quinta-feira, 29 de abril de 2021

Os 10 comportamentos sabotadores do seu sucesso

  



"Sua mente é sua melhor amiga.

Mas também é sua pior inimiga"

Shizard Shamine

 

Olá,

O tema para este post não é totalmente novo para os leitores do nosso blog, visto que já falei anteriormente sobre a autossabotagem. Se você ainda não leu, recomendo a leitura: “Os quatro sinais que indicam que vocêestá se autossabotando.

Hoje, vamos explorar um viés diferente, que trata dos nossos padrões mentais, motivos pelos quais geramos comportamentos sabotadores. 

Você já leu algo a respeito deste tema? 

Ainda não? 

Se sim, você pode ampliar seu conceito e se ainda não, sugiro que aproveite. Talvez você possa tirar algo valioso e que traga grande contribuição para o seu desenvolvimento pessoal. ;)

Vamos lá...

No livro Inteligência Positiva, publicado em 2012, pela editora Fontanar, o autor Shizard Shamine, afirma que nós temos 10 sabotadores internos, que impedem as nossas conquistas e realizações.

Se você ainda não conhece este autor, Shamine é presidente emérito da maior organização de treinamento para coaching do mundo, o CTI (Coaching Training Institute) e desenvolveu a teoria da Inteligência Positiva. Essa teoria é baseada em estudos feitos pela neurociência, ciência organizacional, psicologia positiva, bem como pelas experiências do coach no seu trabalho.

E por que é importante saber mais sobre este assunto?

Porque você e inúmeras outras pessoas podem estar deixando de alcançar seus objetivos, ter sucesso,  sejam eles pessoais ou profissionais, simplesmente por não perceber um comportamento que é seu, e que te sabota.

Se a autossabotagem é prejudicar a nós mesmos, com atitudes inadequadas, os sabotadores agem da mesma forma, criando em nossas mentes essas atitudes, porém, eles têm um padrão de agir em nosso cérebro.

Eu mesma já fui prejudicada inúmeras vezes por causa do meu comportamento sabotador e eu só consegui trabalhar e mudar isso, quando comecei a identificar alguns dos sabotadores que estavam atuando em minha mente.

 

O que são os sabotadores, que criam comportamentos inadequados? Você pode estar se perguntando.

Os Sabotadores são os inimigos internos. São um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você.”

 

Como os sabotadores surgem em nossa mente?

Os sabotadores surgem durante a nossa infância, ativados em nossa mente mediante qualquer ameaça que enfrentamos. Seja por uma chamada de atenção mais severa por parte dos nossos pais, ou devido a um castigo imputado na escola pelos nossos professores, ou por causa de uma discussão ou briga que ocorreu com nossos amigos. Isso era motivo suficiente para que os sabotadores fossem criados, por nós mesmos, para nossa defesa e sobrevivência àquelas situações.  

Os sabotadores são universais e não depende de sua origem, cultura, gênero, status ou faixa etária e eles podem estar gerando seus resultados, sem você saber da existência deles. ;(  

Nós crescemos, viramos adultos, porem esses sabotadores ainda atuam na nossa vida, fazendo estragos e impedindo a nossa felicidade.

 

Benefícios que pode trazer para sua vida por saber como atuam os sabotadores

Autoconhecimento: Tomar ciência dos sabotadores nos incentiva a buscar mais conhecimento sobre nós mesmos e aperfeiçoarmos nossas atitudes.  

Trazer compreensão sobre o nosso comportamento: Muitas vezes agimos na vida e não compreendemos da onde vem as nossas motivações e reações. Conhecer os sabotadores, como eles agem pode nos ajudar a identificá-los em nossas ações e mudar isso.  

Mudança do mindset: Podemos desenvolver comportamentos mais positivo em relação ao nosso trabalho, nos nossos relacionamentos e sobre nós mesmos. (Já postamos sobre Mindset, leia por aqui

 

"Sua mente é sua melhor amiga. 

Mas também é sua pior inimiga"

Shizard Shamine

 

Saiba quais são os 10 comportamentos sabotadores  

Numa breve descrição, são eles:

Número 1: O Crítico

O Crítico é o principal Sabotador, afetando todo mundo. É o tipo perfeitinho, exigindo requinte em tudo o que faz. Por agir assim, este Sabotador segue pela vida frustrado consigo mesmo e envolvendo as pessoas do seu lado, das quais também exige tudo correto.

Número 2 - O Insistente

Este sabotador é a necessidade da perfeição, ordem e organização levado longe demais. Ele deixa você e os outros ao seu redor ansiosos e nervosos. Drena a sua energia ou a dos outros com medidas extras de perfeição que não são necessárias. Também faz você viver constante

Número 3 - O Prestativo

O Prestativo obriga você a tentar ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar os outros constantemente. Isso faz com que você viva somente as suas necessidades e quando não satisfeitas, acaba se ressentindo com isso. Adora que as pessoas fiquem dependentes dele. Este sabotador te engana, quando agrada o outro, buscando aceitação.

Número 4 - O Hiper Realizador

O Hiper Realizador deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para ter respeito e validação próprios. O foco deste sabotado é sempre no que está fora de você. É viciado em trabalho, te impedindo de refletir outras coisas que também são importantes, como sua vida emocional e seus relacionamentos.

Número 5 - A Vítima

A Vítima quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto. É focado em tudo que é passado e dolorido. As pessoas têm dificuldade de se relacionar com pessoas, que tem a vitima como sabotador atuante visto que elas, muitas vezes são intimadas a te dar a felicidade. Só que isso é impossível. Somente a pessoa pode cuidar e zelar pelas coisas que lhe trazem felicidade.

Número 6 - O Hiper-Racional

O Hiper-Racional coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. Este sabotador é típico impaciente, pois não tem tolerância e menospreza as emoções das outras pessoas. Você costuma passar a imagem de intelectualidade arrogante e frieza. Isso impede flexibilidade em seus relacionamentos.

Número 7 - O Hipervigilante

Ansiedade contínua e intensa quanto a todos os perigos da vida e grande foco no que pode dar errado. Vigilância que nunca descansa. Este sabotador faz com que você crie dúvidas sobre você mesmo e os outros. Com isso, a tendência dele é pensar nas coisas ruins.

Número 8 - O Inquieto

O Inquieto está constantemente em busca de emoções maiores na próxima atividade ou mantendo-se sempre ocupado. Pensar em paz, alegria e curtir o momento está fora de cogitação. Você tem sempre algo importante e urgente a fazer. O que? Ficar desperdiçando tempo? Não, nunquinha! Este sabotador do Inquieto não te deixa perceber que as pessoas se afastam de você por causa deste comportamento.

Número 9 - O Controlador

O Controlador funciona movido a uma necessidade ansiosa de estar no comando, controlar situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. Para este sabotador, ou você está no controle ou não. A ansiedade também acompanha este sabotador, que acaba exigindo muito das outras pessoas, impedindo que eles exercitem e desenvolvam sua capacidade plena.

Número 10 - O Esquivo

O Esquivo se concentra no positivo e no prazeroso de uma maneira extrema. Pare e pense, da onde vem o comportamento procrastinador, que quer te manter na zona de conforto? Justamente. Este sabotador, vai evitar tudo que na concepção dele é difícil de se cumprir e desagradável. Ou seja, ele tenta de proteger de tudo, o que acaba te impedindo de progredir no seu trabalho e na sua vida pessoal.

 

Conclusão

Agora que você já conhece os 10 comportamentos sabotadores do seu sucesso e das suas realizações pessoais ou profissionais, você pode tomar uma nova atitude. Só depende de você.

Espero sinceramente que este artigo possa te inspirar a seguir a diante.

Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Imagem Pexels

Saiba mais:

SHAMINE, Shizard. INTELIGÊNCIA POSITIVA: Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial? E como você pode alcançar o seu. Edição do Kindle

#Shizardshamine  #10comportamentossabotadores    #Inteligênciapositiva      #Mudançadeatitude      #Aperfeiçoamentopessoaleprofissional  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário