Muitas pessoas ainda acreditam que o único cliente é aquele que está do outro lado do balcão. Quando elas pensam dessa forma é porque certamente estão perdendo a oportunidade de adotar novas atitudes e edificar relacionamentos promissores, onde elas estão.
Olá, tudo bem
A
ideia de escrever este post é refletirmos juntos por que perdemos clientes ou
deixamos ótimas oportunidades passarem em branco.
Uma das coisas que acontece
muito é que algumas pessoas ainda tendem a acreditar é que o cliente - aquele que
consome produtos e serviços, que reclama da qualidade e faz questão da simpatia – só
é encontrado do outro lado do balcão.
Você, em algum momento, também já se viu pensando desta forma?
Você, em algum momento, também já se viu pensando desta forma?
Na
realidade, isso não é verdade!
Lembrando
o que aprendi lendo grandes autores de marketing como Kloter, Las Cazas, Drucker,
entre outros, eles dizem a mesma coisa: Os clientes estão em todos os
lugares.
O
que é preciso é ter um olhar mais atencioso, para
perceber que a pessoa que trabalha do seu lado pode vir a ser amanhã um cliente
em potencial ou mesmo um fornecedor da sua própria empresa.
Nessa
hora, relacionamento é fundamental como estratégia de marketing pessoal!
Como diz a sábia frase dita por Tery Hesieh
“ A chave do sucesso
não serve para nada até que se descubra a fechadura onde inseri-la”
Então,
é preciso aprender a criar relacionamentos como a chave para garantir o seu sucesso!
Considere
outros dados interessantes. Estamos na era da informação, de grande
conectividade com acesso às diversas redes sociais e o surgimento de novos
formatos de trabalho, conforme também as tecnologias e suas diversas plataformas
facilitam o processo. Naturalmente, as pessoas estão evoluindo, se capacitando com
velocidade maior e se transformando em verdadeiros bancos de conhecimento que
podem ser compartilhados para criar benefícios e vantagens gerando ótimos
negócios para todos.
Contudo,
para perceber na integração das redes sociais, nos colegas, amigos e parceiros do
trabalho a possibilidade de fazer clientes em potencial é fundamental rever
atitudes e aprender a cultivar relacionamentos desde já.
Chame
como quiser – networking, marketing pessoal – não importa o conceito que vai
usar. O importante é ter consciência de que já não se encontram clientes e
consumidores como antigamente, quando uma indústria produzia algo e buscava encontrar
um lugar para vender seus produtos e lá estavam eles - os clientes!
Atualmente
e cada vez mais se criam serviços, que dependem unicamente de bons contatos, empatia
e credibilidade de quem oferece ideias, para serem compradas e consumidas por
alguém que está exatamente ai – do seu lado!
Resumindo,
como anda a sua empatia e como tem feito para gerar confiança nas pessoas, seja
no seu trabalho ou na sua comunidade física ou virtual?
Você
pode estar perdendo futuros clientes por não saber se relacionar com eles.
Lembre-se,
desenvolver habilidades de contato e comunicação, aprender a criar uma imagem
mais simpática, fazer trocas com bom humor e trazer mais flexibilidade para
cooperar com as pessoas à sua volta nunca foram atitudes consideradas desnecessárias.
Pelo contrário, são comportamentos que podem garantir um bom retorno num
futuro bem próximo.
E você, onde acha que seus clientes estão?
Quais atitudes você usa no dia-a-dia para fazer novos clientes? Como anda seu relacionamento?
Espero que este texto tenha ajudado. Se você gostou, ou se não gostou também, comente com a gente. Estamos aqui para aprender e melhorar.
Espero que este texto tenha ajudado. Se você gostou, ou se não gostou também, comente com a gente. Estamos aqui para aprender e melhorar.
Pense nisso!
Forte abraço.
Vera Lucia Silva
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