Olá, tudo bem ;)
Falar sobre relacionamento interpessoal, aqui pelo nosso blog já se tornou um tema recorrente visto o interesse das pessoas que acessam o nosso canal e porque saber sobre temas que melhoram as nossa performance pessoal e profissional, também acabam ajudando a melhorar os nossos resultados.
Para você ter uma ideia de como este assunto é importante, segundo estatísticas
do IBGE, publicado pelo G1, no final de dezembro (2019), o Brasil atingiu cerca de quase 12,5 milhões de
desempregados.
Isso é muito ruim e
preocupante, né não?
Você sabia, que parte
dessas pessoas, nem todas foram desligadas das empresas por problemas de
competência técnica?
Pelo contrário, existem excelentes
profissionais, que diante da crise econômica, acabam ficando disponíveis no
mercado.
Outro dado bem interessante, também publicado pelo canal de notícia da GI, em 2018, referente a um levantamento feito da Page Personnel, este aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por condutas inesperadas ou inapropriada. Aponta que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.
Por que eu estou te contando tudo?
De verdade, diante dessas pesquisas e apontamentos sobre o comportamento, fica claro para nós, que parte dessas pessoas tenham perdido suas vagas no mercado
de trabalho, por questões ligadas também a forma como se relacionam.
Está aí uma das importâncias de saber mais sobre o relacionamento interpessoal.
Você já pensou sobre isso?
Falta de interesse de profissionais em querer se relacionar melhor
São incontáveis os profissionais dentro
das organizações, onde trabalham, até mesmo pela função que ocupam, que não
conseguem ou não têm interesse em manter um bom relacionamento com seus colegas
e lideranças. Esses profissionais, muitas vezes não fazem esforço algum, para aprender sobre a empatia , exercitar com as pessoas com que trabalham e nem sonham em ter maior engajamento com as outras equipes.
Eu já vivi experiência deste tipo, então eu posso te alertar.
Eu trabalhei por quase vinte anos numa instituição educacional e durante algum tempo fui responsável pela parte de integração entre os colaboradores. Quando acontecia algum evento de comemoração, fosse de aniversário ou entrega de alguma premiação, por exemplo, era normal convidar todos os funcionários e depois ir nos departamentos lembrá-los e ver quem poderia participar. Nessas ocasiões, que foram muitas, eu ouvia coisas do tipo: "Vera, desculpa, até poderia ir, mas eu nem conheço fulano", "Quando eu fiz aniversário ninguém me cumprimentou, por que eu devo fazer isso agora?"
Você já presenciou algo parecido? Ou conhece alguém que demostre tal atitude?
Pessoas que agem desta mesma forma, passam longe de ter um relacionamento interpessoal, que lhes garantam algum sucesso com as outras pessoas.
Acabam não desenvolvendo atitudes positivas no próprio ambiente de trabalho, e até criam descaso no atendimento, em contato com o cliente - este último,
como já sabemos, gerar insatisfação é terrível para a empresa e pode sair caro
para todo mundo. ☹
Você concorda comigo?
Mas, eis que tenho aqui uma
boa notícia!
Podemos aprender atitudes diferenciadas para o nosso relacionamento interpessoal
Querendo, todos nós podemos
mudar atitudes e obter novas respostas para o nosso comportamento interpessoal.
Podemos nos comportar de modo, que nos ajude
a melhorar o nosso relacionamento interpessoal, criando um ambiente de trabalho
muito mais saudável e propício a maior produtividade e resultados como um verdadeiro time.
O relacionamento interpessoal,
é visto por especialistas em comportamento, lideranças e gestores, como uma atitude
diferenciada e prioritária em qualquer ambiente, onde existam pessoas fazendo
trocas.
Seja simplesmente um
cumprimento: “Olá, bom dia” ou “Como vai?”, é uma regra básica de tratamento.
3 dicas para melhorar o seu Relacionamento Interpessoal
“O mais profundo princípio na natureza humana é
a ânsia de ser
apreciado”
William James
Filósofo, escritor e psicólogo
Você pode começar agora a refletir as suas atitudes - Basta você querer.
Para te ajudar eu separei três
dicas de como você pode colocar em prática o melhor do seu relacionamento interpessoal. São elas:
1ª #Sorria genuinamente
para as pessoas a sua volta:
Dale Carnegie,
autor do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, considerado um dos maiores especialistas que já existiu sobre as relações e comunicação humana assegura em todas
as suas obras, como podemos nos relacionar melhor com as pessoas e ensina,
que as nossas ações podem falar mais alto do que as palavras.
No seu livro, na parte dois,
um jeito simples de causar uma boa impressão inicial, você fica sabendo porque
o sorriso é parte crucial nas conquistas de amigos e cultivo de relacionamentos
saudáveis.
Carnegie faz uma referência aos
cachorros (parece engraçado isso, mas é bem sério!). Ele lembra, que o cachorro
é considerado um dos melhores amigos do homem, sempre tão amicíssimos com seus
donos, a correr, abanando a sua pelugem e latindo, saltitantes. A comunicação
não verbal aqui é a seguinte: “Gosto de você. Você me faz feliz. Estou satisfeito
por vê-lo”.
Existe um vídeo muito interessante, do
palestrante Daniel Goddri, no qual ele também faz uma analogia, em como seria um atendimento
feito por um cachorro e outro pelo gato. Vai por mim, acho que depois de
assistir ao vídeo, você preferirá ser atendido pelo cachorro. 😊
Naturalmente, quando
sorrimos mais e iniciamos qualquer contato de trabalho ou qualquer transação de
negócio, com uma atitude alegre, seja para seus pares, colegas de trabalho e no
acolhimento ao cliente, certamente, este comportamento causará uma ótima
impressão e tudo concorrerá para criar ou edificar o seu relacionamento interpessoal
com sucesso.
Como menciona a frase de William James, ansiamos por ser apreciados pelas outras pessoas! ;)
2ª #Use da gentileza sempre
Usar da gentileza seja no trabalho,
com seus clientes e no trato com a família e amigos nunca é demais!
Gentileza é uma atitude que expressa,
entre diversos valores: o interesse, a atenção e gostar de ajudar.
Quando age, com um
comportamento gentil, agrega qualidade nas suas interações e promove inúmeros
benefícios para o seu relacionamento interpessoal.
Esta atitude também ajuda você
a criar empatia com as pessoas. Você aprende a se colocar, emocionalmente, no
lugar delas. Falei agorinha, lá em cima sobre a importância da empatia.
A atitude da gentileza tem o
lado da reciprocidade, vai aproximando de você pessoas a quem você possa auxiliar
e também recorrer, quando delas precisar.
Já escrevi em textos passados uma história muito bacana, que
acho que pode nos ajudar a refletir porque a gentileza é uma via de mão dupla. Leia: “Salvo pela gentileza”.
Lembrando a frase inspiradora do profeta da gentileza - José Datrino "Gentileza, gera gentileza"
3ª# Aprenda a escutar ativamente
Nada melhor, como compartilhar
o que se aprende.
Eu mesma, antes de começar a
fazer o meu desenvolvimento pessoal e aprender a trabalhar a excelência nas
minhas atitudes, tinha grandes dificuldade em escutar as pessoas.
Para você ter uma ideia, na minha família, nem bem
o meu esposo ou minha filha começavam a falar alguma coisa comigo, lá ia eu
respondendo, no automático, concordando ou discordando. Este comportamento, me
deixou muitas vezes em situação constrangedora, porque eu respondia qualquer
coisa e de qualquer forma. Tal comportamento, muitas vezes, depôs contra mim e não me orgulho de falar sobre isso. Mas eu aprendi e mudei.
Imaginemos outras pessoas agindo com esta mesma postura diante de clientes,
dentro da empresa.
Será que um relacionamento assim,
pode ajudar o cliente, que muitas vezes nos procuram com inúmeras necessidades?
É evidente que não ☹
Se queremos ajudar os nossos
clientes e melhorar o nosso trabalho temos que aprender
a usar de uma atitude e escuta ativa.
Para escutar ativamente é necessário se colocar numa postura mais atenta ao que a outra pessoa está tentando nos dizer. Escutar ativamente requer estar totalmente presente, prestando atenção, além da fala, também ao não verbal da outra pessoa. Você pode notar o movimento dos olhos, se gesticula, enquanto fala, observe a colocação das mãos.
Tente entender a linguagem silenciosa, que muitas vezes nos diz mais do que as próprias palavras. O não verbal corresponde a 55% do total da nossa comunicação.
Definitivamente, para desenvolver um bom relacionamento
interpessoal, é necessário escutar de modo atento e seletivo a todas as pessoas.
Conclusão
Como comprovamos, você pode impactar positivamente seus relacionamentos interpessoais no seu trabalho, apenas sorrindo mais, usando da gentileza no seu dia a dia e aprendendo a arte da escuta ativa.
Desse modo, alcançará mais resultados no âmbito profissional e o seu pessoal também ganhará mais com isso.
Espero sinceramente que essas dicas possam te ajudar.
Perguntas que te movem:
O que você faz para
colocar em pratica um bom relacionamento interpessoal com seus colegas de trabalho?
Pense nisso, forte abraço e Sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
Carnegie,Dale, 1888-1955
Como fazer amigos e
influencias pessoas/Dale Carnegie; tradução Fernando Tude de Souza. – [53.ed.] –
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2016.
#Relacionamentointerpessoal #Empatia #Sorriamais #Gentileza #Escutaativa
Bom dia Verinha
ResponderExcluirTudo bem?
Aprendi com o seu post que a maturidade vem quando paramos de dar desculpas e começamos a fazer mudanças. A força da mudança não está nas palavras, está nas ações. Se não deu certo, mude o caminho, mas não desista da jornada. Sejamos a mudança que desejamos ver no mundo.
Parabéns!
Olá Joyce, que alegria receber aqui a sua participação, compartilhando com a gente as suas impressões sobre o nosso artigo. Parabéns,é isso mesmo, quando ficamos conscientes da forma como estamos nos relacionando com as pessoas e quando usamos da nossa maturidade pessoal e mudamos nossas ações positivamente, certamente vamos ao encontro do sucesso naquilo que fazemos. Valeu! sua participação é sempre bem vinda, porque aqui, aprendemos juntos. Abraços e gratidão \0/
ResponderExcluirOlá Verinha
ResponderExcluirBoa noite!
A mudança depende de nós mesmo.E só não desistir.
Parabéns pelo post
olá Kelly, seja bem vinda! Realmente, a mudança de atitude e vislumbrar um comportamento mais integrativo no trabalho é responsabilidade de cada um de nós e, agindo assim, só tendemos a melhorar as nossas relações interpessoais. Forte abraço e gratidão \0/
ResponderExcluir