segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aperfeiçoe suas ferramentas... ...Isso é investir no futuro


Muitas pessoas ainda acreditam que o único cliente é aquele que está do outro lado do balcão. Quando elas pensam dessa forma é porque certamente estão perdendo a oportunidade de adotar novas atitudes e edificar relacionamentos promissores, onde elas estão.





Olá, tudo bem


A ideia de escrever este post é refletirmos juntos por que perdemos clientes ou deixamos ótimas oportunidades passarem em branco. 

Uma das coisas que acontece muito é que algumas pessoas ainda tendem a acreditar é que o cliente - aquele que consome produtos e serviços, que reclama da qualidade e faz questão da simpatia – só é encontrado do outro lado do balcão.


Você, em algum momento,  também já se viu pensando desta forma? 


Na realidade, isso não é verdade!

Lembrando o que aprendi lendo grandes autores de marketing como Kloter, Las Cazas, Drucker, entre outros, eles dizem a mesma coisa: Os clientes estão em todos os lugares.   

O que é preciso é ter um olhar mais atencioso, para perceber que a pessoa que trabalha do seu lado pode vir a ser amanhã um cliente em potencial ou mesmo um fornecedor da sua própria empresa.

Nessa hora, relacionamento é fundamental como estratégia de marketing pessoal!


Como diz a sábia frase dita por Tery Hesieh 
“ A chave do sucesso não serve para nada até que se descubra a fechadura onde inseri-la”


Então, é preciso aprender a criar relacionamentos como a chave para garantir o seu sucesso!  

Considere outros dados interessantes. Estamos na era da informação, de grande conectividade com acesso às diversas redes sociais e o surgimento de novos formatos de trabalho, conforme também as tecnologias e suas diversas plataformas facilitam o processo. Naturalmente, as pessoas estão evoluindo, se capacitando com velocidade maior e se transformando em verdadeiros bancos de conhecimento que podem ser compartilhados para criar benefícios e vantagens gerando ótimos negócios para todos.

Contudo, para perceber na integração das redes sociais, nos colegas, amigos e parceiros do trabalho a possibilidade de fazer clientes em potencial é fundamental rever atitudes e aprender a cultivar relacionamentos desde já.

Chame como quiser – networking, marketing pessoal – não importa o conceito que vai usar. O importante é ter consciência de que já não se encontram clientes e consumidores como antigamente, quando uma indústria produzia algo e buscava encontrar um lugar para vender seus produtos e lá estavam eles - os clientes!

Atualmente e cada vez mais se criam serviços, que dependem unicamente de bons contatos, empatia e credibilidade de quem oferece ideias, para serem compradas e consumidas por alguém que está exatamente ai – do seu lado!


Resumindo, como anda a sua empatia e como tem feito para gerar confiança nas pessoas, seja no seu trabalho ou na sua comunidade física ou virtual?

Você pode estar perdendo futuros clientes por não saber se relacionar com eles.

Lembre-se, desenvolver habilidades de contato e comunicação, aprender a criar uma imagem mais simpática, fazer trocas com bom humor e trazer mais flexibilidade para cooperar com as pessoas à sua volta nunca foram atitudes consideradas desnecessárias. Pelo contrário, são comportamentos que podem garantir um bom retorno num futuro bem próximo.

E você, onde acha que seus clientes estão? 

Quais atitudes você usa no dia-a-dia para fazer novos clientes? Como anda seu relacionamento?

Espero que este texto tenha ajudado. Se você gostou, ou se não gostou também, comente com a gente. Estamos aqui para aprender e melhorar. 


Pense nisso!

Forte abraço.

Vera Lucia Silva

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