Forme equipes bem sucedidas, vença três “sets” seguidos e crie resultados fantásticos para seus clientes.
Olá Pessoal,
O atendimento ao cliente é uma ação da empresa que envolve diversos esforços, na busca para atender além das necessidades dos clientes, cada vez mais, com objetivo de encantá-los e fidelizá-los à marca da empresa. Quem dita essas regras são o mercado cada vez mais competitivo.
Se comparada a um time de voleibol, a equipe “linha de frente”, cada um na sua posição, precisa receber bem as jogadas, passando de mão em mão, na busca pelo ponto, que acontece quando a bola cai na quadra adversária.
Porem, se um time de voleibol nacional encontra facilmente na sua torcida a carga motivadora principal para alcançar as tão sonhadas vitórias, o mesmo não acontece com quem atende ao cliente e que muitas vezes se vê no desafio de atuar num setor de atendimento, sentindo-se praticamente sozinho no meio da quadra.
São nessas horas que o gestor deve acionar um componente de peso – a SINERGIA.
A sinergia ou sinergismo, na definição da web, deriva do grego synergia, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho.
Quando se estimula a sinergia entre os colaboradores, afim de que todos se comprometam com o sucesso do cliente, significa que está sendo gerado um estímulo para que aja um esforço coordenado com uma finalidade maior. No caso do atendimento, se ganha ponto com o cliente, quando a equipe presta informações, soluciona problemas, responde perguntas e acolhe as reclamações entre outras, agindo com velocidade, como se estivesse defendendo um verdadeiro “rally”.
O segredo aqui é não deixar o cliente esperar mais do que o necessário. Nada de banco reserva com ele, visto que cliente sabe que o time adversário pode muito bem fazer melhores jogadas, ou seja, fazer propostas tão interessantes ou mais do que as da sua empresa.
Para que os operadores, contatos e atendentes coloquem em prática as táticas passadas no treinamento e se sintam altamente motivados, importantes no processo e responsáveis pelos 70% na retenção dos clientes, vão aqui três sugestões para trazer a sinergia para quadra, digo, para o seu ambiente de atendimento:
- Demonstre que confia na equipe, delegando mais autonomia de acordo com o potencial e função de cada um;
- Elogie com sinceridade e dê sempre feedback positivo;
- Cobre mais empenho da equipe, porem saiba reconhecer quando ela já alcançou o seu limite e também precisa de apoio.
Portanto, para que você possa formar equipes bem sucedidas, vencer três “sets” seguidos e criar resultados fantásticos para seus clientes, pratique a sinergia no seu atendimento.
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
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