segunda-feira, 30 de maio de 2016

Marketing Pessoal – Parte 4 - O que NÃO é Marketing Pessoal


Mulher de negócios com perguntas


Olá, tudo bem. 

Chegamos ao nosso penúltimo artigo da super série sobre Marketing Pessoal, você vai acompanhar na Parte 4 - o que Não é e Não se aplica ao Marketing Pessoal.

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MKT Pessoal - Parte 1: O que é e porque desenvolver o Seu Marketing Pessoal



Sem mais delongas, vamos começar deixando claro, o que não se aplica ao marketing pessoal. 

1-Comportamento arrogante:

Quem assistiu ao filme “O diabo veste Prada”, 2006 - entende bem o significado de atitudes como vaidade, arrogância e presunção numa só pessoa. 
Esse personagem é bem um exemplo do que NÃO devemos praticar no nosso Marketing Pessoal.


Meryl Streep recria cena de “O Diabo Veste Prada” para Vogue | Exame
 (imagem Google) 

Uma das protagonistas, a atriz Merly Streep, vive o papel de uma personagem poderosa e se comporta de uma forma arrogante com seus funcionários. Quem assistiu ao filme, deve se lembrar daquela cena, em que ela está chegando à empresa e todo mundo sai correndo. Uma modelo evita entrar no mesmo elevador. Outros funcionários, que estavam mais descontraídos, modificam suas posturas e calçam imediatamente os sapatos finos (tecle, tecle), porem desconfortáveis. Afinal, ela é a comandante e dirigente da revista, e acabara de chegar.

Quando analiso o papel deste personagem central, até entendo que sua postura severa de general, esta associada ao seu poder de comando, cuja finalidade é dirigir com mãos de ferro, um empreendimento gigantesco, como é o caso da revista, que dita tendências para o mundo da moda. Isso é muito claro.
Porem existe pessoas, que não tem nenhuma posição que exija uma postura como esta (não que eu também concorde com qualquer tipo de manifestação de arrogância), e acaba demostrando com atitudes arrogantes, seu desprezo e pouco interesse nas pessoas a sua volta. 

Um profissional que age dessa forma, não vê importância no papel de cada pessoa dentro de uma empresa, e sequer está preparada para criar e manter uma rede de relacionamentos.  

Lembrando, que fazer o Seu Marketing Pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, independente do cargo que ocupa. Fazer Marketing Pessoal é uma necessidade profissional e do mercado de trabalho, onde as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de uma interdependência saudável, demonstrando cada uma as suas capacidades e habilidades profissionais para ajudar e serem ajudadas, o que é bem diferente. 



“O mercado rejeitará cada vez mais pessoas voltadas para si mesmas, que não têm qualquer interesse em ajudar os outros, a contribuir de alguma forma para o crescimento da equipe ou da empresa e sociedade como um todo”.

Mario Persona
Grande especialista do Marketing


É preciso fazer um Marketing Pessoal de forma inteligente e de forma simples.


  2- publicidade enganosa de si mesmo:

Vira e mexe aparece nas mídias algumas propagandas que nem o próprio Pinóquio acredita. São àqueles tipos de produtos de oferecem muito e com condições super vantajosas, e que infelizmente muitos clientes caem no primeiro contato. Porém, depois de usar o produto ou serviço durante algum tempo, percebem que foram enganados.

Isso no Marketing Pessoal também é fatal.

Da mesma forma, existem pessoas que acreditam que fazer Marketing Pessoal, é enganar outras pessoas com maestria. Usar de uma boa apresentação, a fim de passar uma imagem profissional superestimada, de bom caráter e competências que são raridades.

Com isso, conta vantagem e cria números e resultados fantasmas, acreditando que está fazendo um “bom Marketing Pessoal”.
Porem, quem se arrisca fazendo propaganda enganosa, e disfarçando-se em pele de cordeiro, acaba perdendo espaço na mente e no coração das pessoas, visto que em algum momento, o lobo aparece e esquece-se de manter seu disfarce a aparência cordial cai por terra. O lobo acaba mostrando os seus dentes afiados a menor provocação.

Com efeito, mostrando uma coisa que não é, acaba sendo mal visto na praça e acaba se prejudicando profissionalmente. 

Tenho sempre na minha lembrança, e busco inserir sempre em minhas praticas, o ensinamento que aprendi quando fiz o curso de facilitadora coach, na MKaplus, com os líderes Paulo Käfer e Jaqueline Mikulski, sobre a necessidade de sermos autênticos e genuínos em nossas ações com nossos treinandos e levar isso para o dia a dia em nossos relacionamentos. É correto, quando não sabemos de alguma informação, ou desconhecemos algum assunto sermos sinceros em dizer “não sei”.  Isso não significa que não estou disposta a aprender e buscar mais informação. Porem, não cabe a promoção por algo que não faço ou não sei nada a respeito.


3 - Evite o efeito “Pavão”:
Quem já foi no zoológico sabe bem o que estou querendo dizer com –efeito pavão. Quando este lindo animal abre sua calda empenada e colorida, não tem um que não o admira e registra sua majestade o pavão.

Porém, no Marketing Pessoal, bancar o “Pavão”, tem uma conotação bem diferente ·.

Quando uma pessoa age assim, ela está fazendo a autopromoção, onde fica com imagem do aparecido, sem conteúdo e sem relevância. É o tipo do cara que força self que ninguém quer tirar. É aquela pessoa, que acredita que o caraoquê é sua oportunidade de mostrar que é o único que tem talento e sabe cantar. Ouvir não é o seu negócio. Falar sim. Pior ainda, nas reuniões de planejamento de vendas, por exemplo, os resultados da equipe nunca aparecem, enfoca apenas a sua forma de liderar e coordenar os trabalhos como sendo o que motivou o sucesso do seu departamento L

O “Efeito Pavão” acaba expondo sua imagem e podemos ter ai um efeito contrário de superexposição. Isso não é bom para nenhum profissional.

Portanto, saiba que manter posturas arrogantes, antipáticas, criar falsos resultados na vida profissional e expor-se de forma desnecessária, isso definitivamente, NÃO é fazer um bom Marketing Pessoal.


Conclusão

Como está indo o seu marketing pessoal, até agora? Já dá pra tirar um 10? 

         Para o último artigo – MKT Pessoal – Parte 5, você não pode deixar de ler, visto que vamos fechar esta serie com Seis passos para colocar seu Marketing Pessoal em ação.   Vamos falar de comportamentos simples e que você pode desenvolver, colocando em prática já e assim começar a buscar sucesso na vida  profissional e pessoal. Você pode ler por aqui. 


Forte abraço e Sucesso!           

Vera Lucia Silva



Saiba mais:
Site
http://www.trabalho.ma.gov.br/index. php/noticias/7-noticiadestaque-/304-mercado-de-trabalho-a-importancia-do-marketing-pessoal-


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