terça-feira, 24 de julho de 2012

Relacionamento Interpessoal: criando equipes de sucesso

 O relacionamento interpessoal é fundamental,  visto que trata das emoções intrínsecas de cada ser humano. É necessário lidar inteligentemente com elas, para criar equipes de sucesso. 








Olá, tudo bem

Procurando construir resultados mais positivos em nossas vidas profissional e pessoal, neste post vamos abordar um pouco sobre esta ferramenta fantástica, que está ao alcance de todos nós, que é o Relacionamento Interpessoal.

Por diversas razões, deixamos de colocar em prática o relacionamento interpessoal saudável, voltando-se para um comportamento inflexível e muitas vezes, automatizado no nosso dia-a-dia, dentro das empresas e com nossos pares.

Com isso, perdemos oportunidades valiosas para mantermos os clientes e crescermos onde precisamente já estamos.

O relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que mais influenciam o ambiente do trabalho, seja no atendimento ao cliente, nas trocas internas interdepartamentais e entre os funcionários e colaboradores que, consequentemente, resultam no desempenho final e sucesso da equipe.


Quer saber mais sobre este tema?
Continue lendo o nosso artigo até o final. 



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                                                                 Imagem da Freepik


O Atendimento ao Cliente deve ser prioridade em qualquer empresa e requer um ambiente propício à integração de esforços. Este último é uma determinante e tem no relacionamento interpessoal a chave para obter o sucesso que a empresa almeja, visto que é relativo às pessoas, que idealizam e realizam todos os processos internos.    


O esforço conjunto para intensa troca de informações e cooperação depende sensivelmente do nível de relacionamento interpessoal existente entre a equipe do atendimento e os demais setores.


Com efeito, o relacionamento interpessoal é fundamental visto que trata das emoções intrínsecas de cada ser humano. É necessário lidar inteligentemente com elas.



Segundo o psicólogo Daniel Goleman, Ph. D., presidente do Emotional Intelligence Services (empresa de consultoria), em Sudbury, Massachusetts e autor do best-seller “Inteligência Emocional” (1995), o relacionamento interpessoal está associado a uma das cinco habilidades da inteligência emocional que é a habilidade de ser emocionalmente social, ou seja, ser uma pessoa capaz de manter interações positivas, confiantes e francas com outros indivíduos, utilizando para isso das competências sociais.


São as competências sociais de alto nível que favorece a criação de equipes altamente cooperativas.  

Outro livro que traz uma abordagem bem interessante sobre o relacionamento interpessoal, apontando exercícios para uma convivência harmoniosa se trata do “Dinâmica das Relações Interpessoais”, publicado pela editora Alinea, já na sua 2ª edição. Os autores, professor Rafael Crivelaro e professor Jorge Tukio Takamori tratam da autoestima, empatia e afetividade, que define como motivadores psicológicos para construir  melhores relacionamentos. Ou seja, relacionar e se dar bem com o outro depende, primeiro,  de como você se relaciona consigo mesmo.  Outro ponto que aparece nas pesquisas dos professores  Crivelar e Takamori indica a liderança como fator preponderante para melhorar a relação com os subordinados.
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Além de aliarmos a inteligência emocional nas nossas relações, aprofundarmos sobre o auto-conhecimento e do estilo de liderança mais adequado e assertivo, existem outros fatores que também exercem influência nos relacionamentos interpessoais e profissionais das pessoas dentro das empresas.

Para o conhecedor do assunto - o palestrante, facilitador, escritor e filósofo Benito Pepe, os ambientes também refletem direta e indiretamente os comportamentos e nos relacionamentos das pessoas e, consequentemente, acabam moldando sutilmente os seus resultados. Cita Pepe num dos seus artigos: “Podemos, por exemplo, observar um shopping Center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro. A limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou em um casamento formal. Poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que poderia influir em nosso comportamento; também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.” .

Por tudo isso é importante que as empresas reflitam seus próprios ambientes (clima organizacional), os modelos da sua liderança, seus programas de desenvolvimento de pessoal, e se de fato são promotores de relacionamentos interpessoais mais confiantes, carismáticos e ajustados emocionalmente.  


Quando a equipe tem como premissa um bom relacionamento interpessoal, é sinal de que existe sincronia entre as pessoas que fazem parte da empresa, independente de qual grau da hierarquia ou cargo que ocupam na estrutura.

Manter um bom relacionamento interpessoal é importante visto que mobiliza as pessoas a se colocarem umas no lugar das outras – exercer o voto de confiança, compartilhar mais - criando sinergia para ações focadas nos melhores resultados.   


Só assim, consegue-se passar para o cliente os valores, a visão e a missão da corporação.



O relacionamento interpessoal é uma ferramenta poderosa! É a arte de conviver e, alguém já disse “sobreviver” dentro das empresas e garantir resultados mais significativos na vida profissional e pessoal.  


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Para que possamos alcançar a esfera positiva do relacionamento interpessoal no local de trabalho, é essencial adotarmos algumas atitudes diferenciadas, mudando as próprias posturas. 

Confira abaixo quais são essas 5 ideias: 


  1. ·         Importe-se com as pessoas - é importante termos sempre em mente que as pessoas à nossa volta são importantes naquilo que realizamos e que sua participação e opinião são fundamentais para alcançarmos o sucesso que tanto almejamos. Importe-se primeiro com as pessoas e aguarde os melhores resultados.
  2. ·         Aprenda a ouvir com atenção – já disseram que escutar não é o mesmo que ouvir e prestar atenção. Quando nos propomos a ouvir mais as pessoas, estiver presente de corpo e alma, começamos a perceber o que de fato lhes interessa e o que ela realmente precisa e espera de você.
  3. ·         A verdade é relativa – Alguém já disse isso! Então, para que mostrar que se é dono de alguma verdade. Como existem diversas formas de interpretação da comunicação, através da audição, pela visão da imagem e posturas do locutor, também é possível interpretar como arrogante aquele que se apropria das normas e enfatiza aos demais como se fosse proprietário delas.
  4. ·         A cordialidade é um dos princípios da boa relação - portanto não seja descortês, pretencioso, desatento com as pessoas. “Seja cordial”. Sendo uma pessoa mais cordial, alegre e agradável isso aproxima as pessoas. Tanto colegas de trabalho quanto os clientes querem estar próximo de uma pessoa que saiba trata-los com cordialidade. 
  5. ·         Saiba fazer perguntas – perguntas abertas estimulam as pessoas a ficarem mais a vontade e falarem sobre suas reais necessidades. Isso ajuda no atendimento ao cliente e na hora de colaborar com os colegas naquilo que você pode fazer.

Em resumo, o alto nível de relacionamento interpessoal é a chave para o sucesso de qualquer empresa, partindo da sua equipe de relacionamento com seus clientes.

O que você pode usar dessas ideias,  para melhorar o seu relacionamento interpessoal a partir de agora?  

Espero que este post tenha ajudo. Se você gostou, comente com a gente. 

Forte abraço e sucesso!


Vera Lucia Silva


Saiba mais:
GOLEMAN, Daniel PhD. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução Marcos Santarrita. Editora: objetiva Ltda. Rio de Janeiro, 4ª edição, 1995
CRIVELARO, Rafael. TAKAMORI,  Jorge Tukio. Dinâmica das Relações Interpessoais. Publicado pela editora Alinea.2ª Edição

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