Olá, tudo bem
Você já pensou no que te motiva a seguir no trabalho, nos seus projetos pessoais, de empreendedorismo e nos seus relacionamentos?
Então, hoje nosso tema é sobre a motivação pessoal e chegando até o final do artigo, você fica sabendo o que é motivação e motivação pessoal. Porque a motivação pessoal é considerada extremamente importante para suas realizações e quais os três erros que você pode estar cometendo neste aspecto e com isso, barrando o alcance dos seus objetivos e sonhos. Também, aprenderá a aplicar uma técnica simples, "Encontre a sua motivação pessoal", que pode te ajudar a saber como anda a sua motivação pessoal.
Você tem lido algo a respeito?
Então, a motivação, tem sido amplamente divulgada, muito já se falou, pesquisou e parece ser um assunto inesgotável!
De fato, a gente encontra muita coisa, abordando sobre a importância da motivação pra nossa vida.
Se você liga a TV, tem programas falando de motivação. Se você abre uma revista, encontra um artigo, que te ensina como ser uma pessoa mais motivada. E quando o ambiente é da empresa, também, lá estará o líder falando pra sua equipe sobre a motivação.
Quer ver uma coisa?
Faça o seguinte teste - acesse o Google e escreva a palavra “motivação”. Se você fizer isso, na sua busca, você vai encontrar, aproximadamente 44.800.000 (quarenta e quatro milhões e oitocentos mil) resultados para esta palavrinha. Em seguida, aproveitando a carona, se buscar pela “Motivação Pessoal”, ela também não fica atrás. São, aproximadamente, 39.800.000 (trinta e nove milhões e oitocentos mil) resultados para Motivação Pessoal!
Afinal, por que a motivação é considerada por muitos psicólogos, como comportamento importante de realização, seja no âmbito pessoal ou profissional?
E, mais, por que grandes especialistas motivacionais, como exemplo do palestrante americano do palestrante americano Zig Ziglair, a motivação é fator fundamental para o nosso sucesso!
Vem de Ziglair a seguinte frase pra gente refletir:
“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.”
E o que é motivação?
Pela psicologia e diversas outras ciências, que estudam o comportamento humano, a motivação é uma condição do nosso organismo, que influência nossa direção para um objetivo.
A motivação é algo endógena, intrínseca, relativo a cada pessoa. Ou seja, a motivação existe dentro de cada uma de nós.
Quando analisamos a palavra MOTIVAÇÃO bem de perto - notamos que ela é a união de duas palavras: MOTIVO e AÇÃO. Ou seja, significa que através da motivação, nós geramos o movimento de agir em busca de algo, o qual tenhamos interesse. Seja uma vaga de trabalho, ou pleitear ascensão na empresa, conquistar mais amigos, ou mesmo adquirir algo material, que você deseje.
Olha só a importância deste aspecto humano!
Motivação = Energia?
Então, também podemos dizer, que a motivação é uma energia que, serve como combustível, que nos movimenta, levando a gente a ter ação, pra chegar, aonde a gente quer.
Venho aprendendo, nesses, quase dez anos de autodesenvolvimento, que a nossa energia se movimenta, quando temos sonhos,metas e objetivos bem traçados.
Hierarquia das necessidades de Maslow
O americano Abraham Maslow, foi um psicólogo fantástico, humanista e uma referência, até hoje muito considerado, quando o assunto é motivação.
Para Maslow, nossa motivação é feita por base em uma hierarquia de necessidades. Pela Teoria de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, nossas necessidades começam lá na base, pelas necessidades Para Maslow, nossa motivação é feita por base em uma hierarquia de necessidades. Pela Teoria de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, nossas necessidades começam lá na base, pelas necessidades Fisiológicas (comer quando tenho fome, dormir, quando estou com sono) , seguindo para Segurança Física/Psíquica (sinto-me segura em relação a minha empresa, ou quando estou em minha casa) , Amor/Relacionamento (sou amada e acolhida pelos amigos) , Autoestima (gosto de mim mesma, me aprovo, me apoio e sou autoconfiante) e chegando em autorrealização (carreira, formação, sonhos...Enfim, fazer qualquer coisa, que te faz sentir uma pessoa completa e feliz!).
Então, pela teoria de Maslow, além das necessidades físicas, o ser humano, também quer crescer e desenvolver. ;)
E motivação pessoal, o que é Vera Lucia?
A motivação pessoal é um desejo de automelhora e desenvolvimento, que você pode trabalhar, justamente, fazendo o seu Desenvolvimento Pessoal.
Existem inúmeras ferramentas, livros, técnicas e outros processos, como o próprio coaching, que pode te ajudar também a trabalhar isso em você, de acordo com o que você está almejando.
Então, quer maior importância, do que falar de algo, que é seu, que é gerado no seu íntimo, fruto dos seus sentimentos e pensamentos e, que pode te ajudar a construir uma atitude poderosa, te levando a realizar os seus objetivos e seus sonhos?
Mas, afinal, o que é que tá faltando pra gente pegar esse touro a unha?
Desculpa a redundância, mas, qual motivação tá faltando aí?
Então, bora saber quais são erros, que você pode estar cometendo, ao colocar a sua motivação pessoal em ação e uma técnica simples: Encontre a sua motivação pessoal
1- O primeiro erro - Não saber o que te motiva a fazer as coisas que você faz:
Vou tentar explicar bem este primeiro item.
Muitas pessoas levantam todos os dias, alguns sai pra trabalhar, outros fazem seus afazeres em casa, mas parte delas, só acordam depois de tomar um banho ou um cafezinho. Eu mesma já trabalhei com uma líder em Call Center, na minha última empresa, que ela vivia dizendo, que só acordava depois de tomar um café, mesmo, já estando dentro da empresa. Então, a gente já sabia, que falar com (Tereza, vou chama-la assim) ou se precisássemos de alguma coisa dela... ...Só depois, dela ter tomado, pelo menos um cafezinho.
Isto posto, se a gente pegar este exemplo, ou inúmeros outros que a gente possa pensar, a gente levanta da cama, sai pra nossas atividades, quase que dormindo, e nem sequer pensamos, no que está nos motivando a levantar sedo da cama.
É bem básico esse exemplo, eu sei, mas é bem desse jeito que funciona a motivação pessoal de algumas pessoas.
Será que a sua, também é assim?
Só que se você não parar, tirar um tempo pra você, refletir e tentar entender o que te motiva a fazer o que você faz – você vai continuar agindo na sua vida, igualzinho a uma locomotiva, quando ocorre dela sair dos trilhos e com isso, nunca saberá a quantas anda a sua motivação pessoal.
Você já viu em algum filme, quando acontece de um vagão ou uma locomotiva inteira descarrilhar?
É bem parecido e você só vai conseguir parar, quando dar de cara com algum obstáculo, só que este pode ser maior, do aquilo que você “acha” que tá te motivando. Isso trunca suas ações.
Lembra? Motivo para ação. Qual seria o seu?
Para que você possa caminhar, assumindo seus desafios e conquistando, cada vez mais, as coisas que deseja – seja pessoal ou profissional, é necessário entender os seus motivos. Conhecer a fundo dos seus sentimentos e do nível da sua força! O que te impulsiona? O que te estimula? O que te empurra pra frente?
Técnica simples: Encontre a sua motivação pessoal
Sugiro que arranje um tempo pra você, se acolha, desligue o seu celular e pegue papel e caneta e faça esta pergunta simples pra você mesmo: “O que me motiva a levantar, todos os dias, da minha cama?”. Escreva, deixe fluir todas as ideias. Não descarte nada. Em seguida, leia com calma, separe aquelas ideias, que tem mais significado pra você. Vá filtrando as respostas, até deixar claro em sua mente, o que te motiva a fazer o que você faz. Não precisa ser, necessariamente uma resposta. Pelo contrário, pode ser que pra você, muitas coisas estejam te impactando positivamente neste momento e contribuindo pra ser uma pessoa mais motivada.
Quando você vê revelado, encontrar o que está te movendo, ou as coisas que estão te movimentando a fazer o que você faz, dessa ou daquela maneira e , entendendo, o que realmente importa pra você, muito possivelmente começará a exercitar a sua energia e, acabará movendo céus e terras pra alcançar o que você quer. Seus objetivos!Seus sonhos! Seus desejos!
2- O segundo erro, pare de terceirizar a sua motivação pessoal:
Já sabemos que a motivação é nossa, muito relativo, só diz respeito a cada um de nós, conforme os nossos objetivos, sonhos e querer.
Certo?
Contudo, o que acontece, é que tem muita gente, que já criou o hábito de aceitar tudo que vem do externo e nem sequer pensa nos seus motivos pessoais. Essa pessoa acaba transferindo, delegando sua motivação para outra pessoa cuidar.
Sabe aquela coisa de ir pra praia sem ter vontade e nem saber porque tá indo? Eu adoro praia, mas não é todos os dias que estou disposta pra isso. Ou, sentar num cinema e assistir um filme, durante quase duas horas, sem sequer se sentir motivado pra isso? Outra, pensar nas próximas férias e deixar que a esposa ou o marido, a namorada, ou o namorado tome conta de tudo, tudo mesmo! Escolha o lugar do passeio, os locais turísticos que vão visitar, a comida típica que vão experimentar. Caramba! Nem a self para o Facebook, a pessoa faz questão de escolher como ela gostaria de sair na foto. ;(
Só, que quando a pessoa começa a agir assim, sem se interessar e compreender a sua motivação pessoal, a sua autoestima, aos poucos vai fugir pela janela.
Quando a pessoa percebe, o autoconceito dela, que é como ela se vê e se percebe junto das outras pessoas, está no negativo. Claro, ela faz as coisas, mas não se percebe fazendo e nem sabe porque faz.
Ela acaba não apreciando ela mesma e dessa forma, o lado crítico interno dela ganha mais espaço e aumenta os julgamentos de não aprovação ao que ela faz. Não demora muito tempo, pra que ela mesmo comece a ser autossabotadora das suas próprias investidas e comportamentos.
Também, agindo assim a sua autoimagem é prejudicada, visto que ela também não tem uma boa ideia sobre ela mesma.
Então, quando você não cuida da sua motivação pessoal, que é sua - não percebe como está se sentindo lá dentro de você mesmo, a sua autoestima abaixa e pula fora.
Com isso, as coisas que você mais quer e gostaria de ser, ter e fazer na vida, podem até acontecer, mas vai demorar pra surgir em sua vida. :(
Então, pare de terceirizar a sua motivação pessoal. Pode ser a pessoa que você mais ama no mundo. É você quem tem que tomar conta da sua motivação pessoal, elevar a sua autoestima e conquistar!
Post Relacionado:
Auto-estima: Porque é fundamental você saber o que é (parte 1)
3- O terceiro erro, é aceitar que a sua motivação pessoal fraqueje por causa das circunstâncias e não pensar no seu objetivo: Gente, tá claro que não temos como permanecer motivado o tempo todo. A nossa vida trás desafios, atrás de desafios e lidamos com coisas que fogem, em algum momento, da nossa alçada de ação e resolução. Tipo, você até sai adiantado de casa, para ir para o seu trabalho, porém, o pneu do carro fura e você está sem o estepe e parado no meio do trânsito. ☹ São situações que acontecem, com qualquer pessoa. Só que se você começar a chutar o seu carro, sair gritando feito um louco, ou louca pela rua, você vai estar a caminho da estagnação. (Lembra da locomotiva, o obstáculo, que falei lá em cima?)
Não pensar no seu objetivo, você, além de chegar atrasado para o compromisso, passará a visão de ser um profissional desleixado ou uma profissional desorganizada e, pior, sem interesse de resolver os problemas, quando eles surgem.
Caiu a motivação, busque, imediatamente focar no seu objetivo. Isso vai te ajudar a entender o que é importante pra você, naquele momento e porque deveria agir, de alguma forma, para não se deixar levar pela situação, que pode até ser breve.
Resumindo, a motivação pessoal é sua, interna, não tem como alguém ativar, além de você mesmo. Só você pode descobrir, o que te leva a agir dessa, daquela ou de outra maneira. Em todas as áreas da sua vida, é assim. Pare de cometer esses três erros, que só trarão prejuízos pra você mesmo. Aprenda a pensar no que te motiva a fazer, realmente as coisas. Descubra, o que tá motivando você a pular da sua cama, pela manhã. Com todo respeito a minha ex-líder, que é uma pessoa sensacional, mas acordar só depois do cafezinho, aqui não seria uma boa opção. Pare de deixar, agora, os seus motivos a cargo de outra pessoa, eleve a sua autoestima e aprenda a focar no seu objetivo, pra sua motivação pessoal continuar em equilíbrio e sempre em alta.
Essas sim, são atitudes pra você manter em dia!
A motivação pessoal é importante por isso – ela te leva para suas realizações, para alcançar sucesso no que você buscando. Te move, até alcançar os seus sonhos!
Que tal pensar sobre isso?
Se você gostou do nosso artigo comente e compartilhe com seus amigos.
Ajude a gente a levar este conteúdo para mais pessoas, que podem estar precisando dar um up na motivação pessoal.
Espero que este post possa te ajudar e te inspirar a seguir motivado! 😉
Forte abraço! Você pode mais do que você pensa!
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
Imagens Freepik e Google
#Motivação #Motivaçãopessoal #Desenvolvimentopessoal
Top....Compartilhadíssimo.
ResponderExcluirOlá Joyce. Obrigado Joyce, fico feliz com o elogio e por nos ajudar multiplicar o conteúdo para outras pessoas. Abraços 😉
Excluir