segunda-feira, 21 de abril de 2025

Buda de Ouro

MOTIVAÇÃO
      

Imagem da Pexels

 “Um pequeno templo budista de Bangkok chama-se o “Templo do Buda de Ouro”. Nele podemos nos espantar com a presença de um Buda de Ouro maciço de 3,5 metros de altura. Ele pesa mais de duas toneladas e meio, e está avaliado em aproximadamente cento e noventa e seis milhões de dólares. É uma visão extremamente impressionante. Em uma vitrine há um grande pedaço de barro com cerca de oito polegadas de espessura por doze polegadas de largura. Ao lado da vitrine há uma página datilografada descrevendo a história desta magnífica peça de arte. 

   Em meados de 1957, monges de um monastério iriam transferir um grandioso Buda de barro de seu templo para um outro, devido à construção de uma auto-estrada que atravessaria Bangkok. Quando o guindaste começou a erguer o ídolo gigantesco, seu peso era colossal e ele começou a rachar.

E, como se isso não bastasse, começou a chover. Preocupado com os danos que pudessem ocorrer ao Buda sagrado, resolveram devolver a estátua ao chão e cobri-la com um grande encerado de lona para protegê-la da chuva.

Naquela noite, um dos monges foi verificar como estava o Buda. Aproximou sua lanterna sob o encerado para ver se o Buda continuava seco. Conforme a luz incidiu sobre a rachadura, o monge notou um pequeno brilho e achou estranho. Ao olhar mais de perto, o reflexo da luz, ficou intrigado. Foi buscar um cinzel e um martelo no monastério e começou a retirar o barro. À medida que retirava fragmentos de barro, o pequeno brilho se tornava maior e mais forte. Muitas horas de trabalho se passaram até que o monge se deparou com o extraordinário Buda de ouro maciço.

Os historiadores acreditam que anos antes da descoberta do monge, o exército dos birmaneses estava prestes a invadir o Sião (hoje a Tailândia). Os monges siameses, percebendo que seu país seria logo atacado, cobriram seu precioso Buda de ouro com uma camada externa de barro, a fim de evitar que seu tesouro fosse roubado. Ao que tudo indica, os birmaneses massacraram todos os monges siameses, e o bem guardado segredo do Buda de Ouro permaneceu intacto até aquele dia em 1957.

Somos todos como este Buda de barro, quando crianças adquirimos crenças limitadoras, assumimos uma máscara social para nos adaptarmos á sociedade, somos cobertos por uma camada de proteção criada pelos nossos medos como se fosse uma camada de barro espessa e dura.

Esquecemo-nos que dentro de nós ainda existe um “Buda de Ouro” que são nossos dons naturais, nossos recursos interiores, nossa essência.

Adaptado livremente do livro: Canja de Galinha para a Alma :Jack Canfield & Mark Victor Hansen .

Fonte: http://www.vocevencedor.com.br/artigos/pnl-neurolinguistica/programacao-neurolinguistica


Que tal seria refletir juntos!

Quando é que você se sente mais motivado (a)? 

Pelo que você está realmente apaixonado/a? 

Sobre seus objetivos, o que o seu coração está falando pra você? 


Espero que este post possa te ajudar. 

Forte abraço, seja bem-secedido (a)!

Vera Lucia Silva

Sabedoria de um poeta anônimo

INSPIRAÇÃO



                                                          Imagem: Pexels 


“Vigie seus pensamentos, porque eles se 

tornarão palavras; 


vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos;


vigie seus atos, porque eles se tornarão seus 

hábitos; 

vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; 

vigie seu caráter, porque ele se tornará seu destino”.

Poeta Anônimo 


O que te faz ficar alerta e mais desperto (a), em relação ao seu objetivo? 

A pergunta pode até parecer desnecessária, considerando a frase impulsionadora acima. Porém, se não refletirmos profundamente sobre o que queremos, tentamos reinterpretar daquilo que nos acontece, ou almejamos ou temos como propósitos de vida, de nada adiantam as palavras. 

É preciso criar objetivos, sejam pessoais ou profissionais, porque são eles que nos mobilizam a buscar atitudes, aprendermos novas habilidades, até o autoaperfeiçoamento.

Nossos objetivos deixam claro para nossa mente, o que queremos e isso nos direciona. Então, não vivemos aleatoriamente, indo para qualquer lugar.  

De outra forma, nossos recursos internos (paz, amor, harmonia, saúde, bom humor, outros), vivem dentro de cada um de nós, como verdadeiros potenciais de vir a ser, esperando a estruturação de nossos pensamentos, palavras, atos, hábitos e finalmente, com a formação de condições mais propícias a sermos pessoas, que se relacionam melhor consigo mesmas e com outras pessoas. 

Esse é um pequeno passo para extrairmos mais felicidade de nós mesmos! \0/

Por isso, que olhar pra nós mesmos (vigiando) e ter objetivos é tão importante!


Posts Relacionados:

Autoconhecimento – Quais são seus valores pessoais?


Intente: Comece o ano realizando mais.



O que você está fazendo com o seu talento?


Pense sobre tudo isso e aja!

Você pode ir mais além. Você merece e é muito capaz.

Ajude o nosso blog a crescer, comentando e compartilhando. 

Forte abraço.

Vera Lucia Silva

#pensamento #objetivos #felicidade #metas 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Metáfora: Qual o tamanho da sua frigideira?

MOTIVAÇÃO

 


Todos nós temos potencial de vir a ser e viver algo, realmente extraordinário em nossas vidas. Porém, poucos acreditam que possam fazer algo a respeito, trilhando um caminho com dedicação, com objetivos claros, metas, foco e persistência.

A vida é cara e a cada dia, quando não alcançamos nossos propósitos por indecisões, demoras ou falhas nas nossas escolhas ou até, por simplesmente não tentar refletir profundamente sobre como estamos caminhando, vamos deixando a oportunidade escapar das nossas mãos.

Então, o preço mais para frente ficará mais salgado!

Você, até pode pensar, que a demanda ainda será farta... há tempo!

No entanto, talvez, a nossa qualidade de executar algo de forma eficiente poderá não ser a mesma.

Quanto mais você manter um mindset fixo, de que é possível ajustar seus sonhos e suas conquistas pelo que você já é, não pensando ou acreditando que uma mudança seja necessária e importante, para ir mais longe, ficará cada vez mais difícil obter resultados maiores.

Você, já havia pensado sobre isso? 

Será que este tema te interessa? ;/

Se sim, te convido para seguir comigo até o final do post. 


Posts Relacionados:

Saiba como ser mais persistente

10 comportamento sabotadordes do seu sucesso

5 benefícios por mudar hábitos ruins 

Saiba Como definir metas SMART

O que você está fazendo com o seu talento?

Mindset de crescimento: 4 ideias para programar o seu 


Existe uma metáfora, que acredito ilustre melhor o que estou tentando te passar, sobre um pescador e a visão abundante da vida.

“Certa vez estava um senhor em seu barquinho pescando. O primeiro peixe que pega com seu anzol é um grande tucunaré. Ele olha para o peixe, analisa bem e o devolve para o rio. Logo em seguida ele pega um grande tambaqui, com mais de dez quilos. Novamente ele olha bem para o peixe, mede o tamanho dele e o devolve para o rio. O terceiro peixe que ele captura é uma pequena tilápia. Ele olha para ela com uma cara de satisfação, analisa e põe no cesto dentro do barco. E novamente volta a pescar e logo pega outro peixe grande e devolve para o rio. E mais uma vez ele pega um peixe pequeno e o coloca no cesto dentro do barco. Vendo aquilo e não entendendo nada, outro pescador se aproxima e pergunta ao senhor: “Ô, amigo, não estou entendendo nada. Quando o colega pega um peixe grande devolve para o rio e quando pega um peixe pequeno põe no cesto para levar para casa. Não era para ser o contrário?”. Ao que o pescador responde: “Sabe o que é? Lá em casa a frigideira é bem pequenininha e não cabem nela esses peixões”.


Resumindo

Somos do tamanho dos nossos sonhos e das duas uma, ou começamos ter atitudes que nos ajudem a alcançar uma proporção maior de aprendizados, rumo a grandes realizações e felicidade, ou vamos acabar adequando nossas aspirações ao tamanho da nossa frigideira.  

Espero que este post possa te ajudar ir mais além.

Você pode fazer algo por você!

Ajude o nosso blog a crescer, se quiser, faça um comentário e compartilhe.

Forte abraço e que você seja bem-sucedido (a)!

Vera Lucia

Saiba mais:

Vieira, Paulo. O poder da ação: Faça sua vida ideal sair do papel (Portuguese Edition) (pp. 30-31). Editora Gente. Edição do Kindle.

Imagem da Pexels 

#desenvolvimentopessoal #atitudeemdia #facaalgoporvoce #mindeset #objetivos #metas