terça-feira, 30 de outubro de 2012

Treinamento: Design de equipe

O treinamento que visa o desenvolvimento e o autoconhecimento, certamente, contribui para estruturar uma boa equipe, onde esteja presente a flexibilidade, a troca e a confiança.


Reunião do escritório maduro mostrando apresentador

Olá, tudo bem

Resgatei um artigo interessante da revista Consumidor Moderno, março de 2010, na coluna Artigodesign, escrito por João Rodarte visto que penso que tem tudo a ver com a parte introdutória deste post.

Espero que você goste e aproveite a leitura.

O texto da revista aborda a questão da influência das imagens em nossos modos de vida, no qual o autor enfatiza o poder das mensagens visuais, começa afirmando: Tudo está, cada vez mais, influindo e interferindo nos estímulos das pessoas. E se manifesta nos ambientes nos quais elas vivem – ou querem viver, nos produtos e serviços que compram, nos lugares que frequentam, nas opiniões que têm a respeito de certos assuntos e até mesmo na maneira como se relacionam com seus grupos sociais.
O artigo ainda explora as questões emocionais inerentes ao design das marcas que interagem com seus diversos públicos e é justamente neste ponto fazemos as nossas reflexões quando ao cerne do desenvolvimento da equipe de atendimento e do relacionamento interno: Se cada vez mais clientes e consumidores são motivados a comprar, movidos por conceitos de confiança e admiração – citado no artigo por Rodarte – podemos entender que é relevante a participação da equipe de profissionais de atendimento o papel de ratificar as promessas da marca da empresa junto aos clientes.
Em meu entender, a equipe de relacionamento é a promotora principal da marca no contato direto com o cliente, seja por telefone, no presencial ou por meio de contatos eletrônicos, o profissional de atendimento representa a empresa e seus negócios e necessita de ter um comportamento pró-ativo e compromissado, gerando um sentido positivo no cliente sobre os produtos e serviços da empresa.  
Naturalmente, isso exige do gestor de atendimento um olhar diferenciado para cada integrante da sua equipe, identificando em cada um deles, um potencial agregador e que possa ser aperfeiçoado, desenvolvido e capacitado para sustentar um relacionamento confiante com o cliente.
Com efeito, bons programas de treinamento e desenvolvimento humano supre esta lacuna, visando à alta qualidade do relacionamento intrapessoal e interpessoal, consequentemente, melhorando a sinergia do ambiente, estimulando trocas mais satisfatórias entre a equipe e alcançando bons resultados para o cliente.
Ainda para Rodarte, “Design é dar forma ao relacionamento de alguma coisa com alguém”, na mesma medida, o treinamento que visa o desenvolvimento e o autoconhecimento, certamente, contribui para estruturar uma boa equipe, onde esteja presente a flexibilidade, a troca, a confiança, conceitos estes que reforçam sentidos [percepção] mais positivos entre as pessoas, melhorando pouco a pouco o ambiente de trabalho e do atendimento.
Concluindo, o treinamento é uma ferramenta essencial dentro das organizações que da mesma maneira com que o design cria identificação da marca para clientes e consumidores, estimulando seus sentidos visuais, o treinar possibilita ganho de novas habilidades e tem o poder de integrar e transformar sua equipe, contribuindo para o ganho de mais qualidade pessoal e profissional do seu atendimento.

Pense no assunto e boa sorte.

Um forte abraço.
Vera Lucia Silva

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