sábado, 16 de novembro de 2019

5 dicas para treinar sua mente para ser mais positiva.



“Assim, depois de muito esperar, um dia como qualquer outro decidi triunfar. ”  
                                                                                   Walt Disney 


Homem forte com as armas levantadas


Olá,  tudo bem

Talvez, você já  tenha assistido algum desenho do Hardy, aquela hiena extremamente negativa, que vive dizendo para o seu parceiro Lippy, o leão, que nada vai dar certo.







A pobre parece que nasceu para reclamar, e até já tem alguns hábitos rotineiros na sua fala:  "isso não vai dar certo ", "Oh vida, oh azar".

Já abordamos este tema aqui no nosso blog, e você pode conferir no artigo "Porque reclamar não faz bem".
 
Mas, certamente o Hardy não leu o nosso artigo /;


Por isso, não tem como fazer esforço para mudar suas atitudes e pior, não percebe seu comportamento de dar atenção somente a tudo o que está dando errado com ele.

Mas,  você pode estar se perguntando: Por que preciso saber desse assunto Vera Lucia?

Então, fato é, que  nem tudo o que acontece em nossa vida sai exatamente como queremos ou planejamos. E isso pode gerar insatisfação em alguns momentos. Podemos realmente achar que não temos sorte para algumas coisas, ou até mesmo começar a acreditar que tudo o que fazemos resulta em nada. 

Este é um típico comportamento da mente negativa. 

E, para que você não siga o caminho do Hardy, a ideia aqui é aprender como treinar sua mente para ser mais iluminada e positiva.




Isso mesmo – Treinar a sua mente!

Para quem deseja trazer novos resultados para sua vida, suplantar obstáculos e ser um campeão, precisa ter um psicológico positivo, que te ajude a ser mais resiliente e que te estimule a seguir em frente.

Quer ver um coisa, se você tiver a oportunidade de perguntar ao nadador americano Michael Phelps  e  ao velocista jamaicano Usain Bolt, como chegaram ao nível que chegaram, pare serem campeões e fazer a diferença em suas carreiras como atletas, pode ter certeza, - eles certamente te responderão que uma das coisas foi treinar. Levar o treinamento a sério, posso apostar.   


Michael Phelps   -  conquistou 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro em olimpíadas. 



Usain St. Leo Bolté um ex velocista jamaicano multicampeão olímpico e mundial. É o único atleta na história a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva.


De mesma forma, você também pode usar do treinamento para alcançar uma mente mais positiva e obter feitos de gigantes.  

Vamos lá, confira abaixo as cinco dicas para começar a dar a sua virada, ou reforçar aquilo que você já vem fazendo:  

1 - Evite deixar seu dia ser contagiado por pessoas tóxicas e negativas:
Sabe aquela pessoa, que é um pouco parecida com o Hardy?  Bom, ela tem sempre uma notícia ruim para te dar, se diz ser bem informada, visto que acompanha toda e qualquer noticiários de TV, da hora em que acorda, até a hora em que volta para a cama. O problema não está em ver a TV (eu também assisto), o problema é o que você acompanha na sua TV. Pessoas assim, acabam absorvendo o lado mais ruim das coisas que acontecem pelo mundo e pior, adora despejar em cima de você o “sabe da última? ”. Com efeito, elas também multiplicam este comportamento para sua vida pessoal e profissional. Agindo assim, acabam não enxergando melhorias em lugar nenhum. Para elas, nada está bem e tudo ainda pode piorar e muito. Então, faça um favor para a sua mente, selecione seus amigos, seus colegas e familiares, para que eles te inspirem as boas novas e a ter ideias saudáveis.  

2 – Comece a praticar a meditação:  A própria ciência já caiu nas graças da meditação e vem comprovando, cada vez mais, com estudos sérios (Aprofunde sobre o tema no Saiba Mais) o que os orientais já há milhares de anos vem passando de geração em geração sobre os benefícios desta prática, para a saúde da nossa mente, do nosso emocional, físico e do espiritual.  Lembra-se? Mente sã, corpo são. São inúmeros os benefícios que a meditação pode fazer por nós. Recomendo a leitura do nosso artigo, A surpreendente verdade que nunca contei para você sobre a meditação. Você vai gostar.  Comece hoje a meditar, pare por cinco minutos, amanhã mais cinco minutos e vá aos poucos aumentando o seu tempo e incorporando este exercício para o treinamento da sua mente. Depois de um tempo, notará uma grande diferença em seus sentimentos e pensamentos.

3- Faça exercícios físicos: Outra prática muito considerada e incentivada por especialistas que cuidam da nossa saúde, é a incorporação das atividades físicas. Entre os diversos benefícios, a pratica regular do exercício físico te ajudará a manter seu psicológico equilibrado e, em dia. Os exercícios com o corpo costumam liberar substâncias como a endorfina, serotonina e dopamina, que são neurotransmissores de relaxamento, bem-estar, prazer e sensação de paz e alegria. Já falamos sobre tema neste artigoPratique a felicidade e construaatitudes que impulsione sua vida para o melhor”.


4- Faça planos, crie metas e objetivos que impulsione a sua mente para ser mais persistente e positiva: Você é a pessoa mais importante da sua vida! Sei que isso pode soar meio egoísta no início, mas se você tem uma família que ama, amigos a quem quer bem ou mesmo um trabalho no qual busca alcançar sucesso e compartilhar das suas vitórias, primeiro é preciso manter uma mente focada e positiva para novos resultados. Como afirma Napoleon Hill, no seu livro Quem pensa enriquece, precisamos ter precisão de planejamento. Planos bem organizados, ainda que fracos ou impraticáveis, estimulam a persistência. Então, você também pode treinar sua mente para ser mais positiva e persistente. Leia aqui sobre este tema.

5 – Exercite a gratidão: A gratidão serve como um verdadeiro detox para liberar a sua mente da negatividade. E pelo contrário, exercitar com sinceridade e compreender o significado da gratidão para sua vida, traz resultados únicos, como a realização pessoal, fé, força e sucesso naquilo que está buscando. O Dr.Phd Robert Emmons, autor do livro Agradeça e seja feliz afirma que o ato de agradecer pela escrita, gera um apelo magnético a volta de quem adota esta prática em sua vida.  Se você ainda não teve a oportunidade, saiba quais são os 4 fatores pouco conhecidos sobre a gratidão.



Formação competição fileira conferência dedo


Por tudo isso, é que você pode treinar, habituando sua mente para ser mais positiva e ir em busca dos seus sonhos.

Só precisa ficar longe dos Hardys; aprender a centrar a sua mente; praticar exercícios (escolha um que combine com sua idade, seu gosto e tipo físico – antes, faça a coisa certa, visite um médico ou converse com um especialista sobre o que gostaria de fazer); planeje e trabalhe nas suas metas. Afinal, se quer chegar em algum lugar, que seja um objetivo que você mesmo escolheu. E não deixe para o final de tudo, a nossa última dica sobre a gratidão. Comece agorinha mesmo, da onde você está a agradecer por tudo que você já tem e por tudo aquilo que você já é. Isso significa ser grato pela sua história.

Então, voltando lá no comecinho do nosso artigo e refletindo a frase do extraordinário Walt Disney, o que você pretende fazer com essas dicas, para decidir triunfar nos seus objetivos?

Pense sobre isso e aja. Você pode!

Se você gostou do nosso artigo, comente com a gente e compartilhe com seus amigos, na sua rede social. 

Forte abraço e sucesso" \0/ 

Vera Lucia Silva


Saiba mais:
Hill, Napoleon. Quem pensa enriquece/Napoleon Hill; [versão brasileira da editora] São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2010
FELIZ, Agradeça e seja. EMMONS, Robert PH. D., editora Best Sellers,2009 
Crédito de imagem: Vetores e Fotos 

2 comentários:

  1. Linda matéria, tento colocado em prática em dias alternado e confirmo que é muito bom mesmo......parabéns Vera Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Unknown, que bom saber que você já vem treinando a sua mente para ser positiva e que o artigo tenha te ajudado. Fico feliz com sua participação e agradeço pelas palavras. Isso só me incentiva a seguir em frente, aprendendo mais e compartilhando da nossas experiências e estudos. Forte abraço :)

    ResponderExcluir