quinta-feira, 2 de julho de 2020

4 atitudes para você usar contra as desculpas

                                      Por favor, querida, eu quero tocar. mulher caucasiana bonita camisola solta vermelha, de mãos dadas em rezar e levantar as sobrancelhas, pedindo desculpas ou pedindo ajuda com expressão de anjo e olhos de cachorrinho

 

“Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!”.

        Gabriel - O pensador 



Olá, tudo bem

Existem inúmeras pessoas,  que elas não percebem o comportamento delas mesmas. Com isso,  muitas vezes, elas estão usando das famosas desculpas, para não implementar suas ideias, não dar andamento em tarefas, ou terminar projetos, que ficam por anos a fio engavetados. 

Quando elas agem assim, acabam travando o próprio desenvolvimento e crescimento pessoal e  isso,  com certeza, impedem novos resultados e até para alcançar sucesso pra sua vida.

Essas mesmas pessoas, elas não notam, mas elas dizem o tempo pra elas mesmas: “amanhã eu termino este trabalho”, “daqui há pouco eu resolvo esta situação” ou “Depois eu vejo isso”?

Então, na psicologia é explicado, que quando nos habituamos a usar muitas vezes frases parecidas com essas acima, é porque já estamos procrastinando (deixando pra fazer depois), o que é necessário e, já entramos numa zona de conforto.


Posts relacionados:

Como saber se você está na zona de conforto

6 dicas pra treinar e deixar deprocrastinar já

Você se considera uma pessoa persistente? 

  

Da mesma forma,  quando surge este tipo comportamento, seja pela falta da motivação, que não estamos sentindo (Isso acontece com todo mundo, inclusive comigo rrsr), ou, até mesmo quando pinta aquela indecisão, pra terminar o que iniciamos lá atrás, começamos a acreditar que nossos objetivos, sonhos e expectativas não são tão bons assim e, com isso, nós arranjamos, cada vez mais,  as famosas desculpas, pra continuar no mesmo barco. Não fazer nada e não mudar nada!

 

Você se vê assim, arranjando desculpas para suas ideias, que não foram adiante?

 

Então, este assunto sempre me interessou e já li vários livros, vídeos e palestras a respeito, buscando me aprofundar mais nas minhas pesquisas, buscando compreender por que isso acontecia com as pessoas.  

O  que aprendi é que,  dar desculpas, entrar na onda das “desculpites” para não fazer as coisas, é parte do ser humano, e quando agimos desta forma é porque estamos tentando proteger o nosso ego. Ou seja, estamos evitando que a nossa personalidade sofra qualquer dano...

...E que aprendi também, é que não basta apenas ficar bem informados sobre este assunto. É necessário termos uma ação concreta.

E por que Vera Lucia? Você pode estar de perguntando. 

Porque, dar desculpas o tempo todo pode acarretar sérios problemas pra gente mesmo, como: a baixa da nossa autoestima, perda de autoconfiança, estimula o descaso com nossos objetivos, perdemos o foco para o que queremos fazer, aprender, e tudo isso acaba nos impedindo de realizar as nossas conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais.

 

As desculpas, com certeza nos impedem de trazer novos resultados para nossa vida, porque, quando agirmos assim, nós travamos o nosso próprio desenvolvimento e crescimento pessoal. 

 

E este comportamento, não é nada bom. 

 

Você concorda comigo?

 

Então, veja que interessante, é possível mudar  este COMPORTAMENTO com NOVAS ATITUDES!


 


O escritor motivacional americano David J. Schwartz, autor de um livro muito bacana: “A mágica de pensar Grande”, lançado pela editora Record, em 2010, dedicou um capítulo inteirinho, só pra falar como podemos dar um ponta pé nas desculpas. “Vacine-se contra a “Desculpite”, a Doença do Insucesso”, um dos males que levam as pessoas ao encontro do fracasso em tudo que faz.  

 

Para o autor, uma pessoa bem sucedida não tem inclinação para arranjar desculpas e descreve quatro atitudes para nos defendermos contra ela e darmos o primeiro passo rumo ao que queremos alcançar e realizar.  


Que tal conferir abaixo, quais são as 4 atitudes de Schwartz, de defesa contra as desculpas?

Vejamos...

 

  1. Para as pessoas que acreditam não terem saúde para continuar buscando seus sonhos: Pare de pensar na saúde ou se preocupar com ela, quanto mais foco dá para o problema, mais a tendência é aumentar. Seja grato à saúde, tal como ela é. Ser grato é pensar nas coisas boas e positivas, que você consegue fazer com a saúde que você tem. Você consegue dar atenção, quando a sua esposa ou algum amigo precisa? Se sim, então seja grato por isso! Você consegue, mesmo chegando cansada do trabalho, ajudar o seu filho em alguma tarefa da escola? Ainda que, de cabeça cheia de problemas pra resolver, você, mesmo assim,  consegue atender bem  ao seu cliente e você se preenche de uma tal energia pra fazer isso, que acaba se esmerando, que ele antes de ir embora faz questão de te agradecer.  Isso e focar na saúde de modo a ser grato ou grata. 😉 

 

  1. Para as pessoas que acreditam que não têm inteligência e cabeça suficiente para alcançar o sucesso: Jamais subestime a sua própria inteligência e jamais superestime a dos outros. Repita varias vezes por dia: ”Minhas atitudes são mais importantes do que a minha inteligência”, quando isso acontece você está praticando atitudes positivas, seja no seu meio social ou profissional e use a mente da forma correta, criando e desenvolvendo ideias, para descobrir novas e melhores maneiras de realizar as coisas.

 

  1. Para as pessoas que se desculpam acreditando e afirmando serem velhos de mais para fazer mudanças em suas vidas: Sugere, em vez de dizer “Eu já sou muito velho”, ao contrário, diga “Eu ainda sou muito novo”, isso vai de encontro às mudanças que quer para si, como se fosse mágica, só pelo fato de adotarmos atitudes corretas.

 

  1. Para pessoas que acreditam serem diferentes, que atraem má sorte e que nada dá certo em suas vidas: “Nada acontece sem uma causa” é preciso ficar atento às próprias emoções e aos pensamentos. “Aceite a lei de causa e efeito”, que certamente atrairá para você o que guarda no pensamento. Evite pensar de modo ansioso e de que somente a sorte é contribuidora do seu sucesso. O sucesso, passa por princípios que o conduzem, busque concentrar-se no planejamento realista, no preparo e, finalmente, no desenvolvimento da qualidade que você precisa e que o farão vitorioso.    


Conclusão

Se você se percebe dentro de uma dessas situações, reflita profundamente se não está na hora de mudar, parar de arranjar desculpas para tudo e fazer as coisas acontecerem. Quantas as dicas, reforço que não basta conhecer, é necessário praticar com persistência e determinação, se não, nada feito. 

 

Tem uma frase de Gabriel O Pensador,  que gosto muito e acho que vale a pena complementar este post: “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!”.

 

Espero que este artigo seja útil. 

Se você gostou, comente com a gente e compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar mais pessoas a deixar de lado as desculpas e serem mais realizadoras! ;)


Forte abraço e sucesso!


Vera Lucia Silva


Saiba mais: 

Schwartz, David Joseph. A mágica de pensar grande/ Tradução de Miécio Araújo Honkis. – 30ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010

Imagem da Freepik


#Atitudescorretas   #Desculpas    #procrastinaçãozonadeconforto      #Persistênciaedeterminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário