quarta-feira, 5 de maio de 2021

Autoconhecimento – Quais são seus valores pessoais?

 



“Não busque ser um homem de sucesso, 

busque ser um homem de valor.”

Albert Einstein

Olá, que bom que você está aqui! :)

Vamos falar sobre autoconhecimento e valores pessoais e, no final de tudo, esperamos que algumas ideias te ajude no seu desenvolvimento e faça valer tudo o que você  já tem feito na sua jornada pessoal. 

Qual são seus valores pessoais e porquê identificá-los pode te ajudar?

Então, com a vida corrida que temos hoje em dia, dificilmente paramos para pensar sobre nossos valores pessoais. De verdade, às vezes parecem que valores, sejam eles pessoais, ficam tão longe da nossa vida prática e não se encaixam  naquilo que fazemos.   

Contudo, com certeza são eles - seus valores pessoais- que estão norteando suas decisões, escolhas e seus resultados.

Quando você sabe mais sobre seus valores pessoais pode compreender como está correspondendo com as coisas que lhe acontecem.

Se parar, olhar e não gostar do que está vendo, você pode mudar de rota. Pode fazer isso através dos seus valores pessoais e isso te ajuda a promover melhorias na sua vida. 

Quando tem valores pessoais, você consegue saber o que, realmente, está buscando na vida.

Saber nossos valores pessoais nos dá dignidade e poder de fazer escolhas assertivas.

Eu, você e o resto do mundo somos guiados pelos nossos valores pessoais, embora, cada um tenha regras diferentes para tê-los formado.

 

Veja se algumas dessas situações lhe parecem conhecidas

-Você assiste um filme com uma amiga e ela é taxativa ao comentar que não gostou disso ou daquilo. Você até que achou interessante alguma parte do filme, mas, você acaba não dando a sua opinião e opta em deixar isso quieto. Depois, quando sozinha, se questiona porque fez isso.

-Você observa que alguns amigos seus tem comportamentos que te desagradam, ainda assim, quando te convidam para sair, você vai numa boa. No entanto, depois fica se cobrando porque você aceitou o tal convite. ;(

-Você planeja perder alguns quilinhos, afinal está chegando o final do ano e nas festas a gente sempre passa um pouco do limite. Planeja, se organiza, separa a dieta da semana, mas nem chega a começar a dieta.

-No trabalho, você nota que seu líder faz algumas concessões para alguns colegas, quanto a atrasos. Isso te deixa tremendamente insatisfeito, mas você não faz nada a respeito, desde que a situação não te atinja.

Quais valores estão conduzindo você?

 Este artigo foi escrito especialmente para que aqueles que desejam aperfeiçoar sua capacidade de agir na vida, buscando melhores resultados pelo autoconhecimento. Te convido para se conhecer mais.

 

Afinal, o que são Valores Pessoais? Você pode estar se perguntando.

Valores pessoais são princípios que conduzem a nossa vida, nos ajuda a fazer as escolhas de cada dia e nos dá suporte e clareza para continuar buscando nossos objetivos ou não. São características que moldam nossos comportamentos e consideramos importantes.

  

Valores pessoais X Relacionamentos

Nossos valores norteiam nossas relações, sejam elas pessoal ou de trabalho. São com nossos valores, que em nosso relacionamento conseguimos ter afeto pelo outro, empatia, apreço e afetividade.   

 Por exemplo, quando nos movimentamos, seja para ajudar um colega de trabalho, num projeto especial, ou apenas cobrindo seus horários, ou quando nos envolvemos com uma festa de aniversário de um sobrinho próximo, isso significa que estamos nos conduzindo por valores, que podem ser: amizade e família.

 

 Valores pessoais x característica

Nossos valores pessoais definem parte das nossas características e como usamos delas em nossas relações.

Particularmente, uma característica de valor pessoal minha, muito forte sempre foi a criatividade. Desde muito jovem eu já pintava quadros, escrevia contos, criava histórias românticas, costurei muito das minhas peças de roupas e aprendi olhando minha avó e minha tia costurarem. Elas me davam pequenos retalhos, para que eu fosse brincando ou costurando roupas para minhas bonecas.

Todos os textos, as publicações de livro, meus e-books e a dimensão do meu projeto profissional pela Modus Alternativa, foram impulsionados pelo valor pessoal da criatividade. 😉

 

Alguns exemplos de valores pessoais:

Dignidade, Liberdade, Lealdade, Família, Autorresponsabilidade, Otimismo, felicidade, Simplicidade, Respeito, Integridade, Empatia, Solidariedade, Amor, Bondade, Criatividade.

 

Valores pessoais no trabalho

Os valores pessoais parecidos nos ajudam a ter maior engajamento e criar sinergia de equipe onde trabalhamos. Lembrando que são valores aproximados, mas dificilmente os mesmos, porque somos únicos no mundo e viemos de culturas e experiências diferentes.

Os valores nos provocam sentimentos de pertencimento e isso é fundamental para que um trabalho seja realizado com sucesso dentro de qualquer organização.

Muito possivelmente, neste ambiente de trabalho, os valores que estão aproximando vocês sejam: Lealdade e comprometimento.

 


 Comece pelo seu porquê

Para Simon Sinek, palestrante britânico-americano e autor do livro “Comece pelo porquê” (Ed. Sextante, 2018), todas as pessoas merecem acordar de manhã entusiasmadas e felizes para cumprir seu trabalho. O que faz com que isso aconteça são os sentimentos que as levam adiante. Então elas podem começar entendendo o seu “porquê”.

 Para Sinek, pessoas que começaram a sonhar, desenvolver e criar coisas baseadas no seu “porquê”, elas encontraram valores pessoais significativos e com isso, elas conseguiram transformar o mundo.  

Veja o caso dos irmãos Wright, citado no livro. Os irmãos Wright foram os primeiros homens a levantarem voo. Inventaram a primeira máquina voadora. Fizeram isso, porque inspiram mentes inteligentes a se unirem em volta das suas ideias.

Conta de Steve Wozniak e Steve Jobs, que criaram a Apple Computers! Juntos, eles investiram todo o seu talento na ideia de que pessoas simples, como você e eu, pudéssemos ter acesso a uma tecnologia, que nos ajudasse a empreendermos. Sensacional, né não? 😉

E Martin Luter King, pra quem não conhece sua história, saiba que este homem conseguiu fazer o extraordinário! Foi por inspirar milhares de seguidores americanos negros e não-negros, que grandes e importantes mudanças aconteceram sobre os direitos civis daquela nação. Isso foi possível porque o pastor King tinha um “porquê”.

Os valores descritos no livro de Sinek tem a ver com o nosso propósito de vida.


Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" em um mundo de estrelas sem brilho próprio.

Roberto Shinyashiki

 

Podemos mudar o nível de importância que damos aos nossos valores

O que aprendi nesses anos todos é que alguns dos nossos valores pessoais, eles podem mudar de acordo com o que estamos realizando e aprendendo. Da mesma forma que podemos andar pela vida com valores distorcidos, como diz o ditado popular. E isso não é bom. ;(

Por outro lado, podemos rever e criar importâncias nova.

Mudar a hierarquia dos nossos valores é diferente de não ter princípios.  

Por exemplo, em algum momento da sua vida, suas ações podem ser mais focadas na família, e em outras, no trabalho, no estudo e na formação. Mas não significa que sua família não é mais importante.

Quando tudo isso está muito bem alinhado é o momento em que você se tranquiliza, seu trabalho e atividades começam a fluir e você sente mais prazer em realizar! Entende?

Isso favorece alcançar seus objetivos.

 

Conclusão

A importância dos seus valores é porque eles estão conduzindo seus resultados neste momento. O poder dos seus valores pessoais baliza as contínuas decisões e escolhas que faz. Seus valores pessoais alicerçam seus “porquês”, seus propósitos e seus objetivos. Sabendo disso, você pode melhorar o que você, revendo seus valores.    


Perguntas que te movem:

Quais são os seus valores?

Como seus valores se encaixam com os seus propósitos de vida?

No próximo post você pode aprender a fazer um exercício simples, que vai te ajudar a identificar os seus valores: “5 passospara identificar seus valores pessoais.”

 Forte abraço.

Vera Lucia Silva


Imagem Pexels

Saiba Mais: Sinek, Simon, Comece pelo seu porquê [recurso eletrônico] Simon Sinek; tradução de Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Sextante, 2018

#Poderdovalorespessoais    #Saibaseuporquê      #Propósito    #Objetivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário