sábado, 24 de julho de 2021

Sabedoria de Roberto Shinyashiki

 


“Certezas absolutas positivas levam a decisões positivas que geram ações positivas”

Roberto Shinyashiki

Médico-psiquiatra
Nascido em 1952

 

Formidável esta frase do Shinyashiki, né não? Que tal a gente explorar um pouco mais?

O que você acredita que precisa fazer por você, para que suas certezas aparecerem?

O que de mais positivo tem numa única conquista sua, que te faça agir nesta direção?


Veja o que faz sentido pra você e pense nisso!


Para ir adiante, leia também:

Os 4 conselhos de Charles Chaplin para uma vida feliz!


Forte abraço e Sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Imagem da Pexels

#Certezas  #Motivação   #Atitudementalpositiva      #Pensamentolevaaação    

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Afinal, o que é Crescimento Pessoal?

 

                                                                   Imagem da Pexels

Olá, tudo bem. Que bom que você está aqui. Vamos ver se a gente consegue contribuir com alguma informação, que faça diferença pra você.  😊

O post de hoje é sobre algo que já estou acostumada a fazer, pesquisar, refletir dentro das minhas experiências, tirar aprendizados e compartilhar, aqui, pelo nosso blog.

Eu falo sobre o Crescimento Pessoal.

O que você já ouvir falar a respeito? Já leu algum conteúdo em outro canal, que te mostrou a importância deste tema pra você?

De verdade, se você está lendo este artigo pelo Atitude em Dia, significa que você está buscando o seu desenvolvimento pessoal, que nada mais faz do que te levar ao seu crescimento pessoal.


Posts relacionados: 

5 dicas para ser uma pessoa mais assertiva


Pronto para ir além? 

Continue lendo o nosso texto, até o final. Acho que você pode tirar boas coisas dele e aprender muito.

 


                                      

Pelo dicionário, a palavra crescimento está associada, figuradamente a outras palavras, como: desenvolvimento, progresso e evolução entre outras.

E pessoal é tudo o que  é relativo a você mesmo! 😉

Crescimento pessoal, falando de modo simples, é a somatória daquilo que você faz, buscando o seu desenvolvimento, com a intenção de ser uma pessoa melhor.

Um melhor profissional. Um melhor líder. Um melhor pai de família. Uma melhor mãe e, porque não dizer, um melhor amigo.

Você é quem decide porque gostaria de crescer, progredir e evoluir. Porque é justamente isso que vai acontece, quando você pensar em ser melhor.

 

“Quero ser melhor do que fui ontem. 

Melhor do que eu sou, não melhor do que você.

Só o melhor que eu possa ser.”

Projota

Rapper, compositor e produtor musical brasileiro 


Quando você já faz alguma coisa com foco para o seu desenvolvimento pessoal, seja ler um livro, fazer um curso, terminar uma faculdade, participar de um treinamento ou assistir um vídeo de uma palestra específica ou, por outro exemplo, aprender alguma técnica de meditação, yoga... Fazer coisas que te façam bem, que você entende que tirou alguma lição de aprendizado, que te preencham de alegria, e que você sinta, que quanto mais você cria um hábito positivo, sendo que desta forma também está contribuindo com o outro, tenha certeza de que você já estará promovendo o seu crescimento pessoal. 

O que é importante nesta jornada do desenvolvimento e crescimento pessoal, é que você, realmente saiba dos motivos que estão te levando, te movendo e que você, certamente fará todo o esforço para continuar  progredindo e prosperando na sua vida.

Isso é crescimento pessoal!

 

Por quais motivos você gostaria de se desenvolver mais e crescer?

Talvez você tenha percebido que a sua comunicação ainda não seja assim tão assertiva como você gostaria que fosse. Este, foi justamente um dos motivos que me levaram a querer melhorar algo em mim mesma.

Quem sabe, você sinta alguma dificuldade de usar mais da empatia quando no atendimento ao seu cliente.

Pode ainda ser o relacionamento interpessoal, que você tenha algumas dúvidas do que fazer para se sentir bem, quando está com seus colegas ou atuando em equipe.

Também, pode ser o caso de querer aprender mais sobre a sua autoestima, considerando que ela é uma peça chave para alcançar seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais.

Já fica uma dica, trabalhar o seu autoconhecimento, é uma ferramenta fantástica que pode te ajudar a conhecer mais sobre os seus motivos, que estão te levando a promover o seu crescimento pessoal, além de querer ser uma pessoa melhor.   

 

Conclusão

Como você pode notar, a importância de saber mais sobre o crescimento pessoal, entender os possíveis caminhos é porque pode ajudar você a buscar com mais determinação o seu desenvolvimento e dessa forma, se comprometer mais com você e com seus sonhos na vida.

Lembrando, que a única pessoa que pode realizar os seus sonhos é você mesmo.

Espero sinceramente que este artigo tenha feito sentido pra você e possa te ajudar de alguma maneira.

Pense sobre isso, veja o que você já tem feito para crescer e comente, dando a sua opinião.

Se puder compartilhar, eu te agradeço imensamente.

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva 

#Crescimentopessoal   #Desenvolvimentopessoal      #Serumapessoamelhor     #Autoconhecimento  #Relacionamentointerpessoal     #Empatia      #Autoestima

Sabedoria de Abraham Lincoln

 



“O êxito da vida não se mede pelo caminho que

 você conquistou, mas sim pelas dificuldades que

 superou no caminho”


Abraham Lincoln 

(1809-1865)

Foi presidente dos Estados Unidos da América

 

Perguntas que podem ajudar ;)

Quais atitudes eu já tenho, que pode me levar a ter êxito naquilo que eu estou buscando?

Quais atitudes eu tive no passado, que me ajudaram a superar dificuldades, que posso repeti-las agora e alcançar novos resultados?


Veja se faz sentido e pense nisso!

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Entenda o papel da felicidade e fuja do copo meio vazio

Inspiracional




Olá, bem-vindo e bem-vinda ao nosso post de hoje! Vamos ver se a gente consegue trazer algo que possa ser significativo pra você e contribuir para que seu dia seja melhor ainda. 

Talvez, você já deva ter ouvido ou lido em algum lugar, que a felicidade é subjetiva e que depende de cada um de nós reconhecer o que nos faz sermos pessoas mais felizes.

Quem sabe acertei?

Mas se a felicidade é considerada pelo ponto de vista de cada um de nós, indivíduos, por que grande parte de nós passamos pela vida, como se fosse algo muito efêmero? Por que aprisionamos um quarto da nossa existência competindo, correndo de um lado para outro, insensíveis ao que, realmente nos faz sentirmos vivos e mais felizes? Por que encontramos dificuldades em criar objetivos, reclamamos de nós mesmos a todos os instantes e tudo nos parece mais difícil e impossível?  Por que temos o hábito de colocar mais valor nas pessoas que nem conhecemos e dar poder a elas, como se fossem melhores do que nós? Finalmente, por que nos sentimos estagnados e exaustos, em alguns momentos, como se nossos esforços não valessem mais a pena?

Esses sentimentos, alguns deles lhe parecem conhecidos?

Vou te convidar para fazer um exercício, que vai nos ajudar a refletir este tema e, quem sabe, também possa contribuir para que você fortaleça mais a sua felicidade e alcance mais rápido os seus objetivos.

Lembrando que na tradução do dicionário, a felicidade é uma qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.


Posts relacionados: 

Desenvolvimento pessoal: 6 passos para começar o seu 

Autoconhecimento é uma atitude

Autoestima: porque é fundamental saber o que é 

Descubra o que a auto empatia tem a ver com seu merecimento 

Saiba porque encontrar um propósito de vida é importante 

O que ainda não te contaram sobre a melhor versão de si mesmo


Tudo bem? Gostaria de saber até aonde isso vai dar?

Se sim, então pare por alguns minutos esta leitura, em seguida reflita e responda pra você: O que te faz ser uma pessoa feliz? Será que a sua felicidade está condicionada as pessoas da sua família? Você é mais feliz quando conquista seus objetivos no teu trabalho? Ou a sua alegria e satisfação estão presentes somente no momento em que faz as coisas que você mais gosta? Quando está consigo intimamente, você é uma pessoa feliz?




Um tempo depois...

...Se você conseguiu fazer o exercício, parabéns, você é uma pessoa que se dá importância e busca cuidar da sua autoestima. Você é a pessoa mais importante deste mundo.😉

Como sabe disso Vera Lucia? Você pode estar se perguntando.

É simples saber, porque o exercício proposto não foi para responder sobre outra pessoa, ou outro assunto, que não fosse “Você” mesmo.

Entende?

Não sei se pra você tem sido assim, mas para mim foi muito difícil começar a entender o que me fazia ser uma pessoa feliz. Durante muito tempo eu fiz parte daquele grupo, que respondem muito superficialmente sobre si mesmas. Tudo sempre foi muito rápido e dar uma resposta evasiva era, até muito natural.

Por outro lado, aos poucos eu fui mudando essa forma de agir e passei a refletir mais profundamente sobre as coisas que me diziam respeito.

Este caminho só foi possível, quando comecei a fazer o meu desenvolvimento pessoal e a trabalhar o meu autoconhecimento.


Autoconhecimento como ferramenta para mais felicidade!


O autoconhecimento se trata de uma atitude de grande provocação positiva, porque nos leva a parar, respirar de forma consciente e entrar em contato com o que somos.

E é justamente aí, neste ponto que começamos a nos perceber e nos deparar com os aspectos da nossa personalidade, que nunca havíamos pensado antes... Se somos proativos, vaidosos, orgulhosos, soberbos, auto empáticos, solidários, outros.

Segundo a psicologia, algumas dessas características citadas acima estão ligadas ao nosso ego (nível de egoísmo) e que nem sempre percebemos que as temos e que lidamos com as outras pessoas com base nelas. ;(

Outra coisa que descobri, é que os nossos conflitos e muitos dos problemas pelos quais enfrentamos e gastamos um tempo considerável, matutando em nossa mente, estão, ora no passado e/ou ora no futuro. Não estão em nosso presente. E isso pode nos causar desapontamentos e ansiedades, travando as nossas conquistas.

Por exemplo, ficamos frustrados quando não conseguimos agir de modo mais adequado ao tratarmos alguém no trabalho, na nossa família ou no nosso grupo de amigos. Dessa forma a ansiedade se instala, porque se não lidamos bem no passado, dificilmente conseguiremos tomar decisões certas no presente e amanhã, sem dúvidas as coisas podem piorar, causando rompimentos.  Este é um tipo de anseio que nós mesmos criamos.

Não é bem assim, que lidamos com parte das coisas que nos acontece?

Minhas experiências pessoais, auto pesquisas e estudos sobre o comportamento humano, me trouxeram alguns entendimentos, entre eles é que: Enquanto eu passar pela vida apenas olhando e me identificando (julgando, criticando, lamentando e reclamando), usando o meu ego como desculpas e sem me aprofundar no que sou, sem querer me desenvolver eu vou ter dificuldade de responder perguntas simples sobre mim mesma – como o por que eu sou uma pessoa feliz?

 

O “Copo meio vazio”

Porém, esta forma de se agir, como se a nossa vida não tivesse a ver com a gente, como se estivéssemos fora de nós e não pudéssemos fazer nada, isso tudo nos trará mais para frente um ônus e seremos cobrados um alto preço. Viveremos, cada dia, trabalhando, estudando e nos relacionando com as outras pessoas, sempre enxergando o copo meio vazio.

Então, esta expressão “Copo meio vazio” não é de todo nova para muitas pessoas. Talvez você também já conheça, né não?

No meu entender, o “Copo meio vazio” pode significar muitas coisas, e entre elas, a de não ter perspectiva de melhorar o que eu faço, não ter condições de buscar o aperfeiçoamento pessoal, ter baixa confiança em mim mesma e, não conseguir criar algo saudável, maravilhoso, de bom e que eu possa compartilhar com outras pessoas.

Enxergar o copo meio vazio seria o mesmo que me condenar a fazer as coisas que faço sem encontrar um propósito maior. Certamente isso não contribui para criarmos metas mais realistas, sendo uma pessoa mais persistente e otimista, consequentemente, isso bloqueia momentos de maior felicidade.

Lidar nos meus relacionamentos com o copo meio vazio é não despertar a minha autenticidade. Isso é um claro impedimento de ser quem eu sou e me colocar como eu gostaria – sendo mais assertiva.

O copo meio vazio atrapalha uma pessoa de enxergar outras possibilidades, que podem estar ao alcance dela. ;(

Só que, existe uma outra questão aí, se continuarmos a ter este tipo de atitude que é, sentir, pensar e agir sem tentar compreender o que, realmente somos, o que nos faz feliz, tudo o que conquistarmos será feito pela metade.

Não estaremos inteiros. Mais completos!


Suas Capacidades e a Felicidade 


Questionar sobre a sua felicidade, no que te faz ser uma pessoa mais feliz é fundamental para compreender suas atitudes, se não está seguindo focado somente no ego, com o copo meio vazio, dando poder para outras pessoas a sua volta, crendo que elas são melhores do que você, evitando ir em busca de um trabalho que te preencha de significado, onde use toda a sua energia com maior liberdade e amor pelo que faz.

Refletindo sobre a sua felicidade pode te ajudar a perceber que está usando uma ínfima parte do seu potencial de realização, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Suas capacidades também estão ligadas a felicidade, porquê te levam a pensar de modo diferente, te ajuda a criar bons sentimentos, boas emoções e a aprender novas habilidades e ser uma pessoa mais criativa!

Daí, você começa a perceber o seu copo meio cheio. 

Que no final das contas fará toda a diferença.

 

Conclusão

Se você leu este post e chegou até aqui, acredite - você tem interesse no seu autoconhecimento, sabe da importância da sua autoestima, está buscando ser a sua melhor versão e sabe que, compreender o que te faz feliz é um dos passos mais importantes para alcançar seus objetivos, ser e estar bem no mundo.

Espero que este texto possa, sinceramente te ajudar. Veio do fundo do coração!

Veja se faz sentido para você.

Pense sobre tudo o que leu aqui, busque mais conhecimento sobre esses temas em outros canais ou aqui mesmo em nosso blog. Desenvolva-se! Aplique a ferramenta do autoquestionamento e expanda os seus horizontes.

Forte abraço e Seja Mais feliz! Você pode!

Vera Lucia Silva

Imagens da Pexels  

Saiba mais:

GUILLON, Vicente. As leis espirituais. Tradução de Martinho Nogueira da Silva. Página web oficial do livro em Português: http://asleisespirituais.blogspot.com 

#Felicidade #Autoestima  #Copomeiovazio   #Atitudes     #Ego       #Autoconhecimento    #Desenvolvimentopessoal #Melhorversãodesimesmo

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Sabedoria de Paulo Freire

 


“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

 

Paulo Freire

Educador brasileiro

(1921-1997)

 

Essa frase de Paulo Freire dá pra gente tirar coisas boas daí, né não?

Então, qual é o seu principal desafio, que pode te levar a aprender algo, realmente novo, hoje, fazendo você ir de encontro ao que você mais precisa?

Qual atitude você acredita que está faltando aí dentro de você?  


Na oportunidade, pense sobre e isso! ;)

Forte abraço.

 

Vera Lucia silva

Imagem: Pexels

 

#Paulofreire   #Aprendersempre    #Aprenderalgonovo    #Qualatitudeestáfaltando

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Os 4 conselhos de Charles Chaplin para uma vida feliz!

 



Olá, seja bem vindo! 😉

Estava com dúvidas sobre o que escrever para o nosso post semanal, quando recebi um vídeo de um amigo pelo WhatsApp. No vídeo fala sobre os 4 conselhos sábios de Charles Chaplin, para nossa felicidade. 

Não precisei pensar duas vezes, visto que falar de felicidade é uma ótima energia pra tocarmos bem a vida! 

Os tempos podem parecer mais difíceis, as situações nem sempre correm ao nosso favor, mas nem por isso podemos desistir de seguir em frente e alcançar coisas que nos façam enxergar a vida diferente e melhor.  

Isso é uma rica oportunidade para encontrar novas perspectivas e ser feliz!

Acredito que você já tenha ouvido falar, ou já assistiu algum filme de “Charles Chaplin”. O vagabundo Carlito é um de seus personagens mais famosos.  

Charles Spencer Chaplin, (1889-1977) foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Faleceu com 88 anos.

Chaplin ficou famoso e reconhecido como um brilhante artista cinematográfico, deixou 18 filmes gravados, onde sua marca favorita foram as mímicas e comédias do gênero pastelão.

Eu também já falei em posts anteriores sobre este fantástico ator, do qual eu sou fã da sua obra. Sinto uma enorme alegria quando assisto os seus vídeos (dou risada e eles me colocam pra cima). Também, sempre procuro tirar inspiração e aprendizado com as histórias e encrencas engraçadas, nas quais o personagem "Carlitos - O Vagabundo" se vê as voltas. 

Se você quiser ler e saber o que já comentamos sobre Chaplin, acesse os posts abaixo relacionados. Acho que você vai gostar. ;)

Se livre do automático e viva com maisbom-humor

Inteligência emocional: pare de apertarparafusos

O que podemos aprender com Charlie Chaplin


Charles Spencer Chaplin 


Então, conheça a seguir os 4 conselhos de Chaplin:

(1) Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.

(2) Eu gosto de andar na chuva, porque ninguém pode ver minhas lágrimas.

(3) O dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos.

(4) Os Seis Melhores Médicos do Mundo ….
1. Luz do sol,
2. Descanso,
3. Exercício,
4. Dieta,
5. Autoestima
6. Amigos.

Mantenha-os em todas as fases da sua vida e você vai desfrutar de uma vida saudável …

Se você ver a Lua; Você verá a beleza de Deus …..
Se você ver o Sol; Você verá o poder de Deus …
Se você ver o espelho, você verá a Melhor Criação de Deus.
Somos todos turistas, Deus é o nosso Agente de Viagens que já fixou as nossas rotas, reservas e destinos … Confie Nele e desfrute da “Viagem” chamada VIDA …

A vida é apenas uma VIAGEM! Viva hoje!!!!


Conclusão

Espero que com esses conselhos e ensinamentos de Chaplin, você também possa sentir coisas boas e diferentes, e trazer mais inspiração e felicidade para o seu dia-a-dia.

Reflita no que mais faz sentido para você.  ;) 

Quais seriam seus conselhos sobre felicidade, que você gostaria de compartilhar? 

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

Imagem Pexels

#Os4conselhosdecharleschaplin     #Felicidade       

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Autoconhecimento - 5 Passos para identificar seus valores pessoais

 



Olá, tudo bem.

Para este post vamos dar sequência no tema sobre – valores pessoais, com 5 passos para identificar os seus. Se você ainda não leu a primeira parte, recomento a leitura: “Quais são seus valores pessoais?”  

Assim, você fica sabendo da importância e do poder dos Valores Pessoais.

 

Como encontro meus valores pessoais Vera Lucia?

Bora fazer um exercício de autoconhecimento em 5 passos. Pensou que iria ser fácil? É puro auto trabalho. 

Este exercício pode te ajudar a identificar os seus valores em essência, foi isso que eu fiz, para trazer sentimentos e ideias, que pudesse associar a minha forma de viver.

Peço somente que você evite de levar isso como uma regra absoluta, pois não é. É apenas uma forma de você refletir sobre o que é importante para você.  Isso é se autoconhecer.

Tudo começa pelo que você acredita. Os valores que está buscando identificar são sempre os seus!

Vamos lá...

1º passo: Separe um dia, onde possa ficar tranquilo, tranquila, sem interrupções. Escolha um lugar silencioso, ou de preferir pode usar de uma música relaxante e calma. É necessário que consiga ficar só durante um tempo do exercício.

2º passo: Busque fazer um relaxamento, seguido de uma meditação por uns cinco minutos. Se preferir, fique mais tempo meditando, o quanto achar necessário e que você sentir que está conectado (a) consigo mesmo.

3º passo: Após sair da meditação, inicie uma introspecção, para avaliar o que você faz, onde faz, como faz e com quem faz. Pode, inicialmente daí, tirar algumas coisas que pode identificar como seus primeiros valores.

4º passo: Pergunte a si mesmo que é mais importante para você. Você começará a identificar qual área da sua vida está dando mais atenção (Trabalho, família, finanças, saúde, segurança, outras). Pode ser que, talvez, encontre mais dedicação ao trabalho ou para a espiritualidade. Não há nada de errado nas respostas que virão. Elas apenas sinalizam seus sentimentos e ações. Analise suas características, escolhas, decisões e ações a partir daí. Talvez encontre algo bem alinhado nesta parte. Quem sabe, neste ponto consiga ter mais clareza de seus valores e como está levando a sua vida.  

Faça perguntas: O que te motiva? Quais valores recebeu dos seus pais e da sua família? Nesta parte é importante que busque trazer à tona esses sentimentos visto que é através desses valores compreendidos, que conseguirá, também passar para seus filhos os valores da família. Quem são seus amigos mais próximos, o que gosta neles?

5º passo: Após este momento de exercício de pensar, escrever, pensar e escrever, vamos usar um pouco da imaginação. Você vai construir uma história sobre você, supondo que você já tivesse claro quais são seus principais valores. Envolva a sua vida pessoal e profissional, revisite todas as áreas da sua vida, veja o que é mais intenso, presente e te faz feliz.

Após terminar o exercício, na sua lista pode ser que tenha identificado mais de dez valores ou menos, não tenha a preocupação de quantidade e sim de qualidade. Eu fui filtrando os meus valores, para trabalhar com eles, de uma lista de 20, diminui para 10 e depois para oito a seis valores. Busco ter esta lista sempre de fácil visualização (no meu celular), e busco analisar sobre cada valor. Isso me ajuda a fazer mudanças e escolhas diferentes.

 

Conclusão

Saber o que é valor pessoal, qual a importância, como identificar valores ligados ao seu trabalho, nos seus relacionamentos e usar dos cinco passos para identificar os seus, com certeza pode fazer uma grande diferença no seu desenvolvimento pessoal, pode significar a diferença na vida de outras pessoas e, principalmente, na sua vida.

Espero que você tenha gostado desta série de dois artigos e que seja útil.

Comente e compartilhe, se você desejar. ;)

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia silva

Imagem Pexels

Saiba Mais:

Sinek, Simon, Comece pelo seu porquê [recurso eletrônico] Simon Sinek; tradução de Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Sextante, 2018 

#5passosparaidentificarseusvalores   #autoconhecimento