Ser uma pessoa assertiva garante autenticidade, crescimento e autorrespeito, nos tornado contribuidores com atitudes mais eficientes e eficazes nas nossas relações.
Olá, tudo bem.
Você sabia, que o comportamento assertivo tem sido, cada vez mais, valorizado dentro das organizações, e envolvendo todos os níveis de profissionais?
Ser assertivo é ser uma pessoa com capacidade de manifestar suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, sem, contudo, demonstrar antipatia, ansiedade ou sendo hostil às pessoas a sua volta. E você, também não precisa usar um megafone, pra falar com as pessoas. ;(
Ninguém está dizendo que é fácil. Você, eu e inúmeras outras pessoas, nem sempre conseguimos ser assertivo o tempo todo.
Contudo, podemos aprender a ser mais assertivos e desenvolver novos comportamentos, que nos facilite construir relacionamentos mais abertos, francos e significativos.
Para ser uma pessoa mais assertiva, você pode começar a observar se a sua comunicação e atitudes não estão sendo automáticas, envolvendo respostas passivas, manipulativas ou agressivas.
Por exemplo, uma atitude passiva te impede de assumir seus direitos legítimos diante de colegas e superiores.
Você, sabia disso?
Quando você fala “sim” para todos e para tudo que te pedem para fazer, sem antes refletir seu interesse (querer), disposição e tempo hábil, que são justamente as possibilidades de obter sucesso naquilo que será feito, simplesmente, você aceita e pronto! Este, muito possivelmente se trata de um comportamento passivo.
Agindo assim, estará passando por cima dos próprios direitos e mostrando às pessoas a sua volta, que elas podem fazer o mesmo. Ou seja, tanto faz. ;(
Da mesma forma, será que você consegue dizer “Não” para aquilo que realmente não acredita ser sua tarefa, ou pior, quando percebe que existem pessoas que acabam levando vantagens sobre sua atitude sempre passiva?
Outro exemplo de atitude nada assertivo, é quando usa de artifícios manipulativos para conseguir apoio de colegas de trabalho, incentivando comportamentos inseguros e dúbios às suas solicitações.
Quando você coloca expressões tipo: “Bem que você poderia me cobrir na hora do almoço hoje, afinal também já fiz isso por você outro dia. Lembra-se?”. Esta é uma atitude manipulativa.
Fale de forma direta: “Gostaria que você me cobrisse na hora do almoço. Pode pensar no assunto e me responder se é possível?”.
Esta última postura significa que você está respeitando e validando os direitos legítimos da outra pessoa responder sim ou não ao seu pedido.
Não existe como sermos assertivos não respeitando o direito legítimo do outro! tá.
Igualmente, seu comportamento e comunicação não sendo assertivas, quando adota reações agressivas ao colocar seus pontos de vista e opinião na frente das pessoas, sem antes validar as opiniões contrárias as suas.
Então, ponto de vista é forma de pensar e direito de cada um.
Devemos primeiro ponderar e respeitar a fala do outro. Seja com colegas, discutindo informalmente sobre qualquer assunto (se o gol foi ou não impedido), ou junto de uma equipe com metas para definir um projeto importante para melhorar o atendimento ao cliente (Qual a melhor abordagem utilizar?). Evite dizer de cara que não concorda, sem antes refletir e trazer palavras diretas e gestos não verbais coerentes para expressar o que esta sentindo. Procure utilizar: “Eu concordo em parte com você”, “Eu penso de outra forma” ou “Acho sua forma de pensar interessante também, porem, gostaria de pensar mais sobre o assunto”.
Naturalmente, ficar bravo e mostrar cara de que não gostou de algo é direito de cada um. Agindo assim estará sendo assertivo! Seja sempre honesto consigo mesmo!
Por outro lado, não estará sendo assertivo colocando o dedo na cara do amigo, sendo irônico nas suas colocações diante de um subordinado e pior ainda, gritando e gesticulando para fazer valer seus comandos. Isso é ter um comportamento totalmente agressivo.
Você pode estar ser perguntando, também: Em que, ser mais assertivo me traz de benefício?
Ser assertivo te leva a se transformar numa pessoa mais autentica, cresce o autorrespeito, passa a ter mais confiança nas suas ideias e contribui de modo eficiente e eficaz com seus clientes, empresas e seus pares. Ai, você começa a marcar pontos a seu favor!
Como desenvolver a assertividade?
Para ser uma pessoa assertiva, comece adotando algumas atitudes, que te ajude a ter um novo comportamento mais autoconfiante.
Ser uma pessoa assertiva é simplesmente ter firmeza nas opiniões, combinando a comunicação verbal com o não verbal (postura corporal).
Em primeiro lugar, precisa conhecer os próprios direitos. Quando isso ocorre, você começa a tomar consciência dos seus direitos do outro também. Isto é básico para ser uma pessoa assertiva.
- Temos o direito de ter nossa própria opinião.
- Temos o direito de dizer Não para aquilo que Não concordamos.
- Temos o direito de sermos nós mesmos e defendermos o que acreditamos e que achamos justo.
- Temos o direito de sermos tratados como igual independente da cor, raça, religião ou status social.
- Temos o direito de expressar sentimentos contrários ao de outra pessoa.
Em segundo lugar, precisamos refletir profundamente sobre as nossas crenças e hábitos que nos limitam e bloqueiam sermos mais empáticos (colocando-se no lugar da outra pessoa) nos nossos relacionamentos interpessoais. Algumas crenças bloqueadoras são:
- Não tenho o direito de dizer não aos amigos.
- Não posso responder ao meu chefe.
- Não tenho o direito de discordar das pessoas.
- Tenho que ser amigo de todo mundo.
- Tenho que ter uma imagem agradável para todo mundo.
Finalmente, reveja toda a sua comunicação se está sendo específica, coesa, clara e se necessário, utilize de exemplos para fazer as pessoas entender o quer dizer e aonde quer chegar.
Lembre-se: As pessoas não são obrigadas e não sabem o que você está pensando. Evite pressupor que elas saibam.
Resumindo, quando na sua interação houver respeito aos valores das pessoas e colocar à “mesa” seus próprios direitos abrirá infinitas possibilidades, interagindo como uma pessoa de atitudes ricas, saudáveis e promissoras. Será assertiva no que faz!
Espero que este post tenha ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar outras pessoas a serem mais assertivos.
Forte abraço e sucesso!
Vera Lucia Silva
Um forte abraço.
Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário