sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marketing Pessoal - Parte 2 - O “CHA” do Marketing Pessoal

Olá, tudo bem. Espero que sim ;)


Seja bem-vindo, bem-vinda a super série de 5 artigos sobre MKT Pessoal – Parte 2
Para este post vamos falar um pouco sobre o Conhecimento, Habilidade e Atitude que formam o “CHA” do Marketing Pessoal. Se ainda não leu a primeira parte, você pode acessar por aqui. 

 



Segundo Sylvia Vergara, “O mundo trata melhor, quem se trata melhor”.

Será que é isso mesmo?


O Marketing Pessoal questiona desde pensamentos e atitudes, até a apresentação e a comunicação, além da ética e da capacidade de liderança, de negociar, de se auto motivar e de motivar outras pessoas”


Logo, quem pensa que Marketing Pessoal é apenas cultivar uma imagem do bom garoto, ou boa garota, vestindo-se na última moda, bancando a pessoa simpática por concordar com a opinião de todo mundo, se enganou.  Claro que em parte, isso ajuda, na hora de fazer uma boa apresentação. Mas, não é bem assim que isso funciona.  

Para desenvolver um bom Marketing Pessoal, as nossas atitudes contam ponto, visto que elas refletem na nossa imagem e refletem nas pessoas á nossa volta.  O Marketing Pessoal é Seu, porem fazer algo para si mesmo, que não provoca coisas positivas no outra pessoa, deixa de ter significado.

Além disso, não vai nos levar também, numa melhor pratica ao nosso Networking (vamos abordar nos próximos artigos, sobre a nossa Rede de Relacionamentos) 


Afinal, o que vem a ser o “CHA” do Marketing Pessoal?

O CHA do Marketing Pessoal compreende três elementos fundamentais, que ao integrá-los, você vai desenvolver uma melhor maneira de comunicar os seus atributos pessoais e profissionais.

O primeiro deles é o Conhecimento – conhecimento é saber. E para saber exige uma preparação constante.

A leitura é um dos melhores incentivos para quem quer obter conhecimento. Não precisa ser apenas livros técnicos ou científicos, visto que quando buscamos ler para aprender coisas novas, nosso cérebro amplia esta capacidade e nos leva a absorver o melhor do escrito.

A intenção aqui também é importante! 

Sempre busque ler para aprender coisas novas. Assim, quando você presta atenção na mensagem de um panfleto entregue na rua, que indica um plano dentário, ou aqueles convites duvidosos “Trago seu amor em uma semana!”, ou mesmo nos dizeres de uma tampa da caixa de pizza, pode sim tirar coisas muito boas. Você pode perceber a arte gráfica dos modelos, o funcionamento de determinado serviço ou até descobrir quantas calorias você está consumindo em um pedaço de pizza L Enfim, amplie seu repertório lendo também jornais, catálogos e a diversidade de revistas.  

Todos esses tipos de leituras vão te ajudar a ganhar mais conhecimento.

Sua capacidade é igual ao seu conhecimento, somado a motivação que você tem de realizar.
Prof Adelmo Porto – Marketing Pessoal


O segundo elemento é a Habilidade

Quando nós adquirimos o conhecimento, seja através de um curso, de uma faculdade, ou simplesmente nos preparando melhor, como abranger uma leitura de forma assídua, está na hora de colocarmos em prática parte do que aprendemos. Vamos usar da nossa Habilidade para fazer.

Segundo a definição do dicionário, habilidade é a característica ou particularidade daquele que é hábil, que desenvolve capacidade, destreza e agilidade.

Saber fazer – é a capacidade que um indivíduo tem de realizar algo.

Já que nós temos o conhecimento, e buscamos o saber, agora é hora de aplicar o já sabemos. Com isso, com a constância, determinação e tempo de prática, vamos ser hábeis.



A Atitude é o terceiro e último elemento do “CHA” do Marketing Pessoal.  

A Atitude é quando juntamos o que o que já sabemos + o saber fazer. 

As pessoas que tomam atitudes, antes elas leram, aprenderam (pode ser, por exemplo), ganharam conhecimento, usaram sua habilidade para fazer e, no final das contas, tomam atitude. 


“Nossas atitudes são as escolhas que fazemos”

Quando escrevo no meu blog, ou público artigos em outras redes sociais, como o Linkedln, ou, quando publiquei o meu primeiro livro sobre estratégias de atendimento essencial, foi uma forma de expor minhas ideias, e assim estou exercendo na pratica as minhas escolhas.

Amo fazer isso! Compartilhar do meu conhecimento, contribuindo com outras pessoas, ao mesmo tempo em que também aprendo e multiplico o meu conhecimento.

As atitudes nos ajudam a colocar em prática as escolhas que fazemos.
Por exemplo: fazer uma faculdade ou buscar informações sobre Marketing Pessoal, para capacitação e aperfeiçoamento profissional.  

A primeira atitude – fazer ou não, é uma escolha.

A segunda atitude – me matricular para o curso, consultar a Internet o tema sobre Marketing Pessoal. São escolhas.  

A terceira atitude - ser aprovado no curso é uma atitude de estudar, se preparar paras as aulas, fazer as provas e obter bons resultados. Vou ler o que Blog Relacionamento em Dia está falando sobre o Marketing Pessoal.

Tudo isso são atitudes e são também escolhas que fazemos!


Conclusão

Resumindo, prepare-se constantemente, aprenda coisas novas (Conhecimento), aplique o que você sabe, aprenda a passar o que você conheceu, aprendeu (Habilidade) e faça as escolhas certas (Atitude).

Com isso estará desenvolvendo o “CHA” do Marketing Pessoal em busca de realizações e sucesso!


Para o próximo post Marketing Pessoal – Parte 3,  você fica sabendo porque é importante fazer o seu  Networking e as 4 dicas para criar a sua Rede de Relacionamento. Você pode acessar por aqui.


Forte abraço e sucesso, porque você pode mais!


Vera Lucia Silva         

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