terça-feira, 22 de setembro de 2020

Os 4 pilares da comunicação não-violenta

 



 

Olá, tudo bem. Espero que sim;)

 

Você sabia, que a comunicação não-violenta pode te ajudar no aperfeiçoamento da sua comunicação e melhorar os seus relacionamentos interpessoais? Sabia também, que muitas pessoas por desconhecer este conceito e não exercitar, acabam boqueando interações saudáveis, deixando de fazer parcerias e realizações de sucesso? 

Muitas vezes, o que acontece é que você pode até se achar uma pessoa bacana, também pode ter um excelente currículo, mas, a sua comunicação e seu modo de tratar com as pessoas, pode estar deixando muito a desejar. 

Isso prejudica a sua caminhada, acaba levando pra longe de você os seus sonhos e o  alcance de seus objetivos. 

Você já pensou seriamente sobre isso?

Quer saber mais? Continue lendo o nosso post até o final.

Então, para este post, você vai saber o que é a Comunicação Não-Violenta e os quatro pilares, que abarcam este tipo de comunicação. 

A comunicação não-violenta se trata de uma metodologia para investirmos numa comunicação não conflituosa e mais empática, ou seja, nos colocar no lugar da outra pessoa, entendendo seus motivos e razões para se comportar de tal maneira.  

Com a comunicação não-violenta, aprendemos a nos relacionar com as outras pessoas de forma mais autentica, com segurança e sendo menos reativos o tempo todo. Este tipo de comunicação gera um relacionamento entre iguais. 

Este tipo de comunicação permite compreendermos as necessidades da outra pessoa e deixar claro as nossas também.

O termo “comunicação não-violenta” foi criado pelo psicólogo americano Rosenberg Marshall, na década de 1960, e, em 2006 seu livro foi lançado com o mesmo título.

O livro de Marshall se transformou em um verdadeiro best-seller internacional, porque acompanha, e reforça um novo método de resolução de conflitos, podendo ser trabalhado dentro ou fora de qualquer organização e por qualquer pessoa.

Quando aprendemos a nos comunicar e se relacionar por este método, ganhamos a oportunidade de estreitar vínculos de amizade, consideração e respeito pelas outras pessoas.

Seja na área pessoal ou profissional. Você só tem benefícios quando avalia e muda sua comunicação!

Para Marshall, a comunicação não-violenta está no cerne do coração e por isso, a pessoa, primeiro assume seus sentimentos, para em seguida poder se conectar ao outro.

 


E quais são os 4 pilares da comunicação não-violenta de Marshall?


Confira abaixo, os detalhes sobre cada um:

1-  Pilar da consciência

Qualquer mudança interna exige autoconhecimento, concorda?

Portanto, antes de aplicar a comunicação não violenta, é preciso olhar para si mesmo sem julgamentos e identificar suas forças e fraquezas.

Ou seja, avaliar como tem sido a sua comunicação com você mesmo e com os demais, tendo como guias a colaboração, compaixão, autenticidade e coragem.

 

2-  Pilar da linguagem

A linguagem – seja ela verbal ou não verbal – tem o poder de unir ou afastar as pessoas, de gerar e solucionar conflitos.

Entender essa máxima é essencial para praticar a CNV, pois a linguagem está no cerne de qualquer tipo de comunicação, viabilizando a transmissão de uma mensagem e a troca de informações.

Daí a importância de pensar não só antes de agir, mas também antes de falar.

Procure avaliar o efeito das suas palavras sobre as pessoas ao seu redor.

 

3-  Pilar da comunicação

Depois de assimilar os possíveis impactos da linguagem, é necessário saber como pedir e como ouvir.

Vale começar nos perguntando se estamos, de fato, ouvindo, ou apenas esperando a nossa vez de falar e tentar convencer os demais de que nosso ponto de vista é o correto.

Tenha em mente que opiniões distintas são comuns e que não precisam se tornar pretexto para um conflito.

Você não precisa concordar com todos e nem todos precisam concordar com você.

Se todos respeitarem a opinião alheia, já estarão na metade do caminho para encontrar uma solução eficiente.

 

4-  Pilar da influência

Essa última etapa tem a ver com aceitar que nem tudo está sob o nosso controle, e dividir o poder com quem está ao nosso redor.

Se pararmos para pensar, veremos que muitos conflitos não terminam porque os envolvidos querem os meios de influência somente para si, querem dominar os demais.

Quando aprendem a partilhar esse controle, cada um pode assumir sua responsabilidade e, junto aos demais, construir uma solução viável.


Concluindo, se você quer ter mais sucesso nos seus relacionamentos interpessoais, comece agora, analisando sua comunicação, se esses quatro pilares estão presentes.

Se já estão, parabéns, porque você já está pronto para alcançar o seu sucesso!

Se não estão, bora conhecer mais sobre este assunto e exercitar uma comunicação não violenta. Lembrando, que seu sucesso pessoal e profissional, também dependem disso.

 

Espero sinceramente, que este artigo possa te ajudar. Comente com a gente e compartilhe. ;) 

 

Forte Abraço e Sucesso!

 

Vera Lucia Silva

 

Saiba mais:

Rosenberg. Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais I Marshall B. Rosenberg; [tradução Mário Vilela]. - São Paulo: Ágora, 2006.

 

Gostaria de ler este livro em PDF? Baixe pelo link abaixo:

http://www.icomfloripa.org.br/wp-content/uploads/2016/03/Comunicac%CC%A7a%CC%83o-Na%CC%83o-Violenta.pdf


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