Você é daquelas pessoas, que costumam reclamar de tudo na vida? Já pensou seriamente sobre isso? Você sabia que reclamar não é nada bom pra você e nem para as coisas que quer realizar na vida? Quando reclama, de verdade você está tecendo vibrações negativas e isso, conforme leis universais, vai impactar nos seus objetivos. Saiba porque conhecer mais sobre a reclamação pode te ajudar a melhorar os seus resultados e confira as dicas de 21 dias para uma mudança.
Será que consegui despertar o seu interesse sobre o tema da reclamação?
Preparado para ir além? Se sim, vem comigo .
Significado da palavra reclamar
Na definição do dicionário, reclamar vem do latim reclamāre: “gritar contra”, é opor-se a algo ou protestar oralmente ou por escrito, queixar-se de alguma desconformidade, reivindicar ou exigir algo que foi injustamente tomado. A ação e o efeito de reclamar recebe o nome de reclamação (igualmente do latim, e que significa “grito de desaprovação”).
Ou seja, quem reclama, pode estar literalmente pedindo socorro!
O ato de reclamar consistentemente, pode estar ligado a baixa autoestima.
A pessoa que reclama, pode, inconscientemente, ter encontrado uma maneira de chamar atenção para si mesma e faz isso de forma habitual.
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Nossos hábitos inconscientes nos levam a reclamar
Existem inúmeras pessoas, que já programaram o hábito de reclamar e não percebem que fazem isso automaticamente, de modo inconsciente. Eu mesma tive este comportamento por anos afora, até começar a fazer o meu desenvolvimento pessoal, me conhecer mais e perceber as minhas atitudes e comportamentos negativos.
Usamos o tempo todo da reclamação, sem notar que estamos reclamamos.
Por exemplo, eu ouço amigos, conhecidos e até mesmo
desconhecidos, a reclamarem de quase tudo na vida! Normalmente, as reclamações são quase sobre tudo e sobre todos. Passam pelo âmbito político, porque não gosta deste ou daquele deputado... Aquele senador não me parece uma pessoa honesta. Porque o filho ou filha não age desta ou daquela maneira... Porque os preços das coisas estão pela hora da morte... Porque minha sogra só atrapalha (este tipo de reclamação é antiga e muito comum hhe)... Porque o transporte é falho... Reclamação da empresa, nem se fala - Porque meu chefe, também não ajuda... Porque está
cada vez mais difícil bater as metas...
E a
fila dos “porques” anda e aumenta infinitamente, reclamando.
O problema é que, quando reclamamos, estamos vibrando
O
que muitas dessas pessoas não sabem, talvez, até já tenha lido em algum lugar, porém, tenham esquecido, é que – o ato de reclamar, além
de gerir a qualidade da nossa fala, dos nossos sentimentos e pensamentos, acaba também criando a nossa realidade.
Agindo desta forma, estamos enviando vibrações negativas para as pessoas ao nosso lado, como também,
para o Universo.
Adivinha
o que você vai receber de volta? É a Lei da Atração funcionando. L
Para quem ainda não sabe, a Lei da Atração, tão difundida pelos anos de 2005 – com o filme “O Segredo” é
uma Lei Universal e age na nossa vida, queiramos ou não. Pela Lei da Atração,
ela diz que nós criamos as coisas, eventos e pessoas que entram em nossas
vidas. Nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações produzem energias
que, por sua vez, atraem energias semelhantes. Energias negativas atraem
energias negativas e energias positivas atraem energias positivas.
Você já assistiu o filme "O Segredo"? Recomendo assistir, visto que dá para tirar boas lições dele sobre a Lei da Atração.
O fato é que, nossas conquistas, projetos, metas e sonhos, seja o que for que
queiramos realizar, dependem da vibração que estamos criando o tempo todo.
Naturalmente, se continuarmos a ter
a reclamação como atitude constante em nosso comportamento, sem pensar que precisa e pode fazer algo a respeito
para mudar, não conseguiremos sair do lugar!
Sair do lugar, significa ir do ponto
A para o ponto B.
O ponto A, digamos que seja tudo aquilo que queremos
mudar em nossas atitudes/comportamentos/relacionamentos e o ponto B seria o efeito dessa mudança, ou seja
– obter melhores resultados em tudo o que queremos ver impresso
de bom, em nossa vida, seja pessoal ou profissional. J
Mas é fundamental que entendamos o nosso comportamento e percebamos se não estamos cultivando o papel de vítima.
Fuja: Hardy a vista!
Quem
se lembra do Hardy, do desenho “Lippy e Hardy”? O “Hardy” é aquela hiena
desmotivada, chorona e reclamona, que se
arrasta ao lado do leão (O Lippy), antecipando tudo que poderia dar errado no dia! O Hardy é
um verdadeiro sofredor, que nunca consegue enxergar o copo meio cheio.
E quantas pessoas também vivem agindo como o Hardy: “Oh! Dia! Oh! vida miserável, isso não vai
dar certo”, “Não devia ter saído de casa hoje”, “ninguém merece atender cliente
na segunda-feira”, “Nessa empresa nada funciona mesmo”. L
Vídeo You Tube - OH VIDA!
Você conhece alguém que
tem o comportamento parecido com o Hardy? L
"Quem
reclama, dela se torna vítima. Sua vibração é de reclamação, e mais reclamação
atrai. Quem agradece, prospera. Sua vibração só lhe atrai positividade. Acaso
não percebestes?"
Dragon
Zen
A espiral de reclamação: semente da escassez
Segundo especialistas em comportamento humano, quando uma pessoa reclama, na
verdade está cultivando a semente da escassez. O salário nunca é suficiente! A
roupa que usa não é suficientemente boa! Os amigos, não são suficientemente
bons! A faculdade, bem, não é este curso exatamente que eu queria fazer e os
professores são péssimos! Você percebe? Em
tudo que expressa, acaba plantando a semente da falta.
Além disso, o grande problema da pessoa que reclama
sem parar é que ela, na realidade, não está se ajudando, melhorando a sua vida
ou construindo coisas boas pelo fato de entrar em uma espiral de reclamação.
Lembrando
que tudo que damos atenção, doamos nossa energia e só tende a aumentar! Crescer!
Acredito, que este parágrafo, responde em parte, porque criamos mais do que não queremos. Não é verdade?
Acredito, que este parágrafo, responde em parte, porque criamos mais do que não queremos. Não é verdade?
Se parar para pensar, verá que reclamar é como se a
vida, ou as pessoas, ou a empresa onde trabalha estivesse devendo algo para
você!
Quando isso acontece, os colegas passam a evitar a pessoa que vive reclamando a toa! Visto que isso acaba deixando qualquer um chateado e desmotivado!
Quando isso acontece, os colegas passam a evitar a pessoa que vive reclamando a toa! Visto que isso acaba deixando qualquer um chateado e desmotivado!
A reclamação, como diz na frase de Dragon Ze, nos transforma em vítimas.
Naturalmente, existem momentos que exige uma
postura para se reclamar na vida. Seja um serviço que contratamos e não foi
cumprido, ou deixamos de ser bem atendidos e ficamos com um sentimento de
desconforto e insatisfação. Neste momento, a reclamação se transforma em um direito
e, como também, num instrumento de melhora, ação e correção. Quando isso
acontece, não estamos somente reclamando, mas agindo também. O que é bastante
positivo em nossa atitude! Porem, o que devemos evitar é fazer da reclamação a
muleta da insatisfação para tudo!
Desenvolvimento Pessoal: ferramenta para crescer e deixar a reclamação de lado
Sei que estou me repetindo, contudo, acredito, que uma das melhores coisas que me aconteceu, que me fez ter suplantado esta fase, - de reclamar de tudo, foi ter despertado um profundo interesse pelo Desenvolvimento Pessoal. Isso me levou a estudar, pesquisar e fazer diversos cursos, com foco na área de aperfeiçoamento, excelência e crescimento pessoal.
Confesso, que não foi nada fácil, foi preciso muito esforço e trabalhar o meu autoconhecimento, para entender o que sentia de verdade e porque reagia daquela forma. Outra coisa que me ajudou e muito foi trabalhar a minha autoestima.
Esse trabalho, que chamo de mudança de atitude, começa internamente, compreendendo como a nossa mente funciona e reage às nossas emoções e aos nossos sentimentos.
Foi desta maneira que descobri o meu comportamento nada assertivo e muito mais passivo (já falei sobre este tema aqui em nosso blog. Leia aqui: ComunicaçãoEficaz: Saiba quais os benefícios de ser mais Assertivo).
Aprendi a eliminar, aos poucos, o hábito de reclamar sobre mim mesma, de tudo e de todos!
Aprendi, que reclamar, definitivamente, não estava sendo uma boa estratégia.
Dica: Como parar de reclamar e concentrar-se nas coisas boas em 21 dias
No livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas
boas”, do americano Will Bowen, explica porque criamos o hábito destrutivo de reclamar e, melhor
ainda, nos ensina um método de 21 uns dias, para parar com as queixas.(Falo
sobre esta técnica no próximo post)
Segundo Bowen (2009, pg.8) “Nós nos concentramos no que está errado,
em vez de dar atenção à nossa visão sobre o que é um mundo feliz, saudável e
harmonioso.” Continua, “Você pode
transformar o mundo simplesmente se tornando um exemplo de mudanças positivas.
Você pode criar um Mundo sem Reclamações. Faça isso em nome daqueles que estão
à sua volta, mas principalmente faça por você mesmo.”
Conclusão
Como Você pode ver, aprender sobre a reclamação, como usamos dela o tempo todo sem perceber e porque não faz bem, pode trazer mudanças positivas para sua vida. Você pode começar por prestar mais atenção ao seu comportamento, ficando atento como fala, pensa, sente e age, isso será fundamental, para que alguma mudança possa ser realizada. Mude também sua atitude, de achar que as circunstâncias e as pessoas a sua volta são todas responsáveis pelas coisas que lhe acontece e que não pode fazer nada a respeito. Você pode sim, visto que você tem livre arbítrio para isso. Comece a cuidar da sua autoestima, afinal depende do nível dela, para alcançar suas realizações. Altere sua vibração sendo uma pessoa mais positiva. Por fim, sê de uma chance e experimente o exercício de 21 dias para deixar de reclamar, se concentrando nas coisas que são boas.
Se propondo a experimentar e exercitar o que eu te falei, certamente verá a sua vibração mudar, sua vida melhor e, certamente trará novos resultados para sua vida.
Se você gostou deste artigo e acha que pode te ajudar de alguma forma, comente com a gente e compartilhe nas suas redes de amigos.
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Forte abraço e Sucesso!
Vera Lucia Silva
Saiba mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_atração
Will Bowen. Pare
de reclamar e concentre-se nas coisas boas. 2009. Ed. Sextante
Baixe aqui
o livro em PDF: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3403096/mod_resource/content/1/57WillBowen_PareDeReclamarConcentreSeNasCoisasBoas.pdf
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