domingo, 30 de setembro de 2012

Lições de acolhimento

O acolhimento é uma das premissas do bom atendimento prestado ao Cliente.







Olá, tudo bem

Como já falamos aqui pelo nosso blog Relacionamento em Dia, uma das premissas de um bom atendimento começa pelo nível do acolhimento que é prestado ao cliente.

Você já leu algo a respeito deste assunto?

Uma boa acolhida significa demonstrar com atitude simpática ao cliente que ele é bem vindo e que o profissional que está na sua frente é a pessoa certa para atendê-lo.  
Para isso, é fundamental que a equipe de profissionais do atendimento saiba receber bem os consumidores que comparecem no ponto de venda, independente de cor dos olhos, cabelos, cor da pele, roupas que estão usando e do volume da sua carteira.
Não se aprende a reconhecer um bom cliente analisando apenas a sua boa aparência.
Porem, nem sempre isso é o que acontece e tem empresas que acabam perdendo a oportunidade de criar experiências positivas nos corações de consumidores eventuais, que podem chegar a ser um cliente fiel da marca da empresa, se forem bem tratados e respeitados.  
Um vídeo bem legal – opina os românticos de plantão - trás uma lição que serve para ilustrar tal procedimento inadequado.  
Cito o filme “Uma linda mulher”. 
O filme estrelado por Julia Roberts e Richard Gere em 1990 tem uma passagem interessante, na qual a personagem de Julia entra em uma loja de griff e é maltratada por uma das vendedoras, considerando suas vestimentas e trejeitos inadequados. 

Na realidade, a vendedora coloca-se numa postura arrogante, fazendo um pré-julgamento que desqualifica a consumidora para comprar na loja.
Quando isso acontece, as premissas do acolhimento inexistem e a empresa é a que mais perde.
Uma solução para evitar semelhante atitude e comportamento no seu atendimento é preparar seus profissionais com um bom treinamento, onde todos aprendam a importância fundamental do cliente para a empresa e mais, o respeito que devemos ter por todas as pessoas em primeiro lugar e, não avaliando como mais ou menos importante, aprender a valorizar os consumidores, recebendo-os de modo mais simpático e agradável.

Quanto ao filme, sugiro que possa ser inserido na metodologia do treinamento e essa passagem utilizada para reflexão  dos participantes.
Vale a pena.


Forte abraço 


Vera Lucia Silva


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