A “Teoria de Maslow” explica, que existem vários fatores que motivam uma pessoa no desenvolvimento do trabalho.
Olá, tudo bem
Muitas empresas tem se empenhado no trabalho de fidelização do cliente, para garantir que ele continue a comprar seus produtos e utilizar dos seus serviços. Não é verdade?
E grande parte deste esforço, certamente está centrada no departamento de marketing, que planeja suas estratégias, baseadas nas pesquisas que faz para conhecer o cliente e conhecer, principalmente seus hábitos de consumo. Você, concorda comigo?
Contudo, também existe outras formas de garantir o sucesso da empresa, criando um verdadeiro relacionamento com o cliente pelo seu atendimento.
Você já leu algo a respeito deste assunto?
Um verdadeiro relacionamento, por exemplo, significa mostrar eficiência de organização e respostas às solicitações feitas pelo cliente, comprovando que ele realmente é importante para os negócios da empresa. Sem cliente uma empresa não vive.
Com efeito, uma das premissas fundamental está em saber se a sua equipe de relacionamento, além de capacitada, também está motivada para atender bem e fidelizar nos contatos que tem com o cliente.
Tá afim de saber um pouco mais sobre a relação do desempenho do atendimento, com e a Teoria de Maslow?
Continue lendo o nosso post, até o final.
Faça você mesmo o teste - Analise e responda as “9 questões alto desempenho do atendimento” abaixo:
1. Os atendentes sabem quais são suas tarefas e o que estão fazendo?
2. Os atendentes sabem por que é necessário fazer tal procedimento?
3. Os atendentes sabem quais os objetivos e metas do seu setor?
4. Os atendentes demonstram interesse pelo cliente?
5. Os atendentes demonstram e passam confiança no seu contato com o cliente?
6. Os atendentes comunicam-se de modo positivo?
7. Os atendentes são contribuidores da equipe?
8. Os atendentes são acolhedores?
9. Os atendentes gostam de atender pessoas?
Se depois de feita uma análise e o resultado das respostas for um percentual alto e positivo, você realmente está com uma equipe que sabe como o setor de atendimento funciona e está altamente motivada para garantir o sucesso do cliente e da empresa. Parabéns!
Caso ocorra o contrário, com grande parte das respostas for um “Não”, pode significar entre outras coisas: A equipe precisa de mais suporte técnico, mais informação, ser feito um trabalho maior de integração entre o grupo, inclusive, um forte trabalho focado na motivação interna.
Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, que criou uma das mais importantes teorias no campo motivacional – Teoria de Maslow - explica que existem vários fatores que motivam uma pessoa no desenvolvimento do trabalho.
Os colaboradores também têm necessidades de natureza social e psicológica.
Podemos citar: a necessidade de trabalhar num ambiente limpo, seguro e bem organizado. A necessidade de manter relacionamento saudável entre os colegas. A necessidade de ser valorizado e elogiado por seus resultados positivos, isso benefica a sua autoestima profissional. Outro exemplo, ser chamado à atenção de modo adequado quando algo sai errado, porém com respeito, com uma critica construtiva, também contribui para a elevação da sua autoestima. E por último, porem não menos importante, estimular a auto-realização pessoal com a participação do colaborador em projetos mais desafiadores e criativos.
Conclusão, esses são alguns fatores intangíveis da motivação, porem ao responder as nove questões e avaliar o percentual total de resposta, você vai identificar qual o item que sua equipe mais precisa para realizar um trabalho de alto desempenho no atendimento e relacionamento com seu cliente.
Quais outras questões que você acrescentaria nesta lista e que levariam a sua equipe a obter alto desempenho e sucesso com o cliente?
Um abraço e até a próxima.
Vera Lucia Silva
Saiba Mais:
Maslow, Abraham H. Maslow no gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualimark, 2000
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