"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
Eugène Delacroix
Dando continuidade no
artigo “Afinal, o que é Feedback e qual a importância”, vamos partir para o lado prático.
E
qual a postura adequada para receber o Feedback?
Existem várias formas de se
preparar para receber o feedback. Vamos
sinalizar quatro dicas práticas:
1-Saiba
escutar: Se preparar para ouvir é difícil para muitas pessoas.
Temos uma necessidade fremente de falar e nos defender, principalmente quando
somos criticados. Porem, para quem pretende aprimorar o seu trabalho, é
essencial se preparar para escutar, procurando compreender o que está sendo
dito pelo responsável pelo feedback.
2-Busque ter uma postura neutra:
claro que não é tão simples assim. Falar acaba sendo mais fácil. Porem, se você
praticar a postura neutra, pode ajudar a entender os pontos que estão sendo
levantados pelo líder, no momento do feedback. Na Programação Neurolinguística
tem uma técnica “Posições perceptivas na comunicação” que te ajuda a neutralizar
emoções e pensamentos de defesa. Você pode utilizar a 3ª Posição perceptiva – Nesta posição você está desprovido de
emoção (dissociado) com se você estivesse fora da experiência, como se fosse um
simples expectador da experiência. Você apenas acompanha o que está sendo dito,
como se fosse uma a história que está sendo contada naquele momento. Utilizando
a 3ª Posição, você vai conseguir ouvir a crítica, seja positiva ou negativa a respeito
da sua forma de condução no trabalho. Quando se da esta oportunidade,
certamente conseguirá prestar atenção ao que for dito e conseguirá argumentar,
quando for solicitado.
3-Demonstre confiança: O feedback para
ser bem recebido pelo profissional, precisa ser gerado em uma relação de
confiança. Demonstre primeiro que tem disposição para ouvir seus resultados. Em
seguida, atente para o aconselhamento e os pontos de melhoria necessários.
Confiança é a base de toda relação e certamente é um dos princípios do
feedback. Agido assim, isso também ajudará o responsável a aprofundar sua
análise, entendendo que está falando com uma pessoa madura e auto responsável.
4-Adote atitude positiva diante do feedback – Quando se
propõe a receber uma critica, entendendo como um processo para o crescimento
profissional, só irá ajudar a melhorar seus resultados lá na frente. Lembra-se?
O Feedback retroalimenta. Ou seja, pode ajudar o profissional a perceber como
está sendo enxergado pelas pessoas. No
livro intitulado “Feedback 360 Graus”, do autor Eduardo Peixoto Rocha reforça
este conceito, de que a percepção do que
o outro tem de nós, nos leva corrigir
nossas deficiências e mudar atitudes .
Naturalmente, a intenção positiva, inicialmente, o deixará mais
espontâneo para assimilar mais informação sobre como está realizando o seu
trabalho. Seu objetivo poderá ser
alcançado com mais facilidade, quando souber o que é necessário fazer, como se
comportar e agir.
Em resumo, todo o
profissional só tem a ganhar, quando aprende mais sobre as ferramentas que dispõe para o seu crescimento no trabalho e, principalmente, quando alguém o ajuda a caminhar, com comportamentos mais positivos para a
excelência. Esse é o papel essencial do Feedback.
"Primeiro
aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
(Eugène Delacroix)
(Eugène Delacroix)
A humildade, tolerância e a paciência são atitudes que devem ser
praticadas no momento de receber o Feedback. Como ensina a frase acima,
precisamos nos dar a oportunidade de aprender como fazer.
Então, espero sinceramente
que estes artigos possam te ajudar a se preparar para o próximo feedback e que
a experiência seja realmente de crescimento profissional e pessoal.
Forte abraço! Desejo Sucesso e muitas alegrias no seu caminho!
Lembre-se! Você pode muito mais!
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Vera Lucia Silva
Saiba
mais:
Carlos
Hilsdorf - Economista, pós-graduado em
Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano.
Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes
Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51
Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em
desenvolvimento humano.
Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice,
26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do
Romantismo. Delacroix é
considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto. Feedback
360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002
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