sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marketing Pessoal - Parte 3 – Quatros dicas para o Seu Networking


Grupo de amigos, levantando os braços no fundo do céu


Olá, tudo bem. Espero que sim. :) 

          
Para o terceiro artigo, da nossa série sobre Marketing Pessoal,  vamos falar sobre o Networking, elemento importante para o Seu Marketing Pessoal e rede de relacionamentos.  Digamos que o Networking, em termos de fazer o seu marketing pessoal seria como a salsicha do seu hot-dog.  :) 

           Posso ter exagerado um pouco, contudo, o intuito foi demonstrar que o Networking também é muito importante na hora de colocar o seu Marketing Pessoal em ação.


A propósito, como anda o seu networking?  


                 Alguém já disse:

“Quem não é visto, não é lembrado”.


Se você ainda não leu os dois primeiros artigos da série, sugiro começar por aqui.

           A ideia do Networking, vem da união dos termos em inglês Net, que significa “Rede” e Working, “trabalhando”. Com isso, fazer networking é uma forma de criar visibilidade e interatividade. Ou seja, estar presente e manter-se em contato permanente, oportunamente, realizando trocas com as pessoas da sua Rede de Relacionamento.

Fazer o Networking é desenvolver uma rede de relações sociais.

           O Networking tem por objetivo ampliar o rol de amizades e de relacionamentos pessoais, visando tornar o profissional conhecido, dentro e fora da empresa onde trabalha.

           Cultivar o networking, também é considerado por muitos especialistas, como requisito essencial para manter a empregabilidade. Naturalmente, para ser um profissional empregável é necessário manter uma rede de relacionamentos sólida, na qual possa constantemente manter contatos, para informação, para ajudar, ser ajudado, compartilhar conhecimento, para orientação e conselhos especiais, esses dois últimos itens, considerando profissionais mais experientes.   
  
           Para um desses grandes conhecedores, José Augusto Minarellia rede de relacionamentos humanos é agora a ferramenta mais eficaz para proporcionar aos profissionais acesso a informação e a oportunidades no mercado de trabalho.


             Na opinião de Leila Navarro, palestrante motivacional e escritora, é preciso cuidar também da parte “interior”, da postura que vem de dentro. A escritora considera essencial para realizar um bom networking, manter o profissionalismo, entusiasmo e habilidade de relacionamento.

Continuando, nesta segunda parte do artigo, acrescentei quatro situações que nos permitem fazer um bom Networking.


Primeiro processo - Seja simpático

            Mantenha um sorriso para amigos e colegas do seu trabalho, cumprimentem os colegas e as pessoas ao entrar e ao sair, para que as pessoas percebam que você é uma pessoa simpática.

            Por incrível que possa parecer, tem ambientes de trabalho onde as pessoas esquecem-se de colocar em prática os princípios e posturas básicas da educação, que é o cumprimento. O ato de saldar as pessoas, quando elas chegam ao trabalho, ou quando elas encerram seu expediente. É muito saudável dizer: “olá, tudo bem, como vai, bom dia, boa tarde”.

           Gente, ser uma pessoa simpática não significa ser puxa saco. São atitudes simples, que educadamente podemos praticar no nosso dia a dia. Isso torna a vida das pessoas melhores.

           Segundo especialistas da área de marketing, existe um tempo, no qual nós podemos ao encontrar uma pessoa pela primeira vez, seja durante um evento, em um ambiente de atendimento, criar uma relação de confiabilidade. São 3 segundos!


Segundo processo - Faça perguntas

Faça perguntas. Não fiquem sem fazer parte do convívio.

            Saiba fazer perguntas, que mostre seu interesse pelas pessoas. Descubra o que elas fazem. Onde moram? O que elas estão estudando?  Tem família?

São perguntas, que aproveitando os momentos oportunos, você pode conhecer a pessoa, fazer amizade e descobrir interesses em comum.

Terceiro - Desenvolva amizade

           Combinando conversas com amigos e colegas de trabalho. Combinando almoço. Fazendo planos para eventos fora do local de trabalho. Até mesmo entre as famílias e outros amigos.

Assim, você vai desenvolver novas amizades.  

Quarto - Aprimore o seu Networking  

         A sua rede contatos, é necessário estar atualizada sempre, estimulando as pessoas a mostrarem o que elas têm de melhor!


Conclusão

         Enfim, desenvolver um Networking com uma rede de relacionamento consistente, permite a eficácia do seu Marketing Pessoal.

Para o penúltimo artigo – Marketing Pessoal – Parte 4, você fica sabendo o que Não é Marketing Pessoal. Você pode acessar por aqui.


Forte abraço e sucesso! 

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Livro:

MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade – Como ter trabalho e remuneração sempre. Editora Gente. 1995.


Site:
Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e no Exterior. Autora de 14 livros, entre eles, “Talento para ser Feliz”, “Talento à prova de crise” e “A vida não precisa ser tão complicada” e,mais recentemente, “O poder da superação”.


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