terça-feira, 14 de agosto de 2012

Busque alto desempenho no seu atendimento


A “Teoria de Maslow” explica, que existem vários fatores que motivam uma pessoa no desenvolvimento do trabalho.



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Olá, tudo bem

Muitas empresas tem se empenhado no trabalho de fidelização do cliente,  para garantir que ele continue a comprar seus produtos e utilizar dos seus serviços. Não é verdade? 

E grande parte deste esforço,  certamente está centrada no departamento de marketing, que planeja suas estratégias, baseadas nas pesquisas que faz para conhecer o cliente e conhecer, principalmente seus hábitos de consumo. Você, concorda comigo?

Contudo,  também existe outras formas de garantir o sucesso da empresa, criando um verdadeiro relacionamento com o cliente pelo seu atendimento.   

Você já leu algo a respeito deste assunto? 

Um verdadeiro relacionamento, por exemplo, significa mostrar eficiência de organização e respostas às solicitações feitas pelo cliente, comprovando que ele realmente é importante para os negócios da empresa. Sem cliente uma empresa não vive. 

Com efeito, uma das premissas fundamental está em saber se a sua equipe de relacionamento, além de capacitada, também está motivada para atender bem e fidelizar nos contatos que tem com o cliente.


Tá afim de saber um pouco mais sobre a  relação do desempenho do atendimento, com  e a Teoria de Maslow? 

Continue lendo o nosso post, até o final.

Faça você mesmo o teste - Analise e responda as “9 questões alto desempenho do atendimento” abaixo: 

1.    Os atendentes sabem quais são suas tarefas e o que estão fazendo?

2.    Os atendentes sabem por que é necessário fazer tal procedimento?

3.    Os atendentes sabem quais os objetivos e metas do seu setor?

4.    Os atendentes demonstram interesse pelo cliente?

5.    Os atendentes demonstram e passam confiança no seu contato com o cliente?

6.    Os atendentes comunicam-se de modo positivo?

7.    Os atendentes são contribuidores da equipe?

8.    Os atendentes são acolhedores?

9.    Os atendentes gostam de atender pessoas?

Se depois de feita uma análise e o resultado das respostas for um percentual alto e positivo, você realmente está com uma equipe que sabe como o setor de atendimento funciona e está altamente motivada para garantir o sucesso do cliente e da empresa. Parabéns!

Caso ocorra o contrário, com grande parte das respostas for um “Não”, pode significar entre outras coisas: A equipe precisa de mais suporte técnico, mais informação, ser feito um trabalho maior de integração entre o grupo, inclusive, um forte trabalho focado na motivação interna.

Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, que criou uma das mais importantes teorias no campo motivacional – Teoria de Maslow - explica que existem vários fatores que motivam uma pessoa no desenvolvimento do trabalho.

Os colaboradores também têm necessidades de natureza social e psicológica.

Podemos citar: a necessidade de trabalhar num ambiente limpo, seguro e bem organizado. A necessidade de manter relacionamento saudável entre os colegas.  A necessidade de ser valorizado e elogiado por seus resultados positivos, isso benefica a sua autoestima profissional. Outro exemplo, ser chamado à atenção de modo adequado quando algo sai errado, porém com respeito, com uma critica construtiva, também contribui para a elevação da sua autoestima.  E por último, porem não menos importante, estimular a auto-realização pessoal com a participação do colaborador em projetos mais desafiadores e criativos.  

Conclusão, esses são alguns fatores intangíveis da motivação, porem ao responder as nove questões e avaliar o percentual total de resposta, você vai identificar qual o item que sua equipe mais precisa para realizar um trabalho de alto desempenho no atendimento e relacionamento com seu cliente.

Quais outras questões que você acrescentaria nesta lista e que levariam a sua equipe a obter alto desempenho e sucesso com o cliente?
Espero que este post tenha ajudado.


Um abraço e até a próxima.

Vera Lucia Silva


Saiba Mais: 
Maslow, Abraham H. Maslow no gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualimark, 2000

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