Com
o rapport criamos sintonia com nossos parceiros de trabalho,
clientes e quando usamos da empatia, conseguimos ir mais longe em nossos
relacionamentos. Quanto mais desenvolvidas
forem essas duas habilidades, mais realizados e bem-sucedidos seremos.
Olá, tudo bem ;)
Já
escrevemos aqui no nosso blog sobre a técnica do Rapport da Programação Neurolinguística, conhecida também como PNL e também já
comentamos sobre a importância da empatia no relacionamento interpessoal e
achei necessário atualizar e fazer um alinhamento entre os dois conceitos, porém, usando da distinção.
O que você já leu sobre este assunto? Lembra?
A ideia deste post surgiu durante um treinamento que dei e um dos participantes me perguntou, se rapport e empatia não significavam a mesma coisa.
Vamos lá?
O que você já leu sobre este assunto? Lembra?
A ideia deste post surgiu durante um treinamento que dei e um dos participantes me perguntou, se rapport e empatia não significavam a mesma coisa.
Vamos lá?
Então, o Rapport, na realidade, trata de um processo dinâmico que acontece entre duas ou mais pessoas, quando a ideia é trabalhar o espelhamento e a condução.
O
que isso quer dizer Vera Lucia? Explique melhor.
Quer
dizer, que durante o processo de comunicação é possível criar uma sincronia,
estabelecendo um vínculo, onde o objetivo seja uma melhor adequação da nossa comunicação. Por exemplo, quando alguém está passando uma nova ideia, vendendo
algo para um empresário ou acertando as tratativas de um contrato e a
comunicação está confusa podemos usar a estratégia do rapport.
Acionar rapport significa fazer primeiramente o espelhamento, que pode ser acompanhando por alguns minutos a respiração da outra pessoa, o ritmo e tom de voz. Fazendo assim, aos poucos, de forma muito sutil e discreta, vamos entrando no ritmo do interlocutor e sincronizando gestos involuntários, comportamentos naturais e, quando percebemos, estabelecemos algo em comum no nosso contato. Nos conectamos a ele.
Acionar rapport significa fazer primeiramente o espelhamento, que pode ser acompanhando por alguns minutos a respiração da outra pessoa, o ritmo e tom de voz. Fazendo assim, aos poucos, de forma muito sutil e discreta, vamos entrando no ritmo do interlocutor e sincronizando gestos involuntários, comportamentos naturais e, quando percebemos, estabelecemos algo em comum no nosso contato. Nos conectamos a ele.
Segundo
especialistas em Programação Neurolinguística, a técnica de rapport significa fazermos uma comunicação diretamente
com o subconsciente da outra pessoa e quando isso acontece, estabelecermos um
grau necessário de confiança para gerarmos benefícios mútuos.
No
caso da empatia, na ótica da Inteligência Social, é a capacidade psicológica de
ouvir e se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e
emoções. Ser empático, a meu ver, é cria afinidade com a outra pessoa. O que também, vale ressaltar, não deixa de ser uma forma de colocar em prática o Rapport. Por isso o questionamento no título, em vez da afirmação . :)
Como podemos colocar a empatia em ação?
Uma dica, para colocar a empatia em ação, exercite a auto-observação.
Com a auto-observação você vai perceber se de fato, se você consegue escutar a outra pessoa ou se apenas a está ouvindo. Quando escutamos a outra pessoa, estamos inteiramente presente - e usamos a leitura do seu não verbal - e ai sim alcançamos a capacidade de nos colocar no lugar dela, passamos a compreender as emoções e reações da outra pessoa.
Além disso, quando exercitamos a empatia, evitamos os julgamentos precipitados, desnecessários e respostas automáticas.
Com a auto-observação você vai perceber se de fato, se você consegue escutar a outra pessoa ou se apenas a está ouvindo. Quando escutamos a outra pessoa, estamos inteiramente presente - e usamos a leitura do seu não verbal - e ai sim alcançamos a capacidade de nos colocar no lugar dela, passamos a compreender as emoções e reações da outra pessoa.
Além disso, quando exercitamos a empatia, evitamos os julgamentos precipitados, desnecessários e respostas automáticas.
Resumindo, quando praticamos o rapport estamos criando sintonia com nossos parceiros, colegas de trabalho, nossos clientes e em nosso meio social. E quando aliamos esta prática com empatia, criamos relacionamentos mais harmônicos, nós conseguimos ser mais solidários e passamos a compreender porque e como as pessoas tomam suas decisões. Certamente, podemos criar rapport com um apessoa, praticando a empatia, que cabe em todo lugar.
Lembrando, que quanto mais desenvolvidas forem essas duas habilidades, mais realizados e bem-sucedidos seremos. :)
Perguntas que te movem:
Lembrando, que quanto mais desenvolvidas forem essas duas habilidades, mais realizados e bem-sucedidos seremos. :)
Perguntas que te movem:
De que forma você tem praticado o rapport e a empatia nos seus relacionamentos?
Espero
que este post tenha ajudado. Comente com a gente e compartilhe.
Forte
abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário