fracasso. Afinal, o sucesso mostrava o quão inteligentes nós éramos, ou provava que éramos capazes de aprender?

Nas suas descobertas, depois de anos de pesquisas e estudos, feitas com crianças, ela identificou dois perfis de mentalidades bem peculiares, considerado como a nova psicologia do sucesso: o mindset fixo, que é aquele indivíduo que acredita e que seus resultados e sucessos, se devem a sua habilidade inata; detém uma teoria da inteligência fixa, da mentalidade fixa. O segundo mindset de crescimento, pelo contrário, acredita no seu desenvolvimento, no esforço e aprendizado. São estimulados ao treinamento da mente, dizem ter uma teoria da inteligência em “crescimento”.  

Mindset, seria a qualidade da nossa mente e está associada a postura, que cada um adota, no seu dia a dia.  

Este livro traz exercícios aplicáveis a cada final de capítulo, que exige reflexão para perguntas e respostas, para o desenvolvimento do mindset, onde os leitores, se responderem com bastante seriedade as perguntas, conseguem entender o estágio da sua mentalidade. Se mindset fixo ou mindset de crescimento.

O que, verdadeiramente me atraiu nesta obra foi a oportunidade de ingressar num mundo totalmente novo, que impulsionou o meu autoconhecimento e descoberta do meu potencial para mudar.

Me aprofundar nesta leitura, me ajudou a sair da minha mente fixa, quando entendi alguns comportamentos que eu tinha.

Resumindo

Se trata de uma obra muito interessante para o nosso desenvolvimento pessoal, contendo uma leitura perspicaz, envolvente e promotora de mudanças e transformações, quando saímos do modo julgamento (mindset fixo) e nos propomos a jornada do aprendizado (mindset de crescimento).  

Te convido a explorar este livro, que com certeza pode te ajudar a desenvolver a qualidade da sua mente, trazer mais autoaperfeiçoamento e impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Se você ainda não leu as quatro dicas anteriores, segue abaixo os links.

Série 1/10 - Livros que Transformam: O que você vê quando desacelera




Espero que você curta bastante esta séria! 

A gente vai trazer mais cinco ideias de livros, realmente incríveis, que talvez você até já tenha lido e queira comentar das suas impressões. 

Lembre-se, que você pode ser a cada dia melhor, alcançar seus objetivos e ser muito mais feliz naquilo que faz. 

Forte abraço e Sucesso! 

Vera Lucia 

#livrosquetransformam #autoconhecimento #mindset #crenças #valores #desenvolvimentopessoal

Saiba qual a importância de ler livros

 

Imagem da Pexels

Olá,

Há algum tempo, resolvi que criar o hábito da leitura de livros seria uma das minhas atitudes mais assertivas, caso quisesse mudar, melhorar como pessoa e trazer uma nova versão de mim mesma.

Eu não estava errada, graças à Deus. \0/

E por que a leitura de um livro foi assim tão importante nesse processo?

Porque ler livros me ajudou a expandir a mente, ampliou meu repertório cultural, agreguei mais conhecimentos sobre mim mesma, aprendi a perceber que muitas coisas que saem na mídia são falácias, aprendi a refletir mais, desenvolver meu senso crítico, ter mais opinião e comecei a entender sobre o comportamento das pessoas e sobre o mundo à minha volta. 

Da mesma forma, ler bons livros me oportunizou grandes aprendizados sobre mim mesma (entender meus pontos fortes, pontos a melhorar, entender meus hábitos, identificar minhas crenças, se limitantes ou fortalecedoras, outros..), criar novas habilidades, saber como aplicar técnicas de aperfeiçoamento pessoal, ou simplesmente passei a ler por diletantismo, sobre assuntos ligados as artes, as literaturas e filosofias de modo geral.

Gostar de ler, fez com que eu também despetasse o interesse e extraisse de mim, o que eu chamo de um dos meus maiores potenciais - que foi a paixão por escrever e foi assim que eu consegui criar este blog, pra compartilhar das minhas ideias com você e publiquei meus dois primeiros livros - Atendimento Essencial e Reflexões Poéticas, pelo Clube de autores. 

Caso queira conhecer minhas publicações, acesse: https://clubedeautores.com.br/

Se isso tudo aconteceu comigo, só por aprender a gostar de livros, entender a sua importância, imagine o que poderá fazer por você também. Tudo depende de você.

Muito além das leituras exigidas para uma boa educação e formação, os livros são ferramentas essenciais e estratégicas, que propiciam grandes transformações na nossa vida, a partir do momento em que você resolve aprofundar seus estudos e pesquisas sobre o conteúdo, aplicando o que leu, o que absorveu e aprendeu nas suas páginas.

Hoje em dia, temos uma gama de canais que trazem informações, as redes sociais, a TV, internet, as revistas impressas, os jornais... mas, também temos um comportamento de leitura superficial e mais fragmentada, quando tudo se apresenta muito veloz e acabamos sentindo a necessidade de absorver tudo muito mais rápido também.

Então, ler e ter acesso a livros, ainda é uma excelente alternativa e opção valiosa para aprender mais e com profundidade e caminhar bem no seu desenvolvimento pessoal. 

Você pode alcançar seus objetivos, quando se propõe a ler mais livros; ler os livros certos, selecionando conteúdos específicos, do seu interesse e alinhado com aquilo que você está buscando. 

Os livros também são verdadeiros facilitadores da nossa vida!

Por tudo isso, particularmente a leitura de livros foi se estabelecendo e se solidificando com um dos pilares mais importantes do meu  autodesenvolvimento.

Conclusão

E para você que também está trilhando por este caminho, que gosta de livros e compreende a necessidade de criar este hábito, segue algumas dicas do que a gente já leu e compartilhamos, aqui pelo nosso blog e quem sabe, você também já conheça e queira comentar com nossos leitores. ;/)  

Lembrando, que não deu pra gente filtrar todos os livros. Já são mais de 400 postagens feitas pelo blog e, em boa parte delas, tratamos de assuntos relacionados a livros.

Acesse os links de Posts Relacionados:

Que tal seria, se apaixonar por livros?

Boa leitura!

Forte abraço e que você seja sempre bem-sucedido (a)!

Você pode! Você consegue!

Vera Lucia 

#Importanciadoslivros #leitura #desenvolvimentopessoal #conhecimento #aperfeiçoamentopessoal #autoconhecimento #expansãodamente #melhorversão #atitude

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

A fórmula da Autoconfiança - Napoleon Hill

 


"Esforce-se o quanto quiser e não conseguirá ser feliz, a menos que você acredite em si mesmo"
Napoleon Hill


A fórmula da Autoconfiança por Napoleon Hill 

Este livro tem o propósito de te ajudar a controlar os seus pensamentos, a fim de estimular a sua autoconfiança. 

1. Eu sei que tenho a capacidade de alcançar o objeto do meu objetivo definido na vida. Portanto, exijo de mim mesmo ação contínua e persistente para a realização e prometo aqui e agora promover essa ação.

2. Eu entendo que os pensamentos dominantes de minha mente com o tempo vão se reproduzir em ação física externa e aos poucos se transformar em realidade física. Portanto, vou concentrar meus pensamentos por trinta minutos todos os dias, visualizando a pessoa que pretendo me tornar. Dessa maneira, vou criar na minha mente uma imagem mental clara.

3. Eu sei, pelo princípio da autossugestão, que qualquer desejo que eu mantiver de forma persistente em minha mente com o tempo vai encontrar meios práticos de alcançar meu objetivo. Portanto, vou dedicar trinta minutos diários a exigir de mim mesmo o desenvolvimento da autoconfiança.

4. Eu escrevi claramente uma descrição do meu principal objetivo definido na vida e nunca vou parar de tentar até ter desenvolvido autoconfiança suficiente para sua realização.

5. Eu percebo plenamente que nenhuma riqueza ou posição pode durar, a menos que construída sobre verdade e justiça. Portanto, não vou me dedicar a nenhuma transação que não beneficie todos por ela afetados. Terei sucesso atraindo as forças que desejo usar e a cooperação de outras pessoas. Convencerei outros a me ajudar por causa da minha disponibilidade para ajudar os outros. Vou eliminar o ódio, a inveja, o ciúme, o egoísmo e o cinismo desenvolvendo amor por toda humanidade, porque sei que uma atitude negativa com outras pessoas nunca poderá me trazer sucesso. Vou fazer os outros acreditarem em mim porque vou acreditar neles e em mim mesmo.

Vou assinar essa fórmula, gravá-la na memória e repeti-la em voz alta uma vez por dia, com plena fé de que ela com o tempo vai influenciar meus pensamentos e atos, de forma que eu me torne uma pessoa autossuficiente e bem-sucedida.

Editora Citadel - 1ª edição (24 abril 2023)

Você pode. Você consegue.

Forte abraço! Sucesso!

Vera Lucia 

#autoconfiança  #acrediteemvocê  #napoleonhill 

Como ser uma pessoa mais autoconfiante

                                   

                                                                       Imagem da Pexels

 

A única oportunidade em que se pode ter o luxo

 de confiar é a oportunidade feita por nós

 mesmos.

Napoleon Hill


Olá, tudo bem.

Ser uma pessoa mais confiante, é a oportunidade de ser bem-sucedido no trabalho, nos seus relacionamentos e na vida pessoal.

E como diz na frase acima, a confiança é criada por nós mesmos.

Uma pessoa com mais autoconfiança, ela é mais produtiva, faz escolhas mais assertivas e toma decisões que lhe deixa satisfeita consigo mesmo.

Mas infelizmente, nem todas as pessoas transbordam confiança e por isso deixam de alcançar seus objetivos, propósitos e os sonhos ficam num eterno plano de ideias e desejos.

E você, será que você é uma pessoa que tem autoconfiança?

Pare um pouco e pense se você não tem o hábito de trazer pensamentos parecidos com esses aqui, quando precisa fazer algo que é importante para você: “Será que eu vou conseguir?”, “Será que eu sou bom o bastante?”, “será que vai dar certo?”. “Será, que vou atingir esta minha meta?”

Segundo o dicionário, autoconfiança é um termo simples e significa que a pessoa tem confiança tem em si mesma, nas suas habilidades, qualidades e julgamentos.

E como desenvolver esta autoconfiança?

Autoconfiança se trata de um processo psicológico profundo, que exige tempo, disciplina e disposição para ser trabalhado.

No entanto, é possível aprender algumas dicas, que possam contribuir para este processo avançar.

Você já ouviu falar ou leu algo a respeito da imaginação criativa?

Então, segundo um dos cientistas mais proeminentes da história, Albert Einstein, a imaginação seria mais importante do que o próprio conhecimento.

E imaginação criativa é a capacidade que todas as pessoas têm de usar da mente para criar ideias novas.

E como podemos relacionar a autoconfiança com a imaginação criativa?

Você pode começar, agora, criando pensamentos de forma criativa, imaginando que você já é uma pessoa autoconfiante.

Digamos que você tem o objetivo de arranjar um trabalho, ou precisa fazer uma prova importante na sua faculdade, ou mesmo gostaria de se relacionar melhor com certa pessoa...

...Então, separe um momento do seu dia (quinze a vinte minutos já são suficientes para essa prática), e comece a usar da sua imaginação, como se você já fosse uma pessoa confiante e já tivesse alcançado sucesso nisso.

Crie imaginações criativas de que você já conseguiu o que queria.

Crie pensamentos, envoltos em emoções e sentimentos positivos; se veja tendo sucesso e estando feliz por causa disso.

Como isso é possível?

O que aprendi estudando programação neurolinguística (PNL) e outras ciências da mente, é que o nosso cérebro não sabe diferenciar a imaginação da realidade.

Então, quando você repetir muitas vezes este exercício, para alcançar mais autoconfiança naquilo que está buscando, você consegue trazer este estado de espírito, só por imaginar conquistando, criativamente.

Isso não incrível?!

Mas lembra de que não basta apenas ficar o dia todo imaginando.

Todo objetivo para ser alcançado, é necessário ter conhecimento, estudos, treino e aperfeiçoamento constante. 

Conclusão

Você pode ser uma pessoa mais autoconfiante, ajudando no seu processo mental, exercitando a imaginação criativa - "Como se já fosse" e fazendo o esforço extra.

Espero que você tenha gostado desta dica.

Se você gostou, se te ajudou, comente com a gente e compartilhe

com seus amigos. Você pode ajudar mais pessoas a desenvolver sua

autoconfiança.


Confira nossos Posts Relacionados

Autoamor: Empodere-se para sua melhor versão acontecer


Boa Sorte e Sucesso! Você pode! \0/


Vera Lucia

#autoconfiança #Imaginação criativa #funcionamentodocérebro #PNLFinjaquejáé #treineleiaestudeeaprenda

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Sabedoria de Denis Waitley

 INSPIRAÇÃO


Imagem Pexels


"Erros são dolorosos quando eles acontecem, mas anos mais tarde, a coleção de erros é o que é chamado de experiência."


Denis Waitley 
Autor, escritor e palestrante estadunidense 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Autoaceitação: priorizando você




Olá, tudo bem!

"É mais fácil pousar o ouvido nas nuvens
e sentir passar as estrelas
do que prendê-lo à terra e alcançar o rumor dos teus passos.
É mais fácil, também, debruçar os olhos no oceano
e assistir, lá no fundo, ao nascimento mudo das formas,
que desejar que apareças, criando com teu simples gesto
o sinal de uma eterna esperança.
Não me interessam mais nem as estrelas, nem as formas do mar,
nem tu.
Desenrolei de dentro do tempo a minha canção:
não tenho inveja às cigarras: também vou morrer de cantar."
👏
Cecília Meireles

Texto magnífico de Cecília Meireles, que pode nos sugerir pensar sobre o quanto desfazemos do que, realmente somos, para perseguir algo que está além de nós, como as estrelas e o poder do oceano.

Amo essas duas manifestações da natureza! Você, também não!?

Contudo, a vida terrena, os desafios e nossas obrigações e responsabilidades, pra seguir bem, exige validar expressões mais concretas de cada um de nós.

Somos seres em aprendizados, formação e crescimento e, a cada dia quando o sol nasce, quando a manhã ressurge, se trata de um convite e uma oportunidade ao nosso empreendimento pessoal.

Dessa forma, podemos mudar atitudes, rever hábitos, colocar em xeque-mate àquelas crenças que nos limitam, a fim de nos enxergar como pessoas merecedoras de aperfeiçoamento e desejosas de algo muito melhor e maior.

Quem não tem sonhos e objetivos, não é verdade?

Nisso, todas as mudanças que almejamos, para sermos bem-sucedidos, seja na vida pessoal ou profissional, pede pela autoaceitação e o autoamor ( se amar).

Somente a partir daí, entendendo o que somos e onde estamos, é possível seguir por um caminho mais assertivo.
Quem sempre ganha é a nossa autoestima, - que significa gostar de si mesmo.

Autoaceitação é fundamental para empoderar a nossa autoestima e nosso autoamor. Tudo começa por aí... Por você. Dentro de você.

Autoaceitação, segundo o dicionário on line, é o ato de aceitar a si mesmo, sem julgamentos, incluindo os pontos fortes e fracos.

Perguntas que podem ajudar: Como você tem se tratado? De que forma você cuida de si mesmo? O que você faz para se colocar em primeiro lugar?

Te convido, começar a semana pensando sobre tudo isso.

Veja o que mais faz mais sentido.

Posts Relacionados:
Forte abraço!

Que você seja bem-sucedido (a) \0/

Vera Lucia

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Dar um passo a trás é uma atitude

 AUTOAJUDA


Imagem da Pexels


Olá, tudo bem com você! Eu espero que sim ;/)

Há momentos na vida, em que dar um passo atrás seja uma das melhores e mais sábias atitudes que podemos tomar...

Você, já havia pensado sobre isso alguma vez?

Voltou atrás em algum posicionamento ou teve que reprocessar alguma resposta e pensou que havia algo errado com você por estar fazendo isso? 

Talvez, você tenha se inquietado, se julgando incapaz de prosseguir por causa disso? Isso é o famoso bloquear a si mesmo de seguir em frente. ;/

Então, se isso já aconteceu com você alguma vez e se ficou cheio ou cheia de autojulgamentos, como eu fiz inúmeras vezes, me segue neste post e saiba que você pode estar errando em pensar isso de você mesmo e que pode existir uma grande oportunidade, escondida nesse voltar atrás.


Veja, se faz algum sentido. ;)


Então, dar um passo atrás para muitas pessoas pode ser algo simples, como decidir tomar café ou chocolate pela manhã. 

Porém, para outras pessoas a dependerem das situações envolvidas, pode significar um divisor de águas, entre tocar um projeto ou não, conseguir uma vaga de trabalho, ou conhecer a pessoa interessante, ou seja, tomar uma decisão importante, que reflita na vida profissional ou pessoal. ;/(

O problema, é quando esse “dar um passo atrás”, por muitas vezes te traga medos, se transformando num impasse, igual a um elefante branco e acabe numa grande muralha, te barrando a continuar em frente.

Dar um passo atrás é uma atitude de coragem e pode significar a  reconciliação, de um relacionamento bom e verdadeiro. Dar uma passo atrás pode muito bem significar o alcance dos seus objetivos. 

Se me permite alongar, vou te contar uma experiência minha, só pra gente ilustrar o que estou tentando te passar... eu trabalhei por quase 35 anos no mercado corporativo, sempre atendendo ao cliente. Minha última empresa, onde eu tive inúmeras oportunidades, me desligou após, quase vinte anos de trabalho. Pensa numa mulher de quase meia idade, sendo desligada da sua fonte de renda principal da família. Então, isso aconteceu em 2011, quando bateu desespero... daí eu tentei ser uma empreendedora, montando meu próprio projeto de mercado - a Modus Alternativa, não vou nem tentar explicar o conceito agora, mas já adianto que não deu certo. Eu fracassei por inúmeros motivos - falta de experiênica, não tinha clareza do que eu queria fazer, faltava hailidades e competências, que eu ainda não tinha...não tinha muita disciplina pra certas coisas.. enfim. Mas veja que interessante aqui, eu reconheci que fracassei, mas não aceitei o fracasso como um decisão final. Se não, eu não estaria aqui, hoje, escrevendo este post. entende a diferença? 

Voltando... eu tinha um currículo razoável -  formação universitária, experiência com endomarketing, liderança de equipe, conhecia um pouco de CRM e já era autora de uma publicação, mas nada tava acontecendo. Então, a grana da rescisão e de seguro desemprego foi acabando... acabando, até acabar de vez e o trabalho do meu esposo, que era colocador de vibros (por sinal, um super profissional), o mercado dele também não está indo bem das pernas. E nisso, as contas continuavam a encontrar o nosso endereço e tudo foi se acumulando de dívidas, empréstimos com gente da família... :(  Eu nunca me senti tão vulnerável e desacreditada de mim mesma. 

Então, uma sobrinha minha, que trabalhava numa empresa de call center me falou que eles estavam contratando... isso foi em novembro de 2014. Eu já tava contando com ajuda de vizinhos, tá. então, eu fui trabalhar na empresa da minha sobrinha... o salário não pagava nem a metade do que eu ganhava no meu último emprego. No início foi bastante difícil, porque eu já tinha competência para nível intermediário, mas tive que aceitar uma vaga como atendente, com headfhone e tudo o mais. Não que trabalhar nessa função, no atendimento, desqualifique alguém. Não é nada disso. Mas eu ficava pensando na minha antiga mesa de quase dois metros de tamanho, comparando com a minha baia fechada e na função estratégica que eu desempenhava. ;( 

Mas eu tinha então, que fazer escolhas, que significou esse dar um passo atrás... ou seja,continuar onde estava, garantir uma renda básica pra ajudar a família, enquanto me capacitava para ser uma empreendedora digital, no futuro. 

Depois de seis anos trabalhando nessa empresa de call center, eu consegui me aposentar e pude continuar tocando e investindo no meu projeto de desenvolvimento pessoal e pude me dedicar as minhas pesquisas e estudos sobre uma das coisas que mais amo na vida, que - é escrever e pesquisar sobre o comportamento humano. 

Talvez, você possa até estar se perguntando, ou querendo me perguntar: Mas Vera Lucia, por que você ficou por tanto tempo nesta posição, nesta empresa e não saiu pra procurar algo melhor? Por que não vendia seu livro?

Eu respondo: Neste meio tempo, eu não fiquei apenas trabalhando na empresa... eu também passei a fazer um autotrabalho, fazendo um processo interno de autoconhecimento, expandindo a minha autoconsciência, fui buscando um despertamento sobre mim mesma. Foi de verdade, um autoencontro, que me valeu ter mais entendimento de como eu me comportava... de como funcionava por dentro; entender as crenças que eu carregava; encarar que eu tinha muito pouco inteligência emocional e que meu mindset era totalmente fixo e, definitivamente eu não era uma pessoa muito positiva na época, embora eu me deixasse enganar, quando ouvia as pessoas me falarem que eu era muito simpática e agradável. 

Com isso, eu fui entender também sobre minha autoestima, meu autoconceito e autoimagem, um está relacionado ao outro... e eu comecei entender, também, da onde vinha minha evitação e falta de atitudes diante da vida. Eu tinha uma baixa estima por carregar um monte de tranqueira dentro de mim mesma. 

Então, finalmente eu compreendi e resolvi, que eu não queria mais continuar daquela forma. Eu quis mudar.

Se eu tivesse continuado com aquela pegada arrogante, cheia de culpas, me segurando nos anos de carreira dentro da empresa, nos zeros a mais do meu salário e na posição que eu ancancei, eu, certamente não teria me reposicionado na vida, ganhado outra condição de ser mais independente e não estaria aqui, tranquilamente, mais resolvida e, entendendo que hoje eu cresci e consigo entregar mais valor, compartilhando meus aprendizados e experiências com você. 

Claro, não fiquei rica, porque não se vive de vender livros neste país, e nem eu tenho esta condição, já que não sou uma unanimidade. Contudo, eu consegui uma riqueza diferente, dentro das minhas perspectivas - eu consegui mudar algo em mim, como ser uma pessoa mais positiva, embora não tivesse fazendo tudo o que eu queria fazer.  Passei a ser uma pessoa mais disciplinada, compassiva, autoempatica e foi o período, que eu mais integrei outras áreas importantes da minha vida, além do trabalho - eu comecei a exercitar mais a minha espiritualidade; me aproximei mais da minha família; sai do cartão de crédito e comecei a equilibrar as minhas finanças e elevei a minha autoestima, cuidando da minha saúde física e mental... agindo assim, eu consegui ficar mais em paz comigo mesma, me aceitando como era e trazendo mais compreensão para o mundo a minha volta. 

Voltar atrás, exige novas atitudes - coragem, humildade e encontrar a própria dignidade, pra perceber que a estrada não tem fim, e quem tem que se preparar para andar sobre ela é você mesmo. 

Ou seja, pensar nos acontecimentos e nas coisas por outros ângulos, antes de encerrar algo, que esteja apenas começando, envolve trazer nova consciência de si mesmo.  

Dar um passo atrás pode ser a medida certa para se tornar dono de si mesmo, ter mais liberdade, agindo com mais razão. Isso acontece, quando revisita emoções e sentimentos, buscando desapegar de padrões limitantes, que sempre te levam a fazer um mesmo caminho e sempre igual. Reforçando culpas e auto culpas. Te levando a te autossabotar, pra garantir o status quo

Tamo seguindo juntos, até aqui?

Então, saiba que dar um passo atrás nem sempre significa ter que desistir dos seus sonhos e dos seus objetivos. Ou não se sentir preparado (a). Pelo contrário! Pode ser entendida como uma revisão, uma preparação... e isso te ajude a encontrar mais elementos, que fortaleça suas bases. Sedimente seus pilares e princípios para que uma verdadeira mudança aconteça. 


flecha é um símbolo de determinação e

 foco, pois aponta sempre para frente,

 porém, para ser impulsionada, ela precisa

 ir para trás.

Imagem da Pexels

Você já ouviu falar na metáfora da flecha? Então, uma flecha, ela só pode alcançar seu alvo, quando puxada para trás. A flecha simboliza determinação, foco e direção. 

Então, quando você volta atrás, a exemplo do arqueiro preparando a sua flecha para ser lançada, comece a fazer novas perguntas, isso pode te levar a novas respostas. 

Podem te levar a outras soluções.

Dar um passo atrás, nem sempre pode dar a entender como uma demonstração de fraqueza e tão pouco se enxergar como uma pessoa indecisa. Voltar e refazer os mesmos passos pode te ajudar de duas formas: primeiro, encarar que, talvez você ainda não tenha aprendido as habilidades certas e necessárias para alcançar seu objetivo. Segundo, pode te mostrar, que será preciso desenvolver mais a sua persistência e determinação, que lá no fundo, te trará mais foco para aquilo que está buscando.

 

Conclusão

Dar um passo atrás, jamais poderá ser considerado como perda de seu tempo, erros ou equívocos, se no final das contas, te mostrar que você pode pensar, sentir e agir de forma totalmente diferente, te levando a ir mais longe. 

Dar um passo, te ajuda a crescer internamente.

Vamos lá, o começo de um novo ano é um momento bastante oportuno para darmos um passo atrás, fazendo nosso autoconhecimento, colocando no papel o que queremos realizar, criando metas e objetivos e, mudando nossas atitudes e hábitos para ter mais foco, para finalmente alcançarmos o que queremos.

Saiba também, o que te motiva a seguir em frente.


Leia nossos Posts Relacionados e avance mais!

Autoconhecimento: maisautoconsciência e realização

Os 7 hábitos que trouxeramsucesso e felicidade para minha vida

Saiba qual a diferença entresonho objetivo e meta

4 ideias para aumentar o seunível de comprometimento com você

Saiba como ser mais persistente 


Pense sobre isso!

Tome algumas atitudes que faça a diferença para você, no final de tudo.  

Você pode! Pode merece!

Comente o que achou desse post e compartilhe.

Forte abraço. Desejo que você seja bem-sucedido!

Vera Lucia

#Atitudes #Decisão #Fazerescolhas #objetivosemetas #autoconhecimento #comprometimento #Desenvolvimentopessoal #habitos #motivação #determinação #foco #direção