“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”
Talvez, você já deva ter ouvido falar ou já leu a respeito da Madre Tereza de Calcutá.
Madre Tereza ficou conhecida pela dimensão da sua obra. Ela, desde muito jovem , iniciou um caminho de solidariedade ao próximo, imbuída pela generosidade na doação do seu amor e caminho perpetuado pela ação de ajuda humanitária.
Madre Tereza, autora da célebre frase “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz” nos deixou um dos maiores legados, perpassando sua infinita capacidade de acolher aos mais necessitados e na atitude de compartilhar da sua gentileza.
E o que podemos aprender com Madre Tereza, em outros contextos, por exemplo dentro das empresas?
A partir dessa belíssima referência, também é possível refletir o conceito da gentileza em outros contextos e descobrir o poder que há por detrás desta palavra, que a princípio nos parece tão simples.
No dicionário de sinônimos, a GENTILEZA, similarmente refere-se a: amabilidade, delicadeza, elegância, delicadeza e distinção.
Quando nos relacionamos de modo mais gentil, dando o primeiro exemplo e estimulando nossa família e nossas equipes de trabalho a terem tal atitude, certamente isso reflete e nos remete a ganhos exponenciais de retorno, seja pela fidelização dos nossos clientes ou pela melhoria dos nossos relacionamentos.
Outro exemplo, no mundo corporativo, vem da empresa holandesa de pesquisa - Trendwatching - que sugere quatro dicas, para ações de gentileza e generosidade com os clientes:
Vamos saber quais são?
1. CO-Doação
Começar com responsabilidade social, caridade e colaboração intelectual a favor de boas causas. A internet é o meio utilizado para incentivar clientes a sugerir formas de ajudar o próximo. Assim, um indivíduo doa a ideia para uma empresa, que repassa para a sociedade.
2. Manifestações afetivas
Distribuir produtos para o cliente, e não estão falando de amostras grátis. A ideia é aproveitar uma data comemorativa, por exemplo, e presentear o cliente com produto pelo qual ele pagaria-nos outros dias do ano.
3. Experimentação
Facilitar para que o cliente teste os produtos antes da compra. Esta é a melhor maneira de conquistar clientes: deixando que ele escolha a sua empresa por experiências pessoais, e não pelas mensagens que você manda.
4. Atos aleatórios de gentileza
Portanto, seguindo o exemplo inegável de Madre Tereza de Calcutá e reformulando atitudes em relação às pessoas com quem convivemos, seja na família, no local de trabalho, na comunidade ou adotando novas ações com parceiros e clientes, quando há gentileza é certeza de colhermos resultados positivos, visto que somos pessoas... As dicas, simplesmente ensina como ser gentil por meio de ações concretas. .. Por outro,lado, somos pessoas emocionais e apreciamos a cordialidade e a amabilidade quando somos acolhidos em qualquer lugar.
Praticando a gentileza, criamos relacionamentos mais saudáveis e muito mais duradouros.
E você, de que forma pratica a gentileza na sua empresa e junto às pessoas que lhe são importantes?
Um abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
Conheça o Blog Encontro da Moda – fonte pesquisada sobre a
http://encontrodamodasp.blogspot.com.br/2010/09/lojistas-gentileza-e-generosidade.html
Olá Verinha saudades! esse livro realmente é muito bom, adorei! bj GiCruz
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