quarta-feira, 7 de outubro de 2015

As quatro posições perceptivas para uma comunicação mais positiva



Close-up of beautiful little girl brown eye
                                          

Olá, tudo bem. Espero que sim :) 

Continuando o post anterior, sobre ser mais assertivo (Se preferir, você pode ler por aqui) , para este, vamos saber como trabalhar uma comunicação mais positiva através da auto-observação.

O que você já leu sobre este tema? 

Essa dica é bem interessante,  porque vai te ajudar a trabalhar sua auto-percepção, pelos ensinamentos da Programação Neurolinguística - A PNL. 

Lembrando,  que a nossa relação e comunicação com o mundo se dá através dos nossos  cinco sentidos, que é quando olhamos, ouvimos e sentimos nossas experiências pelos canais cinestésicos: gosto, cheiro e toque.


Perspectivas diferentes 

Segundo os autores dessa técnica, Jonh Grinder e Judith DeLozier, que intitulam por “Perspectivas Diferentes”, este exercício de auto-percepção nos ajuda a ter um pensamento equilibrado para analisarmos sobre um evento ou resultado. 

Essas posições, onde há pouca compreensão, no relacionamento, por exemplo, fornecem uma maneira de adotarmos posturas adequadas, fazendo escolhas flexíveis e mais assertivas.

Então, agora você fica sabendo quais são as quatro posições perceptivas e como usá-las.


As quatro posições Perceptivas:

1ª Posição perceptiva – Associado pleno de emoções, os quais podem ser de natureza confortável ou desconfortável. Vendo, ouvindo e sentindo com seus olhos, ouvidos e vísceras.
Obs: Você trás toda a emoção para aquele momento, trabalhando todos os seus sentidos.

2ª Posição perceptiva – Quando você está nesta posição, você vive a experiência “do outro” de forma associada. Você entra no mundo da pessoa, e sente a experiência dela, como se fosse sua experiência. Vendo, ouvindo, porém, sem emoção.
Obs: É como você contar uma história ou um fato, porem, sem trazer emoção. Como estivesse apenas noticiando.

3ª Posição perceptiva – Nesta posição você está desprovido de emoção (dissociado) com se você estivesse fora da experiência, como se fosse um simples expectador da experiência.
Obs: Você apenas acompanho a história e é neste momento, como a exemplo do feedback, você pode adotar uma atitude flexível e buscar compreender o que está sendo passado a você.  

4ª Posição Perceptiva – Duplamente dissociado, totalmente desprovido de emoção, observando sua própria atuação, como diretor (imparcial), que observa sua interação com o outro.

Obs: Nesta posição distanciada, ao se observar e observar a outra pessoa, você busca ser assertivo, ouvindo a opinião do outro, respeitando suas ideias e, ainda assim, mantendo sua própria opinião.


Conclusão

Pratique esta técnica, atuando de forma mais auto-perceptiva e trazendo uma comunicação mais positiva no seu dia a dia.

Espero que este post tenha ajudado. 
Se gostou, comente com a gente e compartilhe.

Um forte abraço, sucesso e até o próximo post.

Vera Lucia Silva
Imagem da Freepik

#PNL     #Canaiscinestésicos      #Percepção      

Nenhum comentário:

Postar um comentário