quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Como usar o feedback e o relacionamento interpessoal de forma simples e ter sucesso

 

“O Sucesso é a soma de

pequenos esforços repetidos dia após dia.”

Robert Collier

 






Olá, tudo bem. Espero que sim 😉

Então, muito já se falou sobre o feedback e o relacionamento interpessoal, que se tratam de ferramentas de comunicação importantes para qualquer pessoa, dentro ou fora do trabalho. Porém, são poucas pessoas que conhecem e sabem que essas duas formas de comunicação, elas podem ser usadas de forma bem simples no seu dia a dia.

Se você ainda não leu nada a respeito, saiba que você pode estar perdendo a oportunidade de alcançar sucesso naquilo que você faz, também por causa disso. 

Despertei sua curiosidade? Então, acompanhe.

Como todos sabemos e vale comentar, o sucesso é muito relativo!

Mas imaginemos numa questão do dinheiro. Você ganha um milhão de dólares pra gastar, no entanto, você está preso numa ilha deserta, sem comida e sem água.

Como fica o sucesso numa situação dessas?

No entanto, se você tiver uma informação, que você possa aplicar já, para o seu desenvolvimento pessoal e aprimorar a sua comunicação, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal, acho que isso pode te ajudar, né não?  

Quer saber mais?

Continue lendo o nosso artigo até o final e você ainda tem 2 dicas, pra colocar tudo isso em ação.






Relacionamento Interpessoal: Não critique, não condene, não se queixe.

As relações interpessoais, elas acontecem em qualquer ambiente, visto que quase tudo o que fazemos na vida, normalmente, envolvem pessoas na sua interação.

É muito importante que aprendamos a arte de relacionar bem com todas as pessoas. Sobre essa necessidade, Dale Carnegie, autor do livro, que virou um best-sellers internacional de todos os tempos “Como fazer amigos e influenciar pessoas” (Companhia Editora Nacional, 2016), tem um princípio, que é válido até hoje, “Não critique, não condene, não se queixe”. Em lugar de condenar os outros, procuremos compreende-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem.

Agindo assim, certamente você vai conquistar o interesse, a afeição e a amizade das pessoas, que estão aí, do seu lado.

 



E o feedback, o que seria Vera Lucia?

Então, o Feedback, eu já escrevi alguns artigos sobre este assunto, aqui pelo nosso blog. Se preferir, você pode começar lendo: Afinal, o que é Feedback e qual a sua importância.

Como pincelada, o feedback é uma resposta a um processo que foi feito, que nos ajuda a compreender como estamos desenvolvendo o nosso trabalho e o que podemos fazer para melhorar.  

Dentro das empresas, o feedback é usado pelos gestores, líderes para avaliar como está seguindo o trabalho dos seus profissionais.

O que eu acho legal desta ferramenta, é que qualquer profissional, também pode usar do feedback pra saber dos seus líderes, como ele está se saindo e, ainda avaliar o seu líder.  O feedback é uma via de mão dupla.

Interessante, né não?

Uma das importâncias do feedback é que esta prática desmistifica a ideia de que o líder, o colaborador, ou o funcionário, fez algo errado ou fracassou no seu objetivo.  

Estudando e pesquisando a programação neurolinguística, a PNL, fui reforçando este entendimento, de que não existe erros ou fracassos, ao contrário, o que existe são resultados da nossa comunicação.

Ou seja, nós sempre recebemos de volta, o que a nossa percepção já filtrou, como também, os resultados do nosso esforço, dedicação e empenho naquilo que estamos fazendo. Ou não.  

Esta é uma forma bem simplista de colocar, mas acho que falando assim, pode te ajudar a entender o que acontece, quando você está recebendo um feedback. Certinho?

Mas, vamos olhar alguns exemplos disso que eu estou te falando.





No seu trabalho você atendeu um cliente, que estava com algum problema para ser resolvido. Você atende e resolve, mas, ainda assim, o cliente não saiu com cara de muito satisfeito, no final de tudo.

O que será que aconteceu?

Neste caso, o seu líder que observou como você fez o acolhimento e acompanhou todo o seu tratamento, ele pode identificar que tenha faltado mais empatia e você tenha deixado de demonstrar para o cliente, que o problema dele, também era o seu problema.

Então, eis o processo de retroalimentação que o feedback provoca e no qual você vai receber informações e entender o que aconteceu.

Seria importante também, que o feedback fosse aplicado logo após o atendimento, pra que as observações do líder e sua memória estivessem bem frescas, para que a coisa toda funcione bem. 😉





Em outra situação, por exemplo, na sua casa, com sua família: Você fez um belo de um almoço, com um prato especial. Lá estava seu esposo, ou sua esposa, seus filhos e alguns amigos. No final da refeição, alguém comenta, descontraidamente, sobre o sal, que estava muito apurado e que na próxima vez, você poderia diminuir tal tempero.

Se você está prestando atenção a este artigo, você vai entender, que esta pessoa não está reclamando de você ou da sua comida.

Pelo contrário, ela está te dando um feedback!

Ela está te ajudando a melhorar o processo, muito embora, a questão de gosto, tempero, muito sal, ou sem sal, seja de cada pessoa. Tem pessoas que gostam de comida mais condimentadas, outras nem tanto.

Contudo, na próxima vez em que você for repetir, fazer o mesmo prato, tenho certeza que você vai lembrar, que alguém fez um comentou sobre o sal. Assim, o que você vai fazer? Vai prestar mais atenção na hora em que colocar o sal.

Ou seja, você vai conseguir ter mais sucesso no que você faz, quando exercitar o que você já sabe sobre o feedback e alinhando com as ideias de Carnegie, para aprimorar o seu relacionamento interpessoal! 😉




E por que é que eu estou trazendo especialmente esta dica, aqui no nosso blog, pra você?

Porquê eu aprendi tudo isso com a dor. Vai por mim, aprender dessa forma, aqui, é bem melhor ;(

Eu me recordo de uma experiência, que acho válido comentar... Eu trabalhei muito tempo numa mesma empresa, e por ter me desenvolvido lá dentro, crescido tecnicamente eu tive a oportunidade de ser indicada para assumir a gestão de um departamento novo. Nisso, contamos com o apoio de uma consultoria de mercado, que prestou assessoria em uma parte do projeto e ficou incumbida de remanejar outros funcionários para este setor. Teve um dia, marcado para os nossos encontros, a consultora (vamos deixar nomes de fora, pra não expor ninguém, tá), ela nem bem chegou na minha sala e foi logo soltando a bomba: Sabe Vera Lucia, que eu estou tendo muitas dificuldades pra fechar a sua equipe, e é pelo fato de ninguém gostar de trabalhar com você.

Imagine uma pessoa absolutamente sem nenhum preparo sobre feedback ou que sequer tinha consciência da importância do relacionamento interpessoal. Imaginou? Então, eu era assim.  De primeiro eu tentei intimidar a consultora, querendo saber quem eram esses funcionários que haviam dito aquilo! Por que? Como? De que forma?...Que absurdo!!!  O que que eu tinha feito para essas pessoas? (Esse é um comportamento de culpa, um tema para um outro post).

Bom, fato é que algum tempo depois, conseguimos, finalmente, formar uma equipe pra trabalhar juntos.

Contudo, o meu comportamento sobre aquela situação, nada profissional, ainda permaneceu gravado da minha memória por muito tempo. Tive pesadelos terríveis, pois a única reação que consegui manifestar foi ficar indignada! Dó mesmo, eu tive foi do meu esposo, que aguentou minhas lamurias e ressentimentos por semanas, reclamando da consultora: Quem ela pensava que era; onde já se viu, dizer que ninguém queria trabalhar comigo; e blá..blá...blá..

Tem uma cena do filme do Hulk (2003), "Hulk vs Helicópteros", no qual ele detona os helicópteros, que estão perseguindo ele, soltando toda a sua raiva e frustração. Então, foi assim que eu me senti. kkkkk  



Mas pensemos juntos, e se naquele momento, eu tivesse pedido um feedback para a consultora, em vez de me queixar, criticar e condenar?

Se eu tivesse pedido um feedback, buscando uma solução, do que eu poderia fazer, para que aqueles funcionário pudessem mudar de ideia a meu respeito,  certamente eu teria evitado todo aquele sofrimento e teria ganho muito mais aprendendo sobre mim mesma e até entenderia como as pessoas me enxergavam no meu trabalho. Amizades e colegas eu sempre tive, mas será que elas gostavam da forma como eu trabalhava? Será que eu era uma profissional, já com qualidades para liderar aquela equipe, que estava sendo formada? Será que as pessoas, de verdade não estavam inseguras em deixar o certo pelo duvidoso?

Então, foi muito tempo depois, fazendo o meu desenvolvimento pessoal, foi que eu aprendi que tanto o feedback como o relacionamento interpessoal são essenciais para sermos bem sucedidos, onde estamos e no que fazemos. Contudo tem uma forma correta para serem aplicados e sortirem outro resultado.  Agem igual a uma porta aberta e nos oportuniza a melhorar as nossas atitudes e nossas relações, seja com clientes, com nossos colegas ou com nossos familiares. Quando aprendemos a usar, só temos a ganhar. Se não soubermos, a porta fica fechada.

 

E como você pode aplicar de forma simples o relacionamento interpessoal e o feedback de modo a ter sucesso no que faz.

Já vimos que tanto o relacionamento interpessoal como o feedback, ambos podem ocorrer o tempo todo em nossas interações, dentro ou fora da empresa, em qualquer lugar, basta a gente estar consciente disso, pra que a coisa toda corra a mil maravilhas, certo?

Então, acompanhe as 2 dicas, que você pode aprender (se é que você ainda não sabe), elas vão te ajudar a ter sucesso no que você faz. Vai por mim 😉

Vamos lá?

Primeira dica: #Aprenda a escutar ativamente na hora de receber o feedback. Gente é muito básico isso! Mas lembrando, que muitas pessoas, elas têm grandes dificuldades para escutar, enquanto a outra pessoa está falando. E para escutar, é necessário que você pare de tentar formular uma resposta na sua mente, ou ficar elaborando desculpas, sem antes ter ouvido tudo o que a outra pessoa tem pra te dizer.

Existe uma técnica pra isso – que é a escuta ativa. Pra que você escute ativamente, com o intuito receber um feedback e criar um ótimo relacionamento com a outra pessoa, busque prestar atenção de forma generosa. Esteja aberta e mostre interesse.   

Na mesma técnica, busque prestar atenção aos detalhes, atente a pistas não-verbais, que te ajudam a escutar melhor: olhe nos olhos da pessoa (não precisa encarar, apenas olhar), como está o tom de voz, a postura do corpo, em algum deles mostra sinais de ansiedade? A pessoa está tranquila ou não? Agindo assim, você também irá captar até que ponto o que a outra pessoa está te dizendo, está sendo baseado no que ela observou de fato ou é achismo. rrrrss

Lembrando que 55% da nossa comunicação, incluindo a mensagem, é feita pelo não verbal. Anote aí. 😉

Segunda dica: #Aprenda a interagir de modo positivo. Então, já ficou comprovado por estudos que nosso cérebro tem a tendência a ser negativo. Isso é herança do cérebro reptiliano, que exerce o papel de nos proteger. Com este cérebro agindo, ou batemos ou corremos das situações, ainda que seja apenas uma chamada de atenção. Entende? Então, se sabemos que temos esse comportamento, e que ele, muitas vezes é involuntário, somos nós que temos que ficar atentos e saber driblar isso.   Lembra, no nosso segundo exemplo, alguém falou do tanto de sal, no prato que você fez?  Então, busque interagir de modo positivo, sem tentar dar o troco na pessoa.  Pergunte mais para as pessoas! Pergunte para seus filhos, - se além de ver o sal, quem sabe você poderia colocar menos pimenta da próxima vez? Se você agir assim, você mostrará interesse sobre o que a pessoa está te falando (não entenderá ou receberá como uma crítica pessoal) e a pessoa se sentirá importante. Quer conquistar mais amigos e se relacionar bem com as outras pessoas? Então, faça a outra pessoa sentir que ela é importante.


Conclusão

Escutando ativamente durante o feedback e interagindo de forma positiva, deixando a crítica, a condenação e a queixa de lado em seus relacionamentos interpessoais, são atitudes simples, que podem te ajudar. Tudo isso irá aprimorar a sua comunicação e será de grande contribuição, também para o seu desenvolvimento pessoal.

Quanto ao sucesso, lembre-se do recado do autor Robert Collier :  

“O Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.”  Só depende de você! 😉

Você também já teve alguma experiência, na qual deu ou recebeu um feedback? Se sim, comente com a gente como foi.

Como anda os seus relacionamentos interpessoais, tá tirando um dez com sua família, colegas e seus amigos?

Espero que as minhas experiências e essas dicas te ajudem, ou que agregue algo novo! Veja se valeu para você. 

Se você gostou deste post, comente e compartilhe nas suas redes sociais! 

 

Forte abraço e Sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas; Tradução Fernando Tude de Souza. – [53. Ed.] – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2016.

#Feedback   #Relacionamentointerpessoal    #Desenvolvimentopessoal   #Sucesso    

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