Olá, tudo bem. Espero que sim ;)
Seja bem-vindo, bem-vinda a super série de 5 artigos sobre MKT
Pessoal – Parte 2.
Para este post vamos falar um pouco sobre o Conhecimento,
Habilidade e Atitude que formam o “CHA”
do Marketing Pessoal. Se ainda não leu a primeira parte, você pode acessar
por aqui.
Segundo Sylvia Vergara, “O mundo trata
melhor, quem se trata melhor”.
Será que é isso mesmo?
O Marketing Pessoal questiona desde pensamentos e atitudes, até
a apresentação e a comunicação, além da ética e da capacidade de liderança, de
negociar, de se auto motivar e de motivar outras pessoas”
Logo, quem pensa que Marketing
Pessoal é apenas cultivar uma imagem do bom garoto, ou boa garota,
vestindo-se na última moda, bancando a pessoa simpática por concordar com a
opinião de todo mundo, se enganou. Claro que em parte, isso ajuda, na
hora de fazer uma boa apresentação. Mas, não é bem assim que isso
funciona.
Para desenvolver um bom Marketing
Pessoal, as nossas atitudes contam ponto, visto que elas refletem na
nossa imagem e refletem nas pessoas á nossa volta. O Marketing
Pessoal é Seu, porem fazer algo para si mesmo, que não provoca coisas
positivas no outra pessoa, deixa de ter significado.
Além disso, não vai nos levar também,
numa melhor pratica ao nosso Networking (vamos abordar nos próximos
artigos, sobre a nossa Rede de Relacionamentos)
Afinal, o que vem a ser o “CHA” do
Marketing Pessoal?
O CHA do Marketing Pessoal compreende
três elementos fundamentais, que ao integrá-los, você vai desenvolver uma
melhor maneira de comunicar os seus atributos pessoais e profissionais.
O primeiro deles é o Conhecimento –
conhecimento é saber. E para saber exige uma preparação constante.
A leitura é um dos melhores incentivos
para quem quer obter conhecimento. Não precisa ser apenas livros técnicos ou
científicos, visto que quando buscamos ler para aprender coisas novas, nosso
cérebro amplia esta capacidade e nos leva a absorver o melhor do escrito.
A intenção aqui também é
importante!
Sempre
busque ler para aprender coisas novas. Assim, quando você presta atenção
na mensagem de um panfleto entregue na rua, que indica um plano dentário, ou
aqueles convites duvidosos “Trago seu amor em uma semana!”, ou mesmo nos
dizeres de uma tampa da caixa de pizza, pode sim tirar coisas muito boas. Você
pode perceber a arte gráfica dos modelos, o funcionamento de determinado
serviço ou até descobrir quantas calorias você está consumindo em um pedaço de
pizza L Enfim, amplie seu repertório lendo também jornais, catálogos
e a diversidade de revistas.
Todos esses tipos de leituras vão te
ajudar a ganhar mais conhecimento.
Sua capacidade é igual ao seu conhecimento, somado a motivação
que você tem de realizar.
Prof Adelmo Porto – Marketing
Pessoal
O segundo elemento é a Habilidade
Quando nós adquirimos o conhecimento,
seja através de um curso, de uma faculdade, ou simplesmente nos preparando
melhor, como abranger uma leitura de forma assídua, está na hora de colocarmos
em prática parte do que aprendemos. Vamos usar da nossa Habilidade para
fazer.
Segundo a
definição do dicionário, habilidade é a característica ou
particularidade daquele que é hábil, que desenvolve capacidade, destreza e
agilidade.
Saber fazer – é a capacidade que
um indivíduo tem de realizar algo.
Já que nós temos o conhecimento,
e buscamos o saber, agora é hora de aplicar o já sabemos. Com isso, com a
constância, determinação e tempo de prática, vamos ser hábeis.
A Atitude é o terceiro e último
elemento do “CHA” do Marketing Pessoal.
A Atitude é quando juntamos o que o
que já sabemos + o saber fazer.
As pessoas que tomam atitudes, antes
elas leram, aprenderam (pode ser, por exemplo), ganharam conhecimento, usaram
sua habilidade para fazer e, no final das contas, tomam atitude.
“Nossas atitudes são as escolhas que fazemos”
Quando escrevo no meu blog, ou público
artigos em outras redes sociais, como o Linkedln, ou, quando publiquei o meu
primeiro livro sobre estratégias de atendimento essencial, foi uma forma de
expor minhas ideias, e assim estou exercendo na pratica as minhas escolhas.
Amo fazer isso! Compartilhar do meu
conhecimento, contribuindo com outras pessoas, ao mesmo tempo em que também
aprendo e multiplico o meu conhecimento.
As atitudes nos ajudam a colocar em
prática as escolhas que fazemos.
Por exemplo: fazer uma faculdade ou
buscar informações sobre Marketing Pessoal, para capacitação e
aperfeiçoamento profissional.
A primeira atitude – fazer ou não, é
uma escolha.
A segunda atitude – me matricular para
o curso, consultar a Internet o tema sobre Marketing Pessoal. São escolhas.
A terceira atitude - ser aprovado no
curso é uma atitude de estudar, se preparar paras as aulas, fazer as provas e
obter bons resultados. Vou ler o que Blog Relacionamento em Dia está falando
sobre o Marketing Pessoal.
Tudo isso são atitudes e são também
escolhas que fazemos!
Conclusão
Resumindo, prepare-se constantemente,
aprenda coisas novas (Conhecimento), aplique o que você sabe, aprenda a passar
o que você conheceu, aprendeu (Habilidade) e faça as escolhas certas (Atitude).
Com isso estará desenvolvendo o “CHA”
do Marketing Pessoal em busca de realizações e sucesso!
Para o próximo post Marketing Pessoal
– Parte 3, você fica sabendo porque é importante fazer o seu Networking e as 4 dicas para criar a sua Rede de Relacionamento. Você pode acessar por aqui.
Forte abraço e sucesso, porque você
pode mais!
Vera Lucia Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário