segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Saiba o que é resiliência

Por que será que algumas pessoas conseguem ser felizes, tocando a vida com tranquilidade e amorosidade, mesmo quando a vida lhes impõem desafios considerados muitas vezes intransponíveis?



Ferrovia de montanha trilhas



Olá, tudo bem


Existem pessoas, que embora vivam experiências extremas, como a perda de entes queridos, desligamento do trabalho, ou, até mesmo, sofram diante de desastres naturais, ainda assim, depois de passar por tudo isso, elas conseguem voltar e seguir em frente.

Por que será que isso acontece Vera Lucia?

Quem pode nos ajudar e explicar como este comportamento é possível, é o psicólogo americano e pesquisador, Martim Seligmam.

Seligmam é um dos percussores da Psicologia Positiva e seus estudos nos afirmam, que tal atitude tem a ver com uma pessoas ser mais  “Resiliente”.

Ser uma pessoa resiliente, entende-se que ela consegue voltar ao seu estado normal, após ter vivido um período crítico. A Resiliência é um termo oriundo do latim resIiliens. Contudo, a resiliência não tem significado somente para a psicologia, ela também é estudada nas áreas da administração, ecologia e da física.


Ainda para o psicólogo, quando somos resilientes, significa que alcançamos uma capacidade de lidar com nossos problemas de modo mais equilibrado, superamos obstáculos e isso se deve a nossa capacidade de desenvolver nossas forças e virtudes e emoções positivas.   São tais capacidades, que faz com que continuamos firmes, determinados,  preenchendo a vida com novos propósitos e encontrando espaço para a felicidade.




No seu livro “Felicidade Autentica” publicado pela editora objetiva-Ponto de Leitura, Seligman relaciona vários fatores que podem levar uma pessoa a ter uma vida mais feliz e constante a partir do cultivo das emoções positivas. O psicólogo explica que as emoções positivas apresentam em três diferentes níveis – passado, presente e futuro e sugere que cada uma seja cultivada de modo separado.
No caso das forças e virtudes, essas são tratadas na segunda parte do livro, onde o autor faz a descrição de vinte e quatro forças. 


Entre elas, destacam as seis virtudes que são comuns: 

1- saber e conhecimento
2- coragem 
3- amor e humanidade, 
4- justiça 
5- moderação e espiritualidade  
6- transcendência.


escritor, jornalista e filósofo político Benjamim Franklin, também destacou  e considerou 13 virtudes como fundamentais para quem busca equilíbrio, bem-estar e sucesso na vida. Você pode conferir, acessando o post abaixo.

Post relacionado: 
Forte abraço e sucesso!


Vera Lucia Silva


Saiba mais:
Fonte: Petre Shaw, ED., da Autobiografia e outros escritos de Benjamin Franklin.
SELIGMAN, Martin. Felicidade autêntica: usando a psicologia positiva para a realização permanente. Editora Objetiva – Ponto de Leitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário