Olá, tudo bem.
Chegamos ao nosso penúltimo artigo da super série sobre Marketing Pessoal, você vai acompanhar
na Parte 4 - o que Não é e Não se aplica ao Marketing
Pessoal.
Posts relacionados:
MKT Pessoal - Parte 1: O que é e porque desenvolver o Seu Marketing Pessoal
Sem mais delongas, vamos começar deixando claro, o que não se aplica ao marketing pessoal.
1-Comportamento arrogante:
Quem
assistiu ao filme “O diabo veste Prada”, 2006 - entende bem o significado de
atitudes como vaidade, arrogância e presunção numa só pessoa.
Esse
personagem é bem um exemplo do que NÃO devemos praticar no nosso Marketing
Pessoal.
(imagem Google)
Uma
das protagonistas, a atriz Merly Streep, vive o papel de uma personagem
poderosa e se comporta de uma forma arrogante com seus funcionários. Quem
assistiu ao filme, deve se lembrar daquela cena, em que ela está chegando à
empresa e todo mundo sai correndo. Uma modelo evita entrar no mesmo elevador.
Outros funcionários, que estavam mais descontraídos, modificam suas posturas e
calçam imediatamente os sapatos finos (tecle, tecle), porem desconfortáveis.
Afinal, ela é a comandante e dirigente da revista, e acabara de chegar.
Quando
analiso o papel deste personagem central, até entendo que sua postura severa de
general, esta associada ao seu poder de comando, cuja finalidade é dirigir com
mãos de ferro, um empreendimento gigantesco, como é o caso da revista, que dita
tendências para o mundo da moda. Isso é muito claro.
Porem
existe pessoas, que não tem nenhuma posição que exija uma postura como esta
(não que eu também concorde com qualquer tipo de manifestação de arrogância), e
acaba demostrando com atitudes arrogantes, seu desprezo e pouco interesse nas
pessoas a sua volta.
Um
profissional que age dessa forma, não vê importância no papel de cada pessoa
dentro de uma empresa, e sequer está preparada para criar e manter uma rede de
relacionamentos.
Lembrando,
que fazer o Seu Marketing Pessoal não é um culto ao ego ou à
vaidade pessoal, independente do cargo que ocupa. Fazer Marketing
Pessoal é uma necessidade profissional e do mercado de trabalho, onde
as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de uma interdependência
saudável, demonstrando cada uma as suas capacidades e habilidades profissionais
para ajudar e serem ajudadas, o que é bem diferente.
Mario Persona
Grande especialista do
Marketing
É
preciso fazer um Marketing Pessoal de forma inteligente e de
forma simples.
2- publicidade enganosa de si mesmo:
Vira
e mexe aparece nas mídias algumas propagandas que nem o próprio Pinóquio
acredita. São àqueles tipos de produtos de oferecem muito e com condições super
vantajosas, e que infelizmente muitos clientes caem no primeiro contato. Porém,
depois de usar o produto ou serviço durante algum tempo, percebem que foram
enganados.
Isso no Marketing
Pessoal também é fatal.
Da
mesma forma, existem pessoas que acreditam que fazer Marketing Pessoal, é
enganar outras pessoas com maestria. Usar de uma boa apresentação, a fim de
passar uma imagem profissional superestimada, de bom caráter e competências que
são raridades.
Com
isso, conta vantagem e cria números e resultados fantasmas, acreditando que
está fazendo um “bom Marketing Pessoal”.
Porem,
quem se arrisca fazendo propaganda enganosa, e disfarçando-se em pele de
cordeiro, acaba perdendo espaço na mente e no coração das pessoas, visto que em
algum momento, o lobo aparece e esquece-se de manter seu disfarce a aparência
cordial cai por terra. O lobo acaba mostrando os seus dentes afiados a menor
provocação.
Com
efeito, mostrando uma coisa que não é, acaba sendo mal visto na praça e acaba
se prejudicando profissionalmente.
Tenho
sempre na minha lembrança, e busco inserir sempre em minhas praticas, o
ensinamento que aprendi quando fiz o curso de facilitadora coach, na MKaplus,
com os líderes Paulo Käfer e Jaqueline Mikulski, sobre a
necessidade de sermos autênticos e genuínos em nossas ações com nossos
treinandos e levar isso para o dia a dia em nossos relacionamentos. É correto,
quando não sabemos de alguma informação, ou desconhecemos algum assunto sermos
sinceros em dizer “não sei”. Isso não significa que não estou disposta a
aprender e buscar mais informação. Porem, não cabe a promoção por algo que não
faço ou não sei nada a respeito.
3 - Evite o efeito
“Pavão”:
Quem já foi no zoológico
sabe bem o que estou querendo dizer com –efeito pavão. Quando este
lindo animal abre sua calda empenada e colorida, não tem um que não o admira e
registra sua majestade o pavão.
Porém, no Marketing
Pessoal, bancar o “Pavão”, tem uma conotação bem diferente ·.
Quando uma pessoa age
assim, ela está fazendo a autopromoção, onde fica com imagem do aparecido, sem
conteúdo e sem relevância. É o tipo do cara que força self que ninguém quer
tirar. É aquela pessoa, que acredita que o caraoquê é sua oportunidade de
mostrar que é o único que tem talento e sabe cantar. Ouvir não é o seu negócio.
Falar sim. Pior ainda, nas reuniões de planejamento de vendas, por exemplo, os
resultados da equipe nunca aparecem, enfoca apenas a sua forma de liderar e
coordenar os trabalhos como sendo o que motivou o sucesso do seu departamento L
O “Efeito Pavão” acaba
expondo sua imagem e podemos ter ai um efeito contrário de superexposição. Isso
não é bom para nenhum profissional.
Portanto, saiba que manter
posturas arrogantes, antipáticas, criar falsos resultados na vida profissional
e expor-se de forma desnecessária, isso definitivamente, NÃO é fazer um
bom Marketing Pessoal.
Conclusão
Como está indo o seu marketing pessoal, até agora? Já dá pra tirar um 10?
Para o último artigo – MKT Pessoal – Parte 5, você não pode deixar
de ler, visto que vamos fechar esta serie com Seis passos para colocar
seu Marketing Pessoal em ação. Vamos falar
de comportamentos simples e que você pode desenvolver, colocando em prática já
e assim começar a buscar sucesso na vida profissional e pessoal. Você pode ler por aqui.
Forte abraço e Sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
Site
http://www.trabalho.ma.gov.br/index. php/noticias/7-noticiadestaque-/304-mercado-de-trabalho-a-importancia-do-marketing-pessoal-
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