O relacionamento interpessoal é fundamental, visto que trata das emoções intrínsecas de cada ser humano. É necessário lidar inteligentemente com elas, para criar equipes de sucesso.
Olá, tudo bem
Procurando
construir resultados mais positivos em nossas vidas profissional e pessoal, neste
post vamos abordar um pouco sobre esta ferramenta fantástica, que está ao
alcance de todos nós, que é o Relacionamento Interpessoal.
Por diversas
razões, deixamos de colocar em prática o relacionamento interpessoal saudável, voltando-se para um comportamento inflexível e muitas
vezes, automatizado no nosso dia-a-dia, dentro das empresas e com nossos pares.
Com
isso, perdemos oportunidades valiosas para mantermos os clientes e crescermos
onde precisamente já estamos.
O relacionamento
interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que mais influenciam o
ambiente do trabalho, seja no atendimento ao cliente, nas trocas internas interdepartamentais
e entre os funcionários e colaboradores que, consequentemente, resultam no
desempenho final e sucesso da equipe.
Quer saber mais sobre este tema?
Continue lendo o nosso artigo até o final.
Imagem da Freepik
O Atendimento ao Cliente deve
ser prioridade em qualquer empresa e requer um ambiente propício à integração
de esforços. Este último é uma determinante e tem no relacionamento interpessoal
a chave para obter o sucesso que a empresa almeja, visto que é relativo às
pessoas, que idealizam e realizam todos os processos internos.
O esforço conjunto para
intensa troca de informações e cooperação depende sensivelmente do nível de
relacionamento interpessoal existente entre a equipe do atendimento e os demais
setores.
Com efeito, o relacionamento
interpessoal é fundamental visto que trata das emoções intrínsecas de cada ser humano.
É necessário lidar inteligentemente com elas.
Segundo o psicólogo Daniel
Goleman, Ph. D., presidente do Emotional Intelligence Services
(empresa de consultoria), em Sudbury, Massachusetts e autor do best-seller “Inteligência Emocional” (1995), o relacionamento
interpessoal está associado a uma das cinco habilidades da inteligência emocional
que é a habilidade de ser emocionalmente social, ou seja, ser uma pessoa capaz
de manter interações
positivas, confiantes e francas com outros indivíduos, utilizando para isso das
competências sociais.
São as competências sociais de alto nível que
favorece a criação de equipes altamente cooperativas.
Outro livro que traz uma abordagem bem interessante sobre o
relacionamento interpessoal, apontando exercícios para uma convivência
harmoniosa se trata do “Dinâmica das
Relações Interpessoais”, publicado pela editora Alinea, já na sua 2ª edição. Os autores, professor Rafael Crivelaro e professor Jorge Tukio Takamori tratam da autoestima, empatia
e afetividade, que define como motivadores psicológicos para construir melhores relacionamentos. Ou seja, relacionar e se dar bem com o outro depende, primeiro, de como você se relaciona consigo mesmo. Outro ponto que
aparece nas pesquisas dos professores Crivelar e Takamori indica a liderança como fator preponderante
para melhorar a relação com os subordinados.
Primeiro passo para ter Relacionamento Interpessoal de sucesso: o poder da escuta
Além de aliarmos a inteligência emocional nas
nossas relações, aprofundarmos sobre o auto-conhecimento e do estilo de liderança mais adequado e assertivo, existem outros
fatores que também exercem influência nos relacionamentos interpessoais e
profissionais das pessoas dentro das empresas.
Para o conhecedor do assunto
- o palestrante, facilitador, escritor e filósofo Benito Pepe, os ambientes também refletem direta e indiretamente os
comportamentos e nos relacionamentos das pessoas e, consequentemente, acabam moldando
sutilmente os seus resultados. Cita Pepe num dos seus artigos: “Podemos, por exemplo, observar um shopping
Center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá
dentro. A limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem
com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as
pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou em um
casamento formal. Poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não
seria só o tipo do ambiente que poderia influir em nosso comportamento; também
deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa
permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente,
obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.” .
Por tudo isso é importante que
as empresas reflitam seus próprios ambientes (clima organizacional), os modelos da sua
liderança, seus programas de desenvolvimento de pessoal, e se de fato são
promotores de relacionamentos interpessoais mais confiantes, carismáticos e
ajustados emocionalmente.
Quando a equipe tem como premissa um bom relacionamento
interpessoal, é sinal de que existe sincronia entre as pessoas que fazem parte
da empresa, independente de qual grau da hierarquia ou cargo que ocupam na
estrutura.
Manter um bom relacionamento interpessoal é importante visto
que mobiliza as pessoas a se colocarem umas no lugar das outras – exercer o
voto de confiança, compartilhar mais - criando sinergia para ações focadas nos
melhores resultados.
Só assim, consegue-se passar para o cliente os valores, a
visão e a missão da corporação.
O relacionamento interpessoal é uma ferramenta poderosa! É a
arte de conviver e, alguém já disse “sobreviver” dentro das empresas e garantir
resultados mais significativos na vida profissional e pessoal.
Para que possamos alcançar a
esfera positiva do relacionamento interpessoal no local de trabalho, é
essencial adotarmos algumas atitudes diferenciadas, mudando as próprias
posturas.
Confira abaixo quais são essas 5 ideias:
Confira abaixo quais são essas 5 ideias:
- ·
Importe-se
com as pessoas - é importante termos sempre em mente que as pessoas à nossa
volta são importantes naquilo que realizamos e que sua participação e opinião
são fundamentais para alcançarmos o sucesso que tanto almejamos. Importe-se
primeiro com as pessoas e aguarde os melhores resultados.
- · Aprenda a ouvir com atenção – já disseram que escutar não é o mesmo que ouvir e prestar atenção. Quando nos propomos a ouvir mais as pessoas, estiver presente de corpo e alma, começamos a perceber o que de fato lhes interessa e o que ela realmente precisa e espera de você.
- · A verdade é relativa – Alguém já disse isso! Então, para que mostrar que se é dono de alguma verdade. Como existem diversas formas de interpretação da comunicação, através da audição, pela visão da imagem e posturas do locutor, também é possível interpretar como arrogante aquele que se apropria das normas e enfatiza aos demais como se fosse proprietário delas.
- · A cordialidade é um dos princípios da boa relação - portanto não seja descortês, pretencioso, desatento com as pessoas. “Seja cordial”. Sendo uma pessoa mais cordial, alegre e agradável isso aproxima as pessoas. Tanto colegas de trabalho quanto os clientes querem estar próximo de uma pessoa que saiba trata-los com cordialidade.
- · Saiba fazer perguntas – perguntas abertas estimulam as pessoas a ficarem mais a vontade e falarem sobre suas reais necessidades. Isso ajuda no atendimento ao cliente e na hora de colaborar com os colegas naquilo que você pode fazer.
Em resumo, o alto nível de relacionamento
interpessoal é a chave para o sucesso de qualquer empresa, partindo da sua equipe de relacionamento com seus clientes.
O que você pode usar dessas ideias, para melhorar o seu relacionamento interpessoal a partir de agora?
Espero que este post tenha ajudo. Se você gostou, comente com a gente.
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
GOLEMAN, Daniel PhD.
Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser
inteligente. Tradução Marcos Santarrita. Editora: objetiva Ltda. Rio de
Janeiro, 4ª edição, 1995
CRIVELARO,
Rafael. TAKAMORI, Jorge Tukio. Dinâmica das Relações Interpessoais. Publicado pela editora Alinea.2ª Edição
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