sábado, 8 de dezembro de 2012

Seus resultados são frutos da sua comunicação


Pela comunicação, podemos criar novas atitudes, gerando novos comportamentos e melhorar nossos resultados.

 


Vista lateral de gritar feliz homem barbudo em roupas de negócios
                                                               Imagem da Freepik

 


 Olá, tudo bem


Um dos pressupostos da Programação Neurolinguistica, ou simplesmente PNL como também é conhecida é a de que não existem erros, apenas recebemos os resultados pelo que fazemos.

Você já leu algo a respeito? 

Então, para Richard Bandler, matemático em informática e John Grinder, especialista em lingüística, desenvolvedores da PNL na década de 70, somos seres neurosensoriais, recebendo estímulos em nosso sistema nervoso.  Segundo os autores de diversos livros de PNL, nosso sistema nervoso interpreta nossas experiências e traduz a resposta, nossos comportamentos como resultados positivos ou negativos.


E o que é PNL?

Programação - Refere-se à capacidade do ser humano de receber, processar, armazenar e transformar informações sensoriais em comportamentos, aprendizados.

Neuro: Refere-se ao Sistema Nervoso Central – SNC, ao cérebro que é o berço da mente.

Lingüística: Refere-se às diversas linguagens usadas na percepção e emissão de informações do e para o meio ambiente: sinais, gestos, tons, sons, imagens, cheiros, gostos, texturas, sentimentos, emoções, etc. 


A PNL é conhecida como uma ferramenta da excelência pessoal e tem sido usada em muitas áreas com resultados positivos. A comunicação é uma delas.

Partindo desta abordagem é fundamental sabermos que dentro de nos existem os recursos necessários para uma mudança de atitude e comportamentos, que muito provavelmente nos leve ao sucesso nas nossas realizações.


Quer saber mais sobre a PNL? 
continue lendo o nosso artigo, até o final


Retrato de um empresário animado vestido de terno

Pela comunicação, podemos melhorar nossos resultados,  criando novas atitudes, gerando novos comportamentos, liderança e relacionamento interpessoal. 

Para que isso funcione,  é fundamental utilizar bem as palavras visto que elas têm poder e funcionam como gatilhos, para acessar nossos melhores recursos, ou os piores.
Segundo os mesmos autores do livro “Sapos em príncipes” (1979), as palavras são gatilhos que tendem a disparar para sua consciência certas partes de sua experiência e não outras. Os esquimós têm aproximadamente setenta palavras para neve.


Quais palavras positivas você utiliza para descrever que terá um bom dia?

Você pode mudar suas atitudes a partir do momento em que começar a prestar atenção ao seu diálogo interno.

Por exemplo, comece a pensar nas crenças que você tem e que estão mobilizando você em direção ao seu objetivo ou fazendo com que ele fique mais distante. Pode fazer isso,. começando a prestar mais atenção nas respostas automáticas que dá,  para o que acontece em sua vida: “Acho que não posso fazer isso”, “Não vou conseguir”, “Tenho certeza de que nada vai sair do jeito que eu quero”.

Pois bem, se está pensando dessa maneira pode ser um indicador de que precisa mudar seu diálogo interno e buscar estado de recursos mais potencializador, fazendo com que sua comunicação seja mais positiva.

Isso começa com uma atitude de praticar diálogos mais positivos, que consequentemente também vai trazer melhores resultados. Por exemplo: “Preciso pensar em uma maneira melhor de fazer isso”, “Eu posso conseguir atingir meus objetivos melhorando minha forma de pensar sobre o assunto”, “Tenho certeza de que posso fazer as coisas saírem do meu jeito me dedicando com mais afinco”.

Em resumo, somos responsáveis pelo que acontece em nossas vidas e nossos resultados são em parte fruto da nossa comunicação.

E você, tem prestado atenção à comunicação que tem consigo mesmo? Você acorda pela manhã vendo um copo meio vazio ou um copo quase cheio? Como você descreve o que vê?


Espero que este post tenha ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar mais pessoas a melhorarem seus resultados. ;) 

Você pode mais do que você pensa que pode!

Um forte abraço e fique na paz.

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
BANDLER Richard, GRINDER Jonhn. Sapos em príncipes. Tradução: Maria Silvia Mourão Netto Editora Sammus Editorial. 1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário