Por que especialistas consideram o Feedback uma ferramenta fundamental
para o aprimoramento profissional? De que forma o feedback pode te ajudar a
mudar seu comportamento para alcançar seus objetivos? Você sabia que existe
postura adequada para receber um feedback?
Continue lendo
nosso artigo e Você vai ficar sabendo essas respostas, e muito mais dicas de
como se sair bem na sua próxima avaliação de Feedback.
Quando o líder
chega avisando que hoje é o dia do feedback, ou para programar a pausa do
feedback, pode não parecer, mas muitos colaboradores se torcem em cólicas. Alguns, se pudessem se esconderiam debaixo da
mesa... Outros, já vão para a avaliação com ideias fixas e até podem pensar:
“Já sei o que ele vai dizer” ou “lá vem mais cobrança”.
Talvez, o que
muitos profissionais não saibam, é que o feedback, quando bem aplicado, pode
ajudar a alavancar novos resultados para o sucesso do seu trabalho.
E o que é o Feedback?
A origem da palavra Feedback vem da língua inglesa, e tem o
conceito traduzido para o português como retroalimentação ou realimentação. Significa, que o feedback é uma
resposta a um processo que foi feito, que nos ajuda a compreender como estamos desenvolvendo
o nosso trabalho e o que podemos fazer para melhorar.
Na linguagem mais usual na administração,
o feedback é considerado justamente como provedor de informação, onde são analisados a conduta,
comportamento e ação do colaborador. Para isso, o líder ou o responsável
por aplicar o feedback, valida ou invalida as ações que são feitas em
determinado período pelo colaborador.
Por que o Feedback é importante?
A importância do
feedback nas organizações, é justamente por ser uma ferramenta de gestão, que tem por objetivo, ajudar a
melhorar o desempenho do colaborador.
Para isso, o líder se mune de anotações técnicas, bem como dependendo do
segmento e estrutura da empresa, são utilizados sistemas eletrônicos, que
mantem dados atualizados sobre os resultados do colaborador e possam ser
analisados a sua condução e evolução, - bem como a sua atividade e trabalho de
modo geral.
O fundamento do Feedback está em ajudar
no desenvolvimento e mudança comportamental do profissional.
Por exemplo, em uma área de Atendimento ao Cliente, podem ser
analisados diversos fatores, como: o acolhimento ao cliente, empatia e nível de
resolução.
Como já citamos
em outro artigo, aqui em nosso blog, Tratamento e Atendimento são conceitos
distintos (Leia aqui).
Desta forma, o gestor que acompanha
este trabalho, e pelo feedback, pode avaliar o nível de comprometimento do
profissional atendente, levantar os pontos positivos e os pontos a melhorar.
O feedback, tanto
pode ser aplicado individualmente, como também para grupo ou equipes. Pode ser
informado sobre ações pontuais, como resultados de campanhas, com objetivo de
motivar e também _ como propósito de melhorias.
Para Carlos Hilsdorf (Imagem ao lado/Google), economista, consultor e
pesquisador do comportamento humano, é importante que o feedback seja aplicado
de forma constante, visto que a eficácia do processo é maior quando próximo do
evento de origem. Há situação que quando corrigidas de imediato podem ajudar a
comemorar melhores resultados.
Com efeito, o feedback transforma a atitude do
profissional, visando o aperfeiçoamento comportamental para ações mais
positivas, cujos resultados podem levar ao alcance de metas e objetivos.
Segundo
a Supervisora Debora Cristiane, atuando na área de Telecomunicação em Call
Center há mais de 12 anos, sendo desses aproximadamente 6 atuando como
supervisora o “Feedback bem estruturado é uma ferramenta de trabalho poderosa,
eficaz e essencial para o desenvolvimento de um colaborador. Através dele é
possível alinhar as expectativas do líder para com o liderado e vice versa,
ressaltar os pontos positivos , reforçar as oportunidades de melhoria sempre
alinhando e deixando muito claro onde está e qual caminho percorrer para que
consiga atingir as metas propostas. Compartilhar responsabilidades, ser
transparente nas informações , saber ouvir e também sobretudo estar
disponível para receber um feedback,
acredito ser essa a definição do quanto um feedback é importante e contribui para a reversão de
qualquer resultado ou comportamento. Ao longo de todos esses anos pude
compartilhar de várias experiências com feedbacks de diversos assuntos, fica
ate difícil de exemplificar, mas hoje vivi uma situação que me chamou muito
atenção. Meu colaborador chegou atrasado e estava todo envergonhado em ter que
se justificar, porque no inicio do mês
tínhamos alinhado um compromisso de melhoria o que ate então vinha sendo
cumprido, quando o chamei para feedback ja veio todo sem jeito e de cabeça
baixa, primeiramente perguntei se estava bem,
se a família estava bem e em seguida reforcei que isso era o importante.
Em seguida reforcei o compromisso e relembrei o que havíamos alinhado no inicio
do mês, da importância do indicador para
seu resultado, da Equipe e da operação.
Pois bem, após término do feedback me pediu desculpas e me agradeceu por ser
supervisora dele. Resumindo ficou alem do seu horário para minimizar o impacto
no seu resultado, mas principalmente pra
me ajudar, mesmo tendo um compromisso. No feedback ele entendeu, ficou claro o
quanto ele é importante pro meu
time...porque eu não tenho uma equipe e
sim um time.”
...e como Você pode se preparar para receber o Feedback e
fazer crescer a qualidade do seu trabalho? Quer alcançar mais diferencial nos
seus resultados e trabalho? Confira as Quatrodicas praticas para receber o Feedback no nosso próximo artigo.
Forte abraço e Sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba
mais:
Carlos
Hilsdorf - Economista, pós-graduado em
Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano.
Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes
Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51
Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em
desenvolvimento humano.
Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice,
26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do
Romantismo. Delacroix é
considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto. Feedback
360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002
#Feedback #Mudançacomportamental
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