quarta-feira, 24 de março de 2021

Seis dicas para ser a melhor versão de si mesma

 




Olá, tudo bem. Que bom receber você, aqui pelo nosso canal. ;) 

Dando continuidade ao post “O que ainda não te contaram sobre ser a melhor versão de si mesmo”. Se você ainda não leu, recomendo a leitura para seguir a nossa abordagem e trazer mais compreensão sobre o tema, tá? 

 Agora, você confere as seis dicas - como você pode conquistar uma melhor versão de si mesma.

Vale lembrar, que não estamos falando de banca de pastel, onde pedimos o sabor que queremos e é só esperar fritar para comer. Não! rsr

Pelo contrário, estamos falando de pessoas que acreditam nelas mesmas e que sonham em realizar coisas incríveis em suas vidas e para isso, elas sabem que precisam ser mais persistentes, até encontrar a sua melhor versão.

Agora, olha só que bacana, se você está lendo este texto é porque alguma coisa está te dizendo, que você pode ser melhor ainda do que você já é e tem potencial pra isso! Já comece apostando em você!

Vamos conferir?


Posts relacionados ao tema. Confira também! 

Desenvolvimento pessoal: 6 passos para começar o seu  

Você se considera uma pessoa persistente? 

Você sabe porque reclamar não faz bem?

Como saber se você está na zona de conforto

A surpreendente verdade que nunca contei a você sobre a meditação


Seis dicas que podem te ajudar a encontrar a melhor versão de si mesmo, criando novos hábitos.

1#Deixe a reclamação de lado e foque no que é bom em você

A reclamação é uma atitude rotineira para muitas pessoas, que não percebem o resultado funesto deste ato em suas vidas. (Postei por aqui, porque reclamar não é bom).

O que muitas pessoas não compreendem é que a reclamação – sem pensar, sem um motivo real, impede de que enxerguemos as coisas boas que nos acontece e que, em boa parte do tempo está preenchendo a nossa vida.

Deixamos de agradecer pelo nosso trabalho, quando temos um, mesmo quando sabemos que muitas pessoas ainda estão em busca do seu. Deixamos de agradecer pela família e pelos amigos, que fazem parte da nossa vida. Não lembramos das pessoas que vivem só, e que não tem ninguém para compartilhar sobre as coisas da vida.

A reclamação impede de nos enxergarmos como pessoas saudáveis e as infinitas possibilidades diante de nossos olhos.

Deixando a reclamação de lado, sua percepção muda e você começará a prestar atenção naquilo que é bom, naquilo que você já tem e nas coisas que pode te impulsionar a trazer a melhor versão de si mesma.

 

2#Evite fazer julgamentos de você e das outras pessoas

Levar a vida julgando a tudo e a todos, apontando o dedo para tudo o que você acha que está errado só trará mais do mesmo.

Lembra da Lei da Atração? Tudo o que você der a sua atenção estará trazendo para viver e experimentar na sua vida.

Então, imagina quando seu olhar percebe somente o que está errado no outro, que de sua boca saiam críticas e que seu dedo aponte somente para o outro lado?

Quando faz isso, é porque está tentando ser dono (a) de uma verdade que em nada te ajuda a crescer e melhorar. 

O problema de julgar as pessoas, eu venho aprendendo sobre isso, é que tudo fica grudado a você. Tudo é uma energia segundo a física quântica, então tudo o que nós pensamos e falamos, seja ela boa ou não, fica somado a nossa própria energia. :( 

Se existe alguém a quem deve dar a sua atenção, avaliando o comportamento, esta pessoa é você mesmo.

Lembrando também as palavras escritas na Bíblia: “Não julgues, para não ser julgado”.

Se você quer experimentar algo de bom na sua vida, alcançar êxito no que faz e seguir sempre em frente, evite fazer julgamentos e condenações e pense no que faz de você uma pessoa melhor.

Lembre-se: o que você julga, acaba moldando seus pensamentos, suas atitudes e os seus comportamentos.

 

3# Saia do vitimismo

Outra dica segura para ir de encontro a uma melhor versão de si mesmo é deixar de agir como vítima. A pessoa que tem o comportamento do vitimismo, segundo o dicionário, tem a sensação de opressão, de que está sobre maus-tratos, arbitrariedades e discriminação.

Esta forma de sentimento só leva a pessoa a personalizar coisas ruins. Sua vida não avança.

Ser vítima leva uma pessoa enxergar o copo sempre meio vazio. Pensando de outra forma, esta mesma pessoa poderia enxergar o copo quase cheio.

Já ouviu alguém falando frases como estas: “Tudo acontece comigo”, “Tinha que sobrar pra mim mesma”, “Quanto mais eu rezo, mais sombração me aparece”?

Então, frases assim são usadas por pessoas que já se acostumaram a ser a vítima e, infelizmente não percebem suas atitudes.

Só que continuando a agir assim, esta pessoa dificilmente se movimentará para sair da zona de conforto ou da “caixinha”, que ela mesma criou.

Ir em busca de uma melhor versão de si mesma exigirá uma atitude de protagonismo e de autoestima elevada. Já entrando na próxima dica.

 

4#Cuide da sua autoestima e ame a si mesma

A autoestima é descrita pela psicologia como a capacidade que uma pessoa tem de gostar e sentir bem com ela mesma. (Se quiser saber mais sobre este assunto, leia por aqui).

Ter uma autoestima elevada e equilibrada é fundamental para uma pessoa que deseja alcançar uma melhor versão de si mesma, visto que é um dos pilares para uma vida saudável e repleta de realizações.  

 

5#Pense em como ser uma pessoa mais positiva

Como eu disse nos tópicos acima, existem pessoas que gastam seu tempo e sua atenção com reclamações, julgamentos e se fazendo de vítima. Porém, essas não são atitudes de pessoas positivas e que encaram seus objetivos e propósito como alguém que quer fazer a diferença no mundo. Pelo menos no seu mundo.

Para suplantar tudo isso e ser uma pessoa mais positiva, Paulo Coelho, escritor brasileiro tem uma frase que nos ajuda nesta inspiração: “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”, esta seria uma forma de enxergar a vida e tudo o que acontece dentro dela com um bom começo de transformação e mudança.  

Agindo assim, você estará direcionando sua forma de pensar para ser uma pessoa mais positiva e irá de encontro a melhor versão de si mesmo. Acredite nisso!

 

6#Medite e desvende você  

Nenhuma alteração acontece na nossa vida, sem que antes aconteça dentro de nós. O que está do lado de fora é um reflexo do que temos internamente.  

A meditação, o ato de respirar de forma consciente é uma ferramenta espiritual e uma prática milenar saudável (Temos uma postagem muito legal sobre a meditação e você pode ler por aqui), que nos leva para dentro de nós mesmos.

Conhecer, aprender e praticar algum tipo de meditação nos presenteia, ao longo do tempo, com uma maior compreensão dos nossos gostos, desejos e atitudes.

Podemos dessa forma moldar uma melhor versão de nós mesmos, com mais humildade e coragem para assumir desafios.

Como praticante de meditação há mais de dez anos eu recomendo esta experiência, que pode te ajudar a desvendar um novo você e se deparar com a melhor versão de si mesmo.

 

Conclusão

Como você pode confirmar, se você já leu o post anterior a este, existem pessoas que nos deixaram um legado incrível, porque souberam ser a melhor versão delas mesmas e você também pode se inspirar nelas para que isso também aconteça com você.

Você é muito mais do que você pensa que é e fazendo o seu desenvolvimento pessoal, aprendendo e exercitando algumas ideias que trago por aqui, no seu dia a dia, poderá expandir o seu potencial. 

Lembrando, que tudo o que você acredita ser está construindo os seus resultados. Os resultados que estão entrando na sua vida.

Reflita sobre cada um dos benefícios que pode ganhar ao provocar esta transformação, pense nos seus "porquês" e motivos, e comece colocando essas seis dicas em ação.

Saber e conhecer é bom, mas é preciso agir, ter atitude para que a sua melhor versão surja em você.

Espero sinceramente que este texto possa te ajudar.

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

#Deixeareclamaçãodelado  #Evitefazerjulgamento   #Saiadovitimismo    #Cuidedesuaautoestima     #Penseemcomoserumapessoamaispositiva    #Mediteedesvendevocê

O que ainda não te contaram sobre ser a melhor versão de si mesmo



Olá, tudo bem. Que legal te receber, aqui pelo nosso canal! ;)

Este é o primeiro post de dois, onde separei o texto para tornar a leitura mais agradável e para facilitar o nosso entendimento. ok!

Então, o mundo está repleto de pessoas que deram exemplos de como podemos nos transformar em melhores versões de nós mesmos e viver uma vida incrível: Maicon Jordan e Steve Jobs, por exemplo se tornaram personalidades ímpares, quando o assunto é disciplina e a inovação, respectivamente.

Talvez, você também tenha pensado em outras personalidades.  Acertei?

Mas, será que para sermos melhores versões de nós mesmos, nós precisamos entrar em uma quadra de basquetebol e batermos recordes atrás de recordes, nos tornando um dos maiores jogadores de todos os tempos? Ou, ter que inventar o computador pessoal igualzinho ao da Apple?

Acho que não!

Pessoas como Jordan e Jobs são únicas, tinham sonhos únicos e só Deus sabe dizer o que ia dentro dos seus corações e de suas mentes, para fazer o que eles fizeram, conquistar o que eles conquistaram e serem bem-sucedidos.

Contudo, eles tinham algo em comum. Eles se tornaram as melhores versões deles mesmos e nos mostraram o quanto este assunto é importante para a vida de qualquer pessoa.

Descobrir como ser a sua melhor versão e porquê.

Para este e para o próximo post vou compartilhar algumas ideias de pensadores e ações que venho aprendendo e aplicado na minha vida, trazendo a melhor versão de mim mesma.

 

Se consegui despertar a sua atenção, continue lendo até o final. Acho que você tem muito a ganhar. 😉


Posts relacionados: 

Autoconhecimento é uma atitude 

Autoestima:6 dicas para potencializar os seus resultados 

Como saber se você está numa zona de conforto 

Quatro passos para definir seus pontos fortes e pontos fracos 

5 benefícios por mudar hábitos ruins 


O que significa ser a melhor versão de si mesmo?

Ser uma melhor versão de si mesmo é um desafio, mas não é algo impossível.

É crível para todo mundo provocar mudanças internas, que traga para si mesmo mais coragem, flexibilidade e adaptabilidade ao novo e um caminho mais simples e feliz.

Não existe um padrão exato que diga para nós – esta é a melhor versão de uma pessoa. Como vimos, Jordan e Jobs são pessoas extraordinárias, porém com interesses totalmente diferentes um do outro.

Cada um de nós pode trazer a sua própria melhor versão, criando novos hábitos! 😉

Ser a melhor versão de si mesmo significa – em minha opinião, mudar positivamente sobre o que você pensa sobre você mesmo, como se sente e age na sua vida. 

Ambicionar uma melhor versão de nós mesmos é querer mudar o que somos e por isso, definir um objetivo é bom.

Mas, por que eu faria isso Vera Lucia? Você pode estar pensando e se perguntado.  

Então, você pode pensar e decidir ser a melhor versão de si mesmo por uma série de "porquês" e motivos. Talvez, você queira trazer o seu melhor para crescer na empresa onde você trabalha, ou decidir rumar por uma outra vaga no mercado. Ou queira identificar suas principais qualidades e com as quais pretende empreender num negócio profissional. Quem sabe, você perceba que trazer algo de bom de você mesmo (a), será uma grande oportunidade de aperfeiçoar e harmonizar os seus relacionamentos familiares e social: Em casa com sua esposa ou com seu marido, com seus filhos, estar bem no seu ciclo de amigos e na comunidade.  ;)

Você também pode pensar nos seus objetivos pessoais ou profissionais ou nos dois tudo junto! ;)

É provável que a sua melhor versão surja simplesmente para que você passe a encarar a vida de uma maneira mais simples, onde você seja mais feliz consigo mesma.

Você já pensou alguma vez sobre tudo isso e na diferença que pode fazer na sua vida? 

Saiba mais, continue lendo...


Melhor versão X auto liderança e qualidade

Também podemos dizer que ser a melhor versão é buscar a própria auto liderança.

Para o Jim Rohn, considerado o precursor do desenvolvimento pessoal, a liderança na vida de uma pessoa é importante e isso atrai pessoas também de qualidade. Para ele o segredo de tudo é que uma pessoa, ela mesma se torne alguém de maior qualidade.

 

Melhor versão X saindo da zona de conforto

Ir atras de uma melhor versão de nós mesmos, é se arriscar fora da zona de conforto e sair da “caixinha”.

Lembro-me, que há alguns anos atrás, quando ainda trabalhava no mercado formal, fui uma pessoa muito resistente a querer sair da tal caixa, me achava acomodada e gostava das coisas como elas eram.

De verdade, eu achava que gostava, porque isso camuflava a minha insegurança e evitava de ter que provocar mudanças em mim mesma.

Falsa segurança, falsa estabilidade e ledo engano da minha parte. ;(  

Só fui perceber isso, quando me vi desligada da empresa, sem rumo, como medo da tempestade que estava diante de mim.

Foi preciso me reinventar, encontrar a melhor parte de mim, para continuar seguindo em frente.

 

Melhor versão X Autoestima

Procurar extrair o que existe de melhor em nós mesmos, antes de tudo, nos levará a encarar que, igualmente a muitas outras pessoas, nós erramos, temos defeitos e guardamos medos dentro de nós.

No entanto, saber disso não significa que temos que andar pela vida nos autossabotando. (Saiba mais sobre este tema lendo por aqui).

Descortinar a nossa melhor versão nos ajuda a aprender e aperfeiçoar o que somos.

Segundo Nathaniel Branden, psicoterapeuta e pesquisador da autoestima, é preferível corrigir erros a fingir que eles não existem.

 

Então, por onde começar a procurar e provocar mudanças em nós mesmos, que nos levem ao nosso melhor?

Existem inúmeras ferramentas, conhecimento, técnicas e caminhos, que nos ajudam na tarefa da auto transformação. Um deles é começando pelo autoconhecimento, descobrindo quais são nossos pontos fortes e pontos a melhorar. Outra ideia, seria conhecer a fundo da sua autoestima, os seus valores – o que, realmente é importante e significativo para você.

Diante deste apanhado e de um auto estudo continuo, aos poucos, você constituirá novos hábitos, sendo eles mais positivos e favoráveis a sua mudança.

Surgirá, com esforço e dedicação a melhor versão de si mesmo.

 

Quais os benefícios para você de encontrar a sua melhor versão?

Primeiro: Se conhecer mais (justamente)

Ter mais autoconhecimento é uma das primeiras portas a serem abertas, quando busca a sua melhor versão. Quando possibilitamos aprender sobre nós mesmos, desvendamos o nosso potencial e capacidades intrínsecas. Certamente, nos conhecer, também nos deixará de frente com coisas não tão boas sobre nós mesmos. Voltando a minha experiência pessoal, descobri que era uma pessoa muito agressiva e passiva ao mesmo tempo. Isso dificultou tremendamente a minha capacidade de liderar uma equipe de atendimento.

Me conhecer, me fez enxergar esta parte minha e levou a desenvolver a minha assertividade.

Querer conhecer a sua melhor versão te levará a ter mais autoconhecimento, que só te impulsionará a seguir em frente e sendo melhor a cada dia.  

Segundo: Traçar objetivos e metas com mais foco

Quando agimos diante de uma melhor versão de nós mesmos, somos capazes de tirar nossos desejos do campo de sonhos e traçar objetivos e metas para alcança-los.  Desta forma, também desenvolvemos mais foco sobre o que queremos.

Terceiro: Cultivar relacionamentos mais saudáveis

Quando estamos em paz com a gente mesmo, quando estamos confortáveis com o que (realmente) somos, temos a tendência de expandir esse sentimento para tudo o que fazemos, inclusive, para os nossos relacionamentos.  Somos mais saudáveis e criamos relacionamentos com o teor e na mesma medida. 

Quarto: Consegue ser uma pessoa mais assertiva e obter mais resultados

Já adiantei este tópico, mas fato é que todos os dias tomamos decisões, que envolvem a nossa vida pessoal e profissional e ser assertivo é imprescindível.  Quando estamos exercitando uma mudança consciente, buscando ser melhor, a assertividade é uma ferramenta facilitadora, que nos torna pessoas mais autênticas, agimos e nos comunicamos de forma simples e descomplicada. Conseguimos viver em equilíbrio, com menos estresse e com maior harmonia com as pessoas a nossa volta. Com isso, nossos bons resultados aparecem. 

Quinto: Consegue ser mais feliz e grato consigo mesmo  

Conviver com sua melhor versão é como estar diante do seu Eu verdadeiro. Diante disso, compreende que tem limitações para muitas coisas, contudo, você também consegue valorizar as suas realizações, sejam elas simples ou não e enxergar pelo que se pode ser grato (a).

A gratidão sincera é capaz de preencher a vida de uma pessoa com a felicidade. Felicidade que traz mais beleza, satisfação e prosperidade.  Uma felicidade de estar com você mesmo. Quer benefício maior do que estar bem consigo mesmo e multiplicar este sentimento?


Conclusão

Agora que você já sabe de coisas, que ninguém havia te contado sobre ser a sua melhor versão, que a escolha de uma mudança é somente sua, dos seus "porquês" e motivos, dos benefícios que podem gerar para sua vida, seja no campo pessoal ou profissional, o que você acharia de ir mais além? 

Quer descortinar esta possibilidade para sua vida?  

Quer saber das possibilidade disso acontecer e ser mais feliz com isso? 

Então, confira o nosso post: "Seis dicas para ser a sua melhor versão." 

  

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

 

Imagens da Freepik

 #melhorversão    #autoliderançaequalidade    #saindodazonadeconforto   #autoconhecimento #relacionamentossaudaveis    #Serumapessoamaisassertiva    #Serfefelizegrato 

quarta-feira, 17 de março de 2021

Sabedoria de Steve Jobs

 



“Seu tempo é limitado, então não o desperdice

 vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a

 opinião dos outros cale a sua voz interior”


Steve Jobs

Criador da Apple

(1955 – 2011)



Para refletir também: 

O que o seu coração está falando para você? 


Forte abraço. 


Vera Lucia Silva

Imagem freepik 

#viverasuavida    #tempolimitado       #ouvirseucoração

terça-feira, 16 de março de 2021

Dica do livro Seja líder de si mesmo

 


Olá, tudo bem

O título deste post é justamente o nome do livro do pesquisador e escritor Augusto Curi, que ensina duas técnicas psicológicas para que você possa ir de encontro ao seu autodomínio.

O texto é baseado nos fragmentos retirados do próprio livro - Seja líder de si mesmo.

Então, que tal ser líder de si mesmo? É isso que você vai aprender, se você ler o livro e aplicar os conceitos e as técnicas que ele ensina. 

Augusto Curi é um dos expoentes no fantástico e vasto trabalho, no campo da psiquiatria e da ciência, criador da Inteligência Multifocal. ( Entenda este conceito, acesse o link indicado no Saiba Mais)

Para este pensador do campo mente, nem todos nós fomos treinados para conduzirmos nossas vidas e sermos autores principais. Pelo contrário, de acordo com o ambiente em que crescemos, diante da nossa cultura, educação dos nossos pais e familiares, alcançamos papeis medianos e, de tempos em tempos, deixamos estes papeis e ficamos alojados apenas na plateia - no teatro da nossa mente.

Mas como fazer para tomar a frente e assumir o papel principal da nossa vida?

Como ser um protagonista de nosso sucesso?

Como deixar para traz os medos, a insegurança e assumir de vez o nosso papel no teatro da nossa própria vida?

No livro, Curi nos ensina duas técnicas psicológicas para sermos líderes de nós mesmos.

Confira abaixo:

A primeira: #Reeditar a memória pelo DCD

Reeditar a memória é um dos processos de transformação da personalidade estudados pela Teoria Multifocal. Esta técnica ensina a reeditar a memória (Duvidar, Criticar e Determinar). Segundo o livro, é necessário exercitar a arte da dúvida (pérola da filosofia), a arte da crítica (Pérola da psicologia) e a arte da determinação (pérola da área de recursos humanos). Usando essa técnica de reeditar a memória, deixamos de ser passivos, conformados e vítimas. Duvide, critique e determine, quando seus pensamentos forem negativos e deporem contra você. Esta é a maneira de colocar o DCD em ação.

 

 A segunda: #Construir janelas paralelas com a mesa redonda do Eu

Esta técnica ajuda a construir janelas paralelas, criando na memória janelas saudáveis que têm interconexão com janelas doentias. Cita o exemplo de pessoas que tem claustrofobia e se sente mal ao entrar num elevador. Para criar as janelas paralelas e lidar com as janelas não tão saudáveis, que está associada aos nossos problemas, dificuldades, crises e perdas é preciso entrar na nossa mente, discutirmos e traçarmos novos caminhos. A técnica da mesa redonda nos ajuda a fortalecer internamente, contra problemas e críticas que nos impomos, quase que diariamente.

Tire um tempo só para você, durante cerca de quinze minutos, faça debates, questionamentos contra suas características doentias.

No livro, Curi conta cases de pessoas que superaram os seus problemas e conflitos aplicando as técnicas do CDC e da mesa redonda do Eu.


Este livro me ajudou e muito e eliminar dúvidas e questionamentos internos, que me impedia de seguir por um caminho mais tranquilo e rumo aos meus objetivos. Exercitar as técnicas significa a buscar por  mais autodomínio. Ou seja, aprender a controlar seus pensamentos e suas emoções.

Por isso estou sugerindo a leitura, caso você perceba que está passando por alguma situação parecida. Talvez, possa te ajudar também. 😉

 

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

CURI, Augusto Jorge, 1958. Seja líder de si mesmo/ Augusto Jorge Curi. – Rio de janeiro: Sextante, 2004. 

Sobre a Teoria Multifocal - https://blog.faculdadepm.edu.br/inteligencia-multifocal-saiba-por-que-adotar-essa-metodologia/

#Sejaliderdesimesmo

Os 7 hábitos que trouxeram sucesso e felicidade para minha vida



Olá, tudo bem. Eu espero que sim 😊

Você já ouviu falar que os hábitos constituem o nosso comportamento e que o nosso comportamento é quem dita a nossa capacidade de alcançar nossos sonhos e objetivos?

Imagine que existam princípios simples, que você pode aplicar e podem te ajudar a direcionar a própria vida.   

Para este post eu compartilho com você dos 7 hábitos, que foram decisivos e mudaram a minha vida, tornando o meu caminho mais leve, menos procrastinador, mais efetivo no meu trabalho e mais feliz naquilo que eu faço.

Naturalmente,  sucesso e felicidade são conceitos bem subjetivos e relativos a cada um de nós. Então, a ideia principal aqui, é te inspirar, passando algumas experiências minhas e das quais você possa, no final do texto,  refletir as suas e rever os teus hábitos também.

Bora saber quais são?

No final do texto, veja aí o que mais faz sentido pra você! Certinho? ;)

 

Posts relacionados:

5 benefícios por mudar seus hábitos ruins 

Os poderes da música clássica para o seu desenvolvimento pessoal

Gratidão Ativa: O que é e como praticar as 3 bençãos


O primeiro Hábito – Criar uma rotina matinal e pessoal

Por que pessoal? Porquê foi um momento em que encontrei a oportunidade de estar comigo mesma, me conhecer mais.  Para esses momentos, me desafiar a levantar mais sedo, todos os dias, foi fundamental. Normalmente, eu levantava por volta das 5h30 para ir ao meu trabalho na Barra Funda. Eu moro em Diadema/SP e de coletivo (ônibus e metrô) levam em média duas horas até lá. Esta mobilização veio de encontro com algumas dicas e inspiração do fantástico livro Hal Elrod “O milagre da manhã”, a qual procurei reforçar a ideia de levantar mais sedo buscando ser mais produtiva e deu muito certo! Passei a acordar todos os dias as 4h30. Com esse habito eu me comprometi e fortaleci a responsabilidade primeiro comigo mesma. Meu esposo e filha ficavam admirados do porque eu levantar tão sedo, sendo que não havia esta necessidade. Eu garanti, que eu não levantava pela manhã apenas para trabalhar. Eu encontrei uma maneira de pular da cama para viver a vida de forma mais satisfeita e espiritualizada, que é quando eu oro, medito, faço ioga e aplico a gratidão ativa e o perdão. Embora hoje eu não necessite acordar, exatamente de madrugada, acostumei a ser matinal e continuo levantando antes das oito. Este hábito foi essencial para fortalecer a minha resiliência, flexibilidade e adaptabilidade às coisas que, nem sempre acontece como eu quero, mas que preciso aprender. Isso também me trouxe mais significado para as coisas que faço, capacidade de me priorizar mais, alcancei mais produtividade e um sentimento de gratificação pela vida. ;)

 

O segundo hábito – Caminhada

Quando eu tinha lá pelos meus vinte anos, eu já corria, incentivada por um grupo de amigos do colégio.  Cheguei a participar de corridas femininas, patrocinadas pela Avon, no Parque do Ibirapuera. Você conhece? Naturalmente, de lá para cá, o tempo passou e, com 58 anos, eu  já não corro mais como antes, ainda assim, nunca mais deixei de caminhar. Hoje, a caminhada para mim, constituiu-se num hábito de fundamental importância, porque contribui generosamente para manter a minha saúde física, mental e emocional.  Com a caminhada regular eu libero mais os hormônios de estresse e gero mais substâncias da dopamina e serotonina.  São três a quatro vezes por semana, fazendo 1 hora em volta do meu condomínio. É por causa dessa caminhada que vem grande parte do meu bom humor e da minha alegria de viver.

 

O terceiro hábito – #Leitura

Desde 1991, quando comecei a trabalhar numa faculdade, no ensino superior, eu despertei um dos hábitos mais positivos e enriquecedores da minha vida, que foi o da leitura. Em média chego a ler dois   livros por mês, embora, confesso que já li bem mais. Já comentei em posts passados sobre esta experiência na minha vida e o quanto eu aprendi e ainda venho aprendendo, quando tomei gosto e amor pelos livros.  Além dos livros, as revistas especializadas e os inúmeros artigos que encontro pela internet e se me chamam a atenção, encontro valor, lá to eu lendo, estudando e pesquisando. A leitura para mim é um hábito diário e muito prazeroso. \0/

 

O quarto hábito – #Escrever

Dizem que um hábito leva a outro. Com isso, foi natural ampliar a minha paixão por escrever, em paralelo ao gosto pela leitura.  De verdade, penso que esses dois hábitos podiam constituir meu binômio de sucesso, Ler-Escrever, pois é assim que tenho aprendido e expandido os meus horizontes no campo pessoal e profissional. Foi por causa desses dois hábitos, que consegui lançar o meu primeiro livro "Atendimento Essencial: Tudo o que a sua empresa precisa fazer para manter e conquistar clientes", publicado pelo Clube de Autores em 2013. Vem daí a continuidade no meu blog - Atitude em Dia, que em 2022 completará dez anos no ar.  Manter este hábito de escrever, também me ajudou a traçar  meus objetivos e metas. Foi escrevendo que eu encontrei uma maneira de trazer maior engajamento para o que eu queria fazer – que é compartilhar conhecimento e inspirar pessoas no seu desenvolvimento pessoal pela Modus Alternativa. Este é um hábito que tem me proporcionado aprendizados incomensuráveis! 

 

O quinto hábito – #Criar meu momento Flow

Para quem não sabe, flow  (ou fluxo) é uma teoria criada pelo Psicólogo americano Mihaly Csikszentmihalyi (Nem tento ler este segundo nome rsrsr), na qual ele explica os motivos que leva uma pessoa a se sentir feliz e motivada. Um caminho seria o estado mental de flow, onde buscamos trazer mais felicidade, satisfação e envolvimento. O Flow é atrelado a psicologia positiva, que tem no psicólogo Martin Seligman um dos seus mais precursores. Entrar em estado de flow é como centrar sua mente em algo que chame toda a sua atenção, que você nem vê o tempo passar. Isso já aconteceu com você?  Estudando mais sobre o flow e a psicologia positiva, me interessei e já há quase dez anos eu venho aplicando na minha vida. Uma maneira que eu encontrei, fez sentido pra mim e foi bastante simples – comecei a abraçar árvore e pisar na grama, onde além de descarregar as energias mais densas do meu corpo eletromagnético ( Leia a matéria no Saiba mais), eu também troco energia, fortalecendo o meu lado emocional e psicológico.  Também, associada a criar o “Momento Flow” (você pode ler aqui um post que escrevi a respeito), passei a cultivar plantas e flores no meu apartamento e aprendi a aplicar o Feng Shui, uma prática milenar chinesa. (Mais para frente farei um post só com este tema, visto que tem muita coisa bacana, que pode ajudar no equilíbrio do nosso ambiente). Tudo isso fortalece esse meu hábito de desejar entrar num fluxo, tornando meu dia a dia mais centrado, prazeroso e harmonioso, até porque, este hábito meu também passou a influenciar positivamente a minha família. Meu esposo e filha  já agem tranquilamente, quando chega o final do ano, em que nos juntamos e pensamos nas coisas materiais (pessoal ou não) que temos em casa, que não nos servem mais, que podemos desapegar e até ajudar alguém agindo assim.   Eles só na abraçam árvore! kkk 😉

 

O sexto hábito – #Ouvir Música Clássica

Eu sempre gostei de ouvir música, como MPB, baladas românticas americanas, samba-rock e outros estilos de música brasileira, contudo, quando passei a colocar os clássicos na minha vida, algo realmente diferente aconteceu. (Você pode ler sobre este assunto por aqui) Além de ter mais foco, eu passei a combinar e usar a música clássica na minha meditação, o que me garantiu menos ansiedade e trouxe mais equilíbrio emocional. Outra coisa bem interessante, foi quando eu comecei a aplicar a metodologia de Lazanov “Sugestopedia”, para aprender de forma acelerada, memorizar e guardar os conteúdos aprendidos. Eu já acostumei a ouvir música clássica, seja antes de começar a escrever ou durante a leitura, como também passei a absorver as new age, algumas frequências binaurais, entre outras, as músicas Celtas. É um hábito que pra mim funciona muito bem, principalmente quando junto com o hábito de exercitar o meu flow e quando tenho muito trabalho pela frente. Fazer isso relaxa o meu cérebro, que passa a absorver melhor as informações. 

 

O sétimo Hábito – #Usar de afirmações positivas para reprogramação de crenças

O sétimo e último hábito, não menos importante e que me ajudou muito a transformar minhas atitudes em comportamentos proativos foi me acostumar a fazer afirmações positivas (todos os santos Dias!). Uso das afirmações positivas para reprogramar minhas crenças limitantes e trabalhar a minha autoestima. Já há algum tempo que comecei a estudar sobre as afirmações positivas, com auto sugestão e da importância de mudar a mentalidade pela verbalização das palavras certas.  Com a programação neurolinguística – a PNL me ajudou a compreender e aplicar esta estratégia, recebendo direta e indiretamente seus reflexos em minha vida. Para mim funciona e vem dando muito certo! 

 

Conclusão

Esses são alguns dos hábitos que venho criando ao longo dos anos, que juntos eles promovem um sentimento único de alegria, o que tem me garantido uma mudança positiva na minha vida.   Meus sete hábitos tem me ajudado a construir um comportamento mais resiliente, de aprendizado e, consequentemente me ajudam a ter sucesso no que eu faço, mais saúde, alegria e bem viver. Por isso que penso neles como meus sete  hábitos e princípios de felicidade!

E você, quais hábitos tem te ajudado a criar atitudes e comportamentos, que estão te levando a ter o resultado que você quer para a sua vida?

Quais hábitos te trazem mais alegria, felicidade e sucesso no que você faz? 

Lembrando, veja o que faz sentido pra você!

Pense sobre isso.

Forte abraço.

Vera Lucia Silva


Saiba Mais

https://vegmag.com.br/blogs/bem-estar/andar-descalco-faz-muito-bem-a-saude

Imagem da Freepik 

#habitos       #Comportamentos          #Rotinamatinal         #Leitura   #Escrever      #Criarmomentoflow  

quarta-feira, 3 de março de 2021

Sabedoria de José de Alencar

 



"O sucesso nasce do querer, da determinação e

 persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo

 não atingindo o alvo, quem busca e vence

 obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." 


José de Alencar 

(1829 - 1887)

Romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e

político brasileiro 


Pergunta: 

Em que você precisa focar agora, que pode te ajudar a persistir e alcançar êxito no que está buscando?


Pense sobre isso.

Forte abraço e sucesso! 


Vera Lucia Silva

#Persistência        #Determinação    

Imagem Freepik