segunda-feira, 2 de abril de 2018

Parte I - Afinal, o que é Feedback e qual a sua importância

Por que especialistas consideram o Feedback uma ferramenta fundamental para o aprimoramento profissional? De que forma o feedback pode te ajudar a mudar seu comportamento para alcançar seus objetivos? Você sabia que existe postura adequada para receber um feedback?
Continue lendo nosso artigo e Você vai ficar sabendo essas respostas, e muito mais dicas de como se sair bem na sua próxima avaliação de Feedback.


  
Quando o líder chega avisando que hoje é o dia do feedback, ou para programar a pausa do feedback, pode não parecer, mas muitos colaboradores se torcem em cólicas.  Alguns, se pudessem se esconderiam debaixo da mesa... Outros, já vão para a avaliação com ideias fixas e até podem pensar: “Já sei o que ele vai dizer” ou “lá vem mais cobrança”. 

Talvez, o que muitos profissionais não saibam, é que o feedback, quando bem aplicado, pode ajudar a alavancar novos resultados para o sucesso do seu trabalho.


E o que é o Feedback?

A  origem da palavra Feedback vem da língua inglesa, e tem o conceito traduzido para o português como retroalimentação ou realimentação.  Significa, que o feedback é uma resposta a um processo que foi feito, que nos ajuda a compreender como estamos desenvolvendo o nosso trabalho e o que podemos fazer para melhorar.  


Na linguagem mais usual na administração, o feedback é considerado justamente como provedor de informação, onde são analisados a conduta, comportamento e ação do colaborador. Para isso, o líder ou o responsável por aplicar o feedback, valida ou invalida as ações que são feitas em determinado período pelo colaborador.

Por que o Feedback é importante?

A importância do feedback nas organizações, é justamente por ser uma ferramenta de gestão, que tem por objetivo, ajudar a melhorar o desempenho do colaborador.  Para isso, o líder se mune de anotações técnicas, bem como dependendo do segmento e estrutura da empresa, são utilizados sistemas eletrônicos, que mantem dados atualizados sobre os resultados do colaborador e possam ser analisados a sua condução e evolução, - bem como a sua atividade e trabalho de modo geral.

O fundamento do Feedback está em ajudar no desenvolvimento e mudança comportamental do profissional.

Por exemplo, em uma área de Atendimento ao Cliente, podem ser analisados diversos fatores, como: o acolhimento ao cliente, empatia e nível de resolução.
Como já citamos em outro artigo, aqui em nosso blog,  Tratamento e Atendimento são conceitos distintos (Leia aqui).

Desta forma, o gestor que acompanha este trabalho, e pelo feedback, pode avaliar o nível de comprometimento do profissional atendente, levantar os pontos positivos e os pontos a melhorar.

O feedback, tanto pode ser aplicado individualmente, como também para grupo ou equipes. Pode ser informado sobre ações pontuais, como resultados de campanhas, com objetivo de motivar e também _ como propósito de melhorias. 



Para Carlos Hilsdorf (Imagem ao lado/Google), economista, consultor e pesquisador do comportamento humano, é importante que o feedback seja aplicado de forma constante, visto que a eficácia do processo é maior quando próximo do evento de origem. Há situação que quando corrigidas de imediato podem ajudar a comemorar melhores resultados.

Com efeito, o feedback transforma a atitude do profissional, visando o aperfeiçoamento comportamental para ações mais positivas, cujos resultados podem levar ao alcance de metas e objetivos.



Segundo a Supervisora Debora Cristiane, atuando na área de Telecomunicação em Call Center há mais de 12 anos, sendo desses aproximadamente 6 atuando como supervisora o “Feedback bem estruturado é uma ferramenta de trabalho poderosa, eficaz e essencial para o desenvolvimento de um colaborador. Através dele é possível alinhar as expectativas do líder para com o liderado e vice versa, ressaltar os pontos positivos , reforçar as oportunidades de melhoria sempre alinhando e deixando muito claro onde está e qual caminho percorrer para que consiga atingir as metas propostas. Compartilhar responsabilidades, ser transparente nas informações , saber ouvir e também sobretudo estar disponível  para receber um feedback, acredito ser essa a definição do quanto um feedback é  importante e contribui para a reversão de qualquer resultado ou comportamento. Ao longo de todos esses anos pude compartilhar de várias experiências com feedbacks de diversos assuntos, fica ate difícil de exemplificar, mas hoje vivi uma situação que me chamou muito atenção. Meu colaborador chegou atrasado e estava todo envergonhado em ter que se justificar, porque no inicio  do mês tínhamos alinhado um compromisso de melhoria o que ate então vinha sendo cumprido, quando o chamei para feedback ja veio todo sem jeito e de cabeça baixa, primeiramente perguntei se estava bem,  se a família estava bem e em seguida reforcei que isso era o importante. Em seguida reforcei o compromisso e relembrei o que havíamos alinhado no inicio do mês,  da importância do indicador para seu resultado,  da Equipe e da operação. Pois bem, após término do feedback me pediu desculpas e me agradeceu por ser supervisora dele. Resumindo ficou alem do seu horário para minimizar o impacto no seu resultado,  mas principalmente pra me ajudar, mesmo tendo um compromisso. No feedback ele entendeu, ficou claro o quanto ele é  importante pro meu time...porque eu não  tenho uma equipe e sim um time.”

        ...e como Você pode se preparar para receber o Feedback e fazer crescer a qualidade do seu trabalho? Quer alcançar mais diferencial nos seus resultados e trabalho? Confira as Quatrodicas praticas para receber o Feedback no nosso próximo artigo.

Forte abraço e Sucesso!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Carlos Hilsdorf  - Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.
Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto.  Feedback 360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002

#Feedback     #Mudançacomportamental         

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