Olá, tudo bem. Espero que sim. :)
Para o terceiro artigo, da nossa série sobre Marketing Pessoal, vamos falar sobre o Networking, elemento importante para o Seu Marketing Pessoal e rede de relacionamentos. Digamos que o Networking, em termos de fazer o seu marketing pessoal seria como a salsicha do seu hot-dog. :)
Posso ter exagerado um pouco, contudo, o
intuito foi demonstrar que o Networking também é muito importante na hora de
colocar o seu Marketing Pessoal em ação.
A propósito, como anda o seu networking?
Alguém já disse:
“Quem
não é visto, não é lembrado”.
Se você ainda não leu os dois primeiros
artigos da série, sugiro começar por aqui.
Fazer o Networking é
desenvolver uma rede de relações sociais.
O Networking tem por objetivo ampliar o rol de amizades e de relacionamentos
pessoais, visando tornar o profissional conhecido, dentro e fora da empresa
onde trabalha.
Cultivar o networking, também é considerado por muitos especialistas, como
requisito essencial para manter a empregabilidade. Naturalmente, para ser um
profissional empregável é necessário manter uma rede de relacionamentos sólida,
na qual possa constantemente manter contatos, para informação, para ajudar, ser
ajudado, compartilhar conhecimento, para orientação e conselhos especiais,
esses dois últimos itens, considerando profissionais mais
experientes.
Para um desses grandes conhecedores, José Augusto Minarelli, a
rede de relacionamentos humanos é agora a ferramenta mais eficaz para
proporcionar aos profissionais acesso a informação e a oportunidades no mercado
de trabalho.
Na opinião de Leila Navarro, palestrante
motivacional e escritora, é preciso cuidar também da parte
“interior”, da postura que vem de dentro. A escritora considera essencial para
realizar um bom networking, manter o profissionalismo, entusiasmo e habilidade
de relacionamento.
Continuando, nesta segunda
parte do artigo, acrescentei quatro situações que nos permitem fazer um
bom Networking.
Primeiro processo - Seja
simpático
Mantenha um sorriso para amigos e colegas do seu trabalho, cumprimentem os
colegas e as pessoas ao entrar e ao sair, para que as pessoas percebam que você
é uma pessoa simpática.
Por incrível que possa parecer, tem ambientes de trabalho onde as pessoas
esquecem-se de colocar em prática os princípios e posturas básicas da educação,
que é o cumprimento. O ato de saldar as pessoas, quando elas chegam ao
trabalho, ou quando elas encerram seu expediente. É muito saudável dizer: “olá,
tudo bem, como vai, bom dia, boa tarde”.
Gente, ser uma pessoa simpática não significa ser puxa saco. São atitudes
simples, que educadamente podemos praticar no nosso dia a dia. Isso torna a
vida das pessoas melhores.
Segundo especialistas da área de marketing, existe um tempo, no qual nós
podemos ao encontrar uma pessoa pela primeira vez, seja durante um evento, em
um ambiente de atendimento, criar uma relação de confiabilidade. São 3 segundos!
Segundo processo - Faça perguntas
Faça perguntas. Não fiquem
sem fazer parte do convívio.
Saiba fazer perguntas, que mostre seu interesse pelas pessoas. Descubra o que
elas fazem. Onde moram? O que elas estão estudando? Tem família?
São perguntas, que
aproveitando os momentos oportunos, você pode conhecer a pessoa, fazer amizade
e descobrir interesses em comum.
Terceiro - Desenvolva
amizade
Combinando conversas com amigos e colegas de trabalho. Combinando almoço.
Fazendo planos para eventos fora do local de trabalho. Até mesmo entre as
famílias e outros amigos.
Assim, você vai
desenvolver novas amizades.
Quarto - Aprimore o seu
Networking
A sua rede contatos, é necessário estar atualizada sempre, estimulando as pessoas a
mostrarem o que elas têm de melhor!
Conclusão
Enfim, desenvolver um Networking com uma rede de relacionamento consistente,
permite a eficácia do seu Marketing Pessoal.
Para o penúltimo artigo
– Marketing Pessoal – Parte 4, você fica sabendo o que Não é Marketing Pessoal. Você pode acessar por aqui.
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba
mais:
Livro:
MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade – Como ter trabalho e remuneração sempre. Editora Gente.
1995.
Site:
Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e
no Exterior. Autora de 14 livros, entre eles, “Talento para ser Feliz”,
“Talento à prova de crise” e “A vida não precisa ser tão complicada” e,mais
recentemente, “O poder da superação”.
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