quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Você causa uma boa impressão nos seus clientes?


Criar uma boa impressão significa, primeiramente, ter interesse genuíno pelas pessoas, solidarizar em algum momento, nas coisas mais comuns.


Mulher de negócios com pena de sorriso em uma conferência

Olá, tudo bem

Já falamos aqui  em nosso blog, sobre a importância do bom humor para o nosso trabalho, para criarmos relacionamentos mais saudáveis, ficar de bem com a vida e com os nossos clientes.

Porém, também existem outras atitudes e comportamentos, que são facilitadoras de bom relacionamento, seja no trabalho ou na vida pessoal.

 Você causa uma boa impressão nas pessoas?

Tem pessoas que acreditam que deve ter uma postura cordial e simpática apenas enquanto está no ambiente de trabalho.  Fora dali, são pessoas que não têm a preocupação se causam ou não uma boa impressão nos “outros” clientes.  Entendendo que temos clientes em todos os lugares! Lembra-se? Além do supervisor, da chefia, do diretor e parceiros da empresa, podemos considerar a mãe, o pai, o irmão, a irmã, o namorado, a namorada, os vizinhos e pessoas que fazem parte do nosso círculo de amigos, nossos clientes também!
Na realidade, todas as pessoas com as quais nos relacionamos e que encontramos eventualmente e nas quais criamos algum tipo de expectativa são nossos clientes.  
São nessas horas que surgem oportunidades para impactar positivamente, sendo mais cordial e deixando sempre com elas uma boa impressão.
Segundo o dicionário português, quando impressionamos alguém, na realidade estamos provocando admiração, uma surpresa ou mesmo, deixando o outro maravilhado com nossa atitude!
Imagine que você possa encontrar num evento de aniversário de uma sobrinha, um amigo antigo que faz um tempão que não via e, dispondo-se a bater um papo e colocando-se numa postura agradável de ouvir com sincero interesse, com apenas dois minutos de prosa, se depara com novas ideias, paradigmas diferentes para lidar com velhos problemas e percebe no outro uma grande satisfação por estar na sua presença.

Por outro lado, também fica sabendo das últimas novidades da comunidade onde mora, inclusive, acaba surgindo oportunidade de falar daquele projeto de serviço que você tanto quer levar para o mercado, e que seu amigo conhece uma empresa que pode se interessar.

Criar uma boa impressão significa, primeiramente, ter interesse genuíno pelas pessoas, solidarizar em algum momento, nas coisas mais comuns.  Em segundo, se mostrar sempre à disposição para ser útil, de alguma forma.
Excelentes relacionamentos com “clientes”, estando eles dentro ou fora da empresa, podem surgir da vontade de melhorarmos o que somos apenas causando conscientemente boas impressões.

E você, já pensou sobre isso?
Quantas oportunidades você pode estar perdendo pelo simples fato de não perceber “novos mercados” de clientes?
Qual foi a última pessoa que você deixou realmente uma boa impressão?

Um forte abraço.

Vera Lucia Silva

Imagem da Freepik

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