Qual foi a última vez que sua equipe passou por um treinamento de desenvolvimento humano? Os resultados da sua empresa, também dependem desta ferramenta.
Olá, tudo bem
Foi-se o tempo em que treinar uma equipe de atendimento, era considerado apenas como custo dentro do planejamento de uma empresa.
Hoje e cada vez mais, considerando a concorrência do mercado pelos clientes, treinar e desenvolver a equipe de relacionamento é uma ferramenta, que ajuda a reter e conquistar novos clientes. O treinamento, também tem o papel fundamental, de deixar sua equipe preparada para encantar o seu cliente e trabalhar na sua retenção.
Como sua empresa faz para acompanhar os dados, que demonstram os motivos pelos quais o cliente deixa uma empresa?
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Uma pesquisa feita pelo mercado, aponta que vários motivos fazem com que o cliente saia pela nossa porta e nunca mais volte.
Confira os dado, que interessante.
1% não retorna por motivo de falecimento;
5% por mudança de endereço;
5% por amizades comerciais ou adoção de novos hábitos;
10% por maiores vantagens encontradas em outras organizações;
14% por reclamações não atendidas;
5% por mudança de endereço;
5% por amizades comerciais ou adoção de novos hábitos;
10% por maiores vantagens encontradas em outras organizações;
14% por reclamações não atendidas;
65% dos clientes não voltam a procurá-lo porque não houve qualquer diferença no atendimento ou mesmo pela má qualidade do serviço prestado.
Analisando a pesquisa, quando nos deparamos com esses indicadores entendemos que, por morte, é uma situação que nós não podemos inferir. Infelizmente é um fato. Agora, vamos fazer uma ressalva aqui: 5% para “mudanças de endereço” - será que o cadastro está sendo cuidado? Também, no caso dos 10% “vantagens de outras empresas” é um número significativo sim, porém sabemos que temos ai algumas variáveis de cada negócio, que depende do segmento, sendo que algumas empresas conseguem criar vantagens diferenciadas, o que atrai a atenção dos clientes – lembrando que O Cliente sempre está em busca de melhores vantagens para fazer negócio.
Já os dois últimos itens da pesquisa são realmente dados preocupantes, porem com condições se serem melhorados quando merecem atenção por parte da empresa - 14% de “Reclamações não atendidas” e, o percentual mais alto – 65% “Por indiferença no atendimento”.
A empresa que pretende prestar um serviço de mais qualidade, criar relacionamentos saudáveis e conquistar mais clientes precisa ter um olhar mais cuidadoso com esses dados visto que está inferindo diretamente no “Tratamento” feito pelos profissionais de atendimento.
Como já escrevemos anteriormente no post “Existe diferença entre atendimento e tratamento”, o tratamento no atendimento tem a ver com posturas, cordialidade e simpatia, ou seja, está diretamente ligado a atitude e comportamento dos profissionais que estão em contato direto com o cliente.
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Existe diferença entre tratamento e atendimento
Concluindo, você já pensou na motivação, comportamentos e nos valores que estão impulsionando a equipe a dar um melhor tratamento ao cliente?
Qual foi a última vez que sua equipe passou por um treinamento de desenvolvimento humano, onde os temas envolveram: mudança de atitude, autoconhecimento, automotivação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe?
Pense nisso e busque treinar e desenvolver sua equipe. Sua empresa e seus clientes agradecem.
Um abraço cordial e sucesso!
Vera Lucia Silva
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