quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

3 atitudes destruidoras que impedem avanços no seu desenvolvimento pessoal

 



Olá, tudo bem.

Fazendo o meu próprio desenvolvimento pessoal, já há quase dez anos, aplicando alguns treinamentos e conversando com pessoas próximas, eu já observei muito e acho que algumas dicas pode ajudar você, que está interessado ou interessada em iniciar o seu desenvolvimento pessoal ou também, para aquelas pessoas que já estão no meio da estrada.

Existem algumas atitudes, que eu chamo de destruidoras, porque podem bloquear os seus avanços.

Por exemplo, existem pessoas, que ao iniciar o seu desenvolvimento pessoal, começam a acreditar que acharam a pedra filosofal, onde encontrarão respostas para tudo na vida. Com isso, rumam, como se estivessem sozinhas, descartando colegas de trabalho, amigos e até familiares, que ainda não fazem o seu próprio desenvolvimento e nem sequer sonham com isso.

E não é bem assim.  

O desenvolvimento pessoal é somente uma das áreas do desenvolvimento humano.

Também, tem aquela outra, que limita seu grupo de amigos, mantendo alguns, apenas por interesses próprios, porque já estão fazendo o seu desenvolvimento pessoal e acredita que ter algo em comum é o suficiente.  

Um outro perfil corriqueiro, é aquele que nem bem a pessoa começa a se desenvolver e já sinaliza um monte de obstáculos. O principal deles, é o que ela que não tem dinheiro para arriscar nesta empreitada.  

Você conhece alguém assim?

Então, com esses comportamentos, essas pessoas estão indo na contramão de quem quer se dar bem na vida. Se elas sonham, um dia, ter uma boa colocação no trabalho, empreender, alcançar independência financeira, ter mais liberdade de horário para curtir a família e os amigos, ou se querem mesmo alcançar sucesso no que fazem, penso que essas dicas podem ajudar a refletir.

Continue lendo, para saber quais atitudes são essas. 




Saiba quais são as 3 atitudes destruidoras que impedem os avanços no seu desenvolvimento pessoal e aprenda a eliminar essas desculpas de cara.

1-    Atitude do “Eu equipe” o arrogante:  Não é somente dentro da empresa, que esta atitude deve ser evitada.

A pessoa que se propõe a melhorar seu comportamento, inovar ideias e ter diferencial, deve sempre lembrar que o fato de fazer uma faculdade, um curso importante ou um treinamento que tenha despendido alto investimento, ainda assim, não significa que passou a ser melhor do que as outras pessoas e de que todas as soluções já estão com ela.

Já ouviu aquela história de quem tem um martelo na mão, tudo vira prego? 

Então, quando a oportunidade de trazer mais conhecimento para sua vida, significa que deve aproveitar bem a ocasião para aprender algo novo e agregar mais aprimoramento para suas habilidades pessoais ou profissionais.

Evite a arrogância, que também significa a altivez exacerbada.

A equipe de uma só pessoa costuma afastar outras que estão ao seu redor.

Esta é uma atitude mais comum do que a gente pensa. Fuja disso e use o seu desenvolvimento pessoal para jogar junto!

 

2-    Atitude de cultivar apenas amigos que tenham somente os mesmos interesses que o seu e não atuar em rede: Esta atitude, que na verdade são duas, com certeza são como dar um tiro no próprio pé.

Recentemente recebi no meu e-mail da Web Summit 2020 (Midiaria), empresa que cuida de marketing, tecnologia e inovação global, na qual eles indicaram um artigo do chinês Eric Yuan, no mínimo interessante.

Para quem ainda não conhece, Eric Yuan é o fundador da Zoom, empresa que trabalha com ferramentas de videoconferências, e que deu um bum no mercado, devido a Covid-19. (Gostaria de conhecer este super empreendedor, você pode ler aqui, uma matéria, na internet sobre este fenômeno).

Bom, desculpa, mas não vou falar sobre o negócio da Zoom, porque não entendo e não é bem a minha praia, quero falar sobre o artigo, que a Mediaria me enviou um link, intitulado “A nova cara do futuro”, no qual Yuan fala sobre as tendências para os novos profissionais. 

Segundo Yuan, estão surgindo, cada vez mais, os profissionais híbridos, ou seja, profissionais que vão atuar, mais em casa, e só deslocarão para o local de trabalho em alguns dias. Se quiser conferir, leia por aqui. 

Então, imagine quando você começar a fazer o desenvolvimento pessoal e eliminar pessoas que não tem afinidade, ou são de áreas diferentes que a sua e/ou não fazem o que você faz?

Isso não será algo muito inteligente a fazer, porque, cada vez mais, dependeremos das pessoas com quem trabalhamos, vamos precisar ter mais interconexão. Porque estaremos totalmente no âmbito virtual!

Lembrando, que já falamos da importância de fazer o seu networking, onde você amplia suas possibilidades aprendendo a se relacionar, criando uma rede de pessoas, que você pode ajudar em algum momento e ser ajudado por elas.

Seja com alguma informação específica da sua área, alguma técnica que você precise aprender, indicação de vaga, talvez, uma mentoria. Quem sabe?  Esteja você ou esta pessoa empregada. No nosso blog tem uma série completa sobre marketing e falo também sobre o networking. Leia aqui.  

Se você pensa no seu desenvolvimento pessoal pode ser uma boa estratégia começar a diversificar os seus interesses e aprender a criar uma rede forte. Isso te garantirá resultados positivos mais para frente. Vai por mim. 😉

 

3-     Atitude de pensar que precisa de ter muito dinheiro para investir no seu desenvolvimento pessoal e não começar a fazer nada: Falei no primeiro item, sobre a necessidade de investir em você, claro que isso é fundamental. 

     Precisamos, eu, você e um montão de gente, de ter dinheiro para reforço na nossa caminhada. Investir significa buscar valorização, obtendo mais conhecimento, agregando novas habilidades e aprendendo técnicas para outras competências e alta performance no que você já faz. Parte disso, é se atualizar continuamente e obter mais capacidade para a sua empregabilidade.

Contudo, existem também, inúmeras outras maneiras de se fazer isso, sem que precise, necessariamente, tirar dinheiro do bolso. Até porque o momento está propício a mantermos reservas, seja elas pequenas ou não. 

Você concorda comigo?

Então, você pode buscar por sites de especialistas, que tratam em seus artigos de temas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Já indiquei por aqui vários sites super recomendadíssimos, que você deveria conhecer. Acesse este post por aqui e saiba quais são eles.   

Você também pode assistir a palestras  pelo Youtube, como as do TED. Para isso, basta colocar no buscador da Google sobre o que gostaria de aprender ou saber mais.

Livros!! Sou suspeita pra falar sobre livros! Eu sou daquelas leitoras que tem paixão pelos livros e amo ler! Para mim, além de companheiros para absorver nova cultura, como manter uma mente mais sadia e positiva, os livros são ferramentas fantásticas para esta jornada de aprendizado, que é fazer o desenvolvimento pessoal.

Fiz um post muito especial, no qual você encontra dicas de vinte livros, que pode te ajudar no seu desenvolvimento. Leia por aqui.

Você também encontra livros em PDF pela internet e com temas variados. Por exemplo, temas ligados a psicologia, motivação pessoal, espiritualidade, assertividade, finanças, saúde e muitos outros.

Lembrando dos ebooks gratuitos! Eu busco muito por ebooks gratuitos, porque isso me ajuda, quando preciso me atualizar sobre algum tema novo, ou para complementar algum estudo.  Você, só precisa ter muito cuidado na hora de acessar os sites e preencher certos formulários, para não cair em golpes. Afinal, em alguns deles, você tem que cadastrar outros dados seus, além do seu e-mail, para adquiri-los. Tá?!

 

Conclusão

Ao começar o seu desenvolvimento pessoal evite a todo custo essas três atitudes destruidoras, que truncam você e impedem seus avanços.

Integre seus amigos, familiares e colegas ao que você está aprendendo, independendo do que eles já sabem ou tenham interesse ao que você faz. Talvez, agindo assim você consiga engajar mais pessoas para buscar o próprio desenvolvimento.  

Não banque o arrogante e mantenha os pés no chão. Lembre-se de passar a bola para os outros jogadores, assim os gols acontecem. Podem ganhar o jogo de goleada!  

Compartilhe o que já aprendeu e busque saber o que as outras pessoas podem te ensinar.

Diversifique seus interesses e forme uma rede inteligente, em que possa trabalhar e se relacionar, onde você estiver!

Lembrando, que os tempos estão mudando, então vá lá e acesse o artigo do Eric Yuan e busque entender esta coisa de “profissional híbrido”.  

E por fim, não menos importante, deixe a crença de que só pode fazer as coisas na vida, se tiver dinheiro. O dinheiro ajuda, mas ele não lê livros, não assiste a boas palestras e nem aprender sobre outras culturas.

O dinheiro é um dos meios, que pode te ajudar a se desenvolver e crescer mais na vida. Talvez mais rápido, mas tudo depende das suas atitudes para isso.

Se elas forem destruidoras, nada feito.

 

Pense sobre isso! 

Se você gostou do conteúdo deste post,  se realmente agregou e contribuiu com você compartilhe e comente com a gente. #Contribuiu   #Agregou     #Gostei 

Forte abraço e sucesso! 

 

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

 #atitudesdestruidoras       #arrogância   #nãoatuaremrede       #investirnoseudesenvolvimentopessoal  

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Sabedoria de Bert Hellinger

 



“Quando uma mulher decide curar-se, ela se transforma em uma obra de amor e compaixão, já que não se torna saudável somente a si própria, mas também a toda a sua linhagem”

(Bert Hellinger)

Teólogo, Filósofo e psicoterapeuta alemão

Criador da Psicoterapia Sistêmica




segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Gratidão Ativa: O que é e como praticar as 3 bênçãos




Olá, tudo bem 😉

Para o post de hoje vamos falar sobre Gratidão Ativa

Meu objetivo com esse artigo é que no final da leitura, você saiba mais sobre o conceito da gratidão, a diferença entre a gratidão passiva e gratidão ativa, obtenha referências de alguns estudos, que envolvem esta ciência. Saber porque é importante este conhecimento. No final, que você conheça a prática das “3 bênçãos” da Psicologia Positiva  e como esta técnica, a partir de compreendida e exercitada poderá te ajudar a alcançar uma vida com mais alegria e felicidade. 

Será que despertei o seu interesse para este tema? Continue acompanhando...

Você já notou que como seres humanos temos uma tendência a prestar mais atenção aos fatos negativos e sempre focamos mais rápidos nas coisas ruins?

Amadoramente falando, segundo estudos das neurociências, um dos motivos seria por causa do nosso cérebro reptiliano.

O cérebro reptiliano é o cérebro mais primitivo, usado antigamente pelos nossos ancestrais, no tempo das cavernas. Este cérebro ainda continua ativo e quando ele funciona, é para “Bater ou Correr”.

Então, por exemplo, se hoje focamos muito no que diz a mídia, na TV, no que aponta as manchetes de jornais sobre a Covid-19, ou mesmo outros assuntos relacionados a notícias ruins, e aliado ao comportamento desse cérebro - o reptiliano, tudo isso gera uma tensão inconsciente. 

O resultado disso, muitas vezes costuma gerar algum nível de ansiedade, desalento, afastamento do convívio entre amigos, perda de foco para os nossos objetivos e poucos resultados pra nossa vida pessoal ou profissional.

E como sair desse quadro, buscando uma vida mais calma, com mais entusiasmo, conectividade com pessoas mais positivas e que isso, também nos ajude a mantermos focados em nosso desenvolvimento, objetivos e bem-estar?

Um boa notícia, que já me ajudou e, talvez possa te ajudar também, é exercitando a gratidão ativa! 

Eu venho exercitando a gratidão ativa desde 2011, por isso eu sei que super funciona! ;) 



         (Essa foto é da minha coleção particular de "Caderno da Gratidão") 

Eu escrevo todos os dias no meu caderno, de três, a quatro coisas ou mais pelo qual sou grata. 

Para mim, o exercício da gratidão ativa abriu espaço para que eu criasse atitudes ímpares, me inspirou a ter mais satisfação nas coisas simples, transformando meu comportamento no decorrer desses anos todos. 

Passei a ser uma pessoa mais positiva diante dos desafios.

Aprendi a ser menos agressiva e evidenciei a minha assertividade e autoconfiança.

Diminui ressentimentos antigos, perdoando mais e comecei a valorizar as boas experiências passadas e no quanto elas me agregaram, para que eu criasse relacionamentos saudáveis. Fosse no âmbito pessoal ou de trabalho. 

Passei a ser mais autoconsciente dos meus pensamentos intrusivos e negativos - àqueles que me diziam que eu não era uma pessoa merecedora.  Com mais atenção, comecei a questionar qualquer pensamento com este tom: Isso vai me fazer ter razão ou ser feliz? O que é importante saber sobre isso? E se eu não soubesse desta informação, faria alguma diferença? Então, passei a ter mais foco no que é bom para mim e isso me ajudou a criar mais bons sentimentos.

Aprendi também,  que tenho limitações como todo mundo tem e que nem tudo eu vou conseguir fazer bem da primeira vez.  E o bom de tudo isso, é que entendi que aprender  dói e faz parte do meu crescimento.  Passei a esperar o melhor das coisas, quando elas acontecem comigo. Esta compreensão, também vem me ajudando a desenvolver competências emocionais positivas, que a minha missão de vida requer. ;)   


O que é gratidão?




Vamos começar pela definição de gratidão. A palavra gratidão tem origem na GRATIA, do Latim e significa graça ou gratus.

Naturalmente, todos nós de alguma forma já expressamos a gratidão em nossa vida. Seja por algo que alguém nos fez de bom e gerou um sentimento de profunda gratidão. Ou quando recebemos um presente inesperado e nossos olhos inunda, deixando transparecer uma emoção, que traz com ela sentimentos de estarmos gratos.

Encontramos a gratidão expressadas de mil e uma maneira e sempre que elas aparecem, também trazem consigo ensinamentos que nos ajudam a refletir a nossa forma de sermos gratos na vida.

Veja o que Napoleon Hill, autor do Best Sellers - Quem pensa enriquece afirma sobre a gratidão:  Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria.”

Refletindo a frase de Hill, podemos entender, quando se diz que precisamos, também ser gratos pelas coisas não tão boas, quando elas acontecem.  

Foram em parte as adversidades que ajudaram este pensador a desenvolver uma das filosofias de vida sobre a capacidade de sermos prósperos, que já ajudaram milhões de pessoas por todo o mundo.

Então, significa que podemos aprender muito com a gratidão, quando começamos a encarar nossos problemas e dificuldades como oportunidades de crescimento, sendo gratos com o que a vida nos trás.

E você, como pensa sobre isso?

 

E o que vem a ser Gratidão Passiva e Gratidão Ativa?



A gratidão passiva acontece, quando damos atenção e valorizamos coisas que acontecem de modo pontual em nossa vida.

Seja o nascimento do nosso primeiro filho; a conquista de uma vaga numa faculdade sonhada, ou mesmo a aquisição de um bem, como um carro ou um apartamento.

Nesses casos, agregamos um sentimento positivo e genuíno em reconhecimento ao fato ocorrido e ao nosso esforço por isso.  

Contudo, este tipo de sentimento não é duradouro e logo será dispersado.

 

No caso da gratidão ativa, a sua prática exige um esforço contínuo.

Para que possamos exercitar a gratidão ativa, implica prestarmos atenção ao nosso dia a dia, buscando identificar momentos, gestos (como ganhar uma flor, por exemplo), coisas e até relações, as quais merecem profundamente a nossa gratidão.  

A gratidão ativa exige disciplina, para criarmos um habito de agregar valor, seja por algo mais simples ao mais notável. Que possamos enxergar motivações emocionais fortes e de gratidão genuína.  

 

Existem vários estudos científicos, que comprovam os efeitos benéficos da gratidão

Por exemplo, uma pesquisa realizada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos (Se preferir, você pode conferir sobre a pesquisa por aqui) levaram os pesquisadores a concluir que a prática da gratidão – seja pelas pequenas coisas da vida, é capaz de trazer benefícios ao praticante, aumentando a sua atividade cerebral na área responsável por esse sentimento.

Com a pesquisa, os voluntários participantes apresentaram comportamentos diferenciados, que foi comprovado pelo aumento acentuado de atividades em áreas do cérebro, responsável por esse sentimento. O sentimento de gratidão!

 Para o Ph.D. Robert A Emmons, um dos expoentes nos estudos sobre a gratidão, autor do livro Agradeça e Seja Feliz: Como a ciência da gratidão pode mudar a sua vida para melhor.  As pessoas que mantêm diários da gratidão, onde escrevem as coisas pelas quais são gratas, são 25% mais felizes, dormem mais meia hora por noite e fazem 33% mais exercício do que as que não mantêm esses registros. 

Para Emmons, ser uma pessoa mais grata também pode agir como um antídoto contra o stress: "as pessoas gratas têm menor tendência a sentir inveja, raiva, ressentimento, arrependimento e outros estados desagradáveis que produzem stress e minam as emoções positivas.” Já escrevi sobre este livro. Você pode ler por aqui. Também, li uma entrevista com este autor, muito bacana,  onde ele fala sobre os estudos e benefícios da gratidão. Confira no "Saiba mais."

 

Outros benefícios práticos nas diversas áreas da sua vida, são:

-Melhoram nossas relações interpessoais;

- Gerimos melhor a nossa emoção;

- Diminuição do nível de estresse e ansiedade;

- Melhorias no sono;

- Fortalecimento do nosso sistema imunológico;

- Mais motivação pra nossa vida.

Por tudo isso, saber sobre a gratidão ativa e como colocar na nossa vida é importante. Tal atitude nos força a direcionar a nossa atenção para as coisas positivas que acontecem em nossa vida. Desta forma, também passamos a ficar mais sintonizados com as coisas simples, contudo prazerosas e de boas emoções. 

 

Conheça agora, qual a prática das “Três Bênçãos” pela Psicologia Positiva, que se você quiser, poderá adotar para exercitar a sua Gratidão Ativa.


Este exercício foi adaptado do livro “Florescer” de Martim Seligman.

Durante uma semana, toda à noite, reserve dez minutos antes de dormir. Escreva três coisas positivas, que deram certo hoje e por que deram certo.

Essas três coisas podem ser coisas simples, como por exemplo:

"Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa".

E ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: "Por que isso aconteceu?".

Continuando com o exemplo do marido que trouxe o sorvete, escreva respondendo: "porque meu marido às vezes é realmente atencioso" ou "porque me lembrei de telefonar para ele do trabalho e pedir-lhe para passar no supermercado".


Você  pode fazer esse exercício durante uma semana e ir avaliando como você se sente.

Estudos comprovaram que a pratica deste exercício trás maravilhas para sua vida, como a diminuição da ansiedade, mais foco e mais satisfação.

Bora exercitar, aí! Depois compartilhe seus resultados. 

Espero que este artigo possa te ajudar. Veja o que faz sentido para você. 

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

 Saiba mais:

SELIGMAN, Martin. Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Ed. Objetiva Lida. Rio de janeiro, 2012.

EMMONS, Robert. Agradeça e seja feliz: Como a ciência da gratidão pode mudar a sua vida pra melhor.  Ed. Best Seller, 2ª ed. 2009 

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/expressar-gratidao-pode-mudar-seu-cerebro.html

https://oficinadepsicologia.com/um-obrigado-por-dia-nem-sabe-o-bem-que-lhe-fazia/

Fotos da Freepik

#Gratidão    #Gerarmelhoremoção     #Foco     #Bemestar      #Satisfação  #Desenvolvimento 

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Felicidade e o método dos 3 passos para os seus objetivos

 



“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.”

 Mahatma Gandhi 

Olá,  

 

Falar de assuntos como a felicidade é vital, afinal, estamos tratando de um dos combustíveis mais importantes, que movimentam e empurram a nossa vida para frente.

Somos seres que estamos continuamente ambicionando que coisas melhores aconteçam em nossa vida. A felicidade é uma delas!

A felicidade, ela é uma parte essencial, quando buscamos alcançar nossos objetivos. Sejam eles pessoais ou profissionais.

Você também pensa dessa forma?   

 Então, escrevi este artigo, para falar sobre esse tema e o que envolve, o desenvolvimento pessoal.

Minha intenção com isso, é abrir os seus olhos, para que você pense sobre este assunto e saiba que existem ações, que podem te ajudar no alcancedos seus objetivos.

 

Quer saber mais? Continue lendo o post até o final.

 

Quando optamos em fazer o nosso desenvolvimento pessoal, a felicidade também é um tema a ser considerado, entre questões que envolvem o trabalho, relacionamento, estudos, dinheiro, amigos, saúde, entre outras.

O que aprendi sobre a felicidade e acredito que você também já deva saber, é que a felicidade, é muito relativa, pessoal e ninguém pode te dizer como ser feliz.

 Isso porque esse sentimento, o de ser feliz, é algo endógeno, intrínseco, ou seja, está relacionado a algo que está dentro de você e dentro de mim.

 No dicionário, a palavra felicidade é definida como a qualidade ou estado de ser feliz. Também, é descrita como estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Tem origem no Latim FELICITAS, “felicidade” de FELIZ, “feliz”, de vero grego PHYO, “produzir”.

Lembrando a frase, lá no começo do nosso texto, do admirável Mahatma Gandhi : “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.”

 No dicionário, a harmonia significa ter compreensão e calma.

 Você já parou para refletir como está desenvolvendo todos esses aspectos na sua vida?

Bora pensar mais sobre isso...

 


Por exemplo, o hábito de fazer perguntas sobre você mesmo, procurando entender como pensa a respeito das suas atitudes e comportamentos, se age assim ou assado, tudo isso é uma forma simples de fazer o seu autoconhecimento. Aprender sobre você mesmo, é o primeiro passo pra te levar aonde você quer chegar.  Você pode ler o autoconhecimento neste artigo: Autoconhecimento: 5 dicas para ter mais sucesso e realização na sua vida.

Outra, como andam os seus diálogos internos? Eles são na sua maioria positivos, depõem a seu favor ou contra você?

 Você sabia também, que os nossos diálogos internos, quando eles não são muito positivos, eles podem a qualquer momento acionar os nossos gatilhos emocionais, que são bases de sentimentos negativos?  Se você quer saber sobre este tema, leia: Saiba o que são os gatilhos emocionais. 


Ah! E suas ações no seu dia a dia, elas correspondem com o que está pensando ou sobre o que fala pra você mesmo?

 


Método dos 3 passos simples para alcançar seu objetivo!

Quando você começar a usar esses três passos simples, aos poucos, você irá trazer novos resultados para sua vida, pessoal e profissional. São eles:

Passo 1# - Prestando atenção sobre o que pensa sobre você; Quando busca ter mais atenção aos seus pensamentos, significa que está buscando ter mais autoconsciência. A autoconsciência é um conceito da Inteligência Emocional, onde passamos a interpretar os nossos sentimentos e quais pensamentos decorrem deste estado. Isso pode te ajudar a compreender o que te limita e, ao mesmo tempo o que pode te liberar para seguir em frente. 

Passo 2 #- Atentando sobre o tom e conversa nos seus diálogos internos ; Temos o hábito de viver questionando o que está fora de nós e  prestando pouca atenção as nossas conversas internas, que agem como um termômetro. Talvez, o que você ainda não saiba é que, seus diálogos, quando positivos te impulsiona a ir mais rápido. Você tem mais clareza do que quer e sabe o que é preciso fazer. Os diálogos, quando positivos, nos ajudam no enfrentamento e a buscar soluções. Por outro lado, quando são negativos,  eles nos seguram, nos impede de tomar decisões. Isso nos estagna e nos mantem no mesmo lugar. Se queremos buscar nossos objetivos, é necessário prestar atenção aos nossos diálogos internos. Os seus são positivos?

Passo 3 #- Reavalie suas ações. Você já percebeu se as suas ações são automáticas? A correria do nosso dia a dia, muitas vezes nos obriga a entrar num automatismo. Fazer as coisas e nem perceber como elas foram feitas. Este é um comportamento ajustado pelo nosso cérebro. A partir do momento em que aprendemos a fazer alguma coisa, nosso cérebro, com o intuito de poupar energia, joga o processo de modo inconsciente. Se você já dirige um carro, sabe do que eu estou falando. No começo, quando estava aprendendo a dirigir, você precisava de toda a sua atenção a cada movimento que fazia: ligar o carro, corrigir postura a frente do volante, colocar o cinto de segurança, verificar o retrovisor e fazer outras checagens, antes de dar a partida. Hoje, você faz isso tudo sem perceber e de modo automático.  Certo?  

Então, quando reavalia as suas ações, você está saindo desse automatismo e poderá descobrir quais pontos precisa rever, para alcançar o seu objetivo. Quais pontos estão te levando para mais próximo do que você deseja e quais pontos precisam ser aprimorados, para isso acontecer? Fiz um texto sobre os pontos fortes, se você quiser saber mais pode ler por aqui.

Lembrando, que exercitar a harmonia, também te ajudará a ser uma pessoa com mais foco, ter bom humor, ter continuidade e tudo isso te levará a ser uma pessoa mais bem sucedida. Na oportunidade leia também: As 5 atitudes que caracterizam as pessoas vencedoras

 

Conclusão

Refletir sobre a felicidade é importante e você pode usar desses passos como método para alcançar o seu objetivo mais rápido. 

Espero que esse artigo possa te ajudar e que tenha agregado algo novo. 

Se você gostou, comente e compartilhe.


Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

#Felicidade     #Harmonia   #Objetivos     #Médotodos3passos 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Sabedoria de Abraham Maslow

 




“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.”

 

Abraham Maslow

Psicólogo Americano e Humanista

Precursor da Teoria das Necessidades Humanas

1908 - 1970


No que esta frase te inspira para o seu melhor? 

Que resultados você quer alcançar?


Pense nisso! 


Forte abraço 

Vera Lucia Silva


Imagem da Freepik

#Vocêécapaz        #Abrahammaslow 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Como usar o feedback e o relacionamento interpessoal de forma simples e ter sucesso

 

“O Sucesso é a soma de

pequenos esforços repetidos dia após dia.”

Robert Collier

 






Olá, tudo bem. Espero que sim 😉

Então, muito já se falou sobre o feedback e o relacionamento interpessoal, que se tratam de ferramentas de comunicação importantes para qualquer pessoa, dentro ou fora do trabalho. Porém, são poucas pessoas que conhecem e sabem que essas duas formas de comunicação, elas podem ser usadas de forma bem simples no seu dia a dia.

Se você ainda não leu nada a respeito, saiba que você pode estar perdendo a oportunidade de alcançar sucesso naquilo que você faz, também por causa disso. 

Despertei sua curiosidade? Então, acompanhe.

Como todos sabemos e vale comentar, o sucesso é muito relativo!

Mas imaginemos numa questão do dinheiro. Você ganha um milhão de dólares pra gastar, no entanto, você está preso numa ilha deserta, sem comida e sem água.

Como fica o sucesso numa situação dessas?

No entanto, se você tiver uma informação, que você possa aplicar já, para o seu desenvolvimento pessoal e aprimorar a sua comunicação, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal, acho que isso pode te ajudar, né não?  

Quer saber mais?

Continue lendo o nosso artigo até o final e você ainda tem 2 dicas, pra colocar tudo isso em ação.






Relacionamento Interpessoal: Não critique, não condene, não se queixe.

As relações interpessoais, elas acontecem em qualquer ambiente, visto que quase tudo o que fazemos na vida, normalmente, envolvem pessoas na sua interação.

É muito importante que aprendamos a arte de relacionar bem com todas as pessoas. Sobre essa necessidade, Dale Carnegie, autor do livro, que virou um best-sellers internacional de todos os tempos “Como fazer amigos e influenciar pessoas” (Companhia Editora Nacional, 2016), tem um princípio, que é válido até hoje, “Não critique, não condene, não se queixe”. Em lugar de condenar os outros, procuremos compreende-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem.

Agindo assim, certamente você vai conquistar o interesse, a afeição e a amizade das pessoas, que estão aí, do seu lado.

 



E o feedback, o que seria Vera Lucia?

Então, o Feedback, eu já escrevi alguns artigos sobre este assunto, aqui pelo nosso blog. Se preferir, você pode começar lendo: Afinal, o que é Feedback e qual a sua importância.

Como pincelada, o feedback é uma resposta a um processo que foi feito, que nos ajuda a compreender como estamos desenvolvendo o nosso trabalho e o que podemos fazer para melhorar.  

Dentro das empresas, o feedback é usado pelos gestores, líderes para avaliar como está seguindo o trabalho dos seus profissionais.

O que eu acho legal desta ferramenta, é que qualquer profissional, também pode usar do feedback pra saber dos seus líderes, como ele está se saindo e, ainda avaliar o seu líder.  O feedback é uma via de mão dupla.

Interessante, né não?

Uma das importâncias do feedback é que esta prática desmistifica a ideia de que o líder, o colaborador, ou o funcionário, fez algo errado ou fracassou no seu objetivo.  

Estudando e pesquisando a programação neurolinguística, a PNL, fui reforçando este entendimento, de que não existe erros ou fracassos, ao contrário, o que existe são resultados da nossa comunicação.

Ou seja, nós sempre recebemos de volta, o que a nossa percepção já filtrou, como também, os resultados do nosso esforço, dedicação e empenho naquilo que estamos fazendo. Ou não.  

Esta é uma forma bem simplista de colocar, mas acho que falando assim, pode te ajudar a entender o que acontece, quando você está recebendo um feedback. Certinho?

Mas, vamos olhar alguns exemplos disso que eu estou te falando.





No seu trabalho você atendeu um cliente, que estava com algum problema para ser resolvido. Você atende e resolve, mas, ainda assim, o cliente não saiu com cara de muito satisfeito, no final de tudo.

O que será que aconteceu?

Neste caso, o seu líder que observou como você fez o acolhimento e acompanhou todo o seu tratamento, ele pode identificar que tenha faltado mais empatia e você tenha deixado de demonstrar para o cliente, que o problema dele, também era o seu problema.

Então, eis o processo de retroalimentação que o feedback provoca e no qual você vai receber informações e entender o que aconteceu.

Seria importante também, que o feedback fosse aplicado logo após o atendimento, pra que as observações do líder e sua memória estivessem bem frescas, para que a coisa toda funcione bem. 😉





Em outra situação, por exemplo, na sua casa, com sua família: Você fez um belo de um almoço, com um prato especial. Lá estava seu esposo, ou sua esposa, seus filhos e alguns amigos. No final da refeição, alguém comenta, descontraidamente, sobre o sal, que estava muito apurado e que na próxima vez, você poderia diminuir tal tempero.

Se você está prestando atenção a este artigo, você vai entender, que esta pessoa não está reclamando de você ou da sua comida.

Pelo contrário, ela está te dando um feedback!

Ela está te ajudando a melhorar o processo, muito embora, a questão de gosto, tempero, muito sal, ou sem sal, seja de cada pessoa. Tem pessoas que gostam de comida mais condimentadas, outras nem tanto.

Contudo, na próxima vez em que você for repetir, fazer o mesmo prato, tenho certeza que você vai lembrar, que alguém fez um comentou sobre o sal. Assim, o que você vai fazer? Vai prestar mais atenção na hora em que colocar o sal.

Ou seja, você vai conseguir ter mais sucesso no que você faz, quando exercitar o que você já sabe sobre o feedback e alinhando com as ideias de Carnegie, para aprimorar o seu relacionamento interpessoal! 😉




E por que é que eu estou trazendo especialmente esta dica, aqui no nosso blog, pra você?

Porquê eu aprendi tudo isso com a dor. Vai por mim, aprender dessa forma, aqui, é bem melhor ;(

Eu me recordo de uma experiência, que acho válido comentar... Eu trabalhei muito tempo numa mesma empresa, e por ter me desenvolvido lá dentro, crescido tecnicamente eu tive a oportunidade de ser indicada para assumir a gestão de um departamento novo. Nisso, contamos com o apoio de uma consultoria de mercado, que prestou assessoria em uma parte do projeto e ficou incumbida de remanejar outros funcionários para este setor. Teve um dia, marcado para os nossos encontros, a consultora (vamos deixar nomes de fora, pra não expor ninguém, tá), ela nem bem chegou na minha sala e foi logo soltando a bomba: Sabe Vera Lucia, que eu estou tendo muitas dificuldades pra fechar a sua equipe, e é pelo fato de ninguém gostar de trabalhar com você.

Imagine uma pessoa absolutamente sem nenhum preparo sobre feedback ou que sequer tinha consciência da importância do relacionamento interpessoal. Imaginou? Então, eu era assim.  De primeiro eu tentei intimidar a consultora, querendo saber quem eram esses funcionários que haviam dito aquilo! Por que? Como? De que forma?...Que absurdo!!!  O que que eu tinha feito para essas pessoas? (Esse é um comportamento de culpa, um tema para um outro post).

Bom, fato é que algum tempo depois, conseguimos, finalmente, formar uma equipe pra trabalhar juntos.

Contudo, o meu comportamento sobre aquela situação, nada profissional, ainda permaneceu gravado da minha memória por muito tempo. Tive pesadelos terríveis, pois a única reação que consegui manifestar foi ficar indignada! Dó mesmo, eu tive foi do meu esposo, que aguentou minhas lamurias e ressentimentos por semanas, reclamando da consultora: Quem ela pensava que era; onde já se viu, dizer que ninguém queria trabalhar comigo; e blá..blá...blá..

Tem uma cena do filme do Hulk (2003), "Hulk vs Helicópteros", no qual ele detona os helicópteros, que estão perseguindo ele, soltando toda a sua raiva e frustração. Então, foi assim que eu me senti. kkkkk  



Mas pensemos juntos, e se naquele momento, eu tivesse pedido um feedback para a consultora, em vez de me queixar, criticar e condenar?

Se eu tivesse pedido um feedback, buscando uma solução, do que eu poderia fazer, para que aqueles funcionário pudessem mudar de ideia a meu respeito,  certamente eu teria evitado todo aquele sofrimento e teria ganho muito mais aprendendo sobre mim mesma e até entenderia como as pessoas me enxergavam no meu trabalho. Amizades e colegas eu sempre tive, mas será que elas gostavam da forma como eu trabalhava? Será que eu era uma profissional, já com qualidades para liderar aquela equipe, que estava sendo formada? Será que as pessoas, de verdade não estavam inseguras em deixar o certo pelo duvidoso?

Então, foi muito tempo depois, fazendo o meu desenvolvimento pessoal, foi que eu aprendi que tanto o feedback como o relacionamento interpessoal são essenciais para sermos bem sucedidos, onde estamos e no que fazemos. Contudo tem uma forma correta para serem aplicados e sortirem outro resultado.  Agem igual a uma porta aberta e nos oportuniza a melhorar as nossas atitudes e nossas relações, seja com clientes, com nossos colegas ou com nossos familiares. Quando aprendemos a usar, só temos a ganhar. Se não soubermos, a porta fica fechada.

 

E como você pode aplicar de forma simples o relacionamento interpessoal e o feedback de modo a ter sucesso no que faz.

Já vimos que tanto o relacionamento interpessoal como o feedback, ambos podem ocorrer o tempo todo em nossas interações, dentro ou fora da empresa, em qualquer lugar, basta a gente estar consciente disso, pra que a coisa toda corra a mil maravilhas, certo?

Então, acompanhe as 2 dicas, que você pode aprender (se é que você ainda não sabe), elas vão te ajudar a ter sucesso no que você faz. Vai por mim 😉

Vamos lá?

Primeira dica: #Aprenda a escutar ativamente na hora de receber o feedback. Gente é muito básico isso! Mas lembrando, que muitas pessoas, elas têm grandes dificuldades para escutar, enquanto a outra pessoa está falando. E para escutar, é necessário que você pare de tentar formular uma resposta na sua mente, ou ficar elaborando desculpas, sem antes ter ouvido tudo o que a outra pessoa tem pra te dizer.

Existe uma técnica pra isso – que é a escuta ativa. Pra que você escute ativamente, com o intuito receber um feedback e criar um ótimo relacionamento com a outra pessoa, busque prestar atenção de forma generosa. Esteja aberta e mostre interesse.   

Na mesma técnica, busque prestar atenção aos detalhes, atente a pistas não-verbais, que te ajudam a escutar melhor: olhe nos olhos da pessoa (não precisa encarar, apenas olhar), como está o tom de voz, a postura do corpo, em algum deles mostra sinais de ansiedade? A pessoa está tranquila ou não? Agindo assim, você também irá captar até que ponto o que a outra pessoa está te dizendo, está sendo baseado no que ela observou de fato ou é achismo. rrrrss

Lembrando que 55% da nossa comunicação, incluindo a mensagem, é feita pelo não verbal. Anote aí. 😉

Segunda dica: #Aprenda a interagir de modo positivo. Então, já ficou comprovado por estudos que nosso cérebro tem a tendência a ser negativo. Isso é herança do cérebro reptiliano, que exerce o papel de nos proteger. Com este cérebro agindo, ou batemos ou corremos das situações, ainda que seja apenas uma chamada de atenção. Entende? Então, se sabemos que temos esse comportamento, e que ele, muitas vezes é involuntário, somos nós que temos que ficar atentos e saber driblar isso.   Lembra, no nosso segundo exemplo, alguém falou do tanto de sal, no prato que você fez?  Então, busque interagir de modo positivo, sem tentar dar o troco na pessoa.  Pergunte mais para as pessoas! Pergunte para seus filhos, - se além de ver o sal, quem sabe você poderia colocar menos pimenta da próxima vez? Se você agir assim, você mostrará interesse sobre o que a pessoa está te falando (não entenderá ou receberá como uma crítica pessoal) e a pessoa se sentirá importante. Quer conquistar mais amigos e se relacionar bem com as outras pessoas? Então, faça a outra pessoa sentir que ela é importante.


Conclusão

Escutando ativamente durante o feedback e interagindo de forma positiva, deixando a crítica, a condenação e a queixa de lado em seus relacionamentos interpessoais, são atitudes simples, que podem te ajudar. Tudo isso irá aprimorar a sua comunicação e será de grande contribuição, também para o seu desenvolvimento pessoal.

Quanto ao sucesso, lembre-se do recado do autor Robert Collier :  

“O Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.”  Só depende de você! 😉

Você também já teve alguma experiência, na qual deu ou recebeu um feedback? Se sim, comente com a gente como foi.

Como anda os seus relacionamentos interpessoais, tá tirando um dez com sua família, colegas e seus amigos?

Espero que as minhas experiências e essas dicas te ajudem, ou que agregue algo novo! Veja se valeu para você. 

Se você gostou deste post, comente e compartilhe nas suas redes sociais! 

 

Forte abraço e Sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas; Tradução Fernando Tude de Souza. – [53. Ed.] – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2016.

#Feedback   #Relacionamentointerpessoal    #Desenvolvimentopessoal   #Sucesso    

Imagens da Freepik