segunda-feira, 2 de abril de 2018

Parte II - Quatro dicas praticas para receber o Feedback





"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
Eugène Delacroix

Dando continuidade no artigo “Afinal, o que é Feedback e qual a importância”, vamos partir para o lado prático.

E qual a postura adequada para receber o Feedback?
Existem várias formas de se preparar para receber o feedback.  Vamos sinalizar quatro dicas práticas:

1-Saiba escutar: Se preparar para ouvir é difícil para muitas pessoas. Temos uma necessidade fremente de falar e nos defender, principalmente quando somos criticados. Porem, para quem pretende aprimorar o seu trabalho, é essencial se preparar para escutar, procurando compreender o que está sendo dito pelo responsável pelo feedback.

2-Busque ter uma postura neutra: claro que não é tão simples assim. Falar acaba sendo mais fácil. Porem, se você praticar a postura neutra, pode ajudar a entender os pontos que estão sendo levantados pelo líder, no momento do feedback. Na Programação Neurolinguística tem uma técnica “Posições perceptivas na comunicação” que te ajuda a neutralizar emoções e pensamentos de defesa. Você pode utilizar a 3ª Posição perceptiva – Nesta posição você está desprovido de emoção (dissociado) com se você estivesse fora da experiência, como se fosse um simples expectador da experiência. Você apenas acompanha o que está sendo dito, como se fosse uma a história que está sendo contada naquele momento. Utilizando a 3ª Posição, você vai conseguir ouvir a crítica, seja positiva ou negativa a respeito da sua forma de condução no trabalho. Quando se da esta oportunidade, certamente conseguirá prestar atenção ao que for dito e conseguirá argumentar, quando for solicitado.

3-Demonstre confiança: O feedback para ser bem recebido pelo profissional, precisa ser gerado em uma relação de confiança. Demonstre primeiro que tem disposição para ouvir seus resultados. Em seguida, atente para o aconselhamento e os pontos de melhoria necessários. Confiança é a base de toda relação e certamente é um dos princípios do feedback. Agido assim, isso também ajudará o responsável a aprofundar sua análise, entendendo que está falando com uma pessoa madura e auto responsável.


4-Adote atitude positiva diante do feedback – Quando se propõe a receber uma critica, entendendo como um processo para o crescimento profissional, só irá ajudar a melhorar seus resultados lá na frente. Lembra-se? O Feedback retroalimenta. Ou seja, pode ajudar o profissional a perceber como está sendo enxergado pelas pessoas. No livro intitulado “Feedback 360 Graus”, do autor Eduardo Peixoto Rocha reforça este conceito,  de que a percepção do que o outro tem de nós, nos leva  corrigir nossas deficiências e mudar atitudes .  Naturalmente, a intenção positiva, inicialmente, o deixará mais espontâneo para assimilar mais informação sobre como está realizando o seu trabalho. Seu objetivo poderá ser alcançado com mais facilidade, quando souber o que é necessário fazer, como se comportar e agir.

Em resumo, todo o profissional só tem a ganhar, quando aprende mais sobre as ferramentas que dispõe para o seu crescimento no trabalho e, principalmente, quando alguém o ajuda a caminhar,  com comportamentos mais positivos para a excelência. Esse é o papel essencial do Feedback.

"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
(Eugène Delacroix)
A humildade,  tolerância e a paciência são atitudes que devem ser praticadas no momento de receber o Feedback. Como ensina a frase acima, precisamos nos dar a oportunidade de aprender como fazer.

Então, espero sinceramente que estes artigos possam te ajudar a se preparar para o próximo feedback e que a experiência seja realmente de crescimento profissional e pessoal.

Forte abraço! Desejo Sucesso e muitas alegrias no seu caminho! 

Lembre-se! Você pode muito mais! 

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Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Carlos Hilsdorf  - Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.

Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto.  Feedback 360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002

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