terça-feira, 22 de setembro de 2020

Dica de leitura: O homem é aquilo que ele pensa

 




Olá, tudo bem. Espero que sim ;) 

Você costuma monitorar os seus pensamentos? Já ouviu falar que, em média, um ser humano tem cerca de 6.200 pensamentos diários? Recentemente, em novas pesquisas, esses dados já mudaram, e cientistas da neurociências atestam que chegamos a ter cerca de 70.000 pensamentos dia!

Mas, o que você acha da ideia, de que você ser o resultado de todos os seus pensamentos?  

A coisa ficou mais complicada?

Então, é pra tirar você dessa incógnita e te ajudar a pensar melhor, eu trouxe uma dica muito especial para este post.

Comento do livro “O homem é aquilo que ele pensa”, do escritor, filósofo e poeta inglês, James Allen.

O livro de Allen é uma daquelas experiências de leitura, que eu chamo de prazer em aprender, porque ela é impactante, cativante e reveladora. Um livro de 70 páginas, e que nos demonstra de uma forma clara e com uma linguagem simples, como estamos escolhendo, incentivando os nossos pensamentos e como eles acabam moldando a nossa vida.   

Esquece essa coisa de contar pensamento. Falo da qualidade do pensar! Da mudança de atitude no pensar, que o livro nos brinda.  

Para o autor, de nada adianta culpar as circunstâncias que acontecem em nossas vidas, porque somos nós mesmos os responsáveis por elas.  Você e eu, somos, literalmente, herdeiros dos resultados dos nossos pensamentos. E mais, tratemos de cuidar deles, visto que deles dependerão a nossa felicidade, saúde e abundância.

O conteúdo do livro é, realmente, interessante, nos leva a fazer uma reflexão profunda da importância de ter domínio dos nossos pensamentos e acho que todo mundo, que tem verdadeiro interesse no seu desenvolvimento e crescimento pessoal, deveria ter a oportunidade de conhecer e ler este livro.

Pela mesma água em que bebeu dos seus pensadores favoritos, como:  Jesus, Buda, Emerson, Shakspeare, Milton, Lao-Tse e Whitman, este autor inglês nos revela suas conclusões, levando-nos a confrontar com um dos nossos maiores complexos, como seres humanos  - o pensamento.

Contudo, Allen, ao contrário de dar poder ao pensamento, resgata esta capacidade e entrega de bandeja pra nós. Não antes de enfatizar alguns conselhos, resultados das suas meditações e experiências:

– O domínio dos nossos pensamentos será possível, de acordo com a nossa conduta, objetivos, metas, sonhos e ideais;  

- Somos o que nós pensamos;

-O pensamento está sujeito a causa e o efeito;

-O pensamento é para ser cuidado, como se fosse uma semente, que é plantada na terra. Mas, ai, ai, do que a pessoa plantar e semear, porque na certa colherá. Seja bom ou mau. É simples assim.

O livro foi divido em sete tópicos, e de cada um eu trouxe uma frase, pra te inspirar a começar a refletir a quantas anda o domínio dos seus pensamentos e pra você, que gostaria de mudar a forma de pensar, não perder mais tempo e começar já.




Vamos lá:


1-   Pensamento e caráter: Seu caráter não passa da soma total de todos os seus pensamentos.

 

2-   Efeito dos pensamentos sobre as circunstâncias: O homem é golpeado pelas circunstâncias enquanto acredita ser ele próprio o produto de condições externas, mas quando compreende que representa uma força criativa e que pode dominar o solo oculto e as sementes de seu ser dos quais brotam as circunstâncias, torna-se o legítimo senhor de si próprio.

 

3-   Efeito do pensamento sobre a saúde e o corpo: O corpo é o escravo da mente. Ele obedece às operações da mente, quer elas sejam deliberadamente escolhidas ou automaticamente manifestadas.

 

4-   Pensamento e objetivo: A maioria das pessoas deixa que o barco do pensamento vogue “à deriva” no oceano da vida. A falta de objetivo é um vício, e semelhante deriva deve cessar para todo aquele que quiser desviar-se da catástrofe e da destruição.

 

5-   O fator-pensamento na realização: O homem só pode subir, conquistar e realizar, elevando seus pensamentos.

 

6-   Visões e ideais: Sonhe sonhos altos, e você há de se transformar naquilo que sonhou. Sua Visão é a promessa do que um dia você será; seu Ideal é a profecia daquilo que você um dia, finalmente, revelará. Sonhos são os brotos das realidades.

 

7-   Serenidade: Quanto mais tranquilo um homem se torna, maior o seu sucesso, sua influência, sua capacidade para o bem.

Enfim, se somos o que pensamos e embora os pensamentos possam nos impactar, com avalanches automáticas de ideias, temos total capacidade de buscar ter domínio sobre eles.

Nossa felicidade, relacionamentos, conquistas e sonhos dependem de como cultivamos os nossos pensamentos.

 

Espero que este post possa te ajudar. 

Comente no blog o que achou do post. Se gostou, compartilhe. ;) 

 

Sucesso, Saúde e felicidade! Você pode mais.


Vera Lucia Silva  


Saiba mais:

Allen, James, 1864-1912.

O homem é aquilo que ele pensa / James Allen ;

tradução Gulnara Lobato de Morais Pereira. — 2. ed. — São

Paulo: Pensamento, 2016.

https://hypescience.com/quantos-pensamentos-temos-por-dia/

https://zap.aeiou.pt/quantos-pensamentos-pessoa-dia-ciencia-um-numero-335713

Você pode acessar por este caminho abaixo, o livro em PDF:

https://doquanticoaocosmico.com/wp-content/uploads/2019/03/o-homem-e-aquilo-que-ele-pensa-james-allen.pdf

Imagem da Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário