sábado, 24 de novembro de 2012

Trabalho em equipe e sinergia


Quando um trabalho é feito envolvendo o espírito de equipe, acaba gerando no coração das pessoas o entendimento de que elas fazem parte do processo. Elas percebem que são importantes. Isso é sinergia!







Olá, tudo bem

Por experiência própria, atuando numa área de atendimento,  por mais de vinte anos, entre a linha de frente e assumindo gestão de equipe,  deu para perceber que um dos maiores desafios de uma organização moderna é fazer com que  seus colaboradores atue em sinergia. 

Quando digo em sinergia, entendo por um trabalho feito em equipe, com objetivos comuns e metas compartilhadas, envolvendo todos os setores e departamentos.

Desafioso, você não acha?
Para ilustrar, Quando a empresa prepara uma nova campanha para o lançamento de um produto, serviço ou simplesmente o recall de um ou outro, isso certamente exigirá um esforço muito grande das pessoas envolvidas, como também inclui um bom investimento para os recursos que são necessários. Assim, é fundamental que, além das pessoas da área de marketing ou do setor responsável pelo projeto, que outros departamentos sejam sistematicamente envolvidos, ambicionando um trabalho feito por uma grande equipe.  No caso dos profissionais de relacionamento, penso que seria uma das primeiras áreas que deve receber o máximo de informações e orientações a cerca de todo o evento.   
Com essas iniciativas significa que estamos preparando os agentes para “jogar junto”, estamos respeitando a cada um e lembrando que essas mesmas pessoas nem sempre estão tralhando pelos mesmos motivos. Cada um tem desafios setoriais diferentes e  acaba sendo fundamental participá-los.
Alem disso, quando agimos desta maneira, realizamos um trabalho mais envolvente, trazendo dois aspectos bastante positivos: primeiro – Mais pessoas ficam empenhadas visto que são corresponsáveis pelo resultado.  Segundo: o cliente, estando o projeto bem segmentado, fará contato e receberá todas as informações necessárias, tirando e dissolvendo todas as suas dúvidas de imediato.



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Isso significa, que a sinergia esteve presente, com esforço simultâneos e cooperação e grande escala! 

Com efeito, ao final de um tempo estipulado,  teremos três públicos bem satisfeitos: os responsáveis pelo projeto - que receberão de volta mais elementos para melhorar ou intensificar uma segunda ação; os profissionais de atendimento – porque estarão mais bem preparados, sentindo-se seguros e sabendo atender e tratar com encantamento os clientes; o cliente – que experimentará um excelente serviço e acreditará que está fazendo negócio com uma empresa séria e organizada. Isso e um bom motivo para ele voltar sempre!

Resumindo, quando um trabalho é realmente feito envolvendo a sinergia,  o espírito de equipe, acaba gerando no coração das pessoas o entendimento de que elas fazem parte do processo, sentem que são importantes e passam a referir a “nossa campanha”, “nosso esforço” e “nosso resultado”. Isso certamente refletirá num bom resultado para o “nosso cliente”.  

E na sua empresa, como os gestores e lideranças trabalham a fim de gerar o engajamento e alcançar bons resultados?    

Espero que este post tenha ajudado. Comente com a gente. 

Forte abraço e sucesso! 

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

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