segunda-feira, 20 de maio de 2013

Inteligência Emocional: pare de apertar parafusos


"Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais." 

 Dale Carnegie



233199414


Olá, tudo bem

A frase acima do fantástico Dale Carnegie, nos leva a refletir a  importância da inteligência emocional em nossas vidas, ao fato de ter sucesso nos nossos relacionamentos, empreendimentos profissionais e pessoais.

No mundo atual, trabalhamos focados em cumprir prazos e atingir metas e isso está ligado à inteligência racional. Naturalmente, isso não significa que estamos agindo errado. São apenas escolhas que fazemos e necessidades que temos a  cada momento.


Mulher, Negócios, Trabalho, JovemContudo, quando isso acontece na maior parte do nosso tempo, talvez, deixemos de ter prazer, paixão e alegria nas coisas que estamos realizando e chegamos a ter dúvidas do porque de fazê-las. Deixamos de fazer o fundamental: interagir com as pessoas de modo mais confiante, trabalhando uma comunicação mais aberta e empática.


Ou seja, usando apenas a inteligência racional acabamos por muitas vezes adotando comportamentos automáticos e de pouco significado para nós.



                            Filme: Tempos Modernos de Chales Chaplin  


O filme “Tempos Modernos” (1936) de Charles Chaplin, onde seu personagem “O vagabundo” começa a trabalhar numa fábrica apertando parafusos, ilustra bem o que quero dizer. O vagabundo, de tanto apertar e apertar parafusos numa plataforma, acaba ficando meio que robotizado e começa a apertar tudo à sua volta, inclusive os botões nas roupas das mulheres!    

Certamente, que se trata de uma ficção, contudo, parece literalmente que está copiando a vida. Chaplin, já nos alertava sobre o que viria pela frente, com a era da industrialização,  que chega a assustar. 

Você concorda comigo?

O problema maior, é quando levamos este comportamento apático, distraído e automático em nossos relacionamentos. 

Por exemplo, quem já viveu a experiência de sair para almoçar com um amigo, ou amiga, nas pausas do trabalho, e conversamos animadamente durante alguns minutos e, de repente, percebemos que o amigo (a) não ouviu sequer uma palavra do que dissemos? 

Fala sério, que descaso amigo. :(

É bem isso que estou querendo dizer, estamos juntos das pessoas no trabalho, ou em casa com a família e/ou encontro social e às vezes damos aquelas respostas automáticas, "sim", "não", "claro", "é". 

Quando entrando neste estágio, é sinal que estamos ficando igual ao personagem do vagabundo do filme. Estamos apertando parafusos fora do trabalho também. ;(  


Mas, eis que temos uma boa notícia! 


Menino Feliz, Vôo Do Menino


Quando estamos conscientes de tais comportamentos é sinal de que podemos mudá-los.;) 




Para BRADBERRY e GREAVES, autores do livro Desenvolva a sua inteligência emocional, publicado pela editora Sextante confirma essa ideia visto que realizaram uma pesquisa com mais de 500 mil pessoas sobre como compreender as nossas emoções e as dos outros. Segundo os autores é possível sim desenvolver a inteligência emocional e reagir de forma mais produtiva aos desafios do dia a dia.

A inteligência emocional está ligada diretamente às pessoas e como nos relacionarmos com elas e como às percebemos. Isso significa que estamos prestando atenção às nossas atitudes e aos comportamentos que adotamos nas nossas relações interpessoais.

Por exemplo – se estamos trabalhando com 70% a 80% com a inteligência racional e quando um chefe nos cobra mais atenção e esforço dobrado, pode ser que nossa autoestima baixe e nos sintamos incompetentes e desprestigiados no que estamos fazendo sem a capacidade de compreender o porquê daquela cobrança. Ou seja, estamos trabalhando mais com o nosso racional cumpridor de metas e notamos apenas a existência de falhas. Enxergamos o nosso trabalho dentro de um dualismo acentuado – ou estamos certos ou errados. Ou as pessoas à nossa volta estão certas ou erradas.

Contudo, se usarmos a nossa Inteligência emocional com maturidade, existe uma grande possibilidade de nos reposicionarmos melhor diante de tal situação e entender que da mesma forma que estou sendo pressionada, ela - a chefia - também está e por isso age daquela maneira.


Igualmente, enxergaremos em nós mesmos a capacidade de aperfeiçoar o que fazemos e de que as pessoas à nossa volta podem contribuir grandemente nessa parte.

Ásia, Sedutor, Bar, Muito, Parar



Resumindo, podemos deixar de apertar parafusos e usar da inteligência emocional para sermos profissionais mais autoconfiantes, flexíveis, adaptáveis e cultivar mais o bom humor no trabalho. Com efeito, acabaremos apreciando mais o nosso trabalho e compartilhando o melhor das pessoas de modo muito mais prazeroso e satisfatório.


Cabe lembrar a frase de Carnegie, lá no começo do nosso post "Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais." 

E você, tem apertado mais parafusos ou está usando mais da sua inteligência emocional no trabalho?

Faça este teste: Pare um pouco e tente se lembrar da última vez em que foi almoçar com um amigo e de como ele te fez sentir?

Espero que este post tenha ajudado. Comente com a gente e compartilhe. Vamos inspirar mais pessoas a ser mais feliz, conhecendo a inteligência emociona.

Forte abraço e até o próximo. 

Vera Lucia Silva


Bibliografias relacionadas.
BRADBERRY e GREAVES. Desenvolva sua inteligência emocional. Tudo o que Você Precisa Saber Para Aumentar o Seu Q. E. - Bradberry, Ph.D. Travis, Ph.D. Jean Greaves . Editora Sextante.

GOLEMAN, Daniel Phd. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução Marcos Santarrita. Editora: objetiva Ltda. Rio de Janeiro, 4ª edição, 1995 


Filme do cineasta britânico Charles Chaplin “Tempos Modernos” – Gravado em 1936 

sábado, 18 de maio de 2013

Inspiracional: Afinando os instrumentos

INSPIRACIONAL


Saber quais são nossas qualidades e capacidades e como nos mantemos atualizados diante de um mercado hipercompetitivo pode fazer a diferença no momento de superar os obstáculos. Ou seja, acompanhar o ritmo e a harmonia orquestra.


(imagem Google)


Olá, tudo bem

Imagine que a empresa onde você trabalha ou o projeto que você realiza seja uma grande orquestra. Agora, para e pense em duas questões fundamentais: qual instrumento você seria? O que você tem feito para manter-se afinado e pronto para tocar?

Esta é uma analogia interessante porque nos ajuda a refletir vários pontos da nossa vida profissional: primeiro o nosso papel e função dentro da empresa. Ou se somos liberais, qual a visão que temos de nos mesmos diante de um mercado cada vez mais inovativo.  Em segundo, nossa comunicação interpessoal e como as estamos desempenhando essa troca junto aos nossos colegas, lideranças e parceiros. Por último, não menos importante, como está a nossa preparação – conhecimento, habilidades, competências e objetivos.

Pensar no nosso papel é buscar compreender a importância do trabalho que realizamos e como ele está refletindo nossa imagem profissional. No caso de uma empresa, por exemplo, quando atendemos a um cliente externo, seja acolhendo uma reclamação de modo cordial ou prestando uma orientação de procedimento de modo mais adequado vamos ajudar a este mesmo cliente a resolver o quanto antes um problema. Assim estamos passando confiança e ganhando a simpatia do cliente e contribuindo para sua satisfação aos serviços da empresa. Isso significa que agindo com empenho e dedicação, certamente esta atitude ajuda a fidelizar clientes e consumidores.  

Como tal, refletindo a nossa comunicação com o outro – dentro ou fora da empresa - é buscar o equilíbrio necessário para entrar em consenso do que é melhor para ambos (empresa e cliente). Nessa hora trazer um comportamento mais empático só ajuda. Servimos melhor quando prestamos mais atenção no que o outro fala e acabamos identificando suas necessidades.  Criamos assim sintonia na nossa comunicação.

Igualmente, quando está claro para nós o que temos feito para adquirir mais conhecimento, nos mantermos atualizados e capacitar nossas habilidades - seja participando ativamente de treinamentos que a empresa promove ou mesmo investindo por conta própria em cursos de aperfeiçoamento, participando de seminários, palestras com temas empresariais e focadas no desenvolvimento pessoal, isso significa que estamos aproveitando as oportunidades de forma mais inteligente para crescer e alcançar competências maiores.

Isso é manter-se preparado para acompanhar um mercado competitivo onde as transformações são velozes e o tempo nunca para.

Portanto, saber que instrumento nós somos e como mantermos afinados pode significar mais do que um solo bem feito, pode significar a harmonia do conjunto – integrar valores, ser útil profissionalmente, aprender a reaprender novas atitudes, ter foco no que queremos alcançar  - e formaremos assim  capacidades genuínas para superar obstáculos quando eles aparecerem. Acompanharemos a orquestra sem sair do ritmo!


Este texto fez algum sentido pra você? 

Pense sobre e isso, forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

sexta-feira, 17 de maio de 2013

8 dicas para liderança com sucesso

“A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina”

Bernardinho 

Treinador e campeão de voleibol



(imagem Google)


Olá, tudo bem

Hoje nosso post traz algumas dicas básicas, mas bem básicas mesmo,  sobre liderança, -  que ajuda líderes e liderados no trabalho.  



Tenho conversado com amigos,  que partilham desta visão de que a liderança é o princípio que traz resultados, onde integra a educação, a disciplina e a boa vontade de gerir melhor as tarefas internas e necessárias de uma organização. 

Uma equipe que recebe um tratamento com esses princípios, também faz o seu trabalho ser diferente. 




Qual foi a última vez em que leu algo sobre este assunto? 


Este tema é atual e super importante, visto que dentro de uma organização ninguém trabalha sozinho e quanto mais as pessoas se sentirem engajadas e sabendo seu papel, isso significa produtividade, resultado em equipe e com certeza, o sucesso vem junto.  

O melhor, quando a equipe reconhece que tem alguém [Líder]  no comando e entende o que ele espera de cada um, isso já é motivo suficiente para  sustentar o  foco, ter mais disciplina e seguir em frente. Elas passam a perseguir uma visão clara e objetiva. 


"A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina"
Bernardinho  


Bernardinho - Treinador de Voleibol

E falando em disciplina, um dos expoentes nacional, quando o assunto é liderança, com certeza vem do Bernardo Rocha de Resende. Éh!, estou falando do Bernardinho, o treinador e campeão de voleibol do Brasil.  De verdade, Bernadinho é considerado o maior campeão da história do vôlei acumulando mais de trinta títulos.

 Já li algumas entrevistas deste líder e é notório a sua filosofia e capacidade de integrar pessoas pela disciplina. 


Por tudo isso e pelo exemplo, é que o papel do líder, do gestor e do responsável é primordial para que toda a equipe tenha onde se espelhar e alcançar sonhos, seja na vida pessoal ou profissional. 

A liderança, também serve para todas as áreas da nossa vida, visto que nos impulsiona a ter regras e constância para alcançar sonhos!

Então, vamos as 8 dicas que podem te ajudar e que você pode multiplicar, inspirando as pessoas aonde trabalha. 


Vamos conferir.

1.    Seja o próprio exemplo
Colabore na produção e rendimento da equipe. Seja objetivo e exponha de forma clara o que espera de cada um. Sempre haverá objetivos comuns. Quais são? Fale sobre o assunto. Nessa hora a melhor coisa a fazer é ser específico evitando mal entendidos e desgaste desnecessário.

2.   Importante: Dar e receber feedback
Nessa hora é bom colocar em prática seu estoque de perguntas: o que o colaborador aprendeu? O que ele entendeu da tarefa? Hora de apontar os pontos positivos (toda situação sempre tem- encontre uma!). Ajustando as coisas: Como ele acredita que poderia desempenhar melhor algo que foi feito? Onde ele acha que errou? No final, de uma sugestão.

3.   Cuidando do tom de voz
Passe confiança. Fale de modo seguro e agradável.
Só lembrando uma frase de Reinaldo Polito, que acho cabível. “Se as pessoas não confiarem no que você diz, jamais agirão de acordo com sua vontade ou aceitarão suas propostas”.
A voz no tom certo vai auxiliá-lo com sucesso!


4.   Nas reuniões, havendo oportunidade abra espaço para a “tempestade de ideias”.
Nessa hora é um bom momento para estimular as pessoas participarem e mostrar respeito por suas ideias. Use a que melhor for de consenso, indiferente da onde tenha vindo.

5.   Perceba os sentimentos presente
Daniel Goleman já nos alertou sobre isso – a empatia é a pratica de se colocar no lugar do outro e entender porque determinadas pessoas falam as coisas ou fazem suas escolhas. Então, leve em conta os sentimentos individuais dos envolvidos. Isso o ajudará a alcançar o resultado que busca.

6.   Delegue com responsabilidade e confiança
Passe as tarefas individuais e mostre que está passando para tal pessoa porque sabe que ela tem competência para fazê.  Isso passa confiança. Não passe desafio maior do que a capacidade de uma pessoa responder. Acabara ficando decepcionado e isto não ajudará o outro a melhorar. De responsabilidade certa para a pessoa certa. Você é o líder!

7.   Deixe a porta aberta (de verdade)
Isso significa deixar um canal aberto para que as pessoas da sua equipe tenha acesso fácil a você. As escolhas ficam mais simples (não necessariamente mais fáceis) quando o líder está a par e estimula a busca de resultados. Lembre-se: as dúvidas sempre existirão! Então é fundamental mostrar que está disposto a dar suporte necessário. Bom para você e bom para a equipe.


8.   Nunca chame a atenção de um colaborador na frente dos outros!
Sabia escolher o momento mais adequado para conversar com seus subordinados e isso quer dizer – sozinhos. Agindo assim, você estará dando oportunidade para falar de modo assertivo, corrigindo falar e ao mesmo tempo, dando oportunidade para que o colaborador exponha como pensa. Isso ajuda no exercício de liderar para resultados.


Enfim, espero que essas dicas ajudem a sua liderança ser de sucesso! 

Se você gostou do post, comente com a gente. Se não gostou, comente também e ajude nosso trabalho crescer! 

Forte abraço e sucesso!
Você pode mais do que você pensa que pode.


Vera Lucia Silva

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hora da Metáfora: Não suporto ver você brilhar


Olá, tudo bem 

(Imagem Google) 

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada…

No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse a serpente.
 - Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente a ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…

Moral da história: Têm pessoas que querem mesmo é acabar com o seu sucesso.
    

Quantas e quantas vezes nos achamos menores do que verdadeiramente somos , só porque alguém nos fez uma crítica inconsequente. 

Muitas vezes, alguém menos competente não suporta a nossa capacidade de ser um vencedor.

Pense sobre isso!

Forte abraço e sucesso.

Vera Lucia Silva

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dica de leitura: Nos bastidores da Disney


Ola, tudo bem





Já havia lido este livro de Tom Conellan,   “Nos bastidores da Disney”  para desenvolver  uma pesquisa e confesso, que havia passado os olhos muito superficialmente nos demais capítulos, devido à urgência na outra ocasião. O fato é que precisei dar uma reciclada, peguei o mesmo livro e cá estou  eu fascinada com as ideias e experiência do autor.

Para quem ainda não leu o livro, Conellan escreve de forma leve, linguagem simples e com muito humor. Como história, ele aborda as expectativas de cinco executivos que se propõem passar três dias na Disney participando de um programa de treinamento com interesse em conhecer metodologias que possam trazer novos resultados para suas próprias empresas.

Achei e continuo achando o livro bem interessante, principalmente nas lições cinco e seis, respectivamente “Múltiplos postos de escuta” e “Recompensa. Reconhecimento e Comemoração”, onde fica claro a importância fundamental dos funcionários e colaboradores no papel de agentes fieis que traduzem os desejos e necessidades dos clientes. E isso é muito importante enfatizar: uma empresa é feita por pessoas e são as pessoas que trazem os resultados de acordo como são tratadas e respeitadas nos seus valores.

Ou seja, o encantamento começa internamente. Walt Disney sabia disso!

Enfim, atender com excelência é superar as expectativas do cliente. É pensar em cada detalhe, num processo único onde todas as pessoas da empresa estejam envolvidas.

Espero que esta dica tenha ajudado. Se você também já leu o livro, comente com a gente. 

Forte abraço e sucesso. 

Vera Lucia Silva

Saiba quem são os notáveis do poder do entusiasmo

INSPIRACIONAL 


O  entusiasmo é o maior recurso do mundo. Seu valor potencial ultrapassa em muito o dinheiro, o poder e a influência. 



(Imagem Freepik) 




Olá, tudo bem


Despertei muito sedo, ainda muito jovem (já faz algum tempo rsrs), que eu gosto de ler histórias,  biografias e best-seller,  de pessoas que alcançaram o verdadeiro sucesso.

Quando leio sobre suas vidas,  busco me inspirar nelas,  encontro motivação para criar meus projetos, aprendo coisas novas e assim, também espelho capacidades, desenvolvendo outras habilidades e claro, encontro mil maneiras de alcançar o meu próprio sucesso e compartilhar com outras pessoas.

Este tipo de leitura, realmente tem me ajudo e muito,  no meu autodesenvolvimento. 

Então, estudando várias dessas pessoas com suas experiências fantásticas, notei que a palavra entusiasmo, geralmente está presente em quase todos os escritos que elas fazem e publicam. Até, podemos não encontrar a palavra, propriamente escrita, contudo, a acepção que envolve os temas, os ensinamentos e suas vivências, é muito nítido e fato, de que elas foram movidas pelo entusiasmo. 


Você também já havia prestado atenção nisso?


Com efeito, a palavra entusiasmo aparece em frases do tipo: “Eu me vi entusiasmada para prosseguir”, “Veio algo de dentro de mim, um entusiasmo que me fez reagir”, “Sou entusiasmado com a vida e em tudo que faço” , “Sou um entusiasta dessa ou daquela ideia..” ou  “O entusiasmo é o maior recurso do mundo. Seu valor potencial ultrapassa em muito o dinheiro, o poder e a influência” e por ai vai.

Será que as pessoas percebem o valor inestimável  e extraordinário desta atitude, para o alcance dos seus objetivo?

Foi daí, que me despertou mais o interesse em conhecer  sobre o entusiasmo.  Aprendi que sua denominação deriva do grego e significa ter um deus interior.

E mais, entusiasmo, também é utilizado para descrever o prazer maior de fazer alguma coisa, gosto forte para alguma coisa, ou desenvolver alguma atividade com paixão e dedicação, mantendo o espírito ativo.

Cheering designer gráfico macho no escritórioDe verdade, assim ficou fácil entender porque algumas personalidades notórias, ligadas ao desenvolvimento e crescimento, a excelência pessoal e ao bem-estar e a saúde, lembrando: Steven Covey, Dale Carnegie, Napoleon Hill, Daniel Goleman, Anthony Robbins, Augusto Cury e o Professor Luiz Marins, só para citar alguns, como eles conseguiram trazer ensinamentos únicos para o mundo, realizaram seus sonhos e, ainda foram capazes de contribuir, ajudar, inspirar e inspiram até hoje milhões de pessoas a alcançarem sucesso e serem felizes no que fazem.

 Esses extraordinários educadores da formação humana, eles trafegaram, entre a alegria, a vontade, a determinação e o poder, que lhe capacitaram o entusiasmo.

Já a palavra “poder”, esta é de origem latina e consta entre seus significados o direito de deliberar, agir, exercer sua autoridade, ser soberano e saber influenciar.
Agora, pare um pouco, reflita e imagine você,  tomando atitudes para sua vida, em posse do seu  “poder do entusiasmo”.

Enfim, o entusiasmo é um recurso interno, que cada pessoa tem e só ela pode encontrar a melhor maneira de usar o seu. 

Estou pensando nessa ideia agora.


E você, como tem feito para trazer mais entusiamo para sua vida? 


Espero, sinceramente, que este texto tenha te ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe nas suas redes sociais. Vamos entusiasmar mais pessoas para ações de auto-realização e sucesso. 

Forte abraço! 

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

4 características das pessoas carismáticas


A pessoa detentora de personalidade carismática atua no trabalho de modo a marcar sua presença sempre de forma positiva e assertiva criando oportunidades únicas.



280419239



Olá, tudo bem

Para o post de hoje,  vamos bater um papo sobre as pessoas carismáticas e saber do seu desempenho no trabalho e nas suas relações pessoal e profissional.


Você já pensou sobre isso alguma vez? Sabe da importância que é ter uma personalidade carismática?

Continue lendo o nosso artigo, até o final. 



O carisma,  ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é um legado que uma ou outra pessoa recebe, somente. Pelo contrário, o carisma é uma  característica inerente a todas as pessoas, só, que nem todo mundo tem a preocupação ou interesse em conhecer sobre o assunto.  

Contudo, o que alguns especialistas da área de gestão de pessoal e desenvolvedores de competências,  já perceberam - e isso é uma ótima dica - é que as pessoas carismáticas,  além de ser uma pessoa simpática, ela também agrega a habilidade de interagir internamente e externamente, no seu trabalho.  

A pessoa carismática acaba fazendo amizades com facilidade e se comunica de modo mais bem humorado e persuasivo. É mais flexível e constrói relacionamentos mais afetuosos, tanto no trabalho como nos seu ambiente social.

A palavra carisma tem como sinônimo – atraente - e está relacionada com a autenticidade.

Isso quer dizer que uma pessoa quando é apontada como carismática, ela traz agregado, fortes atributos para a liderança, o que também é um papel importante dentro de qualquer organização, e que deve, também ser exercido com exemplo do que prega e inspirar as pessoas do trabalho.

Posts relacionados: 

         8 dicas para liderança com sucesso


Segundo Eduardo Shinyashiki, palestrante, escritor, consultor organizacional e desenvolvedor de liderança, “O carisma é, por definição, positivo. Na sua base implícita de ética e reciprocidade, o importante é inspirar os outros e construir um “nós” e, não, um “eu”, diferente da manipulação, em que as boas qualidades são utilizadas para conseguir uma vantagem pessoal”.

Ainda, a pessoa detentora de personalidade carismática atua no trabalho de modo a marcar sua presença sempre de forma positiva e assertiva. Por exemplo, uma pessoa que usa do seu carisma sabe comunicar com os subordinados, sempre enfocando pontos onde todos têm deveres para com a empresa e pontos onde todos devem ser respeitados nas suas necessidades e busca conjuntamente as melhores soluções junto aos superiores. Então, ela usa do seu carisma para solucionar problemas. A pessoa carismática delega com mais autoridade e autoconfiança. 


Por tudo isso, que é importante fazermos uma auto-avaliação e percebemos em nos mesmos,  se já estamos exercitando o nosso lado mais carismático. 


E quais são as principais características de uma pessoa carismática Vera Lucia?



258908779


Existem inúmeras características,  que identificam uma pessoa carismática. Separei quatro pra você analisar. Bora conferir?

  1.   Comunicação – Significa saber ouvir com atenção e interesse as outras pessoas, o que lhe dará plenas condições de contribuir com orientações adequadas, integrar ideias criativas e criar consenso sobre as coisas.
 2.   Relacionamento – Saber administrar o relacionamento interpessoal, encontrando modos e maneiras flexíveis de alinhar interesses entre as pessoas com quem trabalha.
  3.   Autoconhecimento – Compreender as próprias emoções evitando respostas automáticas e saber como dar o melhor de si mesma para fortalecer sua autoconfiança e automotivação.
  4.   Foco – ter objetivos claros e saber como alcançar resultados pessoal e profissional.

Enfim, e você, já fez a auto-observação para saber sé é uma pessoa carismática?  


O que você vai fazer, com isso que aprendeu? 


Pense sobre isso, sucesso e forte abraço.

Vera Lucia Silva

Crédito de imagens: Freepik