Olá, tudo bem. Seja bem-vindo, bem-vinda ao nosso canal!
Você
já pensou em desenvolver uma comunicação mais eficaz, se aprofundando no
marketing pessoal?
Falando
em marketing pessoal, como anda o seu?
Em
tempos de mudanças aceleradas, no mercado de trabalho, hoje, e cada vez mais,
todo profissional precisa ficar antenado nesta ferramenta e conhece-la, para
alcançar melhores resultados.
Quer entender mais sobre o marketing pessoal e a
importância que pode ter para o seu trabalho e nos seus relacionamentos?
Continue lendo esta super série de cinco artigos, que foi feita com carinho todo especialmente pra você.
Marketing Pessoal em ação
Vamos começar abordando o Marketing
Pessoal, como ferramenta essencial para quem busca aperfeiçoamento
profissional e alcançar sucesso nos seus relacionamentos.
Preparei para esta
primeira investida, cinco artigos bem interessantes e, consequentemente, ser
mais efetivos na hora de colocar o seu Marketing
Pessoal em ação.
Espero que gostem.
Por
que é importante aprender sobre Marketing Pessoal? Porque o mundo mudou. Só por
isso J
As
“Ideias” de ontem não “Atendem” as necessidades de hoje.
Neste novo panorama, mercado atual, as
antigas visões (pequenas/solitárias) e aproximações agressivas já não funcionam
mais na hora de vender o seu peixe. É preciso inserir novas capacidades,
técnicas e ferramentas capazes de trazer novos resultados. Seja no âmbito pessoal
ou profissional, o modo de comunicar, vender-se profissionalmente e relacionar-se
com as pessoas, tudo isso mudou!
Por
exemplo, se fizermos uma analogia com o telefone - Alexander Graham Bell, físico escocês, realizou a primeira
experiência com telefone em 1876 na Filadélfia, Estados Unidos. Graham Bell chamou seu invento de “telefone elétrico falante”. Foi uma
invenção fantástica, não temos dúvidas!
Porém, as coisas mudaram
e muito... A invenção
de Graham Bell evoluiu, e se ontem nós sabíamos que um telefone servia somente
para comunicarmos com uma pessoa à distância, isso não é mais assim. Hoje, podemos
nos comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo, estando as mesmas em um
lugar fixo ou se deslocando, de um lugar para outro. Esse tema é amplo, quando falamos em inovação
e mudança, porem nesta oportunidade, vamos nos ater nesse nosso exemplo. (Telefone elétrico Falante)
Chega até ser engraçado
escutar dois amigos conversando e perguntando um ao outro o que o celular dele faz.
(o meu não me perguntem, visto que sou avessa a tecnologia e estou em falta
quando me perguntam se tenho WhatsApp L ) Voltando, isso porque, o aparelho de telefone evoluiu
tanto, que as pessoas o utilizam para várias funcionalidades.
Li outro dia em um site,
o artigo “Os celulares do Futuro”, que falava sobre os celulares portáteis, com
tecnologia celular / eletromagnética. Ressalta o autor, que antes os aparelhos
de telefonia visavam apenas facilitar a comunicação. Hoje, e cada vez mais,
esses mesmos equipamentos se tornarão verdadeiras estações de entretenimento e,
ao contrário do “Telefone Elétrico
falante” de Graham Bell, já cabem na palma da nossa mão. Em nossos bolsos,
nem tanto rsrsr.
Pela mesma
razão, desenvolver o Seu Marketing
Pessoal acaba sendo fundamental, visto que antigamente bastava se formar em
uma boa universidade, ou arranjar um emprego em uma boa empresa – e o
profissional estava empregado quase que para a vida toda! Existia o emprego
vitalício! Hoje não mais L
Atualmente,
diante do mercado profissional mais competitivo, onde especialistas da área de gestão ressaltam que - pessoas muito
bem preparadas, com largas experiências comprovadas, excelente formação
educacional e, como complemento, a vivência internacional e, ainda assim, esta
mesma pessoa encontra dificuldades para um a boa colocação. Ou seja, na mesma medida em que ela se
preparou, outros tantos profissionais – pelos avanços das tecnologias e
oportunidades, também se prepararam.
Em alternativa, é
necessário que o profissional saiba colocar em prática um novo modo de se comunicar, com isso, traçar objetivos e metas de modo mais eficiente e eficaz. Com isso, conseguir trabalho, crescer, fazer parte de um grupo e ser lembrado como uma
pessoa com grande diferencial.
Conhecendo o Marketing Pessoal e aplicando estrategicamente seus conceitos, terá mais sucesso nos
seus empreendimentos, seja no campo profissional ou pessoal. Tudo começa
a melhorar, quando adotamos atitudes e ações de forma consciente e focada.
Afinal
o que é Marketing?
Para Kotler (1998), considerado uma das
maiores inteligências do Marketing,
trata-se de um processo social e
gerencial que indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da
criação, oferta e troca de produtos com os outros.
Na mesma
medida em que o Marketing, propõe soluções para divulgar e tornar competitivos
os produtos, serviços e suas Marcas, o Marketing
Pessoal, veio ao mundo para mostrar os diferencias do Profissional. Os diferenciais da Pessoa.
Definição de MARKETING PESSOAL
O Marketing Pessoal é um mecanismo de
comunicação, pelo qual as pessoas utilizam de ações focadas e bem
direcionadas para comunicar e se relacionar melhor com clientes visando
alcançar resultados superiores.
E isso quer dizer o que, Vera Lucia?
Que na verdade os profissionais
usam da sua comunicação, do seu gestual (não verbal), atitudes e comportamentos
de forma diferenciada que vão valorizar suas capacidades.
Para o professor Claudio Rizzo, autor do livro “Marketing
Pessoal no Contexto Pos-Moderno”, publicado pela Editora: Trevizan Editora destaca o marketing pessoal como uma
ferramenta essencial.
Ainda para Rizzo, o
profissional pós-moderno deve extrair o máximo de suas qualidades e
competências, tornando-se um empreendedor ao criar, ousar, inovar em cada uma
de suas atividades.
É preciso acompanhar esta inovação, se atualizando, trazendo uma nova maneira
de comunicar suas habilidades, conhecimentos, mostrando atitudes e
comportamentos diferenciados. Isso, significa fazer uma comunicação eficaz. Certinho? ;)
Conclusão
A ferramenta do Marketing Pessoal,
quando colocada em prática, primeiro como forma de educação, aprendizado e
aperfeiçoamento, em segundo, certamente irá contribuir para melhorar nossas
apresentações, relacionamentos e ajudar no nosso crescimento pessoal e
profissional.
Espero que você tenha gostado!
Nos próximos artigos, vamos continuar falando sobre o Marketing Pessoal. Na Parte 2 – conheça o “CHA” do Marketing Pessoal. Se quiser, você pode ler por aqui.
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba
mais:
Livros
KLOTER,
Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e cases.\Philip Kotler;
Tradução Sabrina Cairo; Revisão técnica e casos Dilson Gabriel dos Santos e
Francisco J.S. Mendizaban Alvarez. São Paulo; Prentice Hall, 2005.
Livro:
Marketing Pessoal no contexto pós-moderno. Claudio Rizzo. Trevisan Editora.
Sites
Artigo:
Os celulares do Futuro
#Marketingpessoal #Comunicação #Marketing #Competitividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário