segunda-feira, 30 de julho de 2012

Inspiracional: Bom-humor em trânsito

INSPIRACIONAL 



O bom-humor alimenta a alma de expectativas positivas. Acalentar o lado positivo da vida, só nos faz ser melhor no que fazemos.  



O homem mostra seus polegares



Olá, tudo bem

Outro dia, tomei um ônibus e como é do meu costume comecei a observar discretamente a postura do cobrador no atendimento aos Seus Clientes (Os passageiros). Na realidade, algo a mais nele, de fato, me chamou a atenção!

Você já fez este tipo de experiência? 

Então, um pouco depois fiquei realmente encantada com a atitude de servir, sendo solícita e cordial do cobrador. Observei,  que ele era extremamente gentil com os passageiros, cumprimentando quando estavam na catraca e orientando com um sorriso nos lábios, conforme solicitação.  Num momento, foi um rapaz perguntando se o ônibus parava em tal lugar, a qual o cobrador, respondeu prontamente que sim.  Noutra, uma moça que entrou depois e acabou fazendo a mesma pergunta “Se o ônibus parava em tal lugar...” coincidentemente ou não, ela tinha interesse em descer no mesmo ponto que o rapaz, que solicitará anteriormente a mesma informação. Não senti dúvidas por parte do cobrador, que prontamente deu a informação, inclusive fez a interação entre a jovem e o rapaz dizendo que ele também desceria no mesmo ponto. 
Fiquei ainda mais a atenta ao comportamento bem humorado do Senhor Cobrador!  
Não demorou muito, enquanto o ônibus trafegava lento pelas ruas de Moema (começando a ficar intenso no horário das 16h00), o cobrador levantou um pouco da cadeira, se dirigiu aos passageiros do fundo e avisou em alto e bom som: “Para quem me perguntou se o ônibus passava na Rua Vieira, sem ser neste ponto, no próximo, já pode descer.” Nisso, uma senhorinha que estava sentada, acompanhada de um garoto (uns 10 anos), agradeceu e pôs-se de pé, se preparando para descer do ônibus.
Fiquei realmente admirada e refletindo – como alguém consegue ser tão simpático e, ainda, contribuir orientando os passageiros (Clientes) tão bem?!  

Post relacionado: 

Gentileza: sinonimo de relações duradouras

Aprofundei minha analise, visto que as condições de trabalho do cobrador, nem sempre são das mais confortáveis. Sua função exige ficar sentado e sacolejando quase o dia todo, ao sabor de ventos frios e sol nas costas. Sem falar na tensão devido à falta de segurança que a profissão expõe e, sendo que nem sempre depara com passageiros (clientes) tão gentis.
Meu trajeto chegou ao fim e me preparei para descer.  Antes, agradeci ao cobrador com um sorriso e um obrigado soando muito alto. Acho que ele estranhou, pois certamente não se lembrava de eu ter solicitado algum tipo de informação.
Antes de entrar em casa, já tinha chego a uma conclusão no caso do “Cobrador simpático” que foi a seguinte: Independente do que fazemos de quais situações tenhamos que enfrentar para desenvolver o nosso trabalho no relacionamento com os nossos clientes no dia-a-dia, vale muito mais faze-lo com bom humor. Ganha o cliente e nós também, pois o bom-humor alimenta a alma de expectativas positivas. 

Resumindo,  foi bem isso que o “cobrador simpático” me ensinou. Seu bom-humor, apreciando de verdade a arte de servir ao outro. Saber servir com bom humor é expressar uma forma de arte muito pessoal. Acalentar o lado positivo da vida, só nos faz ser melhor no que fazemos. 

E você, o que acha que pode tirar dessa história,  para refletir e melhorar o seu próprio trabalho, ou prestando atenção ao seu cliente? 

Pense nisso e um forte abraço.

Vera Lucia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário