INSPIRACIONAL
Saber quais são nossas qualidades e
capacidades e como nos mantemos atualizados diante de um mercado
hipercompetitivo pode fazer a diferença no momento de superar os obstáculos. Ou seja, acompanhar o ritmo e a harmonia orquestra.
(imagem Google)
Olá, tudo bem
Imagine que a empresa onde você
trabalha ou o projeto que você realiza seja uma grande orquestra. Agora, para e
pense em duas questões fundamentais: qual instrumento você seria? O que você
tem feito para manter-se afinado e pronto para tocar?
Esta é uma analogia interessante
porque nos ajuda a refletir vários pontos da nossa vida profissional: primeiro
o nosso papel e função dentro da empresa. Ou se somos liberais, qual a visão
que temos de nos mesmos diante de um mercado cada vez mais inovativo. Em
segundo, nossa comunicação interpessoal e como as estamos desempenhando essa
troca junto aos nossos colegas, lideranças e parceiros. Por último, não menos
importante, como está a nossa preparação – conhecimento, habilidades,
competências e objetivos.
Pensar no nosso papel é buscar
compreender a importância do trabalho que realizamos e como ele está refletindo
nossa imagem profissional. No caso de uma empresa, por exemplo, quando
atendemos a um cliente externo, seja acolhendo uma reclamação de modo cordial
ou prestando uma orientação de procedimento de modo mais adequado vamos ajudar
a este mesmo cliente a resolver o quanto antes um problema. Assim estamos
passando confiança e ganhando a simpatia do cliente e contribuindo para sua
satisfação aos serviços da empresa. Isso significa que agindo com empenho e
dedicação, certamente esta atitude ajuda a fidelizar clientes e consumidores.
Como tal, refletindo a nossa
comunicação com o outro – dentro ou fora da empresa - é buscar o equilíbrio
necessário para entrar em consenso do que é melhor para ambos (empresa e
cliente). Nessa hora trazer um comportamento mais empático só ajuda. Servimos
melhor quando prestamos mais atenção no que o outro fala e acabamos
identificando suas necessidades. Criamos assim sintonia na nossa
comunicação.
Igualmente, quando está claro para nós
o que temos feito para adquirir mais conhecimento, nos mantermos atualizados e
capacitar nossas habilidades - seja participando ativamente de treinamentos que
a empresa promove ou mesmo investindo por conta própria em cursos de
aperfeiçoamento, participando de seminários, palestras com temas empresariais e
focadas no desenvolvimento pessoal, isso significa que estamos aproveitando as
oportunidades de forma mais inteligente para crescer e alcançar competências
maiores.
Isso é manter-se preparado para
acompanhar um mercado competitivo onde as transformações são velozes e o tempo
nunca para.
Portanto,
saber que instrumento nós somos e como mantermos afinados pode significar mais
do que um solo bem feito, pode significar a harmonia do conjunto – integrar
valores, ser útil profissionalmente, aprender a reaprender novas atitudes, ter
foco no que queremos alcançar - e formaremos assim capacidades
genuínas para superar obstáculos quando eles aparecerem. Acompanharemos a
orquestra sem sair do ritmo!
Este texto fez algum sentido pra você?
Pense
sobre e isso, forte abraço e sucesso!
Vera
Lucia Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário