quinta-feira, 29 de abril de 2021

Os 10 comportamentos sabotadores do seu sucesso

  



"Sua mente é sua melhor amiga.

Mas também é sua pior inimiga"

Shizard Shamine

 

Olá,

O tema para este post não é totalmente novo para os leitores do nosso blog, visto que já falei anteriormente sobre a autossabotagem. Se você ainda não leu, recomendo a leitura: “Os quatro sinais que indicam que vocêestá se autossabotando.

Hoje, vamos explorar um viés diferente, que trata dos nossos padrões mentais, motivos pelos quais geramos comportamentos sabotadores. 

Você já leu algo a respeito deste tema? 

Ainda não? 

Se sim, você pode ampliar seu conceito e se ainda não, sugiro que aproveite. Talvez você possa tirar algo valioso e que traga grande contribuição para o seu desenvolvimento pessoal. ;)

Vamos lá...

No livro Inteligência Positiva, publicado em 2012, pela editora Fontanar, o autor Shizard Shamine, afirma que nós temos 10 sabotadores internos, que impedem as nossas conquistas e realizações.

Se você ainda não conhece este autor, Shamine é presidente emérito da maior organização de treinamento para coaching do mundo, o CTI (Coaching Training Institute) e desenvolveu a teoria da Inteligência Positiva. Essa teoria é baseada em estudos feitos pela neurociência, ciência organizacional, psicologia positiva, bem como pelas experiências do coach no seu trabalho.

E por que é importante saber mais sobre este assunto?

Porque você e inúmeras outras pessoas podem estar deixando de alcançar seus objetivos, ter sucesso,  sejam eles pessoais ou profissionais, simplesmente por não perceber um comportamento que é seu, e que te sabota.

Se a autossabotagem é prejudicar a nós mesmos, com atitudes inadequadas, os sabotadores agem da mesma forma, criando em nossas mentes essas atitudes, porém, eles têm um padrão de agir em nosso cérebro.

Eu mesma já fui prejudicada inúmeras vezes por causa do meu comportamento sabotador e eu só consegui trabalhar e mudar isso, quando comecei a identificar alguns dos sabotadores que estavam atuando em minha mente.

 

O que são os sabotadores, que criam comportamentos inadequados? Você pode estar se perguntando.

Os Sabotadores são os inimigos internos. São um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você.”

 

Como os sabotadores surgem em nossa mente?

Os sabotadores surgem durante a nossa infância, ativados em nossa mente mediante qualquer ameaça que enfrentamos. Seja por uma chamada de atenção mais severa por parte dos nossos pais, ou devido a um castigo imputado na escola pelos nossos professores, ou por causa de uma discussão ou briga que ocorreu com nossos amigos. Isso era motivo suficiente para que os sabotadores fossem criados, por nós mesmos, para nossa defesa e sobrevivência àquelas situações.  

Os sabotadores são universais e não depende de sua origem, cultura, gênero, status ou faixa etária e eles podem estar gerando seus resultados, sem você saber da existência deles. ;(  

Nós crescemos, viramos adultos, porem esses sabotadores ainda atuam na nossa vida, fazendo estragos e impedindo a nossa felicidade.

 

Benefícios que pode trazer para sua vida por saber como atuam os sabotadores

Autoconhecimento: Tomar ciência dos sabotadores nos incentiva a buscar mais conhecimento sobre nós mesmos e aperfeiçoarmos nossas atitudes.  

Trazer compreensão sobre o nosso comportamento: Muitas vezes agimos na vida e não compreendemos da onde vem as nossas motivações e reações. Conhecer os sabotadores, como eles agem pode nos ajudar a identificá-los em nossas ações e mudar isso.  

Mudança do mindset: Podemos desenvolver comportamentos mais positivo em relação ao nosso trabalho, nos nossos relacionamentos e sobre nós mesmos. (Já postamos sobre Mindset, leia por aqui

 

"Sua mente é sua melhor amiga. 

Mas também é sua pior inimiga"

Shizard Shamine

 

Saiba quais são os 10 comportamentos sabotadores  

Numa breve descrição, são eles:

Número 1: O Crítico

O Crítico é o principal Sabotador, afetando todo mundo. É o tipo perfeitinho, exigindo requinte em tudo o que faz. Por agir assim, este Sabotador segue pela vida frustrado consigo mesmo e envolvendo as pessoas do seu lado, das quais também exige tudo correto.

Número 2 - O Insistente

Este sabotador é a necessidade da perfeição, ordem e organização levado longe demais. Ele deixa você e os outros ao seu redor ansiosos e nervosos. Drena a sua energia ou a dos outros com medidas extras de perfeição que não são necessárias. Também faz você viver constante

Número 3 - O Prestativo

O Prestativo obriga você a tentar ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar os outros constantemente. Isso faz com que você viva somente as suas necessidades e quando não satisfeitas, acaba se ressentindo com isso. Adora que as pessoas fiquem dependentes dele. Este sabotador te engana, quando agrada o outro, buscando aceitação.

Número 4 - O Hiper Realizador

O Hiper Realizador deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para ter respeito e validação próprios. O foco deste sabotado é sempre no que está fora de você. É viciado em trabalho, te impedindo de refletir outras coisas que também são importantes, como sua vida emocional e seus relacionamentos.

Número 5 - A Vítima

A Vítima quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto. É focado em tudo que é passado e dolorido. As pessoas têm dificuldade de se relacionar com pessoas, que tem a vitima como sabotador atuante visto que elas, muitas vezes são intimadas a te dar a felicidade. Só que isso é impossível. Somente a pessoa pode cuidar e zelar pelas coisas que lhe trazem felicidade.

Número 6 - O Hiper-Racional

O Hiper-Racional coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. Este sabotador é típico impaciente, pois não tem tolerância e menospreza as emoções das outras pessoas. Você costuma passar a imagem de intelectualidade arrogante e frieza. Isso impede flexibilidade em seus relacionamentos.

Número 7 - O Hipervigilante

Ansiedade contínua e intensa quanto a todos os perigos da vida e grande foco no que pode dar errado. Vigilância que nunca descansa. Este sabotador faz com que você crie dúvidas sobre você mesmo e os outros. Com isso, a tendência dele é pensar nas coisas ruins.

Número 8 - O Inquieto

O Inquieto está constantemente em busca de emoções maiores na próxima atividade ou mantendo-se sempre ocupado. Pensar em paz, alegria e curtir o momento está fora de cogitação. Você tem sempre algo importante e urgente a fazer. O que? Ficar desperdiçando tempo? Não, nunquinha! Este sabotador do Inquieto não te deixa perceber que as pessoas se afastam de você por causa deste comportamento.

Número 9 - O Controlador

O Controlador funciona movido a uma necessidade ansiosa de estar no comando, controlar situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. Para este sabotador, ou você está no controle ou não. A ansiedade também acompanha este sabotador, que acaba exigindo muito das outras pessoas, impedindo que eles exercitem e desenvolvam sua capacidade plena.

Número 10 - O Esquivo

O Esquivo se concentra no positivo e no prazeroso de uma maneira extrema. Pare e pense, da onde vem o comportamento procrastinador, que quer te manter na zona de conforto? Justamente. Este sabotador, vai evitar tudo que na concepção dele é difícil de se cumprir e desagradável. Ou seja, ele tenta de proteger de tudo, o que acaba te impedindo de progredir no seu trabalho e na sua vida pessoal.

 

Conclusão

Agora que você já conhece os 10 comportamentos sabotadores do seu sucesso e das suas realizações pessoais ou profissionais, você pode tomar uma nova atitude. Só depende de você.

Espero sinceramente que este artigo possa te inspirar a seguir a diante.

Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Imagem Pexels

Saiba mais:

SHAMINE, Shizard. INTELIGÊNCIA POSITIVA: Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial? E como você pode alcançar o seu. Edição do Kindle

#Shizardshamine  #10comportamentossabotadores    #Inteligênciapositiva      #Mudançadeatitude      #Aperfeiçoamentopessoaleprofissional  

 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Estrelas-do-mar: fazendo a diferença

 



Olá, tudo bem  ;) 

Um homem estava caminhando ao pôr-do-sol em uma praia deserta. À medida que caminhava, começou a avistar um outro homem, que vinha em sua direção, mas, ainda, um pouco distante.

Percebeu que ele se inclinava, apanhava algo e atirava ao mar. Fazia isso repetidamente. Intrigado, ele se aproximo

u ainda mais e percebeu que o que o homem lançava ao mar eram estrelas-do-mar, que haviam sido levadas para a praia. Uma a uma, ele arremessava as estrelas de volta ao mar.

Aproximou-se do homem, cumprimentou-o e questionou porque ele estava fazendo aquilo. O homem respondeu:

- Estou devolvendo estas estrelas-do-mar ao oceano. Com a maré baixa, elas ficarão impossibilitadas de sobreviver sem oxigênio.

O outro retrucou:

- Mas, deve haver muitas estrelas-do-mar nesta praia. Provavelmente, você não será capaz de apanhar todas elas. Será que o senhor não vê que não fará diferença alguma?!

O Homem sorriu curvou-se na areia, mais uma vez, apanhou outra estrela-do-mar e jogou de volta às águas. Em seguida disse:

- Está vendo?! Fiz diferença para aquela.

                                                                                                   Autor desconhecido


Perguntas que te movem:

E você, o que tem feito para fazer a diferença na sua vida?

E na vida das pessoas que você ama, dos seus amigos ou colegas de trabalho, o que você faz, para que elas sintam que são importantes e significativas para você?

O que você poderia fazer de diferente se quisesse, e isso com certeza, deixaria o mundo melhor?

Bora pensar em tudo isso! Forte abraço e sucesso! 😉

Vera Lucia Silva

Imagem Pexels

#Fazeradiferença    

quarta-feira, 21 de abril de 2021

A importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional



Olá, tudo bem. Bem-vindo! 

Hoje, nosso tema está muito legal, falo sobre a importância da leitura na nossa vida. :)

A leitura é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Quando lemos, despertamos e ampliamos nosso potencial pleno de compreensão e de resposta aos desafios que a vida nos impõe.

Por que isso acontece?

Acontece porque a leitura nos possibilita expandir o conhecimento que guardamos em nossa mente, aprender e com isso, melhorar o nosso raciocínio.

Ler aguça a nossa criatividade!

A leitura nos ajuda a expressar melhor e manifestar pela escrita nossos pensamentos, como também nos proporcionar a descoberta do novo.

Veja o que diz esta frase do filósofo americano Ralph W. Emerson: “A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios.”

Então, uma maneira de superar nossos padrões existentes na forma de pensar, sentir e agir com uma nova consciência pode ser conquistada pela leitura assídua de bons livros.

Trago este tema, porque meu trabalho é inspirar você a Ser a melhor versão de si mesmo.  

Reforçando Emerson, quando adquirimos o hábito da leitura, junto com ela desvendamos a nossa capacidade de interpretação e compreensão sobre as coisas que nos rodeia.

 

Brasil perde a cada dia mais leitores

Contudo, temos um problema quanto a criar o hábito da leitura, visto que últimas estatísticas feita pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, em 2019 - nos mostra que estamos na contramão.

Segundo a estatística da pesquisa, divulgada no site da G1, em 06/01/2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.  

A pesquisa ainda aponta que, se você não leu nenhum livro nos últimos três meses, você não é considerado um leitor. ;(

Você sabia disso?

 


Eu, particularmente já cheguei a ler três livros por semana. Confesso que hoje, a minha cota diminuiu bastante. Mas, ainda assim, separo tempo suficiente para me manter atualizada com a leitura.

Meu trunfo é porque consegui desenvolver a paixão pelos livros! 😉  

  

Imagem: Alguns livros da minha biblioteca pessoal


E quais os benefícios da leitura para sua vida pessoal e profissional?

São inúmeros os benefícios que podemos obter, quando criamos o hábito da leitura, que seria inviável tratar de todas elas por aqui. Podemos citar alguns deles, como por exemplo:

ü Aprendemos mais

ü Somos mais críticos com bom senso

ü Melhoramos nossa comunicação – quando ampliamos o nosso vocabulário e assim podemos nos relacionar com maior facilidade no local de trabalho e no âmbito social

ü Escrevemos mais e melhor

ü Ampliamos nossa visão de mundo

ü Obtemos com a leitura mais facilitação para aprimorar a parte técnica do nosso trabalho

ü Absorvermos culturas diversas

ü Aguçamos a nossa curiosidade

ü Despertamos a nossa criatividade e ainda enriquecemos a nossa cultura.

Tudo isso, só pelo hábito de cultivarmos a leitura!


 Conclusão

Como vimos a importância da leitura é porque este hábito favorece o nosso crescimento em várias áreas da nossa vida.

Todos nós podemos desenvolver o gosto pela leitura, se ainda não temos. A sugestão é começar refletindo sobre o que você faz no teu trabalho ou gosta de fazer nos seus momentos de maior distração e liberdade. Dessa forma você pode ir buscando leituras livres ou específicas de livros, aliando a temas do seu interesse.  

Eu comecei a ler dessa forma, gostei e não parei mais de ler.

Com um pouco de foco, cultivando a persistência e vontade você também poderá se transformar num grande leitor e transformar a sua vida. 😉

Perguntas que movem:

Qual foi a última vez em que você se entregou a leitura de um livro? Sobre qual assunto você leu e despertou mais o seu interesse? 

O que você acredita, que precisa acontecer, para você começar a ler mais a partir de agora?  


Obrigada por ter ficado comigo até aqui. Espero que este texto possa te ajudar. 

Forte abraço.

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2019/01/06/retratos-da-leitura-no-brasil.ghtml - Acesso em 21/04/2021

 #importanciaparaodesenvolvimentopessoal #Leitura    #Aprender    #Expandirconhecimento    #Melhorarcomunicação     #Importanciaparaodesenvolvimentoprofissional

#melhoraraescrita      #ampliaravisaodemundo   #absorverculturadiversas #aprimorarapartetecnicadonossotrabalho      #despertaracriatividade

 

terça-feira, 13 de abril de 2021

Meditação: a melhor forma de provocar mudanças

 Inspiracional 



Olá, tudo bem! Que bom que você está aqui. :)

Nosso tema hoje é totalmente inspiracional e baseado em algumas vivências e práticas nossas. Somam meu próprio desenvolvimento pessoal e profissional,  como me vejo como uma facilitadora do desenvolvimento pessoal, e, especialmente pelo meu grande interesse em ajudar outras pessoas a conquistarem a melhor versão que elas podem ser, em suas vidas.  (Você pode ler por aqui sobre este este tema). 

Algumas reflexões, para que possamos começar...

...Quem de nós vive se questionando, que precisa mudar algo na vida?  Penso que desde em sempre, todo mundo tem algo que gostaria de se ver e fazer diferente. Né, não?

Um momento é o trabalho que não anda bem. Se conseguimos pagar as contas, muito bem e nos sentimentos satisfeitos por algum tempo. Mas logo em seguida surge outra necessidade, que nem o trabalho e nem o dinheiro conseguem resolver. Por exemplo, nos relacionamentos, quando nos envolvemos com comportamentos tóxicos, quando sentimos que estamos dando mais do que recebemos. Vem a frustração. O ambiente também pode ser um grande causador de desgastes. O virtual por exemplo, em vez de curtimos as redes sociais, ao contrário, nos preenchemos de picuinhas e desafetos desnecessários, quando nos deparamos com opiniões diferentes da nossas. 

Veja só, não lembramos que a beleza do mundo está em conviver com o diverso e saber tirar aprendizados disso. :(

Quando olhamos para o lado pessoal,  vem outra encrenca. Enxergamos um comportamento nada assertivo. Desejamos ser mais focados, queremos terminar o que começamos e não conseguimos fazer nenhuma coisa e nem outra. Tencionamos chegar sedo em nossos compromissos, mas isso nem sempre acontece. Quando vemos, nos pegamos dando desculpas esfarrapadas. (Já leu algo sobre autorresponsabilidade? Tem um post, que trata desse assunto. Se quiser ler, acesse por aqui.

Também existe aquela ideia de tentar parar de se comparar, ou deixar de modelar tudo o que as outras pessoas fazem, porque queremos ser iguaizinhos a elas. 

Ai Jesus é muita coisa!!

E pensar que esse comportamento fazia parte do meu dia a dia e eu nunca havia parado para pensar a respeito.

Hoje, eu faço bem menos. O meu desenvolvimento pessoal me ajudou a superar alguns comportamentos desses. 

Ou seja,  primeiro foi preciso me conhecer, para depois identificar o que eu queria mudar. Confira aqui sobre o autoconhecimento. 

De verdade, o que venho aprendendo é que sempre existe algo que podemos mudar em nós mesmos. Podemos burilar as nossas atitudes, que elas certamente refletirão em nosso comportamento, consequentemente, aperfeiçoando nossas habilidades, trazendo novas competências e melhorias em nossos relacionamentos e trabalho. ;)

Possa ser, que nem tudo o que você ler em seguida signifique algo assim tão transformador pra você. 

Mas pode ser  também, que alguma coisa faça sentido e você fique sabendo que existem ferramentas que te ajudem a provocar mudanças em si mesmo. 

A meditação é uma ferramenta extraordinária!

Quem sabe tenhamos algo em comum e isso possa, sinceramente te ajudar. Se você quiser.  ;) 

Vamos começar refletindo o que seria mudança. 

Mudança, segundo o dicionário é o ato ou efeito de mudar, de dispor as coisas de outro modo.

No caso de uma mudança pessoal, é preciso ir além de bons pensamentos, é preciso ter atitude. Atitude para mudar comportamento, hábitos e envolver nossa cadeia de sentimentos, ações e reações. 

Mudar é sempre uma decisão somente sua. Uma consciência de que algo precisa ser feito para que você se sinta melhor e mais satisfeito consigo mesmo.



Bastante sugestível a frase de Charles Darwim, que diz” Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança.” 

Penso que a frase acima caiu nos meus braços há alguns anos atrás, e eu a abracei com tudo.

Fato é que, provocar mudanças exige investirmos numa série de mudanças internas (a redundância foi proposital rsr).

Pode começar, buscando o entendimento dos seus “porquês” de fazer as coisas que faz. Isso te levará a criar ou trazer mais clareza de qual é o teu propósito. Leia o artigo nosso: "Saiba porque encontrar um propósito é importante".  

Conhecer a qualidade da sua mente e, como também, daquilo que está te motivando a seguir em frente, também são passos importantes dentro do processo de provocar mudanças. 


Alguns desafios que podem aparecer no caminho 

Já ouvi amigos dizerem que sofrem só em pensar em mudar algo neles mesmos.  Talvez isso seja um disfarce para ficar na zona de conforto. Eu gosto de conforto, mas sei que é uma estratégia perigosa, porque já fiquei muito tempo nela e quando resolvi tomar uma ação, precisei me refazer por inteira. 

Também já li artigos de diversos especialistas, que ensinam as pessoas mudarem, porque mudar sozinho, realmente dá trabalho.

Quando você já tentou fazer isso muitas vezes e não conseguiu ir adiante. Uma opção assertiva é procurar um profissional, que possa te ajudar. 

Eu mesma não me canso de estudar, pesquisar e escrever sobre mudanças de atitudes, aqui pelo blog.

Claro, que não estou aqui, pra dizer que mudar é fácil. srrsr

É preciso fazer um esforço pessoal muito grande e mobilizar-se pra que algo aconteça. Só assim podemos criar uma versão nova de nós mesmos e começarmos a criar a vida que sonhamos.

Mudar pode nos levar a suplantar nossos medos e encarar que temos limitações. 

Mudar pode nos desafiar a, finalmente encarar que existe certas coisas em nós mesmos que não gostamos (nossas sombras), mas que podemos aprender a conviver com elas de uma forma mais honesta, pacífica e sadia.

Ora, mudar pode nos levar a descobrir que não existe perfeição, ainda que pensamos o contrário, visto que passamos um bom tempo olhando para a grama verde do vizinho. Lembra disso? 

Você também já viu aquela pessoa que escolhe um dia “X” para mudar? Ou ela se condiciona a mudar, quando as condições forem mais favoráveis. Eu já pensei muito desta forma, por isso posso falar com experiência de causa. 

Primeiro eu precisava terminar a faculdade, pra depois ter que arranjar tempo suficiente pra mim, meu esposo e minha filha. 

Será que a minha família não era assim tão importante, pra que tivesse que me formar primeiro, pra depois dedicar algum tempo pra ela?

O pior, é que muitas pessoas agem assim, de forma egoísta, o tempo todo e não percebem.


A meditação me ensinou a trabalhar as minhas mudanças 

Aprendi que existe sim, uma maneira de sermos melhores. 

Melhores como pessoas, como seres humanos, melhores com as pessoas e naquilo que fazemos.

Tenho buscado encontrar sentido sobre tudo isso, refletindo essas e outras questões. 

Uma forma que encontrei foi silenciando a minha mente. 

Foi começando a meditar.

Meditar, para mim, simplesmente significa me olhar.

Me olhar de uma forma diferenciada: sem culpa, sem ansiedade, sem cobranças, sem julgamentos, sem querer encontrar respostas para todas as perguntas que surgem. Apenas me olhar.  

Quando medito, eu tiro um tempo para respirar consciente e perceber o que o meu coração está sentindo e o que a minha mente está me levando a pensar. Mas, ainda assim, não busco seguir cada sugestão para novos diálogos ou reforçar os antigos. Então? Lembra? E aí, já resolveu? Como é que é?

Durante este tempo que me dou, apenas olho para as questões e até para as imagens, que pululam na minha frente. Apenas aceito o que está ali e as deixo ir em seguida.

Então, eu volto a prestar atenção na minha respiração.

Só faço isso.

Mas olha que interessante, como venho repetindo esta prática por muitas e muitas vezes, já há quase dez anos, percebi que o meu cérebro, danado por buscar respostas pra tudo, aos poucos foi compreendendo, que nem tudo precisa da minha atenção imediata e que nem tudo que ele me recorda eu devo me mobilizar para ir atras e resolver naquele momento.

Aquele momento é meu, comigo mesmo.

Ai que vem o pulo do gato! 😉

É quando eu começo a tirar a ansiedade e o estresse de ter que pensar em mil coisas ao mesmo tempo e tentar resolve-las, sem levantar prioridades.

Isso é ou não é coisa de doido?! ;(

Durante esses anos todos de meditação, eu fui assimilando e aceitando coisas sobre mim mesma, que antes eu nem pensava em encarar: não sou uma super mulher, tenho muitos defeitos, há coisas que não tenho competência suficiente para terminar ou fazer, ainda tenho muito o que aprender, pontos a fortalecer e de que o meu percurso merece toda a minha atenção. 

Eu mereço a minha presença.

Essa, com certeza foi uma das mudanças mais favoráveis e positivas que fiz na minha vida. Adquiri o hábito de silenciar a minha mente e me colocar em primeiro lugar. 


Conclusão

A meditação é uma das melhores formas de provocar mudanças. Quando meditamos, trazemos mais autoconhecimento e conseguimos, aos poucos o aperfeiçoamento pessoal.  Outra forma é buscar cursos, palestras, treinamentos e bons livros com temas que trate de mudanças, transformação e que te ajude a identificar pontos de melhorias em você mesmo. 

E você, quais estratégias que estão de ajudando a criar mudanças positivas em sua vida?

Veja se este texto serve pra você. 

Forte abraço e até o próximo! 

Vera Lucia Silva

Imagem da Pexels

#Mudança  #Meditação  #Sermelhor   #Contiuarmudando

segunda-feira, 12 de abril de 2021

5 passos para diminuir a autossabotagem



 

Olá, tudo bem. :) 

Hoje, batemos um papo sobre a autossabotagem, um tema que pode interessar você.

Se você ainda não leu o post, onde falo sobre : Os quatro sinais que indicam que você está se autossabotando, recomendo a leitura, para que você compreenda os 5 passos que vou falar aqui.  Você pode acessar por aqui. 

Para este post, você confere nossas últimas dicas, com os 5 passos, que podem te ajudar a diminuir a autossabotagem e você começar a fazer o voo certo rumo aos seus objetivos. 😉


Alguns dos nossos posts relacionados:

Autoconhecimento é uma atitude 

5 benefícios por mudar hábitos ruins 

Saiba como definir metas SMART


Existem alguns passos bem simples, que você pode começar a fazer. São eles:  

Primeiro passo - Faça seu autoconhecimento, reflita profundamente, se os sinais indicados no último post, alguns deles ou todos eles não estão aí, presentes com você. 

Segundo passo- Se você já se avaliou com bastante sinceridade, coragem e identificou algo, esta é a melhor notícia pra você – é possível mudar um hábito, trocando um comportamento por outro!

Terceiro passo – Você já ouviu falar em afirmações positivas? Então, já foi comprovado por estudos científicos, que seu cérebro ouve e grava tudo o que você fala pra si mesmo. Imagine você soltando os leões pra cima de você mesmo? ☹  Então, bora começar agora mesmo a mudar sua fala sobre você mesmo.  Dessa forma, você vai estar aprendendo a trocar suas crenças negativas por crenças mais positivas – Afirme que você é uma pessoa capaz, que você é inteligente, uma pessoa merecedora, que tem propósitos e que sabe aonde quer chegar. Para facilitar este processo, você pode anotar no seu celular as suas afirmações de poder e novas crenças (Eu já faço isso há muito tempo e tem dado muito certo pra mim). Reserve um tempinho pra você e repita todos os dias as suas frases positivas em alto e bom som. Ouse você também e afaste a autossabotagem!

Quarto passo - Comece a organizar a sua agenda, reveja aqueles acordos que você fez consigo mesmo (a) e seja mais realista sobre eles. Pense sobre seus pontos fortes, que podem te ajudar a seguir em frente. Reveja os pontos a melhorar (Este é o momento certo pra isso!) Se estruturou uma meta super e mega difícil, é bem capaz que o seu autossabotador já esteja de plantão, esperando o momento certo pra te mostrar que você não consegue fazer como você disse que faria. Então, reveja suas metas, seus objetivos, se eles estão específicos e ajustados para ações mais simples e práticas de se fazer. Assim, eles serão alcançáveis.

Quinto e último passo - Cada vez que você alcançar uma meta, um objetivo pequeno que seja, aprenda a comemorar com entusiasmo (daqueles exagerados mesmo!) e traga mais gratidão pelo seu esforço, pela disciplina e dedicação. Estudos feitos pela ciência da Emotologia comprovam que nosso cérebro presta atenção e grava nossas emoções mais fortes. Agindo assim, seu cérebro também começará a registrar as suas conquistas como algo emocionalmente positivo, isso fará com ele comece a liberar mais substâncias da dopamina injetando mais bom humor, alegria e felicidade nas suas emoções, o que, consequentemente, te ajudará a entrar num ciclo de sentimentos mais positivos, aumentando o nível da sua autoestima e te afastando da autossabotagem.

 

Conclusão 

Parabéns para você, que chegou até o final deste artigo comigo!! Obrigada \0/

Reflita se faz sentido pra você as nossas dicas e responda pra você mesmo, quanto do seu tempo poderá ser empregado para fazer tais mudanças e diminuir a autossabotagem?

Se precisar de ajuda, conte comigo. ;)

Se você gostou do artigo, comente e compartilhe! 

Vamos ajudar mais pessoas a saber sobre a autossabotagem e como sair dela. 

 

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

 

Saiba mais:

Rosner, Stanley. O ciclo de autossabotagem: por que repetimos atitudes que destroem nossos relacionamentos e nos fazem sofrer. Ed. BesrSeller

Pesquisa sobre o cérebro: http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/entrevista_antonio_damasio.htm

Pesquisa sobre a Emotologia: http://www.cidadedocerebro.com.br/curso-de-emotologia.asp

http://divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt/372234.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Neurotransmissor

Filme Sabotagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Sabotage_(2014_film)

Imagens da Freepik 

#Autossabotagem   #4sinaisdaautossabotagem    #Procrastinar       #Desculpas     #Boicotar