segunda-feira, 12 de abril de 2021

5 passos para diminuir a autossabotagem



 

Olá, tudo bem. :) 

Hoje, batemos um papo sobre a autossabotagem, um tema que pode interessar você.

Se você ainda não leu o post, onde falo sobre : Os quatro sinais que indicam que você está se autossabotando, recomendo a leitura, para que você compreenda os 5 passos que vou falar aqui.  Você pode acessar por aqui. 

Para este post, você confere nossas últimas dicas, com os 5 passos, que podem te ajudar a diminuir a autossabotagem e você começar a fazer o voo certo rumo aos seus objetivos. 😉


Alguns dos nossos posts relacionados:

Autoconhecimento é uma atitude 

5 benefícios por mudar hábitos ruins 

Saiba como definir metas SMART


Existem alguns passos bem simples, que você pode começar a fazer. São eles:  

Primeiro passo - Faça seu autoconhecimento, reflita profundamente, se os sinais indicados no último post, alguns deles ou todos eles não estão aí, presentes com você. 

Segundo passo- Se você já se avaliou com bastante sinceridade, coragem e identificou algo, esta é a melhor notícia pra você – é possível mudar um hábito, trocando um comportamento por outro!

Terceiro passo – Você já ouviu falar em afirmações positivas? Então, já foi comprovado por estudos científicos, que seu cérebro ouve e grava tudo o que você fala pra si mesmo. Imagine você soltando os leões pra cima de você mesmo? ☹  Então, bora começar agora mesmo a mudar sua fala sobre você mesmo.  Dessa forma, você vai estar aprendendo a trocar suas crenças negativas por crenças mais positivas – Afirme que você é uma pessoa capaz, que você é inteligente, uma pessoa merecedora, que tem propósitos e que sabe aonde quer chegar. Para facilitar este processo, você pode anotar no seu celular as suas afirmações de poder e novas crenças (Eu já faço isso há muito tempo e tem dado muito certo pra mim). Reserve um tempinho pra você e repita todos os dias as suas frases positivas em alto e bom som. Ouse você também e afaste a autossabotagem!

Quarto passo - Comece a organizar a sua agenda, reveja aqueles acordos que você fez consigo mesmo (a) e seja mais realista sobre eles. Pense sobre seus pontos fortes, que podem te ajudar a seguir em frente. Reveja os pontos a melhorar (Este é o momento certo pra isso!) Se estruturou uma meta super e mega difícil, é bem capaz que o seu autossabotador já esteja de plantão, esperando o momento certo pra te mostrar que você não consegue fazer como você disse que faria. Então, reveja suas metas, seus objetivos, se eles estão específicos e ajustados para ações mais simples e práticas de se fazer. Assim, eles serão alcançáveis.

Quinto e último passo - Cada vez que você alcançar uma meta, um objetivo pequeno que seja, aprenda a comemorar com entusiasmo (daqueles exagerados mesmo!) e traga mais gratidão pelo seu esforço, pela disciplina e dedicação. Estudos feitos pela ciência da Emotologia comprovam que nosso cérebro presta atenção e grava nossas emoções mais fortes. Agindo assim, seu cérebro também começará a registrar as suas conquistas como algo emocionalmente positivo, isso fará com ele comece a liberar mais substâncias da dopamina injetando mais bom humor, alegria e felicidade nas suas emoções, o que, consequentemente, te ajudará a entrar num ciclo de sentimentos mais positivos, aumentando o nível da sua autoestima e te afastando da autossabotagem.

 

Conclusão 

Parabéns para você, que chegou até o final deste artigo comigo!! Obrigada \0/

Reflita se faz sentido pra você as nossas dicas e responda pra você mesmo, quanto do seu tempo poderá ser empregado para fazer tais mudanças e diminuir a autossabotagem?

Se precisar de ajuda, conte comigo. ;)

Se você gostou do artigo, comente e compartilhe! 

Vamos ajudar mais pessoas a saber sobre a autossabotagem e como sair dela. 

 

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

 

Saiba mais:

Rosner, Stanley. O ciclo de autossabotagem: por que repetimos atitudes que destroem nossos relacionamentos e nos fazem sofrer. Ed. BesrSeller

Pesquisa sobre o cérebro: http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/entrevista_antonio_damasio.htm

Pesquisa sobre a Emotologia: http://www.cidadedocerebro.com.br/curso-de-emotologia.asp

http://divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt/372234.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Neurotransmissor

Filme Sabotagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Sabotage_(2014_film)

Imagens da Freepik 

#Autossabotagem   #4sinaisdaautossabotagem    #Procrastinar       #Desculpas     #Boicotar   

Nenhum comentário:

Postar um comentário