O treinamento que visa o desenvolvimento e o autoconhecimento, certamente, contribui para estruturar uma boa equipe, onde esteja presente a flexibilidade, a troca e a confiança.
Olá, tudo bem
Resgatei um artigo interessante da revista Consumidor Moderno, março de 2010, na coluna Artigodesign, escrito por João Rodarte visto que penso que tem tudo a ver com a parte introdutória deste post.
Espero que você goste e aproveite a leitura.
O texto da revista aborda a questão da influência das imagens em nossos modos de vida, no qual o autor enfatiza o poder das mensagens visuais, começa afirmando: Tudo está, cada vez mais, influindo e interferindo nos estímulos das pessoas. E se manifesta nos ambientes nos quais elas vivem – ou querem viver, nos produtos e serviços que compram, nos lugares que frequentam, nas opiniões que têm a respeito de certos assuntos e até mesmo na maneira como se relacionam com seus grupos sociais.
O artigo ainda explora as questões emocionais inerentes ao design das marcas que interagem com seus diversos públicos e é justamente neste ponto fazemos as nossas reflexões quando ao cerne do desenvolvimento da equipe de atendimento e do relacionamento interno: Se cada vez mais clientes e consumidores são motivados a comprar, movidos por conceitos de confiança e admiração – citado no artigo por Rodarte – podemos entender que é relevante a participação da equipe de profissionais de atendimento o papel de ratificar as promessas da marca da empresa junto aos clientes.
Em meu entender, a equipe de relacionamento é a promotora principal da marca no contato direto com o cliente, seja por telefone, no presencial ou por meio de contatos eletrônicos, o profissional de atendimento representa a empresa e seus negócios e necessita de ter um comportamento pró-ativo e compromissado, gerando um sentido positivo no cliente sobre os produtos e serviços da empresa.
Naturalmente, isso exige do gestor de atendimento um olhar diferenciado para cada integrante da sua equipe, identificando em cada um deles, um potencial agregador e que possa ser aperfeiçoado, desenvolvido e capacitado para sustentar um relacionamento confiante com o cliente.
Com efeito, bons programas de treinamento e desenvolvimento humano supre esta lacuna, visando à alta qualidade do relacionamento intrapessoal e interpessoal, consequentemente, melhorando a sinergia do ambiente, estimulando trocas mais satisfatórias entre a equipe e alcançando bons resultados para o cliente.
Ainda para Rodarte, “Design é dar forma ao relacionamento de alguma coisa com alguém”, na mesma medida, o treinamento que visa o desenvolvimento e o autoconhecimento, certamente, contribui para estruturar uma boa equipe, onde esteja presente a flexibilidade, a troca, a confiança, conceitos estes que reforçam sentidos [percepção] mais positivos entre as pessoas, melhorando pouco a pouco o ambiente de trabalho e do atendimento.
Concluindo, o treinamento é uma ferramenta essencial dentro das organizações que da mesma maneira com que o design cria identificação da marca para clientes e consumidores, estimulando seus sentidos visuais, o treinar possibilita ganho de novas habilidades e tem o poder de integrar e transformar sua equipe, contribuindo para o ganho de mais qualidade pessoal e profissional do seu atendimento.
Pense no assunto e boa sorte.
Um forte abraço.
Vera Lucia Silva
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