quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rapport e empatia são coisas diferentes?


Com o rapport criamos sintonia com nossos parceiros de trabalho, clientes e quando usamos da empatia, conseguimos ir mais longe em nossos relacionamentos. Quanto mais desenvolvidas forem essas duas habilidades, mais realizados e bem-sucedidos seremos.


Empreendedor, Inicialização, Start-Up


Olá, tudo bem ;)

Já escrevemos aqui no nosso blog sobre a técnica do Rapport da Programação Neurolinguística, conhecida também como PNL e também já comentamos sobre a importância da empatia no relacionamento interpessoal e achei necessário atualizar e fazer um alinhamento entre os dois conceitos, porém, usando da distinção.  

O que você já leu sobre este assunto? Lembra? 


A ideia deste post surgiu durante um treinamento que dei e um dos participantes me perguntou,  se rapport e empatia não significavam a mesma coisa.

Vamos lá? 


Então, o Rapport, na realidade, trata de um processo dinâmico que acontece entre duas ou mais pessoas, quando a ideia é trabalhar o espelhamento e a condução.

O que isso quer dizer Vera Lucia? Explique melhor.

Quer dizer,  que durante o processo de comunicação é possível criar uma sincronia, estabelecendo um vínculo, onde o objetivo seja uma melhor adequação da nossa comunicação. Por exemplo, quando alguém está passando uma nova ideia, vendendo algo para um empresário ou acertando as tratativas de um contrato e a comunicação está confusa podemos usar a estratégia do rapport. 

Acionar rapport significa fazer primeiramente o espelhamento, que pode ser acompanhando por alguns minutos a respiração da outra pessoa, o ritmo e tom de voz.  Fazendo assim, aos poucos, de forma muito sutil e discreta, vamos entrando no ritmo do interlocutor e sincronizando gestos involuntários, comportamentos naturais e, quando percebemos, estabelecemos algo em comum no nosso contato. Nos conectamos a ele. 

Segundo especialistas em Programação Neurolinguística, a técnica de rapport significa fazermos uma comunicação diretamente com o subconsciente da outra pessoa e quando isso acontece,  estabelecermos um grau necessário de confiança para gerarmos benefícios mútuos.

No caso da empatia, na ótica da Inteligência Social,  é a capacidade psicológica de ouvir e se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e emoções. Ser empático, a meu ver, é cria afinidade com a outra pessoa. O que também, vale ressaltar,  não deixa de ser uma forma de colocar em prática o Rapport. Por isso o questionamento no título, em vez da afirmação . :) 

Como podemos colocar a empatia em ação?

Uma dica, para colocar a empatia em ação, exercite a auto-observação. 

Com a auto-observação você vai perceber se de fato, se você consegue escutar a outra pessoa ou se apenas a está ouvindo. Quando escutamos a outra pessoa, estamos inteiramente presente - e usamos a leitura do seu não verbal  -  e ai sim alcançamos a capacidade de nos colocar no lugar dela, passamos a compreender as emoções e reações da outra pessoa.  

Além disso, quando exercitamos a empatia, evitamos os julgamentos precipitados, desnecessários e respostas automáticas.   


Amigos, Parceiros, Sol, Praia, Amizade

Resumindo, quando praticamos o rapport estamos criando sintonia com nossos parceiros, colegas de trabalho,  nossos clientes e em nosso meio social. E quando aliamos esta prática com empatia, criamos relacionamentos mais harmônicos, nós conseguimos ser mais solidários e passamos a compreender porque e como as pessoas tomam suas decisões. Certamente, podemos criar rapport com um apessoa, praticando a empatia, que cabe em todo lugar. 

Lembrando, que quanto mais desenvolvidas forem essas duas habilidades, mais realizados e bem-sucedidos seremos. :) 


Perguntas que te movem: 


De que forma você tem praticado o rapport e a empatia nos seus relacionamentos? 

Espero que este post tenha ajudado. Comente com a gente e compartilhe. 

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

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