quarta-feira, 27 de março de 2013

Inspiracional: O benefício de ser mais autentico

INSPIRACIONAL 


Agindo conforme nossos próprios valores e falando sempre com sinceridade sobre o que acreditamos pode nos levar a ser uma pessoa mais autêntica. 





Olá, tudo bem

Resolvi escrever este post, porque acredito que pode te ajudar a refletir e criar relacionamentos mais saudáveis, seja com seus parceiros, clientes e pessoas do nosso convívio pessoal. 

Você é ou tem sido  -  uma pessoa mais autêntica?  

A palavra “autêntica” traz como sinônimos – fidedigno, genuíno, real, verdadeiro e verídico. Essas, com certeza são atitudes essenciais na vida de todo profissional, que busca sucesso em suas realizações.

Há quem fale,  que ser autêntico é uma questão apenas de ditar moda e modismos ou seguir pessoas que se dizem ser diferentes. As redes sociais estão cheias delas.  

Será que seria isso mesmo?

De verdade, penso que ser uma pessoa mais autentica pode estar ligada à nossa autoestima, que muitas vezes em decorrência de experiências menos positivas, gravadas em nossa memória, nos faz agir passivamente em muitas situações.  Ao contrário disso, seríamos mais assertivos. 


Com certeza, a assertividade é uma característica positiva de uma pessoa que busca ser autêntica. 

O próprio ambiente de trabalho, quando não se é incentivado trocas mais abertas e flexíveis impede os funcionários e colaboradores de fazer colocações mais francas e diretas com seus líderes e colegas, o que também acaba por bloquear atitudes mais espontâneas no nosso dia a dia, nos impedindo de sermos mais autênticos.  Tai, o feedback também é outro benefício, quando aplicado abertamente entre líderes e liderados. 

Mas, ainda assim, temos dúvidas de tal comportamento, conforme o ambiente que transitamos.

Por exemplo, quem não já viveu a experiência de num bate-papo informal evitar expor sua opinião sobre determinado assunto, com receio de ofender, magoar alguém ou mesmo ver suas ideias ridicularizadas pelo amigos?  Esse receio – entendido como falta de autenticidade- muitas vezes acaba nos impedindo de mostrar como realmente somos, o que sentimos e como pensamos.  




Autentico também significa liberdade do ser! 




Para Warren Bennis, psicólogo e conselheiro americano:Ser autêntico é literalmente ser seu próprio autor, descobrir suas próprias energias e desejos naturais, e então encontrar seu próprio modo de agir sobre eles”.

Ou seja, se esforçar para ser mais autoconfiante pode nos ajudar a sermos mais facilmente compreendidos, porem, quando nos propomos mudar comportamentos e adotarmos posturas genuinamente nossas podemos ir muito mais além. Devemos ser mais genuínos :) 

Podemos  agir conforme nossos  valores, falando sempre com sinceridade sobre o que acreditamos e expressando de forma simples o que entendemos e esperamos da vida. Isso certamente nos possibilita sermos mais autênticos, assertivos, aprendemos dar e receber feedback mais construtivos.  

Assim, vamos elevar a nossa autoestima, contribuindo com a nossa satisfação e, consequentemente somos mais felizes! 

Gostaria de benefício maior por ser uma pessoa mais autêntica? Sim, eles existem! Explore mais este tema, inspire-se!


Perguntas que te movem:

E você, o que está fazendo para ser uma pessoa mais autêntica?



Pense sobre isso e veja se faz algum sentido pra você. 

Forte abraço e sucesso.

Vera Lucia Silva

2 comentários:

  1. Adorei o texto. Muito bom.
    Queria entender porque autencidade no relacionamento amoroso as vezes é tão difícil. Não sei se eu procuro uma reciprocidade disto e o outro não é capaz de retribuir... realmente não sei. Mas confesso que autencidade vira jogo de brinquedos nas mãos de algumas pessoas. É muito triste isso.
    Pior que não consigo agir diferente do que sou.

    ResponderExcluir

  2. Oi, gostei da sua participação, refletido comigo a questão de sermos mais autêntico e nos sentirmos mais felizes por isso... ..entendi, que você já está sendo autêntico (a), quando diz que age como é (isso é autoestima). No ambiente de trabalho, onde tenho o foco de trabalho de mudança comportamental, é justamente onde perdermos a oportunidade de criar laços mais afetivos e sinérgicos, pelo fato de não sermos mais autênticos, sinceros mesmos. No campo amoroso, desculpa, ainda preciso me inteirar mais a respeito, para corresponder mais com você. :) Valeu!

    ResponderExcluir