sábado, 8 de dezembro de 2012

Afinal de contas o que é feedback?


O feedback é uma ferramenta, que oportuniza o aprendizado, a educação e melhorias para toda a empresa.


Colegas de trabalho dando grande feedback 



Olá, tudo bem

Já falamos aqui,  sobre a importância de mantermos bons relacionamentos no trabalho, criando equipes sinérgicas , visando melhorias e foco no resultado para o cliente e toda a empresa. 

Outra forma de fazer isso é pelo feedback.

Mas afinal de contas o que vem a ser o FEEDBACK?
Depois que as terminologias inglesas como “delete” e “backspacer” entraram na nossa vida, a gente fica logo pensando que feedback também é coisa de informática.
Mas não é!
Brincadeiras a parte, Feedback  é uma palavra de origem inglesa, termo traduzido para o português por realimentação ou retroalimentação. Ou seja, o feedback é uma ferramenta de educação em potencial para toda a empresa. 

no processo de desenvolvimento interpessoal, na administração, o feedback se trata de um método bastante utilizado e um recurso importante, que serve para auxiliar os diversos gestores na comunicação e avaliações profissionais com seus subordinados.   
Por exemplo, quando o funcionário atende a um cliente e durante o atendimento seu superior percebe que o tratamento não foi o mais adequado, em seguida, num melhor momento, numa conversa em local apropriado, o fato ocorrido poderá ser citado, avaliado e finalmente dando-se um feedback. 
É importante que o gestor responsável saiba introduzir o assunto de modo a fazê-lo não somente como reprimenda ao funcionário, pelo contrário, utilizando da ferramenta – feedback – para ensinar a forma correta, bem como ouvindo do próprio funcionário uma autoavaliação do atendimento prestado.
O objetivo do feedback é ajudar as lideranças e seus colaboradores a melhorarem o seu desempenho. 

Também, durante a conversa, quando for o caso, o supervisor poderá fazer elogios sinceros à capacidade, competência e desenvolvimento do agente, o que certamente contribuirá para que o feedback seja entendido como oportunidade de melhorias e aprendizado.
Portanto, no caso do atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal, o  feeddback pode ser entendido como aproveitamento do que foi realizado, visando melhorar o tratamento e as próximas práticas para alcance de bons resultados.

E você, como avalia o feedback para sua equipe  de atendimento? 

De que forma seus feedbacks estimulam o aprendizado da sua equipe?

Espero que este post tenha ajudado. 

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva 

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